Ir para conteúdo

Material V60


wesleyrcavalheiro

Postagens recomendadas

Olá pessoal, 

  Vou adquirir um V60 da Hario, porém estou na dúvida quanto ao material. Gosto mais do Vidro ou cerâmica mais pelo preço apenas do coador desses materiais eu quase compro um kit todo com o coador de cerâmica. Faz tanta diferença assim? 

  Tenho uma dúvida um pouco mais complexa que essa, que é sobre o acrilico, nos dias de hoje que se fala tanto do BPA presente no plastico que quando aquecido faz mal para a saúde, será que o acrílico não provoca nenhum mal para a saúde também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, meu V60 02 transparente tem acho que 2 anos, e olhando para ele eu vejo ele todo 'trincado', outro dia inclusive deu pra ouvir um crack quando comecei a extração...
Mais alguém percebeu isso no seu de acrílico, algum caso de quebra sem queda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é algo que você usará diariamente, por anos, escolha o que vai te deixar mais feliz!

Eu tenho um branco de cerâmica, a ideia é que daqui 50 anos eu ainda esteja usando ele, com uma carga emocional gigante e cheia de memórias, assim como os apetrechos de café dos meus avós.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os meus de acrílico não racharam, mas nunca joguei no chão e aqui a água ferve com 97oC (1000m asl).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria o cerâmica vermelho, mas eu sei que o emocional de quando ele quebrasse seria bem ruim rsrsrs 
O plástico, eu tenho preconceito com plástico, acho que sempre pega gosto... Dai fui de acrílico transparente, na minha inocente ignorância me dá a impressão de não pegar gosto como plástico, e dá pra ver o café fluindo pelas laterais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o de plástico há um bom tempo e acho bom. É resistente e [na minha opinião] não altera o sabor do café.

Tenho a curiosidade de provar um café feito no de cerâmica, mas do jeito que eu sou desastrado um desses não duraria nem 50 dias na minha mão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu primeiro V60 foi de vidro. Durou incríveis 70 dias!!! E ai a força gravitacional do terra agiu sobre o mesmo e se espatifou na chão!! E lá se foi R$ 170,00!! eeeeeee...:wacko: .

Depois comprei o de acrílico e não percebi diferença nenhuma, esta inteirão ainda..02 anos e R$ 40 :wacko: !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já viu ou usou o de metal?? Achei esse no Amazon a um preço bom. Parece ser original. Alguma opinião sobre o material?

Me parece ter a vantagem de não soltar BPA e ser resistente. Alguma outra preocupação em relação a possíveis toxinas? Imagino eu que deve ser livre de chumbo e afins.

 

https://www.amazon.com/Hario-Ceramic-Coffee-Dripper-White/dp/B00BD1N8WC/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1524789563&sr=8-3&keywords=hario%2Bv60%2Bdripper&th=1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um de cobre. A parte interna é niquelada e vai desgastando. Cheira a portafiltro de máquina de espresso, pra quem sabe do que estou falando. Também irradia mais calor. Esteticamente impressiona, mas não sei vale o investimento. Apesar das pequenas diferenças entre os PFs, dá pra fazer café bom com qualquer um dos materiais. Simpatizo com a higiene do de cerâmica.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o melhor mesmo é o de plástico como todo mundo tá falando. Barato, não rouba muito calor e dura muito.

O de inox dura a vida inteira, pode cair no chão quantas vezes for e nunca deve desgastar. É aquele de ter um só eternamente.

Existem dois "de cobre". Um de inox pintado de cobre com borracha de silicone e um de cobre de verdade inteiriço com uma alça decorada. No seu link da amazon, o metal-copper é o de inox pintado. Ele desgasta a tinta tanto de fora quanto de dentro com os anos, mas de resto mesma durabilidade eterna do inox.

Aqui um link pro de cobre de verdade: https://www.amazon.com/Hario-VDP-02CP-V60-Copper-Dripper/dp/B00GPI4PQQ/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia a todos, gostaria de opiniões sobre o tamanho do kit v60 a escoher, pois faço café coado para pelo menos 6 pessoas, mas dose de aproximadamente 100ml para cada um.

Qual tamanho de V60 me atenderia para fazer até uns 600 ml de café.

Não sei se é permitido, mas se puderem indicar lugar para compra online agradeceria.

Atenciosamente

PESCA hardMOB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Em mercado só vi filtros do formato Melita, e o V60 é diferente, então só o filtro original mesmo. Ou algum com o mesmo formato (ângulo de 60º graus e tal), mas não sei se tem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JoaoW disse:

Eu uso o Melitta para Cafeteira elétrica n. 4, duas dobrinhas (uma em cada lado) e cabe legal no porta filtro. Nunca nem tomei com os filtros da Hario...

Olá João, você chegou a fazer testes comparativos entre os Melittas hackeados e o Hario original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Ricardo... Acredito que seja inferior ao filtro do Hario, pelo que leio por aí o material dos filtros originais é bem elogiado. Mas percebi um ganho forte entre usar o V60 com filtros mocosados da Melitta em relação a usar o porta filtro da Melitta, pro meu paladar... Então me dei por satisfeito rs... Acho que não iria gastar com os originais.

O que percebi só é que a gambiarra funciona bem mais ou menos com os filtros 103, não ajusta tão direitinho, o filtro fica meio solto. Mas com esse cafeteira elétrica 4, pegando a "manha" de dobrar, cabe direitinho e fica bem coladinho no porta filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra pergunta, o negócio de escaldar o filtro é para retirar impuresas/gosto indesejavel/etc ? É necessário ser feito sempre no início da coagem ou posso por exemplo, escaldar 100 filtros, secar e guardar, para não precisar fazer isso em cada café feito? Ou seria para  aquecer a temperatura também do conjunto? 

Essa dos filtros de mercado, talvez fique bom, mas no meu caso específico, pretendo abrir uma cafeteria e acho que não pega bem usar filtro simples, teria que ser o original eu imagino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esquentar o filtro e o PF. Se quiser limpá-lo não adianta tentar lavar o filtro jogando água sobre ele e então deixar escoar, seria necessário enxagua-lo por dentro e por fora.

Quanto à comparação da qualidade dos filtros da Hario × Melitta, basta dizer que nunca (e quero dizer NUNCA) tive um filtro da Hario furado, enquanto os da Melitta que uso na Clever encontro mais ou menos 1 filtro a cada duas caixas furados (deixando passar pó para a xícara).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo em parte. Lavar com bastante água remove sabor de papel, apenas não tenho certeza se totalmente. É fácil constatar: basta cheirar e provar a água do enxágue. Seria fácil também verificar empiricamente quanto de água é necessário aplicar pra remover suficientemente o sabor de papel. Claro que na água pura é muito mais fácil perceber o gosto de papel do que na bebida passada, pois café tem um sabor bastante dominante.

Numa Chemex, pra fazer um contraponto, preciso fazer um enxágue muito maior que no V60, ou o sabor do papel fica bem perceptivel na bebida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Wagner disse:

Essa dos filtros de mercado, talvez fique bom, mas no meu caso específico, pretendo abrir uma cafeteria e acho que não pega bem usar filtro simples, teria que ser o original eu imagino.

Utilizar filtro de Melitta em portafiltro V60 em ambiente profissional é o fim da picada. Muito mais honesto nesse caso é utilizar o sistema Melitta completo (filtro+papel).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...