Ir para conteúdo

[KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual


Postagens recomendadas

Já passei de umas 15 extrações. Dois detalhes melhoram a temperatura.

- Deixar o 1o abastecimento mais tempo, 20-30 segundos. Isso faz o bolo aquecer o que baixa a perda durante a extração. Também faz essa "pré-infusão" ser menos superficial.
- No 2o abastecimento não completar, deixando 2 cm da borda do filtro. Isso impede que o pistão toque na água durante a extração.

Com isso, está extraindo talvez até mais que na Aram. Mas é minha impressão pelo sabor, só medindo tds para saber ao certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conjunto cabe certinho dentro da minha chaleira eletrônica. Parece que assim é possível um praquecimento bem eficiente e ainda fazer um tuning da temperatura quando necessário. Algo que precisa ser mais testado, claro, mas o conjunto PF+F pesa ao redor de 350g e retém bastante calor, então acho que tem potencial pra isso.

E não me queimei fazendo o mergulho, pois coincidiu do cabo ficar totalmente de fora da água fervente. Mas cada caso é um caso e sugiro cuidado.

Sobre a rotina intershots, se levantar bem o embolo e expurgar em outra xícara até o final, a bolacha de café sai sequinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina é excelente. Muito doido pensar que o projeto de quase 60 anos já era excelente. Essa incarnação do Paul Pratt é feita com muita qualidade e dá pra perceber que foi muito testada.

Pré aqueço portafiltro e filtro na própria chaleira da Hario na qual fervo a água. Pode ser apoiado mesmo na boca, sem mergulhar. Com cuidado e usando o paninho (também da Cafelat!) seco o interior do filtro e preparo o café. Coloco a tela, jogo a água, e já peguei a manha de encaixar o PF. Sem problemas pra café mais claro, usei um da Square Mile que tava bem claro, pra coado, e saiu melhor que qualquer outra tentativa anterior em outras máquinas:

gr3LW5iXvy9P7AgHWMrkSFZZg8Pn3PS45bcdIkFb

Os bolos saem secos se extrair toda a água em alguma outra xícara. O filtro pode ficar um pouco mais sujo se a moagem é mais fina:

FTisAq56PpMwcoHdYMnGYanuO3Nsn5cLJswUQnfT

Boa dupla:

xJw9aoWeNf0v5bD-kaUB_KfPlZsZTaZXIBwUt3-b

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando só "da janela", pois nem vi ao vivo nenhum das duas, eu iria de Flair. Mas confesso que esse look 1950 é muito tentador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brazoli aqui foi:

R$ 1412 máquina+frete, R$ 90 iof, R$ 650 imposto = R$ 2152

A Aram é mais barata.

Prefiro o café da Robot, mas se eu estivesse ao nível do mar, provavelmente os cafés seriam equivalentes.

Aram um pouco mais "chata" por ter que rosquear o pistão na subida. Robot um pouco mais "chata" por ter mais peça para lavar após o preparo.

Robot menos água para ferver. Aram mais bonita?

Não é assim tão simples de escolher qual pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente o custo ficaria pesado na época. Hoje já conseguiria pegar tranquilamente.

Mas gostei demais do projeto e do design da máquina (até mais que a Aram). Espero que o valor de venda seja acessível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na loja da Cafelat tá 310 dólares (versão sem manômetro), o frete fica por uns 99 dólares e aparece SF Speedpost, imagino que chegue aqui pelos Correios. Em São Paulo, teoricamente, não pagaria ICMS...

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Só para adicionar um pouco sobre a Robot.

Usei bastante desde que recebi, na verdade praticamente todo dia. Só peguei outra máquina quando queria extrair um simples, na faixa de 9g. Na Robot dá pra usar uns 12g, mas tem que afinar bem ou extrair um longo, dependendo do café não fica tão bom.

Na minha rotina de pré aquecer o PF + filtro na chaleira, usar a água pós fervura, acho que a temperatura tá na faixa de 90C, o que garante bons resultados quase sempre. Talvez para cafés mais claros precisaria aquecer mais o PF e jogar a água logo em seguida a fervura, mas para torras mais desenvolvidas não aconselho. Torras mais escuras, de médio pra cima, até espero um pouco depois de ferver a água, e com isso reduzo a temperatura e consigo cafés excelentes. Depois de extrair a quantidade desejada, expurgo o resto do café para uma xícara ou recipiente, e mais 1 ou 2 bombadas com ar para "secar" o bolo. Isso é desnecessário mas deixa tudo mais fácil de limpar. Fazer extrações subsequentes é tranquilo e relativamente rápido.

Foi a experiência no Kickstarter mais excelente que tive -  não entrei em tantas campanhas mas a maioria foi de café. Paul Pratt cumpriu os prazos, sempre atualizou a galera, e ainda ofereceu extras durante o processo, como a cor amalera (sem custo) e o kit "barista", que é o manômetro para medir a pressão durante a extração. Recentemente, ao encerrar a campanha, ele mandou um balanço financeiro, contou detalhes do esforço que foi para conseguir a quantidade necessária de peças sem defeitos e como teve prejuízo principalmente para cumprir prazo (não devolveu o rejeito e aguardou - prejuízo menor se ele conseguir tratar em sua oficina um volume grande da peça que forma a estrutura da máquina, maior ainda se não conseguir). Deixou claro que o manômetro não é do projeto original, e que, apesar de agregar uma característica excelente à máquina, não é perfeito. Se ele pedisse doações, certamente eu (e imagino que muitos participantes) o ajudaria a complementar o valor da campanha. Mas só pediu para os financiadores do projeto ajudarem a divulgar o produto.

De qualquer maneira, não quero fazer propaganda, mas contar o que achei da máquina e não esconder os defeitos. Pra mim, o "pior" é a dose mínima (a meu ver) de 12g e ainda com limitações. Acima de 14g e a máquina brilha mais! O espaço entre as pernas é meio estreito para xícaras muito grandes ou balanças. Mas a qualidade da fabricação, o pistão e filtro (que é a própria câmara) de inox com vedação de silicone, facilidade de uso e no final a qualidade da xícara, trazem, numa máquina que custa para o Brasil uns 2000 e poucos reais, resultados próximos das profissionais. Parece muito, comparado a produtos elétricos de ~1000 reais, mas certamente o resultado é consistente e excepcional e é uma cafeteira pra vida toda.

Agora, além do alumínio polido, verde e amarelo, tem azul: https://www.cafelatstore.com/collections/frontpage/products/robot-espresso-maker

Márcio.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Boa tarde!
Revivendo este tópico que muito me ajudou a decidir pela compra do Cafelat robot modelo barista. E tentando contribuir com os futuros donos.
Adquiri o meu na loja Van Hoos & Sons em Paris: https://www.cafes-van-hoos.com/
O investimento foi de EUR 500 e trouxe na mala que despacha (dá para trazer na de mão também, pois pesa uns 6kg).
Estou usando faz umas 2 semanas com cafés torra media da UM Coffee e bala de caramelo da Moka Clube. Alterei alguns moedores (kinu, linglong R2, C40, niche, DF64 SSP MP) para ver as diferenças de perfis. Os espressos foram de variados sensoriais e excelentes! Eu testei alguns com pré aquecimento (filtro e pistão) e sem. Senti leve diferença na intensidade, mas tive que procurar bastante a diferença. Assim, minha percepção de resultados, vai na linha de outros reviews que vi:  para torras médias e medias-escuras não precisa pré aquecer. Como gosto de espressos desse perfil de torra, fica muito rápido e prático todo o processo de extrair um espresso.
Uma característica que me incomodava, assim como muitos outros usuários, é a posição do manômetro junto ao braço do Cafelat. Dependendo da posicao que usa na extracao fica dificil de olhar o manometro. Vi algumas mods com impressões 3d e as que mais me interessaram foram as do @Santiago Luz 

 aqui do fórum e JonhMichaelHauck.  https://www.thingiverse.com/thing:5860445 (tem um video na descrição do projeto explicando o passo a passo)
Acabei indo no caminho mais difícil que é do 2o, embora tenha testado e gostado do resultado da solução Santiago. Não queria ficar com a peça / presilha de inox pesada fixada na peça de print 3d.
A parte que apanhei foi para desparafusar o manometro e as 2 porcas que fixam ele nessa peça presilha que prende no braço. (Vide foto para melhor entendimento.)
Depois dessa modificação, o manometro ficou para cima e aí eu consegui extrair com uma visão bem melhor do shot e da pressão! Melhorou muito o workflow!!!!
Comparei alguns poucos espressos com a Silvia com PID e dimmer fazendo um perfil "comum" de pré infusão com 2bar, subindo para 9bar e depois baixando para 6bar no final. Nos cafés que testei, a Silvia resultou num corpo ligeiramente maior e acidez pouco menos presente. Claro que vou precisar testar mais para resultados conclusivos, pois tem as questôes da granulometria usada, quantidade de café e os filtros(usei VST na Silvia).


6081831357017c217cf5b044f752aa56.jpg

d2b8434937eeb176d78804a040fbb511.jpg

86569494132a57674b9114dbc058d051.jpg

31e5ae80f211df0bdf9c26794a069c3b.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12532]MarcioMO[/mention]Muito legal!
Sei que não é muito o objeto, mas de maneira geral, teve a impressão de que houve um salto grande em relação a Flair?
O workflow da Cafelat é melhor do que dá flair pro2, basicamente por dois motivos: não preciso aquecer o PF do cafelat para as torras que uso nele e tem muito menos peças, o que facilita na preparação e limpeza.
O resultado é questão de gosto... a flair faz espressos mais encorpados e complexos. No cafelat dá para perceber mais as notas, especialmente frutadas e acidez. Assim, não acho que é um salto, mas pela praticidade e resultado que me agradaram acabei ficando só com o cafelat.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um de presente para o meu irmão, preto modelo barista, estou me segurando para não ficar com ele haha sorte que já embalei junto com os outros itens do kit espresso (e acabei comprando uma Aram para mim).

@MarcioMO Você usa qual balança com o Robot? Comprei uma Searchpen Tiny2s para o kit, recomendada no r/cafelatrobot, mas obviamente não testei.

Estava pensando em incluir a peça para mudar a posição do manomêtro, e depois de ler o seu relato tenho certeza que será útil. Vou procurar algum lugar que imprime online o modelo do santiago, que parece ser o mais fácil de instalar. Aí o kit fica completo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um de presente para o meu irmão, preto modelo barista, estou me segurando para não ficar com ele haha sorte que já embalei junto com os outros itens do kit espresso (e acabei comprando uma Aram para mim).
[mention=12532]MarcioMO[/mention] Você usa qual balança com o Robot? Comprei uma Searchpen Tiny2s para o kit, recomendada no r/cafelatrobot, mas obviamente não testei.
Estava pensando em incluir a peça para mudar a posição do manomêtro, e depois de ler o seu relato tenho certeza que será útil. Vou procurar algum lugar que imprime online o modelo do santiago, que parece ser o mais fácil de instalar. Aí o kit fica completo.
 
 
Olá Andream!
Que presentâo hein? Kkkk
Eu uso a tiny sem a capa de silicone e cabe certinho não encostando nas nos pés .
Coloquei o detalhe de como ficou o manometro.9406c26b7fd48f444f3e1a1918b6907f.jpg142383d3b04cd0cf3ae3330089754c27.jpg

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


eb33517bd59215a07b7965c049cc72f3.jpg
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Que máquina bacana!!!

Então projeto deu certo?

Ele manteve o valor?
Olá Daniel.
Deu sim! O valor desconfio que não tenha se mantido, pois agora é um produto que está disponível para compra em alguns dealers.
Para quem gosta de extrair espresso de modo manual ele é excepcional. Tenho gostado bastante! Quando quero fazer um espresso rápido, eu uso. A Silvia só é ligada quando tenho mais tempo ou preciso fazer um latte art.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Márcio!!!

Bom saber, projeto bem entusiasta, gostei de saber também da pronta entrega.

Edit: Correndo para ver onde posso avaliar em adquirir, achei o link, mas ansioso eu cliquei antes de ler que veio em mala de mão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Márcio!!!

Bom saber, projeto bem entusiasta, gostei de saber também da pronta entrega.

Edit: Correndo para ver onde posso avaliar em adquirir, achei o link, mas ansioso eu cliquei antes de ler que veio em mala de mão.
 
[/url]  
Se tiver a oportunidade de comprar e trazer na mala é melhor.
Da para comprar pela site da própria cafelat ou em outras, mas nessas outras outras talvez tenha que usar redirecionadores. Mas, aí vem a facada da taxa da importação....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! A flair 58 também me interessa e está chegando para eu brincar ! Kkkk
Mas um ponto positivo que já vejo para o cafelat é que para torras médias e mais desenvolvidas, que geralmente uso para espresso, nem precisa aquecer o filtro! É só colocar o café, puck screen, água e mandar ver!


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! A flair 58 também me interessa e está chegando para eu brincar ! Kkkk
Mas um ponto positivo que já vejo para o cafelat é que para torras médias e mais desenvolvidas, que geralmente uso para espresso, nem precisa aquecer o filtro! É só colocar o café, puck screen, água e mandar ver!


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Ótima informação!!! Ajuda bastante na tomada de decisão, já que é esse aquecimento que bate a preguiça, quando acaba a empolgação da chegada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
1 hora atrás, gustavo.ouriques disse:

 

 

Em 30/08/2023 at 08:45, MarcioMO disse:

Sim! A flair 58 também me interessa e está chegando para eu brincar ! Kkkk
Mas um ponto positivo que já vejo para o cafelat é que para torras médias e mais desenvolvidas, que geralmente uso para espresso, nem precisa aquecer o filtro! É só colocar o café, puck screen, água e mandar ver!


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, alguma comparação entre a Flair 58 e Robot para ajudar os indecisos?
Muito obrigado.
Olá Gustavo,

Os resultados são bem próximos, embora os workflows serem distintos e haja uma limitação no formato do filtro da cafelat robot. O Workflow da flair com Resistência é igual a uma máquina de espresso, mas muito mais rápido. O do Robot também é super rápido, mas é diferente do normal, pois não tem porta filtro normal e vc precisa colocar a água quente diretamente no PF antes de encaixar. Ambos permitem fazer extrações controlando o fluxo. A limitação do robot é que você fica restrito ao uso do filtro deles que restringe um pouco o fluxo pela curva no final do pf e número de furos. Enquanto que na flair vc pode usar qualquer outro IMS, VST, DEX, Pesado, etc...
A decisão entre uma e outra é difícil.... Então, vou ficar com ambas. Ahahha
Assista mais vídeos práticos do workflows, compare os preços de importação e tente tomar a decisão.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/11/2023 at 06:56, MarcioMO disse:

Olá Gustavo,

Os resultados são bem próximos, embora os workflows serem distintos e haja uma limitação no formato do filtro da cafelat robot. O Workflow da flair com Resistência é igual a uma máquina de espresso, mas muito mais rápido. O do Robot também é super rápido, mas é diferente do normal, pois não tem porta filtro normal e vc precisa colocar a água quente diretamente no PF antes de encaixar. Ambos permitem fazer extrações controlando o fluxo. A limitação do robot é que você fica restrito ao uso do filtro deles que restringe um pouco o fluxo pela curva no final do pf e número de furos. Enquanto que na flair vc pode usar qualquer outro IMS, VST, DEX, Pesado, etc...
A decisão entre uma e outra é difícil.... Então, vou ficar com ambas. Ahahha
Assista mais vídeos práticos do workflows, compare os preços de importação e tente tomar a decisão.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Muito obrigad, Márcio.

A Robot é uma máquina que se destaca pela construção e design, mas no geral do que vejo por aí a preferência é pela Flair justamente pela possibilidade de aproveitar outros equipamentos de 58mm e um controle maior na temperatura.

Eu peguei uma Flair signature há mais de um ano para ver se iria gostar desse mundo dos espressos manuais. Acabei gostando muito, no entanto o trabalho para pré aquecer tudo e a limpeza são um empecilho na rotina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigad, Márcio.
A Robot é uma máquina que se destaca pela construção e design, mas no geral do que vejo por aí a preferência é pela Flair justamente pela possibilidade de aproveitar outros equipamentos de 58mm e um controle maior na temperatura.
Eu peguei uma Flair signature há mais de um ano para ver se iria gostar desse mundo dos espressos manuais. Acabei gostando muito, no entanto o trabalho para pré aquecer tudo e a limpeza são um empecilho na rotina.
Com flair 58 ou robot não terá esse trabalhão para extrair

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...