Ir para conteúdo

Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda


JorgeO

Postagens recomendadas

Oiá,

Com a grande ajuda do Fogo, recebi alguns lotes de café verde/crú da Nuance que estão se mostrando (no meu caso) muito difíceis de torrar.

Ocorre que já sou classe vovô, e meu olfato já foi para o brejo. Tenho, portanto, de torrar "de ouvido" o que é perfeitamente possível no Behmor.

Ë como fazer pipoca - começam uns poucos cracks e segundos depois ocorrem muitos cracks., quando então começo a contar o tempo (gosto de café torrado até o 1C). Saliento que já fiz perto de 100 torras de 300g de verde cada, portanto o "de ouvido" funciona.

O problema é que em alguns cafés os cracks são quase inaudíveis, fico em dúvida se o 1C já começou e acabo com um café mais escuro e com gosto de queimado. ou ponho para resfriar antes da hora e fica um pó de chafé sem graça.

Será que os cafés do Cerrado precisam de mais temperatura que outros cafés? Ou será porque são da safra 2017/18 e ainda não secaram bem? Ou ....

Obrigado pela ajuda,

Jorge

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato é até estranho você já estar torrando um café da safra nova.

Mas acontece é que não é só o crack, mas como você desenvolve a sua torra antes dele. Você não fez uma torra reta de teste? Assim feito fica mais fácil conhecer o café e então saber se você vai precisar prolongar mais o desenvolvimento, ou menos enfim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Jorge. 

Que bom que chegaram seus cafés.

Os cafés da Nuance são maravilhosos.

Vc está finalizando com quanto tempo Jorge?

Talvez, se os grãos estiverem mais duros, será necessário injetar uma temperatura maior na fase de secagem até uns 6 minutos.

O Carneiro pode ajudar no palpite.... 

Abração velhinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, em cafés de baixa densidade, o que o nosso brasileiro é em comparação com os africanos por exemplo, o primeiro crack não é um indicador muito confiável e incl. tem cafés onde o crack tem intensidade baixa oi até não é perceptível. Tem um artigo no site da Sweet Marias sobre isso. Independentemente disso tem filosofias de torra que completamente ignoram o 1C e incl. desenvolvem torras sub 1C. Só fazer um curso com um dos mestres de torra terceira onda escandinavos, ou aqui com o Ensei Neto.

Abçs, Burny 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho alguns cafés aqui que não dá pra ouvir o 1C, eles só apontam o 2C.

Eu tenho usado o Behmor assim: deixo no P3 automático até ter que apertar o "start". Aí passo pro manual: coloco no P5 pra subir a temperatura B até 300ºF. Ao chegar aí eu reduzo a potência pro P4, para evitar que dispare a segurança e aborte a torra. Vou monitorando a temperatura do ar "A" até chegar em 275º. Quando chega nesse ponto eu sei que estou na zona do 1C. Daí eu mantenho pelo tempo que quiser para chegar no ponto desejado. Normalmente, entre 30s e 1 minuto, dependendo do café. Com um ou dois testes consigo um valor bem exato para trabalhar.

Foi o jeito que achei para torrar sem ouvir o 1C. Não sei se estou surdo, se o Behmor é muito barulhento ou se o café é quieto demais. Só sei que funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, primeiro desculpem pela demora eem responder, mas esta semana foi de matar, ente IR e PC dando pau, etc. nem cheguei prto do torrador, mas vemos lá:

Obrigado a todos!

@Allexlimaa2

Não tentei uma torra reta, mas a próxima vai ser uma.

@Fogo ruivo

Entre 1min e 1.15. O Behmor "adiciona" mais 15 seg quando inicia o resfriamento.

Secagem - não tem como. O Behmor desliga as resistências e o resfriamento ocorre em 12 min. Só é possível acelerar o processo abrindo a porta.

Quanto a subir um pouco a temperatura, é possível. A voltagem do Behmor é 120V, aqui em Curitiba a voltagem é 130V. Uso um transformador pois outros cafés tendiam a ficar queimados. Vou torrar sem ele.

@Burny

A sugestão é muito boa, mas tem um problema de distância...:(

@Miguel_AL

Sem dúvida, vou tentar!

Obrigado.

[tentei fazer upload de 2 fotos, mas todas as vezes deu eroo. ???]

Abraços a todos,

Jorge

 

 

 

 

 

@Miguel_AL

Sem dúvida, vou tentar!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update:

Testei o método sugerido pelo Miguel_AL com 2 diferenças: Tirei o transformador (dava 125V com as resistências do Behmor acesas) e subi a rotação para 16RPM (P3 D 1).

A temperatura da câmara passou de 300F, (esqueci de ver a temperatura do ar, preciso ver se o Plus permite), ouvi o crack, deixei 1 min e coloquei para resfriar.

Deu um café bebível, sem gosto de queimado.

Conclusão o Cerrado novo precisa de fogo no traseiro...KKK

Agora, aos poucos, vou tentar otimizar.

Obrigado a todos novamente!

PS - a perda foi de 15.7%, os grãos tiveram bom crescimento, mas ainda um pouco heterogêneos.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update:
Testei o método sugerido pelo Miguel_AL com 2 diferenças: Tirei o transformador (dava 125V com as resistências do Behmor acesas) e subi a rotação para 16RPM (P3 D 1).
A temperatura da câmara passou de 300F, (esqueci de ver a temperatura do ar, preciso ver se o Plus permite), ouvi o crack, deixei 1 min e coloquei para resfriar.
Deu um café bebível, sem gosto de queimado.
Conclusão o Cerrado novo precisa de fogo no traseiro...KKK
Agora, aos poucos, vou tentar otimizar.
Obrigado a todos novamente!
PS - a perda foi de 15.7%, os grãos tiveram bom crescimento, mas ainda um pouco heterogêneos.
 
 
 
 
 

É só apertar o botão A que vc vê a temperatura do ar em Fahrenheit.

Sugiro reduzir o tempo do crack para 30s e testar novamente.

Não vejo necessidade de retirar o transformador.


Sent from my iPhone using Tapatalk Pro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge, pela minha experiência, seira  o contrario do que você faz:

Os grãos mais densos (aí você deve ter medido a densidade para saber com certeza que é isso, desde que, considerando a altura, o cerrado mineiro não deveria ter grãos realmente densos) , precisam de mais tempo para permitir uma boa penetreçao do calor no interior do Grao, consequentemente, e para evitar que queimem, deve utilizar temperaturas mais baixas e, (para compensar que está utilizando  temperaturas mais baixas) tem de aumentar o tempo de desenvolvimento ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo B

Eu geralmente usava a curva P4, que tem temperatura mais baixa por mais tempo. Consegui excelentes cafés com ela. Tentei esta curva nas amostras que recebi da Nuance com fracasso total.

 

@Miguel_AL

Vou usar na próxima torra.

 

@Miguel_AL

Depos de desmontar o Behmor, lendo o manual,  vi que a temperatura indicada pelo botão A tem pouco a ver coma temperatura da câmara. Após 50% do tempo, ele liga o "after burner" que é uma resistência adicional colocada na saída do ar FORA da câmara para diminuir a fumaça.. Daí a alta temperatura.

 

 

 

  •  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update 2

@Allexlimaa2

Testei uma torra reta (12 min), inclusive subindo a temperatura nos últimos 3 min. Não deu crack, quando interrompi o café estava city+ que eu não gosto.

@Bernardo B

Testei sua sugestão usando o automático P5 (menor temperatura de desidratação) passando para manual P5 no final (total 14 min). Deu crack muito audível, gosto altamento promissor, o melhor até agora. Vou testar um lote com 18 min.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update 3

Testei o ciclo mais longo, 18 min. 14.5 P5 auto (temperatuda de desidratação), quando o Behmor passou a subir a temperatura p/ o crack eu passei p/ o P5 manual (toda a potência, como fizera antes.

Bem, poucos cracks, interrompi quando apenas começava a fumacear (o famoso bem torradinho).

Acho que havia desidratado demais e faltava humidade para espoucar os grãos. fico c/ o tempo anterior.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Gostaria de saber se alguém tem o Behmor e mora em uma região 220v? No manual do produto fala q ele não funciona corretamente usando um adaptador... 

alguem já testou?! 

Eu não encontrei em lugar nenhum na internet o 220 a venda. Mas no site da Behmor existem especificações referentes a essa voltagem. Mandei um e-mail para eles pedindo orientações.

ficaria grato e alguém pudesse me dar um feedback como consumidor 

obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se alguém tem o Behmor e mora em uma região 220v? No manual do produto fala q ele não funciona corretamente usando um adaptador... 
alguem já testou?! 
Eu não encontrei em lugar nenhum na internet o 220 a venda. Mas no site da Behmor existem especificações referentes a essa voltagem. Mandei um e-mail para eles pedindo orientações.
ficaria grato e alguém pudesse me dar um feedback como consumidor 
obrigado 


Eu tenho. Uso com um transformador de 3kva, 220 para 127V, já faz um ano e meio.

Tome apenas o cuidado de utilizar tomadas e pinos de 20A no lado 110V do transformador e fica tudo certo. Funciona normalmente.

Se quiser comprar o modelo 220V vc tem que achar alguém na Austrália que venda e mande pro Brasil.

O meu comprei na Amazon, mandei entregar na Flórida e trouxe na bagagem. Eles não entregam direto no Brasil exatamente pela questão da voltagem.


Sent from my iPhone using Tapatalk Pro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Obrigado pela resposta. Eu compro vários produtos nos EUA e utilizo uma empresa de redirecionamento chamada US CLOSER. O serviço deles é muito bom caso alguém precise. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também usei o meu Behmor algumas vezes como informou o Miguel: Com transformador de 5000 e os cabos e plugues adequados para potência.
Fique tranquilo que dá certo!!!

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...