Ir para conteúdo

Pesquisa de aceitação por café em torras claras.


Postagens recomendadas

Bom Dia

Somos uma torrefação de cafés a 28 anos no MT. E começamos a 9 anos a trabalhar com torras de cafés especiais
Temos origem em Manhuaçu-MG.
Já fiz vários cursos de avaliação e torras de café, mas o que realmente fez diferença, foram as buscas de informações na net.
Principalmente forum de Roasters Nordicos e Forum da SCAA.
Encontrei varias informações, que os caras que dão os cursos ( básicos segundo eles 1.800,00 ), não passam pois afirmavam que seria consultoria.
Mas isso não interessa mais.

Fizemos então no começo vários testes com as torras claras e quebramos a cara. Pois num município de 120 mil habitantes em 2009 no Norte de MT, quase ninguém queria tomar café sem açúcar. KKK
Aprendizado custa caro amigos. Então lá fomos nós com os testes com cafés mais escuros até conseguir esse tal ponto de equilíbrio ( satisfazer o mercado e vender café diferenciado ).
Ok.
Já vendemos em media 750 kg de café gourmet e outros 1.800 kg de café superior/mês para operadores de maquinas de café no estado.

Agora estou disposto a voltar com as torras claras, pois descobri aqui no clube, a maior concentração de apaixonados que querem tomar cafés sem açúcar KKKKK.

Comecei a semana inspirado e vou fazer 7 blends de torra e vender subsidiado à 15,00 por pacote de 500 gramas
O café e um frete subsidiado de 30 reais até os 3,5 kg de café.
 

Caso alguém se interessar manda um wats no meu celular 
066 9 9235 2475
Ou email cafesolo@terra.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais seriam os 7 blends? Qual característica ou torra?

Tenho interesse em testar também.

Este frete é via transportadora ou Correios?

Sobre o fórum, o pessoal aqui também dá muito valor para torra "fresca", e detesta ter que esperar encomenda dos Correios que "envelhecem" os cafés em uma ou duas semanas.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você torra café a um bom tempo e deve saber, mas não custa reforçar.

Torra clara, não necessariamente quer dizer torra suave, e etc. E nas torras claras ainda corre-se o risco de deixar o café crú.

Mas enfim, to dentro de experimentar isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal
 

Meu torrador é um atila que irei torrar lotes de 15 kg.
O controle de temperatura é bem exato pois ele reconhece uma casa depois da virgula.
Para a repetição da torra, pois para subir 1 grau no final das torras demora 15 segundos e este tempo influi nas características finais do café torrado.
O lote do grão é o mesmo para todos, as regulagens que trabalho com pressão de gás também.
Vai ser até interessante para o pessoal ajudar avaliar. Se ficar muito acido é porque poderia ser torrado mais lentamente diminuindo o fogo, para evaporar o acido cítrico. Ou ainda prolongando mais a torra trabalhando com uma temperatura final mais elevada. Desde que não acentue o amargor.
Caso amargue, coloque uma pequena pitada de açúcar ( + ou-  0,5 gramas ) que elimina esse amargor.
Os valores de temperatura final eu passo junto com os blends.
Gosto do meu serviço.
Se vocês gostam de café, vamos juntos, podem ter a certeza que pratico preços bem mais em conta do que irão encontrar nos cafés Gourmet no comercio em geral.
O faturamento de minha empresa não depende deste hobby.

Como estou no interior do Brasil o frete dos Correios não demora muito e é a melhor opção.
Semanas atras mandei aqui 3,4 kg de café para campinas e uma bomba ulka. Demorou 10 dias de Sinop para Campinas por PAC.
Abraços

Zezinho

Café Solo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Zezinho, ótimo discurso.

Com certeza você sabe a receita entre buscar uma acidez equilibrada e de passar ou faltar acidez e outras notas.

Minhas experiências em torras claras, são sempre entrando em temperaturas mais baixas, deixando assim um maior tempo de desenvolvimento e finalização de 1 a 1,5 minutos pós 1° crack.

Enfim, vamos lá. Vou te chamar ainda hoje.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafés preparados em sacas de 15 kg OK

8 torradas A SEGUIR

206 207 208 209 210 211 212 213

Vou ligar 10 kg de cada torrada
Vai sobrar uns 2.7 kg de cada torra

01 206-207°
02 207-209°
03 208-209°
04 208-211°
05 210-211°
06 210-213°
07 212-213°

Ai o pessoal escolhe os perfis
Olhei os posts do pessoal usando um aplicativo para facilitar postar as fotos
Um abraço
e78c8ee104a5182981c8faec93a6ed58.jpgc3cf8dd98db4b8dc2f347531a2c64086.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, galera,

Visando otimizar a degustação, conversei com o Zezinho sobre a possibilidade de um pacote "gourmet", com quantidades menores de cada torra dele, de forma a ter as sete torras em 1 kg de café.

Junto com isso, vai minha proposta: Como estou no RJ, e trabalho no centro da cidade, pergunto se algum forista estaria interessado em participar na composição da compra para tentar reduzir custos com frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Conforme combinado, estou aguardando o final de semana para passar o meu parecer com maior consolidação.
Mas segundo a torra que fiz, já posso adiantar que Não foram encontrados defeitos do tipo: Adstringente, amargor de verde ou de tostado excessivo, aroma de iodoformio, aroma de pão (torra crua) e nem acidez agressiva (exagerada).

Esse café seria um típico café acima de 80 pontos ( Eu não sou avaliador, é apenas minha humilde opinião ) Parece ser processado no método CD. Possui alguns moquinas misturados em grãos maiores.

Tirei um espresso no dia de hoje(4 dias de torra ) Ainda cedo para uma definição completa nesse método... Vamos aguardar, mas já posso dizer que é um bom café (custo / benefício)!

Segundo o Zezinho, foi um café que a illy avaliou como terceiro colocado. Então, usei a xícara apropriada61ba74e52577f5b3b86d92e2dfd42e43.jpgad02ad2ac99b6399dd4f9f08d08ded2c.jpgacb29083ae31c98cc88c64de8a094603.jpg649a143d5c7d6c5b91a444d1cb5e9831.jpg3b4b9c9334649ba5479462daed5e6b9a.jpg91322e37c8ded9cdc12f45223750ee58.jpg

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Paulo Gomes disse:

Como estou no RJ, e trabalho no centro da cidade, pergunto se algum forista estaria interessado em participar na composição da compra para tentar reduzir custos com frete.

Dependendo de quando for chegar, tenho interesse. Também trabalho no centro, mas só fico no Rio até o dia 25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, variação de frete só compensa comprar em conjunto se for de 3 a 3,5kg

@Zezinho: pretendo fechar o pedido no máximo até 6F, podendo ser antes se o pessoal fechar 3 kg. Por acaso tem idéia de quanto tempo pra chegar no RJ?

@cankblunt: quanto vc quer (kg)?. Se vc quiser menos que 2 kg, vamos precisar esperar um pouco.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Paulo
Seguinte,
Vou enviar 4 kg em pacotes de 250 gramas OK

Se gostarem pagam depois OK
Como são varios pontos de torra gostaria de receber mesmo é do feedback, com relação às qualidade do café e da torra.
Tenho a vida inteira para vender café aos colegas do grupo com as informações.
Se interessar né. KKKK

Passa o endereço no watsap lá
Zezinho

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Só para complementar, hoje tirei um espresso duplo da torra que tinha feito aqui no meu equipamento (máquina de pão x soprador térmico). Hoje já senti que o café ficou nota 10, isso pra quem gosta de espresso terceira onda (destaque na acidez). Percebi um sutil aroma frutado, que arremete ameixa, saboroso com presença de acidez, sem ser agressivo...
Doçura na medida, finalização mais curta, bebida delicada.

Lembrando que o perfil de torra sempre pode mudar essas características ! Logo, recomendo provar todos os perfis de torra que o Zezinho pode fazer, para que cada um tire suas próprias conclusões.

O perfil que tracei, é um pouco diferente de um torrador profissional, pois minha leitura de temperatura é na superfície do leito dos grãos. Recomendo tomar como base, apenas a forma da curva como um todo, ponto de início do primeiro crack, desenvolvimento, finalização etc e tal.
Ficou assim:
00:00 - 160
00:01 - 84
00:02 - 100
00:03 - 123
00:04 - 143
00:05 - 155
00:06 - 167
00:07 - 181
00:08 - 191
00:09 - 205
00:10 - crack 215
00:11 - 218
00:12 - 220 Fim

Desidratação 14,8%



Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi os meus tbm, fiz com o perfil 206 e 211, café agradável, bem flat, sem exoticidade, pouca acidez, ótimo c/b para o dia-a-dia, só fiz no espresso até agora, para ter uma definição melhor das nuances e clareza ainda tenho que fazer no v60 e na AP.

Sobre as torras com as finalizações de temperatura (menor e maior) poderia ter sido feita com uma faixa mais ampla entre elas já que era para testes mesmo, ou seja, não ficou uma torra tipo 3ª onda City e nem uma  full city, então variação entre uma e outra vai ser bem sutil de difícil análise,  alguém já provou???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma nova torra -  Perfil agressivo na temperatura até chegar o primeiro crack. Foi a torra que mais demonstrou o potencial do café

00:00 - 150
00:01- 82
00:02 - 114
00:03 - 140
00:04 - 157
00:05 - 175
00:06 - 189
00:07 - 205
00:08 - 216+crack
00:09 - 220
00:10 - 227+fim


Ficou com acidez presente e marcante, aroma frutado mais evidente(ameixa), um pouco menos de corpo em relação a torra anterior, finalização limpa e curta. A expansão dos grãos foi intensa, aspecto texturizado na superfície dos grãos(gosto quando isso acontece).
Resumo: É um bom café custo benefício !
Mas não dará pra comparar com um café de mais complexidade, seria até injusto.
Detalhe: Ficou gostoso no espresso ! Eu tomaria novamente nesse perfil de torra.

Provei a torra do Zezinho (208), a mais clara que recebi: Para o meu gosto pessoal, poderia ser mais clara. O frutado ficou discreto, leve aroma tendendo a tostado mais avançado, retrogosto levemente amargo, mas esse amargo não é do café, isso tenho certeza ! É só questão de ajuste do perfil de torra. Provei no espresso, mas lembrando que gosto de espresso com presença de acidez, não sei se eu represento a maioria (acho que não)

Abaixo segue a foto da minha torra (observe a cor textura dos grãos)
216b1040690bdab7883050e291250b6c.jpg

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RogerioD disse:

Recebi os meus tbm, fiz com o perfil 206 e 211, café agradável, bem flat, sem exoticidade, pouca acidez, ótimo c/b para o dia-a-dia, só fiz no espresso até agora, para ter uma definição melhor das nuances e clareza ainda tenho que fazer no v60 e na AP.

Sobre as torras com as finalizações de temperatura (menor e maior) poderia ter sido feita com uma faixa mais ampla entre elas já que era para testes mesmo, ou seja, não ficou uma torra tipo 3ª onda City e nem uma  full city, então variação entre uma e outra vai ser bem sutil de difícil análise,  alguém já provou???

Rogério,

Conversei com o Zezinho e perguntei se seria possível passar a curva de torra que ele aplicou, mas de qualquer forma, modular apenas a finalização da torra não deve trazer mudanças consideráveis no perfil. Acho que ele precisa ajustar a curva como um todo. Ainda não sei os próximos passos que o Zezinho tomará, mas sei que ele é um pouco temeroso em torrar muito claro, mas também sei que ele quer fazer de tudo para agradar o povo aqui do CDC. Ele está acostumado atender aquele publico que quer  " torra forte ". Pode ser que isso deva justificar o medo de torrar algo que beira ao outro extremo... Apenas um pensamento !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Fernando tbm imagino isso, mas como ele teve um numero alto de amostras em intervalos distinto poderia brincar mais com as torras rss


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal
Estou aprendendo com vocês.
Fiquei realmente com medo de fazer as torras claras, pois tive péssimas experiencias com elas no começo de meu trabalho com café gourmet na minha região.
Devido ao fato de meus clientes não gostarem de cafés ácidos, e este café que torrei tem bom potencial para acidez. Não coloquei muito fogo para não acelerar a torra. Torrei com 16 minutos e 42 segundos.

Como torrei com menos cafés do que cabe no torrador, reduzi também o fogo. Conseguiria tranquilamente fazer torras com até 10 minutos mas fiquei com medo KKKK.
Aqueci o torrador à 225º sequei o café até 125º e após aumentei pouco menos do que deveria, e abaixei mais do que deveria o fogo no 1º crack.
Haja visto que os ácidos só começam a evaporar a partir de 183º Celsius. Tive medo dos cafés ficarem muito intensos quanto à acidez.
Semana que vem faço novas torras e envio ao amigos para reavaliarem.

O café é bom, pena que eu tive medo "dele" na torra. Ele tem um potencial muito acido, frutado e exótico.
Muito Obrigado
Zezinho

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia zezinho,

Acompanho o fórum ha alguns meses mas só me inscrevi por agora depois do seu post .

Li que vai fazer outra torra clara e me interessei, é bem difícil achar grãos no mercado com essa característica. Se for fazer outra me interesso e posto certamente aqui depois minhas impressões.
Sou de Ribeirão Preto e te transfiro os valores.

Sent from my ONEPLUS A3000 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...