Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta - Futuro das Compras Coletivas


Igor

Postagens recomendadas

Pra mim o que vier está bom, o trabalho do Igor e equipe é excepcional, tenho preguiça de torrar mas não me importaria em comprar somente cafés verdes, o importante é continuar com a CC :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100% de acordo Igor.

A compra coletiva sempre esteve intimamente ligada à torra doméstica, surgiu na (micro)comunidade de torradores domésticos do CdC justamente para suprir a demanda de matéria prima fracionada num mercado onde a oferta é praticamente nula no Brasil. Apesar de não fazer parte da organização, eu pessoalmente acho que o esforço e dedicação para viabilizar as CCs só se justifica nesses moldes, caso contrário vocês estarão operando uma torrefação que não dá lucro, o que não faz nenhum sentido na minha opinião.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.
Pena que estou um pouco longe de todos, tenho um torrador que modifiquei aqui para ele torrar mais com ar quente ( convecção ) do que com contato ( condução).
Ele tem controle de temperatura com precisão de décimos de grau Celsius na massa e de grau em grau no ar.
Ele torra de 10 até 25 kg, é um atila, torro com 3 botijões de gás p13 com controle da pressão de gás para repetir e controlar a torra.
Gosto muito do que faço, e caso o cliente que vendi um café semana passada goste do café. Posso até experimentar em vender a um preço bem acessível (25,00/kg torrado e empacotado à vácuo sem moer ) numa torra especifica para os membros do clube para avaliarem.
Minha familia em MG já foi ganhadora de varios concursos de café, 1º e 8º CUP OF EXCELENCE em 2000, Illy em 5º 2.002, Emater MG varias vezes

 
1º Lugar no concurso da BSCA 2.000 e Julia Faria em 8º Lugar. O mais importante concurso de Café do Brasil.
 
5º Lugar no concurso da Illy em 2.002 e
Varias vezes ficou entre os 50 colocados da Illy
 
Concurso Emater Região Montanhas de Minas José Rocha ( outro cunhado casado com Zelia Faria ) é 1º Lugar em 2.011, minha sogra Ceci Maria de Faria ficou em 5º Lugar
 
2.016 José Rocha ficou em 2º lugar no concurso Emater Região Montanhas de Minas
 
http://blog.trocodocafe.com.br/saiba-mais-sobre-o-cafe-da-familia-faria/
Varios outros vizinhos que são parentes seguiram junto fazendo cafés de qualidade.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2018 at 00:24, carlos eduardo disse:

Eu sempre comprei torrado , é  uma pena.

Por outro lado, como o Igor e o Luis lançaram a Roast ... continuaremos a ter o produto da melhor qualidade ali.

Existe um meio termo? Por exemplo: poderiam despachar o verde e cobrar um pouco mais pelos torrados e despachar depois de se livrarem dos verdes? Ou abrir uma janelinha temporária na Roast para encomenda resultante da CC?

De outro lado, será que alguém do Rio não disponibiliza a fazer as torras? Vi comentário nesse sentido, e seria bem interessante regionalizarmos as torras, bem interessante.

Igor, estou de acordo com a alteração das datas e com a CC somente de cafés verdes, embora também ache uma pena perder os torrados por vocês, eu comprava os dois.

Sem a boa vontade da turma nem haveria CC.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa....

Hoje só compro torrado, cheguei a participar de um CC de café verde, mas como não consegui bons resultados desanimei e não sei se pretendo voltar a tentar torrar em futuro próximo.

Não é justo com os organizadores o trabalho todo não ser renumerado, eu aceitaria sem problema algum pagar a mais para continuar a ter esses ótimos cafés da CC.

Mas o que é, é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue trilha sonora para leitura do post: 

 

Eu acredito que a CC deveria continuar centralizada, foi a ideia inicial e ainda é o mais difícil do consumidor final conseguir, comprar grãos verdes de qualidade em pouca quantidade e preço acessível. A CC viabiliza isso, acho que 99% dos usuários não poderiam comprar 1 saca de café, mesmo se regionalizar a CC, dificilmente teríamos na mesma região 2 ou 3 sacas diferentes!

Em um cenário ideal, a compra permaneceria centralizada facilitando a negociação com o produtor, com despacho regionalizado, em eventos agendados para retirada dos grão, quem sabe algum workshop, e como pulo do gato, a viabilidade de torrar no evento, tanto em cada um levando o seu forninho/pipoqueira e trocando experiencia e se ajudando ou um ou mais torradores (1, 2, 5 kg..) realizando o serviço de torra e cobrando pelo seu serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho uma ótima o retorno às origens. Menos trabalho e foco no que importa, que é adquirir excelentes cafés que nunca teríamos condição de ter acesso sozinhos a um preço razoável (tem que ter um pequeno lucro sim, senão fica desestimulante demais).

Os cafés da roast são excelentes. Nível daqueles que obtínhamos da origem (cafés especiais). Quem era do fórum nessa época vai se lembrar. Sugiro que o quanto antes abram o site para venda dos torrados porque os que tive oportunidade de tomar são imperdíveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com voltar a CC as origens! Somente na última eu comprei os cafés já torrados.... gostei bastante mas realmente percebo q o trabalho p o Igor e equipe fica demais....A sugestão é manter a compra nacional só com café verde e empresa deles oferecer os cafés torrados... 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu interesse na compra coletiva sempre foi café verde. Afinal, café torrado eu já podia comprar antes, das várias lojas online.

Pra quem comprou apenas café torrado porque acha que torrar café é coisa do outro mundo, aconselhor dar uma lida nos tópicos do fórum sobre torra. Uma pipoqueira e um dimmer já é material suficiente para fazer ótimas torras e sempre ter café fresco. Tem que ter alguma paciência, mas imagino que vários aqui tenham.

Resumindo, para mim as propostas funcionam bem. Faltou talvez mais propaganda da torrefação nova do Igor. Tem site? Qual o link?

Enfim, Igor, espero que você continue com o ótimo trabalho que vem prestando. Não tinha me tocado que já estávamos comprando quase uma tonelada de café por compra.

[]s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor e Luiz Paulo, 

 

parabéns por terem trazido a CC até aqui. Até hoje ainda não me aventurei nas torras, mas pretendo fazer isso em algum momento. Quando busquei os cafés da última CC com vcs pude ter uma noção do esforço de vcs e da razão porquê foram expulsos QG onde tudo estava guardado...rsrs

Faz muito sentido organizar as CC de acordo com as colheitas, como também o faz a possibilidade de se criar hubs regionais para fazer as torras.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não faço minhas torras, mas pretendo fazê-lo mais pra frente.

Certamente a torra e distribuição do café torrado é grande parte do trabalho, mas isso pode ser uma oportunidade de remunerá-los pelo que fazem, mantendo a CC dos verdes a preços mais baixos, financiados, em parte, pela venda dos cafés torrados.

De toda forma, parabéns pelo trabalho. Que seja encontrada uma forma de as CC continuarem e se expandirem.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal,

obrigado pelo retorno de vocês!!

O que mais foi comentado é a possibilidade de regionalizar as torras!! Essa é uma ideia que nos agrada muito. Podemos realmente pensar num formato de C.C. onde isso seja possível. Ainda é uma ideia em gestação, mas poderia funcionar da seguinte forma:

  1. Abrimos uma chamada para que torrefações ou colegas foristas que estejam afim de torrar para a galera se inscrevam para participar da torra coletiva dos cafés;
  2. Mandamos amostras dos cafés pré-selecionados para que ocorra aquela seleção coletiva nas cidades que forem participar da torra coletiva;
  3. Uma vez que os cafés forem selecionados, abrimos uma chamada para que os pedidos sejam realizados. Isso deve ocorrer antes da gente fechar a quantidade de cada café que vamos comprar junto aos produtores. Talvez seja necessário colocar um pedido mínimo, tipo 30kg por cada café para justificar o trabalho.
  4. Mandamos os cafés verdes solicitados sem o adicional da taxa de manutenção. Entraria de custo somente o frete do café verde pra nossa localização (que por padrão tem sido um acréscimo de R$2,00 por kg) e o frete para a localização dos interessados.
  5. Cada local torra seu café e cobra o valor que quiser/achar justo.

É só um esboço de uma ideia em gestação, mas o que acham? Desta forma os colegas que não torram teriam a oportunidade de provar os cafés da C.C torrados. Além disso a regionalização das torras reduz os custos e divide o trabalho de torrar e despachar, deixando a gente responsável somente pela distribuição do café verde.

E pelo visto todos estão de acordo com a mudança das datas, ótimo!

Pra finalizar, sobre a ROAST Cafés, já que isso foi levantado por aqui. A nossa torrefação é um projeto paralelo que eu e o Luís estamos trabalhando. Apesar de termos nos apropriado de alguns princípios da CC e de estarmos nesses dois projetos simultaneamente, gostaríamos de manter as coisas um pouco separadas. Em breve vamos abrir um tópico a parte comentando sobre a ROAST Cafés por aqui.

Att,

Igor

 

 

 

 

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora acho a ideia dos hubs regionais de torra muito legal, tenho dúvidas que isso vai funcionar, simplesmente porque vai ser difícil achar alguém tão entusiasmado (ou altruísta... ou maluco rsrs) como vcs em investir tanto tempo e trabalho em torrar café com pouca remuneração para os colegas do clube. Outra questão é a qualidade da torra ... dúvidas graves que seria no mesmo nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, a ideia não é essa.

Estamos propondo uma abertura da Compra Coletiva para qualquer torrefação ou membro do clube que esteja interessado em torrar os cafés selecionados. O valor final do café torrado, forma de envio (se for necessária), margem, embalagem e todos os outros detalhes serão de responsabilidade da torrefação ou do membro. A Compra Coletiva não vai ter interferência sobre isso.

A ideia no fim é terceirizar a parte toda da torra: torrar, fracionar, enviar etc. Desta forma, a Compra Coletiva ficaría encarregada somente pela seleção dos cafés verdes, fracionamento para os membros e envio das encomendas.

Att,

Igor

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cheguei tarde para opinar, acredito que sejamos voto vencido; os compradores de cafés torrados da CC.

Em mais de três anos de fórum, os cafés da Terroá e os da compra coletiva sem dúvida foram marcantes na minha humilde caminhada. Pessoalmente gostaria que os torrados continuassem.

Imagino que seja uma nova e interessante fase essa torra descentralizada ou terceirizada. Haverá surpresas agradáveis e talvez desagradáveis porém administrar tais conflitos será um aprendizado. Será até engraçado... Um participante poderá fazer um bem bolado com outro participante de outra região e escolher um torrefador de sua preferência. Não é?

De modo que deparar-se com dificuldades cuja origem é um grande sucesso é café pequeno. O fim da CC isso sim seria uma tragédia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Concordo com todas as proposições do Igor, até por que, a meu ver, faz muito mais sentido a compra coletiva de cafés verdes, já que ela ocorre apenas duas vezes por ano e, deste modo, são compras de grandes quantidades de café, o que para torrado é um problema devido à deterioração do café.

Bem melhores as datas, sem dúvida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, pelo que conheço de vcs, sei que vcs não trariam a questão à baila se não estivessem no limite do possível. 

Realmente a essência da CC sempre foi dar acesso aos membros do CdC a bons cafés verdes, a um custo excelente, como tem ocorrido.

Então minha sugestão, endossando outros colegas, seria voltar às origens na CC e que, após despacho dos verdes, a Roast oferecesse os mesmos cafés torrados pra quem quiser.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • Igor locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...