Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

Rodrigoks    4,540

Não sei se entendi o que vc propôs. Como saber se uma amostra é adequada ou não? Se soubéssemos o que esperar, os testes não seriam necessários.

Jonas Felipe    69

@rodrigoks mesmo procedimento que faremos em casa, mas agora todos em mesmas condições. mero double-check.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Burny    2,868

Tb não entendi o que posso fazer com a amostra adicional, Jonas.

Pessoal, Rao Spin, mexer com colher, ou nada? O que vcs acham? Eu fiz umas tentativas aqui e Rao spin parece mais consistente nos resultados.

Rodrigoks    4,540
34 minutos atrás, Jonas Felipe disse:

@rodrigoks mesmo procedimento que faremos em casa, mas agora todos em mesmas condições. mero double-check.

Ah, pra testar o tempo, entendi. Mas acho de difícil implementação. Pense nas consequências práticas. Se o Burny encontrar um tempo diferente de 2min, o que fazer? Não usar a amostra? Repetir não tem mais como fazer, porque o café como estava na data da moagem já não existe mais como era...

• Like 1

Jonas Felipe    69

@rodrigoks se o tempo der diferente ao menos documenta-se mais um dado que pode ser posteriormente utilizado. pode-se fazer uma margem de erro e o que estiver fora, descarta-se também.

olha o tamanho da nossa responsabilidade, estamos representando ao menos um fabricante aqui, se alguém pisar na bola e por algum motivo isso “azarar” a curva granulometrica de algum equipamento, acho difícil reparar, uma vez que não teremos novos rounds de teste (imagino).

mas não nego que posso estar exagerando também, dá pra seguir de forma mais leve, rs.

Rodrigoks    4,540

Acho que o teste e seus resultados devem ser interpretados com as limitações intrínsecas ao método que está sendo proposto. Não dá pra emprestar o rótulo de científico principalmente pela falta de controle sobre o método. Então o resultado, apesar de muito útil e interessante para nós, é "recreativo" e nada mais.

Outro aspecto importante - e o Burny já advertiu sobre isso- é que não há condições de afirmar que a performance individual de um moedor é representativa do universo de moedores que sai da linha da produção. Por tudo que já li a respeito, variações significativas no alinhamento não são incomuns.

• Like 4

Burny    2,868

Mais a questão do desgaste das mós. Mós antigas produzem muito mais particulado pois quebram o grão ao invés de cortar. Concordo plenamente que vai ser um teste interessante para a gente, mas que tem que ser interpretado dentro dos limites metodológicos (especialmente do n=1).

• Like 3

Burny    2,868

Tb recebi. Vou abrir um grupo para não bagunçar esse tópico.

Igor    3,130

Salve pessoal, quanta notícia boa! Pelo visto só falta dois membros para receber os cafés.

Enquanto o café não chega pra todo mundo, vou compartilhar um pouco da torra desse café com vocês. Como já havia comentado anteriormente, foi a primeira vez que torramos esse café no Atilla (já havíamos torrado ele no STC algumas vezes, mas todas torras de prova). Como não tínhamos um perfil de torra para esse café, tomamos a decisão de fazer uma torra que fosse parecida com um dos cafés que torramos regularmente. Fizemos isso, pois são cafés que possuem perfis sensoriais próximos, além de características do grãos parecidas (forma de beneficiamento e densidade).

Ainda que não tenha sido, muito provavelmente, a melhor torra possível para o café, certamente ela servirá para o proposito do teste e esperamos que possam apreciar um bom café com o que sobrar após a brincadeira. Vou aproveitar e compartilhar o log com vocês: 

41547125444_0c845cd20e_b.jpg

Vermelho: temperatura de exaustão; Roxo: temperatura do grão e Taxa de Variação de Temperatura (TvT ou RoR)

Grande abraço, 

Igor 

• Like 5

LUW    751
Em 18/05/2018 at 14:46, Burny disse:

Concordo plenamente que vai ser um teste interessante para a gente, mas que tem que ser interpretado dentro dos limites metodológicos (especialmente do n=1).

Indiscutivelmente que não poderá ser chamado de "científico", mas vai ser MUITO útil em termos de orientação geral sobre moedores especialmente para nós hobistas.

Freedom Force    139
12 horas atrás, Igor disse:

Salve pessoal, quanta notícia boa! Pelo visto só falta dois membros para receber os cafés.

Opa!

O meu acabou de chegar

Esperando combinar o dia pra abrir o pacotinho!

Até lá vou pré-ajustar os moedores pra desperdiçar o mínimo possível depois :D

• Like 2

Zatorne    1

Fico muito feliz de ter encontrado esse fórum enquanto decidia qual seria meu primeiro (e espero que último também) moedor. 

Estou bem interessado na comparação do Lido e Bravo Mini - antes de descobrir o fórum estava pensando em adquirir um Lido e-t porém o Mini parece ter uma regulagem menos "trabalhosa" (além de ser muito mais bonito)

• Like 1