Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Forneci as amostras do Hario Slim, Skerton e Breville, e realmente desconfio que elas possam ter ficado fora do padrão.

Os meus filtros V60 talvez demoraram mais para filtrar a água. Quando testamos os filtros somente água ficou essa impressão.

Aí, consequentemente, a moagem pode ter sido mais grossa, comparativamente, com a dos outros colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 1 month later...

Acompanhando agora esse trabalho todo idealizado pelo @Burny e com a ampla contribuição dos membros do fórum, incrível mesmo. Passei a tarde de hoje avaliando os gráficos, após uma imersão na interpretação de gráficos de distribuição granulométrica com Matt Perger, e vê-se que foi um trabalho e tanto! Tirando o viés relatado nas amostras do @Freedom Force, há consistência dos achados, respeitando terem partido de um operador e um moedor, representando seu modelo e resultado. O EK43 mantém sua média e moda nas menores granulometrias, seguido do Ceado.

Buscando essas informações na net, vemos que o trabalho realizado aqui sai na frente de muitos foruns, fornecendo essa comparação. Meus parabens também ao @Gilberto, o Bravo Mini foi muito bem, junto com o Comandante C40.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem de ter cuidado na interpretação dos resultados, desde que as condições foram bastante diversificadas. Mesmo tentando padronizar, as amostras foram preparadas por pessoas diferentes e em condições experimentais diferentes, teve equipamentos zero, super bem alinhados e outros bem usados (inclusive comercialmente), com mós gastas e nem sempre perfeitamente alinhados. O Mythos, por exemplo, ainda tendo produzido um resultado satisfatório, utilizou mós que tinham ultrapassado a vida útil de 1.200kg e onde não foi possível conferir o alinhamento.
Hoje, com as mós novas (ainda sem instalar) sem dúvida que daria resultados melhores.
Pelo que me consta o Ceado e o Comandante são equipamentos praticamente novos.
Mas é evidente o valor deste experimento, que nos permite ter uma ideia objetiva da maior parte dos equipamentos, comprovando ou descartando teorias que se um equipamento específico funcionaria bem, ou não, para diferentes formas de preparo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ceado era de uso comercial, já um tanto usado, agora estou com um novo, e desde a primeira moagem ele deu um resultado muito diferente do antigo

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive, estou ate hoje esperando o pessoal da Astoria me retornar sobre o E37S. Era a minha escolha na epoca, teria comprado, se nao tivessem me ignorado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que aconteceu comigo, @MarcoC. Como não estava achando o E37S usado por preço justo, acabei tentando comprar um revisado ou novo da Astoria aqui em SP e tomei uma canseira. Depois de muito tempo sem resposta, acabei achando um bom negócio no T48 e fechei. A Astoria nunca deu retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante isso Cabral, há um certo amadorismo nesse mercado por aqui. Na La Spazialle Brasil foi a mesma coisa. Precisava das gaxetas pra minha máquina, provavelmente o item mais banal de manutenção que existe. Foi uma semana e varias ligações pra conseguir montar meu Cadastro, apenas o cadastro. Enquanto isso fiz o pedido na Chriscoffee. Apos 10 dias, no dia em que recebi as gaxetas da Chriscoffee em casa, me ligaram pra saber se eu ainda queria comprar as gaxetas aqui em SP...
Recentemente, liguei pra eles pra perguntar sobre moedores, perguntaram se eu tinha o famigerado “cadastro”, falei que sim e eles confirmaram. Mas aí, iriam retornar a ligação, virou o ano, e nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é!

Tive uma saga com a Libermac anos atrás, quando um Preciso comprado novo foi entregue com defeito e tive de levar pra trocar, e a peça que me entregaram na loja (CaféStore) estava com o mesmo problema (aberto e testado na por eles na minha frente!). Depois de mais de um mês de espera, o "técnico" da Libermac disse no relatório que estava fora de garantia porque as peças tinham sido modificadas por mim nas duas unidades, inclusive a que abrimos juntos dentro da CaféStore e deu defeito antes de eu colocar a mão no aparelho. Pior é que me chamaram lá na CaféStore pra retirar o moedor e não falaram nada, cheguei lá e queriam me devolver a peça com defeito e o relatório, pra eu ir resolver na Libermac.

Eita profissionalismo, hein? Chamei eles "na xinxa", pedi pra falar com as pessoas que tinham me atendido (incluindo o dono) e o próprio dono da CaféStore ligou na hora pra Libermac e deu um piti com o povo de lá, pois ficou na cara que estavam tentando "tirar da reta" e ninguém tinha noção de nada. No fim me devolveram o moedor funcionando, uns 2 meses depois. E veio sem os pesinhos de silicone, que me mandaram muito depois. "Amdadoresco" no limite.

Impressionante é que, mesmo passando boa parte do ano fora do Brasil, o Paul, praticamente sozinho, consegue atender melhor do que essas empresas, que estão "disponíveis" o tempo todo e tem pelo menos alguma infra-estrutura... Go figure...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma LS, to lascado entao @João Vitor Ribeiro e @Cabral e @MarcoC!!!

A parada é tu ter noção tecnica mesmo, que seja a básica. Depender o menos possível deles.

Tenho ouvido historia assim a muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, de arrepiar não? Olha, ha uns anos eu percebi algo errado com o Boiller de vapor da minha máquina, a serpentina havia estourado e estava vazando corrente eletrica. Mandei e-mail, novamente chriscoffee, concordaram em me mandar um boiller novo. Fiz a troca, tudo ok, e demorou uns 15 dias apenas.

Mas como o tópico é comparação de moinhos, deixo registrado que meu Baratza Vario ja foi bastante atualizado por mim, sem muita dificuldade, endossando que é bom a gente mesmo mexer nas máquinas. Hopper novo, porta-filtro de metal, ja troquei a placa principal pois tem um resistor de 100 oms que queima com o tempo. Em alguns dias chega uma correia nova e aproveitei e pedi pra trazer um motor novo tb, pra deixar de backup ja que um pouco do pó da correia antiga entrou no motor e nao sei se vai dar problema com o tempo. É certamente um ótimo moinho pra hobbista fazer a manutenção e as peças estao disponiveis na baratza americana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miguel de Paula, não se desespere... concordo que sim, é melhor mesmo saber arrumar por conta própria, mas pelo menos tem onde vc comprar peças originais, quando precisar. A parte eletrônica dedicada é o que mais preocupa em termos de manutenção, o resto costuma ser padrão de mercado. Não sei como é o serviço da LaSpaziale Brasil (Sampa), mas a CafemaQ (Campinas) tem uma fama até que boa entre os usuários do CdC.

Pois é @MarcoC, dá até um constrangimento comparar as posturas, as diferenças são enormes. Mas vou parar de alimentar nosso off-topic antes que a moderação venha dar bronca na gente... :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Comecei a ler o tópico por conta de uma conversa no nosso grupo de discussão, estou relendo o início agora mas, como saiu ontem, salvo engano, uma análise do Hoffman abordando pontos coincidentes e moedores que foram analisados aqui no tópico, encaminho para vocês verem, caso interesse.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Aplicativo novo para medir a distribuição (particulas) através de uma foto e uma referencia (apenas para Mac por enquanto).
Não testei ainda mas me pareceu ser interessante.

https://coffeeadastra.com/2019/04/07/an-app-to-measure-your-coffee-grind-size-distribution-2

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, uma curiosidade. Tendo-se o Bravo Mini como parâmetro, qual seriam os moedores elétricos mais baratos para espresso e para espresso+coado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LUW disse:

Pessoas, uma curiosidade. Tendo-se o Bravo Mini como parâmetro, qual seriam os moedores elétricos mais baratos para espresso e para espresso+coado?

Boa dúvida. Eu também gostaria de saber. Acho que quase todo iniciante acaba fazendo essa pergunta: qual moedor elétrico vale a pena comprar?

Só estou na expectativa para ver quem fica mais barato: o Bravo Mini ou o moedor elétrico ;-)

17 horas atrás, Bruno Marinho disse:

Aplicativo novo para medir a distribuição (particulas) através de uma foto e uma referencia (apenas para Mac por enquanto).
Não testei ainda mas me pareceu ser interessante.

https://coffeeadastra.com/2019/04/07/an-app-to-measure-your-coffee-grind-size-distribution-2

Tenho um Macbook Air, mas esse parágrafo me deu vontade de tentar fazer o aplicativo rodar no Linux, que uso muito desde antes do início deste século:

Citar

For now, the app is only intended to be used on OS X computers. But if you are running any other kind of system and know your way around Python, you can always download it directly from GitHub and run it with your own installation of Python 3.

Tomara que não precise saber muita coisa de Python :mellow:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Bruno Marinho disse:

Aplicativo novo para medir a distribuição (particulas) através de uma foto e uma referencia (apenas para Mac por enquanto).
Não testei ainda mas me pareceu ser interessante.

https://coffeeadastra.com/2019/04/07/an-app-to-measure-your-coffee-grind-size-distribution-2

Tenho um Macbook Air, mas esse parágrafo me deu vontade de tentar fazer o aplicativo rodar no Linux, que uso muito desde antes do início deste século:

Citar

For now, the app is only intended to be used on OS X computers. But if you are running any other kind of system and know your way around Python, you can always download it directly from GitHub and run it with your own installation of Python 3.

Tomara que não precise saber muita coisa de Python :mellow:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não precisa saber python. tem um download do executavel do arquivo (para mac).
Mas quem quiser e tiver conhecimento pode provavelmente fazer rodar em
outras plataformas pq o codigo é open source.

Um moedor eletrico em torno de 1000 reais não vai ser melhor que o bravo mini (consistencia, versatilidade).
No caso bravo mini + parafusadeira (50 reals) seria a melhor opção.

Mas acredito que muita gente esta feliz com o Breville que é nessa faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, até onde saiba, o Breville é comparável com o Encore, ou chega bem perto. Se realmente é isso, para espresso acho que deixaria MUITO a desejar, mas para coado seria muito bom. Por isso que fiz a pergunta citando especificamente para espresso e para espresso+coado. Se bem que um moedor elétrico que entregue a mesma consistência de resultado do BM  tanto para espresso como para coado tenho quase certeza que seria uma pequena fortuna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente faço apenas expressos em casa. Interesso-me mais por moedor que sirva para isso.

Ainda estou pensando em qual seria o método alternativo para mim. Algo que não dependa de energia elétrica, possa ser levado a passeio (o equipamento, não o café pronto), e não produza "chafé".

Pelo que tenho lido por aqui, acho que alternar entre expresso e prensa francesa é um espectro muito amplo para um moedor. Mas é para isso que vale ter mais de um moedor também, não é mesmo? A única coisa que não quero aceitar é moinho muito lento. Pretendo, quase sempre, moer 28 a 40 gramas de cada vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Pelo que tenho lido por aqui, acho que alternar entre expresso e prensa francesa é um espectro muito amplo para um moedor. Mas é para isso que vale ter mais de um moedor também, não é mesmo? A única coisa que não quero aceitar é moinho muito lento. Pretendo, quase sempre, moer 28 a 40 gramas de cada vez.

Essa é a vantagem do BM - faz tudo, bem feito e com retenção zero. O problema é que moer 40 g para espresso cansa, e mesmo sem a base, não é exatamente "pocket size". Talvez o novo Nano/Micro que o Gilberto está desenvolvendo fique mais prático para carregar, mas mesmo resolvido o tamanho vai continuar cansativo moer dose grande. Para 15g no BM (com base!) é um tapa, mas passou disso ou se vai moer doses seguidas, dificulta um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo no Bravo Debut pode ser um pouco cansativo moer para espresso, apesar das mós bem maiores, assim como a alavanca. Como gosto de torra clara e costumo moer na faixa de moagem pra turco, às vezes penso que poderia até induzir uma LER se fizesse muitos espressos por dia.

Já vi em algum lugar uma maquininha adaptada para moer no Comandante. Era uma estrutura com tamanho considerável e estacionária, mais elegante que uma parafusadeira.  Vai ser difícil conseguir a consistência do BM num moedor para espresso com valor de entrada... vai $$$ num com resultados parecidos, mais de 10K talvez? Melhor mesmo usar uma parafusadeira, apesar de parecer muito traquitana, funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/7/2019 at 17:41, Bruno Marinho disse:

Aplicativo novo para medir a distribuição (particulas) através de uma foto e uma referencia (apenas para Mac por enquanto).
Não testei ainda mas me pareceu ser interessante.

https://coffeeadastra.com/2019/04/07/an-app-to-measure-your-coffee-grind-size-distribution-2

Vi no Reddit, fiquei bem interessado e já vim ver se alguém tinha postado aqui. 

 

Fiquei bem interessado, mas estou sem tempo algum essa semana. Vou tentar testar no sábado e trago resultados! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LUW disse:

Essa é a vantagem do BM - faz tudo, bem feito e com retenção zero. O problema é que moer 40 g para espresso cansa, e mesmo sem a base, não é exatamente "pocket size". Talvez o novo Nano/Micro que o Gilberto está desenvolvendo fique mais prático para carregar, mas mesmo resolvido o tamanho vai continuar cansativo moer dose grande. Para 15g no BM (com base!) é um tapa, mas passou disso ou se vai moer doses seguidas, dificulta um pouco.

Costumo moer 5 doses para "expresso"* todos os dias às seis e meia da manhã, no Mimoso. Para não achar o processo muito chato, faço 1 dose, 1 duplo, outro duplo, acomodando nos filtros a cada moagem, já que adquiri mais filtros. Meu parâmetro é isso. 

Outro dia trouxe levei o Mimoso para o trabalho e moí para duas extrações na prensa francesa: 500ml na primeira, pela receita que está no fórum, e 600ml a 1:10, pois acharam a primeira fraca. Não é nada absurdo de fazer. Não sei como é o "trabalho" com a linha Bravo.

Até agora, só sei que a linha Bravo é muito mais consistente, versátil e cara que o equipamento que possuo. Está na mira, mas conforme comentei em algum tópico, cada novo investimento dispara uma série de desejos. 

 

* Entre aspas porque uso uma máquina com filtros pressurizados. Sei que não extraio expressos legítimos. Por enquanto, com grãos de decentes a bons, me agradam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivoesazevedo, quando resolver comprar um filtro não-pressurizado, ou despressurizar o seu, sugiro que celebre o upgrade (de alto risco e alta recompensa) com a mudança da grafia "expresso" (que é a gafe homofônica predileta aqui em terra-brasilis) para a grafia "espresso", nome mais adequado ao café preparado "sob pressão", nem sempre tão apressado a ponto de ser expresso, nem tão essencialmente manifesto que seja realmente a expressão do grão em sua forma líquida... ;)

Sobre a comparação, a síntese do @mrcoffeafox já basta. Ênfase no "infinitamente superior".

E você sempre pode adquirir também a base "de mesa" do BM e pedir (junto) uma alavanca longa do Debut, o que deixa a experiência física bem mais próxima da resultante mecânica dos Spong em geral, com qualidade muito superior a qualquer moedor na mesma faixa de valor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Cabral disse:

@ivoesazevedo, quando resolver comprar um filtro não-pressurizado, ou despressurizar o seu, sugiro que celebre o upgrade (de alto risco e alta recompensa) com a mudança da grafia "expresso" (que é a gafe homofônica predileta aqui em terra-brasilis) para a grafia "espresso", nome mais adequado ao café preparado "sob pressão", nem sempre tão apressado a ponto de ser expresso, nem tão essencialmente manifesto que seja realmente a expressão do grão em sua forma líquida... ;)

Sobre a comparação, a síntese do @mrcoffeafox já basta. Ênfase no "infinitamente superior".

E você sempre pode adquirir também a base "de mesa" do BM e pedir (junto) uma alavanca longa do Debut, o que deixa a experiência física bem mais próxima da resultante mecânica dos Spong em geral, com qualidade muito superior a qualquer moedor na mesma faixa de valor.

@Cabral Eu depois que coloquei o Mini na base fiquei impressionado, mais fácil de moer que o Debut, não acha? Macio pacas e leve. Também as ventosas ajudam e a haste de aço que segura o corpo do moedor absorve muito impacto da moagem dos grãos. No fim é meu moedor mais usado em casa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mesquita, sim, é verdade que com a mesma alavanca do Debut, na base, o Mini fica muito mais leve de moer, mas não tem mágica, tem de dar muito mais voltas (quase o triplo) pra moer a mesma quantidade de café.

Dada a diferença de tamanho dos mós, é de se esperar que ao moer mais café ao mesmo tempo, com uma relação de alavanca levemente inferior (a diferença de diâmetro faz com que a mesma haste gere menos força nos grãos - ao mesmo tempo em que cabem muito mais grãos), seja necessário aplicar mais força no Debut. Em termos de "sensação" de eficiência, o Debut parece ganhar do Mini, por moer mais depressa (menos da metade do tempo) a mesma quantidade de grãos, dando a sensação de precisar bem menos do que o dobro da força ao ser operado.

O Mini é portátil e mais versátil nos métodos variados, o Debut é fixo e manda melhor no espresso, no turco e na Moka do que tudo que já tive chance de testar em termos de moedor, mas na hora das infusões mais longas acho que o Mini se sai melhor, salvo algumas combinações de grãos e métodos nas quais o Debut (que é dedicado pra espresso) surpreende muito bem...

Sou da opinião que o BM é parte indispensável da minha rotina "fora de casa" (sem base), enquanto o Debut é um requinte, um pequeno luxo pessoal para aquele momento de fazer um espresso realmente memorável, um duplo, bem restrito, com BR próxima de 1... caramba, só de descrever deu água na boca, vou ter de manivelar um pouco quando chegar em casa. :rolleyes:

  • Curtir 6
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...