Ir para conteúdo

Compra de café em Salvador


Marcos Sampaio

Postagens recomendadas

Pessoal,

Sou novato aqui no fórum e no mundo dos cafés. Gostaria de saber de lojas físicas onde se pode comprar cafés especiais em grão com torra recente em Salvador. Conheço os locais listados abaixo, mas as torras mais recentes geralmente têm mais de 30 dias. Tenho olhado diversos sites que vendem online, mas na maioria dos casos a entrega pode levar 15 dias úteis. O normal é isso mesmo e eu vou ter que aprender a torrar meu café?  :(

  1. Latitude 13 (Mercado do Rio Vermelho - Ceasinha)
  2. Feito a grão (Itaigara e Salvador Shopping)
  3. Luca cafés especiais (Salvador Shopping)
  4. Perini (Pituba, Vasco da Gama, Graça)

Coloquei as lojas em ordem crescente de tempo de torra. Na Perini é fácil encontrar café com 6 meses de torra.

@Flaze, como você faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, morei em Salvador por uns anos. Atualmente moro em minha terra natal, Sergipe.

Realmente não temos outras opções. Pelo menos eu desconheço. O latitude 13 do ceasinha deixa bastante a desejar , pois as funcionárias não tem a menor ideia da data da torra daqueles cafés que ficam nos tubos expostos. Eles tem um torrador Átila parado no estabelecimento.

No Lucca café e no Feito a Grão (Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Barra) você tem que dar sorte, mas não é incomum achar torras de 15 dias. Eu iria nesses 2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um bizu que fazia antes de torrar era conseguir na amizade em cafeterias, conversava se eles estavam com alguma torra fresca e comprava. Lembro que comprei uma vez na Bahia um Latitude 13 com menos de 1 mês de torra, mas realmente é bem complicado. Aqui em Maceió eu desisti porque não tinha nem a "data de fabricação" ou quando tinha já tinha mais de 3 ou 4 meses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

Pessoal,

Sou novato aqui no fórum e no mundo dos cafés. Gostaria de saber de lojas físicas onde se pode comprar cafés especiais em grão com torra recente em Salvador. Conheço os locais listados abaixo, mas as torras mais recentes geralmente têm mais de 30 dias. Tenho olhado diversos sites que vendem online, mas na maioria dos casos a entrega pode levar 15 dias úteis. O normal é isso mesmo e eu vou ter que aprender a torrar meu café?  :(

  1. Latitude 13 (Mercado do Rio Vermelho - Ceasinha)
  2. Feito a grão (Itaigara e Salvador Shopping)
  3. Luca cafés especiais (Salvador Shopping)
  4. Perini (Pituba, Vasco da Gama, Graça)

Coloquei as lojas em ordem crescente de tempo de torra. Na Perini é fácil encontrar café com 6 meses de torra.

@Flaze, como você faz?

Fala meu caro! 

Os grãos do Feito a Grão são ótimos e lá na loja da Pituba eles torram de 15 em 15 dias. Lá eu sempre encontro torra nova. Na Latitude 13 eu consigo encontrar grãos novos de maneira relativamente comum. O que ultimamente a Latitude 13 vem deixando a desejar é a torra inconsistente: um lote vem torra média correta e em outro lote vem torra passada do ponto. Mas no geral os grãos da embalagem rosa e da embalagem verde servem bons espressos. 

No Lucca eu nunca encontrei grão novo, infelizmente, pois tem colegas daqui do fórum que já compraram grãos deles em outras filiais do Brasil e foram bem falados. 

Na perini também nunca encontrei grão novo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que tenho feito: comprar grãos em quantidade com torrefadores de outros estados e congelar. Eu percebi que as características sensoriais são preservadas por até 3 a 4 meses. A última vez que eu comprei foi o Seleção do Mario, o grão Irmãos Briosque. Comprei 4 quilos. Rsrsrsrsrsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flaze, eu estava desconfiado dessa torra inconsistente do Latitude 13, sentindo o sabor diferente nas variedades "Ibicoara" e "Moka", que ficam nos tubos, mas pensei que poderia ser barbeiragem minha ao fazer o café. Sobre o tempo de torra, às vezes encontro de uma semana, outras vezes de 5 semanas.

Sobre a loja Feito a Grão da Pituba, você se refere àquela no Itaigara? (vide mapa)

Quanto ao congelamento, preciso estudar esse assunto. Já vi opiniões bem divergentes a respeito.

@tencelcal, eu sempre pergunto a data da torra, mas várias vezes os funcionários nem sabem do que estou falando [emoji4].

@helderbarreto, aparentemente a situação permanece igual.

Obrigado pelas dicas, pessoal

Editado por Marcos Sampaio
Mensagem truncada
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a fazer experimentações com grãos congelados depois de 10 dias de torrados, retirados do congelador 1 mês e meio depois do congelamento, comparando com o grão semelhante com 10 dias de torra e que nunca foi congelado. Na real, não consegui perceber diferença. Testei no espresso e no coado, inclusive ainda era capaz de ver o Bloom no coado usando o grão congelado. Tem uns vídeos interessantes sobre isso no YouTube. Para mim o segredo é não deixar o grão fora do congelador depois de congelado. Mas voltemos ao tópico, vou observar melhor ele.

 

Abraços! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Fala meu caro! 
Os grãos do Feito a Grão são ótimos e lá na loja da Pituba eles torram de 15 em 15 dias. Lá eu sempre encontro torra nova. Na Latitude 13 eu consigo encontrar grãos novos de maneira relativamente comum. O que ultimamente a Latitude 13 vem deixando a desejar é a torra inconsistente: um lote vem torra média correta e em outro lote vem torra passada do ponto. Mas no geral os grãos da embalagem rosa e da embalagem verde servem bons espressos. 
No Lucca eu nunca encontrei grão novo, infelizmente, pois tem colegas daqui do fórum que já compraram grãos deles em outras filiais do Brasil e foram bem falados. 
Na perini também nunca encontrei grão novo. 


E vocês têm recomendação de cafeteria em salvador pra que tá só de passagem?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Jano. Eu recomendo a Feito a grão que fica dentro da Livraria Saraiva do Salvador Shopping. Eles usam um blend para espresso e outras variedades de café para coados na prensa, V60 e Aeropress, como "Santo Antônio do Prado" e "Cordilheira do Caparaó". Tem um "Vista Alegre", mas ainda não dei a sorte de encontrar lá disponível. Prefiro essa loja específica por causa dos baristas, que sempre me indicam qual o café mais novo e com quem sempre converso sobre receitas, quando o movimento na loja não está grande.

Não indico outras porque, depois de frequentar o clube aqui e iniciar minha jornada no mundo dos cafés, passei a preferir tomar o café que eu mesmo faço. Só vou a uma cafeteria quando tenho certeza de que a chance de tomar um bom café é alta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jano disse:

 


E vocês têm recomendação de cafeteria em salvador pra que tá só de passagem?

 

Fala meu caro! 

Eu gosto da cafeteira Feito a Grão na Pituba, Latitude 13 no mercado do Rio Vermelho, e atualmente a minha favorita é Cafeteria Lucca no Shopping Salvador. 

Abraços! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Alguém conhece a https://www.cafedostres.com/

ou outra micro-torrefação em Salvador? Logo uma viagem para lá, sempre gosto de procurar por cafés locais, de preferência origem única mas se não tiver outra opção vão os blends dessa aí mesmo pra experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Diga @FábioS.

Experimentei o café deles no Ravel, na v60. Achei mediano, porém a extração não estava das melhores também. A pessoa que torra é a Karla, eu sei que ela abre visitação para a torra, mas eu ainda não consegui aparecer lá para assistir e dar outra chance ao café.

Tenta falar com ela pelo Instagram!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update sobre o café dos três: 

Fiz um pedido de café do online, porém meus grãos acabaram antes do pedido chegar. Resolvi então ir na torrefação deles e comprar na fonte. A Karla, que é muito gente boa, havia acabado de torrar uma leva do café "Tria" (R$16,00). Estava cético, pois o café é um blend de cafés especiais e eu conseguia notar facilmente a diferença entre os grãos... Porém o café havia sido torrado na mesma tarde. Um crime nem testar.

No dia seguinte fiz o café na v60, a bebida ainda muito "brilhante" pela liberação intensa de CO2 pós torra, porém já com umas notas interessantes querendo aparecer. No segundo dia, repeti na v60, mas dessa vez ajustei um pouco a moagem e o resultado foi bem surpreendente. Café bem agradável, com notas frutadas puxadas para o amendoado. Na próxima vou tentar pegar o orgânico deles que é um pouco mais caro e vê o resultado. Só de tomar o um café com tão pouco tempo de torrado, já vale a compra. 

@FábioS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mrcoffeafox Provavelmente. Eu não consegui olhar o orgânico, mas desconfio que ele seja um single origin. Ela estava sozinha no momento e preparando vários pedidos, então não foi possível conversar tanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Sou argentino e fico vários meses ao ano la em SSA. E eu pensava que era coisa minha não poder dar com um torradeira lá na Bahia (eu acreditei que Salvador Bahia era sítio ideal pra procurar bom café local, né?) Agora comprendo que não sou só eu (estrangeiro) que tem essa dificuldade. Brigado gente, já sei que não adianta mais fazer essa busca em Salvador! Pena..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@regisassao nessa lista aparece uma cafeteria em um shopping perto de onde estarei hospedado. Talvez passe lá. Mesmo assim, para uma semana de estadia, levarei algum café moído de casa, para me garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria o mesmo. A lista não tem avaliações, nem veio de pessoas certificadas, ainda pode evoluir para um banco de dados com ranking, mas por enquanto é só uma tabela mesmo. O único bom indicador é que as contribuições vieram de pessoas que seguem um produtor de conteúdo em cafés, e pessoas que procuram torrefações já estão em outro nível de exigência, mas mesmo assim eu teria o meu backup.

Curiosidade: você não tem moedor manual para levar o café em grãos? Atualmente, meu plano é ter o meu K2 comigo em qualquer viagem, tão essencial quanto a escova de dente kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao não tenho moedor portátil decente. Em casa uso um Mimoso preso em uma bancada, e um Nuova Simonelli modificado.

Por enquanto não tenho intenção séria de comprar outro moedor. Tenho gostado de ler sobre esses que estão aparecendo, mas seria mais peso em uma bagagem que quero leve.

Minhas viagens têm sido curtas. Moer café recém torrado na véspera do embarque adianta para passar uma semana fora de casa, usando uma aeropress. Não levo máquina de espresso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante essa sua experiência… acho que vou até fazer um teste aqui em casa pra ver o que acho, mas nos últimos tempos parei de viajar, no máximo vou de carro pro sítio dos meus pais, aí fica fácil levar moedor. Mas quando eu era consultor também era obcecado por viajar o mais leve possível e sem despachar mala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Dei uma olhada no site e vi que eles tem um café do Ivan Santana. O Ivan Santana é quem forneceu o Vinhoso para o AKSA, que gostei muito. No entanto, não conheço a qualidade e consistência dessa Praiano Cafés.

Também reparei que esses cafés não foram avaliados por nenhum Q-Grader.

Mas tem uma foto de uma Stratto computadorizada no insta. Não é uma máquina barata, muita gente acaba sublocando horas pra torrar seus cafés, como o AKSA, mas no caso do Alexson eu já provei os cafés e acho que ele torra bem.

Acho que tem chances de ter um café bom nesse praiano, mas só provando. Pra você que está em Feira de Santana talvez valha a pena. Testa aí e conte pra nós ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pra quem é do Nordeste, está rolando uma compra coletiva no Diário de um Coffee Lover nesse exato momento com cafés torrados pelo Túlio, atual campeao brasileiro de torra, um encaixe que o Maycon fez ate para ajudar a financiar a viagem do Túlio pro Mundial.

 

Esses cafés sairao da Bahia, entao, o frete deve ser mais em conta pra quem ta por ai.

 

Sendo o atual campeao brasileiro, imagino que deve vir só cafezão. Mas o preço tambem vai ser na casa de 160 a 220 reais o kilo, tudo em pacote de 100g, e pelo que entendi vai ter café que ele vai levar pro Mundial, que devem ser esses de 220/kg.

 

Quem se interessar, entrem no instagram do Diário de um Coffee Lover que tem link na bio para as compras coletivas. Não vou passar aqui pois vira e mexe um grupo lota, outro abre vaga e o Maycon vai gerenciando isso la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...