Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta - Futuro das Compras Coletivas


Igor

Postagens recomendadas

Salve pessoal, tudo certo?

Em geral, seguindo com o roteiro dos últimos anos, o mês de abril costuma ter uma Compra Coletiva. Como vocês já estão observando, não movimentamos nada até agora. A razão é que temos novas ideias que gostaríamos de implementar nas futuras C.C. e gostaríamos de expor elas para vocês. Principalmente, gostaríamos de abrir em espaço para discussão, queremos escutar todos, afinal, a compra é coletiva!

Vamos direto ao ponto, dizendo quais são as duas mudanças mais substanciais que gostaríamos de propor. Em um segundo momento vamos explicar um pouco sobre as razões que nos levaram a propor essas alterações, explicando tudo com mais detalhes. São elas:

  1. Retornar às origens, fazendo a Compra Coletiva com cafés verdes somente!
  2. Alterar as datas das Compra Coletivas, a primeira C.C. de cada safra seria adiantada para setembro/outubro e pegaria os cafés das regiões que colhem primeiro (Sul de Minas, Bahia etc). A segunda Compra Coletiva de cada safra seria atrasada para janeiro/fevereiro, pegando os cafés de regiões que colhem mais tardiamente.

 

Retornar às origens, fazendo a Compra Coletiva com cafés verdes somente:

Vamos voltar um pouco no tempo para sustentar essa proposta. Quando assumi a organização da Compra Coletiva, no segundo semestre de 2014, tudo era feito na base de formulários e planilhas. Os pedidos não eram muitos e a quantidade de membros participantes era pequena. Para ilustrar, a primeira Compra Coletiva que organizei foi de 2 sacas e meia e teve a participação de 43 membros do CdC.

De 2014 para a 2º CC de 2017, tudo foi saindo um pouco do controle. A quantidade de café demandada foi aumentando e também a quantidade de membros participante. Para começar a dar conta do trabalho foi necessário abrir um site e automatizar a coleta dos pedidos. Além disso, não era mais possível fazer tudo sozinho e mais gente teve que entrar na parte da organização para ajudar. Isso tudo foi gerando custos maiores e o café foi ficando cada vez mais caro.

A última Compra Coletiva foi a maior de todas até agora. No total foram 13 sacas de café que compramos coletivamente, isso resulta em 780kg de café verde. Desse total, destinamos mais de 240kg para torrar, entre desenvolvimento de perfil e pedidos. O trabalho foi gigantesco e ficamos praticamente um mês inteiro trabalhando quase que exclusivamente com isso.

Para que tenham ideia da magnitude do que foi a 2ª Compra Coletiva de 2017, vamos abrir ela em alguns números. Para não sobrecarregar o tópico, vou postar um link com um resumo de alguns números: https://docs.google.com/spreadsheets/u/1/d/e/2PACX-1vQyxH_jNhTYkCOhVLsA2vbnqQdDgxlszKDw7oVc6s1gZRalYbHDYvxHTH5il1KHxeqfVxyT48Mm2oFS/pubhtml?gid=0&single=true

Gostaríamos que vocês observassem o montante que foi movimentado e também o que resultou para a gente após aquele trabalhão todo (quem acompanhou o tópico lembra do que estamos falando). Ressaltamos que nossa ideia nunca foi que a Compra Coletiva fosse lucrativa, sempre trabalhamos com as menores margens possíveis, afinal, a ideia da Compra Coletiva é difundir a cultura da torra doméstica pelo Brasil e levar bons cafés torrados a preços acessíveis, não dar lucro. Entretanto, em vista da magnitude que tudo tomou, não é mais sustentável manter a estrutura toda da forma como está. Mesmo que não fiquemos no negativo, o que sobra não cobre nossas horas trabalhadas. Muito menos nos dá segurança para cobrir eventuais riscos que assumimos ao pagar a maioria dos cafés adiantados com nossa grana (por exemplo, se houver muita desistência de compra e ficarmos com café encalhado ou se acontecer algo com algum dos cafés na nossa posse). 

Sobre as horas trabalhadas, o que mais onera é logística necessária para fracionamento e envio do café torrado. Esse trabalho para fracionar o café torrado o mais rápido possível e enviá-los é enorme! Vejam que nem estamos falando da parte de torrar o café, isso dá muito trabalho também, mas pode ser facilmente ser terceirizado (como já foi feito em outras duas ocasiões). Estamos comentando sobre a dificuldade e enorme responsabilidade de manusear o café torrado, que a cada segundo que passa sem chegar na casa de vocês envelhece um pouco mais.

Pensando nisso, conseguimos ver três possíveis caminhos:

  1. Aumentar mais os custos, a fim de que o montante final resultante fosse o suficiente para pagar, no mínimo, as nossas horas trabalhadas.
  2. Acabar com a Compra Coletiva do CdC nacional e incentivar, compartilhando os contatos que temos, mini compra coletivas regionais.
  3. Manter uma Compra Coletiva centralizada e acabar com o café torrado, retornando assim às origens das CC.

Não achamos que o primeiro caminho seja a solução, uma vez que isso não estaria de acordo com a filosofia toda por trás da Compra Coletiva.

Ao mesmo tempo, também não acreditamos que o segundo caminho seja a solução neste momento, apesar de apostarmos fortemente que a regionalização das CC seja uma boa solução no futuro quando a cultura da torra doméstica estiver mais difundida Brasil afora.

Desta forma, o que resta neste momento é propor o retorno de Compras Coletivas com somente cafés verdes. O que me dizem?

Alterar as datas das Compra Coletivas:

A principal motivação para propor essa mudança é tirar a Compra Coletiva do mês de dezembro. Essa época festiva é terrível para esperar uma encomenda pelos Correios, todos sabem.

Agora a grande pergunta é: Por que não fizemos isso antes?

Bem, até pouco tempo atrás acreditávamos que os melhores cafés eram colhidos tardiamente e que só teria café TOP pra comprar no mês de novembro/dezembro. Acontece que rodando mais regiões e conversando com mais produtores, vimos que não é bem assim. É possível sim comprar excelentes cafés logo no início da safra. Hoje temos contatos para isso, coisa que não tínhamos antes, e estamos confiantes que podemos fazer uma Compra Coletiva espetacular logo em setembro/outubro.

O que acham? Todos concordando, adiamos a próxima Compra Coletiva para Setembro/Outubro.

E tem um detalhe importante que estava quase esquecendo de comentar também. Nós fomos expulsos do local onde estávamos operando nas épocas de Compra Coletiva.... ehehehhee... a última compra coletiva fez uma bagunça grande demais e botaram a gente pra correr. Precisamos achar um canto novo pra armazenar os cafés e fracionar tudo, kkkkkk... Até setembro conseguimos um local novo!

Grande abraço,

Igor

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novato e não participei das compras coletivas ainda, vim aqui somente para parabenizar pela organização fantástica, pela honestidade e filosofia.

Participarei das próximas!

Não vejo problema com o café verde, uma ideia pode ser a compra centralizada e a torra regional, acho que acaba atendendo todo mundo. No limite, os torradores regionais poderiam virar hubs de entrega dos cafés verde também, facilitando toda a operação. Faz sentido?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Igor!

Concordo com todas as suas proposições, desde que tenhamos garantida a CC com

a qualidade sobejamente conhecida.

;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, tem a minha concordância em trabalhar só com verde.

Posso torrar o da equipe de Uberlândia e região aqui.

Abraços.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim tá bom, sempre só comprei verde mesmo.
E quanto as datas por mim tranquilo, ainda tenho uns 3 kilos que aguenta até la

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, meio sumido do forum e acabei não parcipando da ultima compra coletiva, mas concordo com as poderações do Igor.

Por mim tudo bem pelas alterações das datas e por ser compra só de café verde.

Na próxima com certeza vou participar.

ABCS  a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz com a posição de vocês de colocar as mudanças como proposições e discuti-las no fórum.

Acho que entregar só o café verde vai mesmo reduzir drasticamente o trabalho de manipulação e aumentar a capacidade de entregar café. Acho também que seria interessante vocês pensarem no caminho número 1 mesmo mantendo a entrega apenas de café verde, afinal trabalho é trabalho.

Nós aqui do Rio podíamos procurar um hub local de torra pra ser parceiro nessa empreitada em todas as compras coletivas. Cafuné, Colab... Alguém com torrador parrudo e que se dispusesse a pesquisar perfis de torra adequados ou deixar outra pessoa fazer essa pesquisa no equipamento deles. Será que vamos encontrar essa disponibilidade?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, carlos eduardo disse:

Eu sempre comprei torrado , é  uma pena.

Amigo Igor, achei importante e compreensível o seu relato e imagino a dureza que não deve ser para organizar essas compras coletivas.

No entanto, acredito que mesmo sendo uma fração menor, os cafés torrados representam uma grande oportunidade para aqueles que não costumam torrar café em casa (que representam a grande maioria dos foristas, não necessariamente dos compradores atuais) e, provavelmente, o maior potencial de crescimento do grupo da compra coletiva.

Cito como exemplo o caso do pessoal aqui de Recife que não entrou na primeira C.C. e a partir do surgimento da venda dos cafés torrados iniciou e cresceu sua participação, cuja expansão só não foi maior por conta da dificuldade de entrega através de transportadora aqui no Nordeste, por razões relativas ao risco de serem paradas pela fiscalização.

Dito isto, apesar de ter comprado mais café cru do que torrado na última C.C., vislumbro uma queda considerável na participação de novos e antigos interessados desse tão aguardado evento, por conta da dificuldade natural de encontrar quem possa torrar os cafés com um certo grau de satisfação dos consumidores, bem como a elevação dos custos finais que outros tantos terão que suportar para poderem usufruir dos seus cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor e Luís, acho a proposta boa, e se tem como continuar as CCs assim seria ótimo. Vi o trabalho que vcs tem com as CCs, e mesmo com tudo mundo elogiando o seu trabalho, creio que muitos não podem imaginar o idealismo e o tempo que vcs injetam nas CCs.

Sobre os torrados, vale a pena lembrar que a torrefação do Igor e Luís (a Roast de BH) já começou a funcionar e que os cafés deles são muito bons e com ótimo custo-benefício. É uma ótima alternativa para os torrados da CC!

Abçs, Burny 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a venda só de crus (verde).  Talvez algum ou alguns membros se disponham a trabalhar com a torrefação para satisfazer a todos membros do grupo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que focar no verde e adicionar algo mais pro trabalho de vocês é muito justo. Como a ideia é compra coletiva de café verde, que não é fácil de encontrar pra usuários domésticos como nós, torrar deveria ser segundo plano ou então totalmente comercial para justificar seu tempo.

Eu ainda compro e torro, mas se na próxima não estiver animado em torrar ou não tiver onde torrar, fico sem!

Comprar em colheitas diferentes também é muito legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que muitos que compraram cafés torrados devem estar tendo um fincão no coração ao lerem as propostas pois, por um motivo ou outro, não terem condições de torrar os cafés verdes! Porem, está ai uma grande oportunidade de se juntarem regionalmente falando para se organizarem em micro torras coletivas! Creio que devem ter torradores de plantão esperando o hora de ganhar uma grana torrando cafés da CC! Também teremos a opção da Roast Cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Totalmente válido continuar somente com o café verde. Talvez uma outra ideia seria fazer a CC de café verde como vocês propuseram agora, e depois de tudo concluído realizar a venda coletiva de café torrado, porém a um custo comercial para que vocês tenham um melhor retorno, já que esta parece ser a parte mais trabalhosa.

Inclusive não deixem de avaliar o risco fiscal/contábil por fazer essa operação sem emissão de NF. Se logo não vai ser necessário abrir um CNPJ, ao menos um MEI (custo baixíssimo), se é que se enquadra neste ramo de atividade.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de acordo com a venda do café apenas verde, uma vez que todos nós acompanhamos o imenso trabalho de logística. Desde a época da Compra Coletiva eu vinha afirmando que deveria haver um acréscimo para justificar as horas de trabalho dos organizadores. Vender somente verde vai nos fomentar a procurar parceiros locais para torrar. E para quem quiser muito os cafés torrados, como já mencionado, vai existir a Roast. Lá poderemos pagar um valor muito justo e recompensar vocês da devida forma.

E concordo também em deixar a próxima CC para setembro/outubro. Dezembro gerava muita frustração com as entregas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EduardoAlemao

Acho que não é bem assim não. O Luis e Igor tem que responder isso, mas acho que a Roast vai ter outros cafés (incl. já tem) da CC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De todos os cafés que eu já comprei em cafeterias e sites por ai a fora, sem dúvidas os da CC me agradaram mais que a maioria. Na cidade onde eu trabalho, tem um rapaz que pode até torrar, mas com absoluta certeza, por todo o carinho que vcs garimpam os cafés para nós aqui do fórum, eu não vejo (falo por mim) em pagar a mais os cafés da CC torrados através da ROAST (claro, se isso depois de toda a discussão que estamos tendo, for uma opção). De maneira alguma, creio que nenhum dos foristas querem que vocês não tenham um ganho por todo trabalho que fazem.

Vamos acompanhando!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=6306]EduardoAlemao[/mention]
Acho que não é bem assim não. O Luis e Igor tem que responder isso, mas acho que a Roast vai ter outros cafés (incl. já tem) da CC. 
Veja que nao foi uma crítica minha, e sim um lampejo de esperança para nao perder os cafés da cc, visto q nao tenho como torrar.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei um pouco triste, vejam, já ouvi muito aqui da CC, e tinha vontade de conhecer. Mas ainda estou engatinhando, aprendendo com vocês, e não sei ainda se algum dia vou ter condições de torrar.

Talvez se desejasse incentivar a torra doméstica, mas me parece que se atingiu um alvo bem maior, que foi promover o reconhecimento da qualidade da nossa produção nacional, com tudo de bom que isso traz a reboque...

Na verdade, eu sei que as coisas tem custos. e não me importo em pagar um preço justo pelo trabalho das pessoas. Se me permitem uma sugestão... Observando por um terceiro ponto de vista: "Aumentar mais os custos, a fim de que o montante final resultante fosse o suficiente para pagar, no mínimo, as nossas horas trabalhadas." pode ser a consequência de se perceber a existência de demanda por algo que, na verdade é um hobby para quem pratica/produz. Nada melhor do que trabalhar no que se tem (perdoem a expressão) "tesão" de se fazer.

Mas enfim... se o caminho for

16 hours ago, Igor said:

Manter uma Compra Coletiva centralizada e acabar com o café torrado, retornando assim às origens das CC.

RioZebra, sem querer, propôs uma mescla desta idéia com a de "mini compra coletivas regionais.":

11 hours ago, riozebratubo said:

Nós aqui do Rio podíamos procurar um hub local de torra pra ser parceiro nessa empreitada em todas as compras coletivas. Cafuné, Colab... Alguém com torrador parrudo e que se dispusesse a pesquisar perfis de torra adequados ou deixar outra pessoa fazer essa pesquisa no equipamento deles. Será que vamos encontrar essa disponibilidade?

 Concluindo: Pergunto se haveria possibilidade  de se organizar, nas CC,  terceirizações regionais da torra, nos moldes proposto por

14 hours ago, Fogo ruivo said:

Igor, tem a minha concordância em trabalhar só com verde.

Posso torrar o da equipe de Uberlândia e região aqui.

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só compro torrado, então eu voto de passar a data da CC para setembro/outubro.

Dado que estamos discutindo a triste possibilidade de encerrar a CC com cafés torrados, porque não mantém pelo menos 1x ao ano?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 - Concordo em manter somente grãos verdes, resgatando e incentivando a torra doméstica.

Posso imaginar o quanto é difícil organizar, ainda mais, tendo que torrar. Quanto as datas, acredito ser viável mudar   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu comecei a torrar café justamente porque não conseguia achar café torrado razoável em Maceió/AL.

Minha preocupação é ficar sem uma fonte confiável de café de qualidade. Até por isso venho mantendo um estoque meio grande de grãos verdes - me permite ficar até dezembro sem comprar, se necessário.

Assim, a solução proposta é boa para mim. Como o Carlos Vasconcelos @tencelcal tá querendo montar uma micro torrefação por aqui, creio que em médio prazo conseguiremos obter café direto dos produtores. Entretanto, sem a CC hoje, seria complicado obter os cafés de qualidade que estou torrando. Exemplo é o Mokinha, que eu tenho certeza que nunca ia conseguir obter por minha própria conta, em razão das diversas variáveis envolvidas.

Por isso, e também por discordar da asserção de que "Mesmo que não fiquemos no negativo, o que sobra não cobre nossas horas trabalhadas" (se não cobre as horas trabalhadas, você ficou no negativo!) entendo que deve ser sim adicionado o custo do trabalho que deu para preparar tudo. Soma as horas totais, coloca o preço da MDO por hora, rateia pelos quilos de café vendidos e eu topo pagar tranquilo. Eu não sei o tamanho do trabalho, mas como faço coisas do tipo sou capaz de imaginar a dor de cabeça e o stress que é.

Esses considerandos todos pra dizer que voto pela continuidade da CC, com cafés verdes mesmo, que me atende, e topo pagar pelo tempo gasto para fazer o trabalho.

Abraço e bola pra frente!

9BB30ABE-BBCE-4CD6-AD39-FEE7E357048E.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho pouco tempo no fórum e comecei a participar principalmente por conta das torras domésticas com o mesmo motivo que o @Miguel_AL já citou: disponibilidade de cafés de qualidade aqui em Maceió. Isso tomou proporções tão grandes (amigos, parentes...) que eu com as limitações do forninho não consegui dar conta, inclusive estou fazendo um esforço pra não acabar meu estoque da CC 2/2017. Então junto com um amigo estamos montando uma micro torrefação.

Acho super válida a ideia de manter a venda dos cafés verdes, pois se trata de uma oportunidade única para quem faz torras domésticas ter café de extrema qualidade, principalmente quem mora longe da região produtora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Igor

Primeiro, parabéns pelo ótimo trabalho.

Concordo com a compra de apenas café verde. Regionalizar a torra seria uma ótima idéia.

Eu não participei das últimascompras coletivas por um motivo bem simples: Compro um café, torro e não gosto. Tudo bem, dou de presente para alguém. Torro e gosto - quero mais, mas a lote já foi vendido. Isto ocorreu realmente.

Por isto, prefiro solicitar amostra de fornecedores, experimentar e o que gostei compro um estoque que dure até a próxima safra.

Compra coletiva de amostras?

Abs,

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Igor

Primeiro, parabéns pelo ótimo trabalho.

Concordo com a compra de apenas café verde. Regionalizar a torra seria uma ótima idéia.

Eu não participei das últimas compras coletivas por um motivo bem simples: Compro um café, torro e não gosto. Tudo bem, dou de presente para alguém. Torro e gosto - quero mais, mas a lote já foi vendido. Isto ocorreu realmente.

Por isto, prefiro solicitar amostra de fornecedores, experimentar e o que gostei compro um estoque que dure até a próxima safra.

Compra coletiva de amostras?

Abs,

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, participei da última compra coletiva que estava acontecendo bem no momento que chegava ao fórum completamente perdido, você foi quem me chamou a atenção para aproveitar a CC e conseguir uns ótimos cafés, que acabaram semana passada e que já sinto muita falta. Quando eu cheguei no fórum e comecei a ler tudo que conseguia me deparei com a questão da torra e meu pensamento foi de "ah, aí já é demais, não tenho interesse em torrar café", hoje é algo que já comecei a mudar, já penso que um dia num futuro não imediato, mas não tão distante, talvez se eu tiver condições anime de aprender e me aventurar nas torras. Dito isso, no momento a venda apenas de cafés verdes impossibilitaria minha participação e a ideia de um torrador regional é inviável na região que vivo, desconheço outro forista aqui da região, o comércio de cafés especiais aqui recém começa a se apresentar, mesmo assim as poucas lojas que tem disponível estão em um nível de conhecimento muito abaixo do básico, imagine então em questão de torra nos níveis que estamos falando aqui. No entanto, ao analisar os números que você apresentou fiquei muito surpreso com o resultado, porque acompanhei o baita trabalho que vocês tiveram e entendo que nos moldes da última CC fique inviável trabalhar também com os torrados. Acho que vocês tem que fazer o que for melhor para vocês de forma que seja possível manter a prática da CC, se isso significa trabalhar apenas com café verde, que seja, nos adaptaremos, quem puder organizar torras reginais como proposto, ótimo, se tiver disponibilidade para a roast ou outra torrefação fazer esse papel e encaminhar os cafés para aqueles, como eu, que não tem acesso a primeira alternativa, ótimo. Se acharem que dá para trabalhar com torrado, desde que remunerando justamente vocês, ótimo também. Quanto a data da próxima CC, se fosse agora eu estaria muito feliz hahaha, mas não vou opinar porque isso de safra e talz está muito além do meu conhecimento básico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a maneira mais viável pra vcs for continuar só com verde, sem problemas

De repente um terceiro pode fazer essa parte da torra, cobrando valores que julgar adequado e tal

O importante é a CC continuar acontecendo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...