Ir para conteúdo

Café do dia a dia - bom custo / benefício


JoaoW

Postagens recomendadas

https://www.instagram.com/robsonrribeiro28/

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk


Sim Eduardo Alemão, agora sei que é o camarada, na SIC aqui em BH no ano passado tive a oportunidade de ver torrado alguns cafés! Valeu!

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Burn

Não estou " ridicularizando" nada.

Sobre os moedores todos entenderam o que "gostaria" que fosse feito.... Testes..... Testes e testes.... Inclusive tem amigos lá que concomitam o mesmo pensamento que eu.

Sobre a água.... O que tem de errado dizer que a simplicidade da água do filtro de barro brasileiro é uma das melhores do mundo?

 

E terceiro.... Me mande todos os seus cafés crus que torro do jeito que vc quiser e onde quiser... No bolinha, no meu Philco, no meu mellita, no meu Carmomaq. (Tenho minha torrefação a 8 anos)

Tenho uma marca própria e já vendi mais de 2 toneladas de café torrado por mim. (Não sei se vc sabia disso. Os mais velhos sabem)

 

Não sou uma pessoa que ridiculariza as coisas e sim sou uma pessoa que debate, discute saudavelmente, desafia e acima de tudo, respeita as opiniões diferentes sem ficar fazendo brincadeirinhas, satirizando, jogando indiretas de superioridade como alguns do clube fazem, e que muitos da turma, me reclamam sempre, mas por ética, fico no meu silêncio. Afinal tenho minha ética e não dou nomes.

Fica tranquilo..... 

Sei quem sou.....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouço frequentemente pessoas reclamando que o Brasil não tem café bom, que todos os cafés são medianos pra baixo e que as provas têm notas inflacionadas se compararmos com os do exterior. Não acredito nisso nem por um segundo. Já tomei cafés nacionais excepcionais em muitos critérios. E esse argumento encadeia em: já que é assim, cobrar muito pelo pacotinho é sempre moda.

Claro, os preços são discutíveis. Se valem os preços. E acho que eu diria que valem se o produtor foi bem pago pelas sacas. O que não é normalmente o caso, mesmo com os pequenos compradores que sempre dizem que valorizam os produtores e vão visitar as fazendas pra ajudar a melhorar. A gente investiga e vê que o discurso muitas vezes não bate com a realidade: negociaram, pagaram o mínimo possível e foram embora.

Quero dizer. Acho que não tem problema nenhum em custar mais de 25 reais por 250g. Não é sempre modinha. Temos cafés 250g de 30 e 40 reais sendo vendidos nesse momento online que na minha opinião valem esse dinheiro facilmente e que deram mais retorno pros produtores.

Mas vamos pegar um que quase todo mundo conhece. O Café da Sombra da FAF do Isso é Café. Não vale 40 reais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que os cafés da assinatura da La Cabra tem um excelente custo/benefício pra um importado  (quando os Correios não ferram tudo).

Não sou fã do perfil dos cafés do Cerrado, mas esse mês veio um Mundo Novo da Fazenda Cafelândia que deixou minha cara no chão. Café típico do Cerrado, muito corpo, chocolate e marzipã, mas imagine isso com muita transparência e elegância, sem nenhum traço de torra. A cadeia do café é muito interessante, muita coisa pode dar errado até a xícara, inclusive pelas mãos do barista, e é sempre um prazer quando tudo dá certo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parem pra pensar. Tem muita coisa em nosso dia a dia que "não vale o quanto cobram". Desde produtos básicos até o exemplo clássico de roupas e moda. Quando falamos de hobby então... Ninguém segura alguns! Aí vai do cliente querer ou até mesmo precisar pagar e o mercado segue caminhando.

Claro que devemos discutir ética e decência tanto do vendedor quanto do comprador. Afinal, essa cultura brasileira de sempre querer se dar bem em tudo, clientes sugerindo preços baixos demais ou chorando descontos enormes, leva vendedores bons a botar uma margem extra ao mesmo tempo que vendedores sacanas ou mesmo incompetentes chutam valores altos e se a margem de lucro for alta, ótimo, "se dei bem". Nem entro no mérito de fraude e enganação.

Por fim, a bullshitagem de muitos acaba por ofuscar a qualidade e excelência de poucos. Se no café podemos estudar e pagar para ao menos provar do café de prateleira ao café de meia saca colhida com suor e sangue e torrada magistralmente, que bom! E que saibamos diferenciar e valorizar todo trabalho bem feito, seja o valor final que for.

 

  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. A etiqueta de preço do produto e a valorização do produtor são coisas distintas. O café especial, afinal, é um artigo de luxo, especialmente o que envolve lotes caros, e nesse caso o preço vai efetivamente se descolando da utilidade e a tônica passa a ser o desejo. Exemplo são os cafés da F. La Esmeralda, vendidos todo ano a peso de ouro. É um caso extremo, mas demonstra bem o fenômeno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da iniciativa do tópico, fico aqui garimpando boas opções de cafés, até o momento o Mário Zardo foi campeão com o amendoado dando um ótimo resultado para o espresso. Coloco ainda a Unique com o ótima opção e o Hunters Coffee também....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a questão de preços acho que temos algumas questoes:

1- Alguns cafés se tornam itens de luxo e desejo, produção limitada e inflam o ego humano.... como vários e vários produtos em outras áreas....  neste caso não há relação de custo de produção e preço final...

2- No mundo do café acontece um fenômeno interessante de grandes compradores e exportadores que fazem a torrefação e distribuem para cafeterias e vendedores finais, muitos destes embalam colocam o logo da empresa e revendem.. aqui em BH já vi colegas discutindo nuances e notas de degustação destes cafés e no final a fonte e torra eram a mesma.

3- Não importo em pagar mais por aumento em complexidade do café.... mas que está cheio de armadilhas comerciais para vender o mesmo produto por um preço muito mas muito mais elevado, isso está!

4- Temos ainda a questão da sugestão, ao se comprar um produto mais caro temos a tendência de forma inconsciente a acreditar que teremos um resultado ou paladar melhor e por aí vai. Um exemplo, dei de presente para um colega um café do cerrado mineiro vendido aqui em BH na Minas State Coffee, perto de casa 50 reais o kg.... pegando o café diretamente com eles... meu colega disse que não gostou achou muito forte ! Dias depois me ligou dizendo que comprou um cerrado mineiro verdadeiro e maravilhoso e que iria trazer para mim... o café da Hunters Coffee.... exatamente o mesmo café que dei a ele e torrefação no mesmo local... mas eles abriram uma loja em região nobre, marketing etc e preço se 65 a 75 kg... Ele não sabia que era o mesmo e nem eu falei... deixa pra lá. Kkkkk

5- Por último, A última compra coletiva promoveu em mim uma verdadeira revolução... foi a primeira vez que percebi realmente um salto de qualidade na xícara substancial e aromas, sabores que nunca antes havia experimentado... Agora estou com um problema para manter o padrão Kkkkkk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus cafés da CC acabaram ontem, hoje abri o santo grão (melhor custo x benefício que encontrei aqui na cidade), nem o cheiro do café me agradou, fiquei pensando que devia ter comprando mais na CC e imaginando quando terá outra :lol: até lá fico torcendo para o correio acelerar e chegar logo com minha compra do Mário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão principal do café no Brasil não é que tem falta de qualidade. Mas o fato
é que quem tem mais dinheiro para comprar as melhoras safras não são os brasileiros então
os melhores cafés vão ser sempre exportados.

Outro fator que eu sinto muita diferença é na qualidade da torra. Isso tem a ver com tradição
e custo de maquinario. Na Europa e Estados Unidos é muito acessivel para quem quer começar
a torrar comprar um equipamento ótimo. No Brasil sabemos que a realidade é bem diferente.

Acredito que resolvendo essa questão da torra os cafés torrados por brasileiros vão gerar uma
qualidade final muito superior na xícara. Mas acho que ainda vai demorar pq ou depende de
empresas terem mais acesso a credito ou de novos torradores nacionais decentes surgirem.

Sobre preço é uma coisa que vai muito de poder aquisitivo, ideologia etc. O que eu tenho notado
é que existe uma preocupação maior em se cobrar mais e repassar esse dinheiro para quem de fato
produz e que sabemos que ganha miséria. Isso tem contribuido para uma nova onda com cafés muito
caros mas que também são sustentaveis.
 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Robson Ribeiro disse:

 

Café Três R's cafe torrado pelo 1°campeão de torra do Brasil do ano de 2017. Cafe natural de 90 pts frutado, cereja descascado de 86 pts. 

Como funciona encomenda do seu café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai @Robson Ribeiro, você é novato no CDC :o? Por acaso você tem algum aplicativo que agente possa estar pagando futuras compras de café com você? Exemplo, tenho e acredito que outros aqui do clube também tenham o PicPay, fácil de pagar e fácil de receber! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 26 de abril de 2018 at 0:46 AM, Rodrigoks said:

Mundo Novo da Fazenda Cafelândia

Onde compro isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, leogodoy disse:

Bom, aparentemente tudo acabou bem, mas por muita sorte. 

Conversei com o Robson antes do feriado, combinamos de eu fazer o depósito na segunda e o pacote ser enviado na quarta, após a torra ser feita no dia 1o. Pois bem, fiz o TED na segunda, enviei comprovante, perguntei se estava tudo OK e bola pra frente. Passou quarta, e nada, ficou o pacote para sair na quinta. No dia fui informado de um problema no TED, e aí eu fiquei naquele "ué, mas não estava ok na segunda?", felizmente o vendedor concordou com meu raciocínio e enviou o pacote. Minutos depois, uma ligação: "o seu pacote já está em São Paulo", para o segundo "ué?" do dia...

Acontece que MEU PACOTE foi enviado para outra pessoa, e o pacote que havia sido enviado para mim era o destinado a esse outro comprador, também de São Paulo/SP. O Robson sugeriu que passaria os contatos e endereços de um para o outro e nós trocaríamos entre si. Quem mora em São Paulo imagina que dependendo do caso era mais fácil eu ir buscar minha encomenda direto com o próprio Robson, em Minas... Porém um GOLPE ABSURDO DE SORTE do Robson fez com que o outro comprador, igualmente colega aqui do fórum, estivesse com o pacote em mãos em seu endereço comercial A DUAS QUADRAS DE ONDE EU TRABALHO.

Faltava agora eu esperar o pacote do colega forista e combinar um jeito de devolver para ele. Mais um golpe de sorte: um amigo do nosso colega daqui é praticamente meu vizinho. Acabei de receber o pacote enviado incorretamente para minha casa e estou indo deixar na casa deste amigo em alguns minutos.

Uma confusão que terminou bem, agora é provar o café e ver se valeu a pena mesmo :)

@leogodoy , tem que ter sorte nessa vida hein rs...! Depois dá tua opinião aí sobre o café que estou considerando experimentar também numa próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na mega da virada desse ano adivinha quem vai me dizer os números....

Piadas a parte, fica dica, um sistema de pedidos com função simples: imprimir as etiquetas de endereço e o resumo do pedido evitam esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia

Somos uma torrefação de cafés a 28 anos no MT. E começamos a 9 anos a trabalhar com torras de cafés especiais
Temos origem em Manhuaçu-MG.
Já fiz vários cursos de avaliação e torras de café, mas o que realmente fez diferença, foram as buscas de informações na net.
Principalmente forum de Roasters Nordicos e Forum da SCAA.
Encontrei varias informações, que os caras que dão os cursos ( basicos segundo eles 1800 ), não passam pois afirmavam que seria consultoria.
Mas isso não interessa mais.

Fizemos então no começo vários testes com as torras claras e quebramos a cara. Pois num município de 120 mil habitantes em 2009 no Norte de MT, quase ninguém queria tomar café sem açúcar. KKK
Aprendizado custa caro amigos. Então lá fomos nós com os testes com cafés mais escuros até conseguir esse tal ponto de equilíbrio ( satisfazer o mercado e vender café diferenciado ).
Ok.
Já vendemos em media 750 kg de café gourmet e outros 1.800 kg de café superior/mês para operadores de maquinas de café no estado.

Agora estou disposto a voltar com as torras claras, pois descobri aqui no clube, a maior concentração de apaixonados que querem tomar cafés sem açúcar KKKKK.

Comecei a semana inspirado e vou fazer 7 blends de torra e vender subsidiado à 15,00 por pacote de 500 gramas
O café e um frete subsidiado de 30 reais até os 3,5 kg de café.
 

Caso alguém se interessar manda um wats no meu celular 
066 9 9235 2475
Ou email cafesolo@terra.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua frase " a maior concentração de apaixonados que querem tomar cafés sem açúcar KKKKK." É bastante que estranha! Mas, podemos afirmar que qualidade do grão torrado combinada com um método de extração feito com princípios nos dá uma xícara já "adoçada".

Enviado de meu XT1068 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2018 at 15:19, leogodoy disse:

Bom, aparentemente tudo acabou bem, mas por muita sorte. 

Conversei com o Robson antes do feriado, combinamos de eu fazer o depósito na segunda e o pacote ser enviado na quarta, após a torra ser feita no dia 1o. Pois bem, fiz o TED na segunda, enviei comprovante, perguntei se estava tudo OK e bola pra frente. Passou quarta, e nada, ficou o pacote para sair na quinta. No dia fui informado de um problema no TED, e aí eu fiquei naquele "ué, mas não estava ok na segunda?", felizmente o vendedor concordou com meu raciocínio e enviou o pacote. Minutos depois, uma ligação: "o seu pacote já está em São Paulo", para o segundo "ué?" do dia...

Acontece que MEU PACOTE foi enviado para outra pessoa, e o pacote que havia sido enviado para mim era o destinado a esse outro comprador, também de São Paulo/SP. O Robson sugeriu que passaria os contatos e endereços de um para o outro e nós trocaríamos entre si. Quem mora em São Paulo imagina que dependendo do caso era mais fácil eu ir buscar minha encomenda direto com o próprio Robson, em Minas... Porém um GOLPE ABSURDO DE SORTE do Robson fez com que o outro comprador, igualmente colega aqui do fórum, estivesse com o pacote em mãos em seu endereço comercial A DUAS QUADRAS DE ONDE EU TRABALHO.

Faltava agora eu esperar o pacote do colega forista e combinar um jeito de devolver para ele. Mais um golpe de sorte: um amigo do nosso colega daqui é praticamente meu vizinho. Acabei de receber o pacote enviado incorretamente para minha casa e estou indo deixar na casa deste amigo em alguns minutos.

Uma confusão que terminou bem, agora é provar o café e ver se valeu a pena mesmo :)

Robson vacilou já tive comercio online e você tem que ter um sistema de pedidos e pagamentos.

Dica venda via Mercado Livre que agora tem anúncios grátis, que você não paga nada e mande o link para os compradores, você ganha um sistema de pagamentos e de gerenciamento das encomendas e ainda dá mais segurança ao cliente e tem etiquetas geradas automaticamente.  (Mercado livre evoluiu muito vale a pena dar uma chance)

E Leo foi muito paciente se sou eu o café tem que chegar na minha casa como o combinado. Vou esperar a avaliação para ver se faço um pedido, pois como sou de bem perto do Robson deve chegar rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2018 at 15:42, JoaoW disse:

@leogodoy , tem que ter sorte nessa vida hein rs...! Depois dá tua opinião aí sobre o café que estou considerando experimentar também numa próxima.

Boa noite a todos do clube tive um problema desses me desculpe pelo problema espero que goste do cafe.

@leogodoy.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...