Ir para conteúdo

INICIANTE - Fiz meu primeiro café! Duvidas


Sinha

Postagens recomendadas

Olá  a todos, sou novo aqui no fórum, vou contar a experiência que estou tendo com café! 

Eu comecei a tomar café fazem uns 3 meses, eu nunca tinha gostado de café, sempre achei eles extremamente amargos e com gosto de cinzas, contudo até então eu só tinha tomado aqueles cafés de supermercado e cesta básica ou aqueles que ficavam em garrafas térmicas na entrada de restaurante por kilo ( esse são péssimos). Até que recentemente um amigo me convenceu a ir no starbucks e tomar um prensa francesa e pra minha surpresa eu achei gostoso :o!   Então comecei a ler sobre café, como preparar um bom café, e decidi tentar. Contudo meu orçamento nao me permite comprar nada muito caro, então tive a ideia de tentar o basico, fazer um café coado da melhor forma que conseguir (que estiver ao meu alcance) então comprei um café já moído (visto que nao tenho moedor) de uma marca melhor, comprei um L'or de intensidade 8 (https://goo.gl/x7wbgK) e um suporte para filtro de café e uma caixinha de filtro melitta! e fiz meu primeiro café tentando seguir os protolocos existentes na internet, tais como usar água filtrada, não ferver a água, umidecer o filtro antes, usar a proporção de 10g pra 100ml de água. Comparado com os cafés de supermercado meu café ficou bem gostoso, mas nao ficou tao bom quanto o da prensa francesa, achei que meu café ficou bastante ácido, felizmente ele nao ficou amargo.

Gostaria de saber se é normal essa acidez para esse tipo de extração, e se tem como diminuir a acidez?  notei que a granulometria desses cafés já moidos é bem fina, acho q por isso o café demorou bastante para passar no filtro, para fazer uma xícara foram quase 5min. No final da extração o gotejamento do café no filtro estava muito lento. 

gostaria de algumas dicas e também esclarecer essa questão da acidez. Gostaria também de saber se compensa comprar esses cafés diferenciados que já vem moido, ou se é melhor comprar um moedor (meu orçamento só me permitiria comprar um  Cadence Di Grano, ou algo de no máximo 120 reais! (sou pobrinho! UHAAUA). Eu não tomo muito café, tomo cerca de umas 4 xicaras por semana, mas gostaria que nesses momentos eu tomasse um bom café! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @Sinha bem vindo ao mundo dos cafés meu amigo.

Então cara a questão da acidez vai muito pela da torra do Grão, moagem do grão e outras infinitas caracteristicas e  processos do café.

Cara nunca tomei esse L'or, então nem posso julga-lo ta bom. Mas ja sendo moído você perde bastante ok meu velho. E tambem tem que ver a data que o café foi fabricado (torrado) que geralmente esse tipo de café nunca vem descrito.

Cara te aconselho a comprar um moedor sim meu velho. Pode ser esse Cadence mesmo (pra começo neh) ou outro nessa faixa de preço. O pessoal do grupo aqui mais experiente pode te dar mais dicas. Mas só de vc ter grão moído na hora você já vai notar a diferença. Ai para este tipo de moedor você controla a "granulometria" pelo tempo de moagem, ok. Mais tempo mais FINO, menos tempo mais GROSSO.

Para o método que vc adquiriu ele pede uma moagem mais grossa, ok meu velho.

Quanto a cafés diferenciados o que vc quer dizer com isso? Quais seriam? Mas ja te adiantando se quer começar a tomar e deliciar um bom café comece comprando um moedor para ter moagem fresca na hora e claro, aquele cheiro delicioso que é exalado quando se moie um bom café.

O pessoal vai te ajudar a esclarecer outras dúvidas que eu ainda não sei te falar.

Ok.

E me corrijam ai, se falei bobagem pessoal.

Abrass e bom café a todos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado, Bem Vindo.

Eu estou começando a deixar de engatinhar, ... pra falar a verdade, talvez eu esteja começando a querer andar de bicicleta...:P. E tb comecei bem humilde, de forma que talvez minha experiência pessoal te sirva um pouco.

Acho que café é um paladar aprendido, não é algo que se goste "inatamente", como o sabor doce. Eu precisei beber café, independente de gostar pra ficar acordado em jornadas extensas. em pouco tempo (acho que 1 a 2 meses) passei a aceitar a bebida. só que com esse tempo, parece que comecei a "compreender" seu conteúdo, e assim, a formar o meu próprio gosto, e passei a apreciar a bebida.

Por anos eu fiz um coado comum em filtro de papel, dessas cafeteiras de mercado.  O que diferenciou foi que, aos poucos, eu fui ajustando o jeito e as medidas ao meu paladar.

Um dia, quando deu $$, eu comprei uma máquina de expresso. E passei um tempo para ajustar de novo a receita. no final, melhorou bastante.

Tempos depois, comprei um moedor. Era o mais barato, de lâminas, que parece um mixer, e é um sacrilégio aqui no forum, por que, realmente, a diferença é enorme, em relação ao moedor de mós. Mas quer saber: melhorou absurdamente o meu café. Acho que o café moido não é puro café. café em grão é um pouco mais caro, mas é melhor, rende mais e o sabor é outro.

BEM DEPOIS comprei moedor de mós...

Enfim, vc pode muito bem ir aos poucos... Hoje eu tenho essa máquina de expresso, mas as vezes tb uso meu coador de pano, pois tb gosto do resultado.

Em todo caso, se te interessar, vc TB pode partir direto para uma prensa francesa... não sei o seu limite $, mas acho que se consegue uma boa bialetti por cerca de 150,00.

E se o resultado não for o melhor de cara, não se assuste. Quer saber, não tenta ir direto pra final do campeonato. Escolhe a sua cafeteira (que pode ser uma prensa) e vai aprendendo a usar... compra um café barato, e gasta sem pena até  descobrir a melhor forma de faze-lo. Depois vc parte para um café melhor.

Pra ser bem sincero, hoje em dia, a única forma de vc começar instantaneamente a fazer café top, é comprar uma maquina nespresso... mas além de achar caríssimo, principalmente a longo prazo, acho que se perde a chance de saber fazer um bom café.

Enfim, se não é instantâneo, é um pequeno caminho, que pode ser bem divertido, boa sorte.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esse porlex chinês no ML já, bem barato sem ter que esperar 3 meses pra vir da China:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986133632-moedor-de-cafe-manual-inox-e-lminas-cermica-3091-_JM

Outra opção melhor que o Cadence é o Mimoso (ou Botini), moedores também manuais, que ficam fixos na mesa. Exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-959808161-moinho-moedor-manual-de-cafe-profissional-botini-b03-_JM

A acidez que você reparou pode ser muitas coisas, os mais prováveis: característica do café, oxidação exagerada ou mesmo uma sub-extração do café na hora do preparo. Pela sua descrição eu arriscaria dizer que pode ser mais os dois primeiros fatores mesmo. Sendo assim, ter um moedor e comprar sempre cafés frescos (menos de um mês de torra) vai te ajudar muito!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opinião é de que você pode comprar cafés de boas cafeterias já moídos. explica como você vai usar e eles moerão da forma correta. veja se assim já fica ao seu gosto.

começa bem simples e se isso te fizer feliz, já pode partir para as outras gostosuras da vida, ta cheio de coisa bacana por aí, você não precisa fazer parte dos 0,1% de doidos que transformam o preparo do café numa experiência de laboratório, o café especial está demorando tanto pra emplacar porque a gente (os 0,1%) ainda não aprendemos a ser flexíveis. e enquanto isso a nespresso nada de braçada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jonas Felipe disse:

minha opinião é de que você pode comprar cafés de boas cafeterias já moídos. explica como você vai usar e eles moerão da forma correta. veja se assim já fica ao seu gosto.

começa bem simples e se isso te fizer feliz, já pode partir para as outras gostosuras da vida, ta cheio de coisa bacana por aí, você não precisa fazer parte dos 0,1% de doidos que transformam o preparo do café numa experiência de laboratório, o café especial está demorando tanto pra emplacar porque a gente (os 0,1%) ainda não aprendemos a ser flexíveis. e enquanto isso a nespresso nada de braçada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

BOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!! É bem por ai!!!! É bem por ai. Se formos o Jihadistas do Café com tudo estamos F******!

Quando em chego na casa do meu pai e ele me serve um café de Gôndola de MErcado, não vou tomar só porque não é o meu Café Especial Geisha e talz????

Melhor tentar educar a pessoa, mostrar que ela pode tomar um café melhor e ela aos poucos descobrindo os melhores sabores para ela, DO QUE apedrejar o coitado e falar que ele não sabe tomar café e talz.

E vamo que vamo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É @Miguel de Paula , e quando a gente vai manjando mais até consegue escolher e preparar esses cafés do mercado de jeito melhor e ficam tomáveis... É como jogar um game no level very hard, mas às vezes com suor sai uma façanha heroica rs... E no fundo, como já vi alguém falando em outro tópico, na real café é tão bom que até o café ruim é melhor que beber outras coisas, pra quem gosta mesmo rs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelas dicas!:)

@Vitor Costa esse Mimoso (ou Botini) que você mencionou tem ajuste para moer em diferentes espessuras? tenho medo de comprar esses porlex chinêses e eles quebrarem logo nas primeiras semanas.... ví alguns comentários nos sites que vendem eles, e algumas pessoas reclamam que o encaixe da manivela é de plastico e quebra fácil, e que toda hora tem que reajustar a espessura da moagem, pq ela vai afrouxando, tenho medo de jogar dinheiro fora com um desses. 


Eu moro na cidade de Santos, aqui temos o Museu do café, onde vende uma variedade muito grande de cafés e eles moem na hora se pedirmos, além do museu tem um tal de rei do café onde fazem a torra e moagem na hora tbm, é bem tradicional de Santos (http://www.reidocafe.com.br)... acho que no primeiro momento vou seguir a dica do @Jonas Felipe e comprar pequenas quantidades e pedir para moer na hora, para passar no coador! Assim que eu juntar um dinheiro acho q vou pegar uma prensa francesa, quando tomei no starbucks achei muito gostoso o café vindo desse método de extração, o café fica bem mais encorpado. E talvez depois investir num moedor....ou o moedor antes da prensa... :huh: HAUHAUAHU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sinha Eles tem micro ajustes de moagem sim. É um moedor stepless, isso significa que não tem numeração na moagem, é uma peça que você gira pra mais grosso ou mais fino. A qualidade da moagem deve ser melhor que o porlex chinês e durabilidade bem maior também. Se você tiver espaço pra ele na sua casa eu recomendo um Mimoso a qualquer outro nessa faixa de preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...