Ir para conteúdo

Existe alguma máquina de espresso de alavanca sem mola?


Postagens recomendadas

Oi pessoal,

estava me perguntando se existe alguma máquina de espresso que tivesse só o boiler, sem bomba. Lembrei que as de alavanca a pressão é dada pela mola, mas existe alguma que seja só a alavanca, como se fosse uma strietman com um big reservatório aquecido ou com uma alimentação direta aquecida? E imagina se ela ainda pudesse ser instalada como aquelas da Modbar, sobre o balcão, com a parte de aquecimento (ou pré-aquecimento, já que o grupo teria que ser aquecido também de alguma outra forma, como nas Modbar) escondida... E se pegasse uma La Pavoni e adaptasse desse jeito, tirando aquele reservatório pequenino e instalando um módulo sob o balcão... Só sonhando aqui, resolvi compartilhar o sonho, não entendo nada disso, vai que alguém me dá alguma ideia, ou me diz para parar de sonhar que isso não vai dar certo... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Fernandão

A própria lá pavoni é sem mola.

Tem também:

Olympia Cremina

Caravel Lever espresso machine

E outras mais.

Já a campeona bambina, a la pepina, a ponte Vecchio, a SAMA, a Electra a leva, a Arin Lever, Gaggia mini bar, bezzera, faema faemina, faema Velox e muitas outras tem a mola.

Quanto ao super boiler vc anda tomando café bagarai. Creio que não rola.

Além de dar dó destruir uma lever

 

Hahahahahaha

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque vc não pega uma ARAM, retira o corpo de Madeira dela e coloca uma resistência de fita ao redor, com um sensor termopar para controle a temperatura?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da sim pra você fazer algo assim. Uma caldeira escondida ligada na rede hidráulica, na temperatura desejada ou na faixa de 95C, ou mesmo um termobloco e um grupo de La Pavoni, por exemplo, aquecido ativamente numa torre de suporte. Tem que tunar o controle de temperatura da caldeira e grupo. Não teria vapor, por isso precisa da rede hidráulica (ou bomba tipo a flojet).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fogo ruivo, valeu, eu não conheço essas máquinas de alavanca e achava que eram todas com mola. Dá dó mesmo, mas pensei em pegar alguma antiga sucateada para aproveitar as peças. Mas acho até que vou começar com uma La Pavoni inteira para experimentar e me acostumar, antes de pensar em qualquer adaptação

 

@Guilherme Torres, obrigado pela ideia da resistência de fita. O esquema da aram acho muito lento para o que eu quero. A ideia era ter uma máquina simples, sem a complicação da bomba para eu só ter que me preocupar com o controle de temperatura, e que tivesse alimentação contínua de água na temperatura certa, para não ter que ficar enchendo toda hora o boiler

 

O @Carneiro lembrou bem, perco o vapor. Ou ponho uma caldeira, também sob o balcão, só para o vapor, ou uso outro método para o leite. E gostei da ideia do termobloco, fica simples e sem precisar me preocupar com pressão de caldeira.

 

Eu li que o Modbar La Marzoco usa controle de temperatura de 3 zonas, imagino que seja um pro boiler (se é que tem boiler, vai que é termobloco), outro pro grupo, e o terceiro nem ideia, talvez algum lugar um pouco antes do grupo.

Pessoal, valeu pelas ideias. Não vou nem tentar colocar a mão na massa agora, mas um dia eu tento botar pra frente esse projeto. Com essas ideias já dá para enxergar um caminho, e acho que o primeiro passo vai ser me acostumar com uma máquina de alavanca sem mola, para ver se eu curto a coisa e se consigo tirar espressos tão bons quanto com as automáticas (se alguém tiver alguma opinião sobre isso, adoraria ouvir). Só experimentei duas máquinas na vida (Brevile Infuser e Spaziale S1), e estou só começando a aprender sobre espresso. Mas gosto tanto de máquinas como gosto de tomar um bom café.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando de Macaé Espresso não é Nespresso. É um processo trabalhoso e lento
por natureza. Uma maquina semi profissional precisa de 20-30 para aquecer antes de
vc tirar o primeiro shot, por exemplo.

Pense em qualidade na xícara e não em quao complicado ou lento é o processo para
se chegar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grupo pequeno aquecido diretamente e caldeira de água quente pequena ou termobloco, deve ficar pronto rápido. Depende da potência das resistências...

A Velox fica pronta em uns 10-15 min...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho, entendo, a simplificação de não ter bomba era para ter algo a menos para dar errado. Mas de repente o melhor mesmo é eu estudar a fundo o funcionamento das máquinas antes de sair botando as mãos pelos pés.

 

Alguém conhece um bom curso de manutenção de máquinas de espresso? Acho que num curso já daria para adquirir algum conhecimento, certo?

A minha breville é termobloco, né? Leva uns 30s para estar pronta, mas só depois de uns 10min que fica tudo bem quente, grupo e portafiltro...

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...