Ir para conteúdo

Alguém me explica PID por favor?


Axot

Postagens recomendadas

Proporcional Integral Derivativo, cada letra representa um tipo de cálculo matemático, muito utilizado para controle de sistemas de alta precisão com taxas de erros calculadas e aceitáveis ao sistema em questão. Vamos dizer que o PID vai encontrar o melhor caminho para que o seu sistema inicie e se estabilize o mais rápido possível mantendo sempre uma taxa de erro ou faixa de variação aceitável ao negócio. PID, assim como todo processo, possui uma entrada, um processamento e uma saída. Além disso possui um sinal de erro que retroalimenta o sistema. No caso do nosso café, a entrada é a temperatura atual da água na caldeira, o erro é a diferença entre a temperatura que deveria estar e a temperatura que de fato está. Com base nessas informações e outras variáveis, o algoritmo vai calcular qual deve ser a corrente elétrica (sinal de saída) que deve ser enviada para a resistência da caldeira para que seja mantida a temperatura o mais próximo possível do desejado. Termostatos são componentes analógicos, binários (ligado ou desligado), simples, para aplicações sem muita precisão. Ele pode ligar em 87ºC e desligar em 97ºC por exemplo, considerando a temperatura desejada 92ºC a sua extração vai ficar variando entre uma faixa de 5ºC para mais ou para menos. Com o PID, vamos supor que a temperatura da sua extração poderia variar entre 91.5ºC e 92.5ºC, veja que aqui a variação é de no máximo 0.5ºC para mais ou para menos, mantendo sempre um excelente padrão de extração. PID não faz milagres, as características físicas e construtivas do seu sistema irão determinar o quanto um PID é eficiente. Se tiver curiosidade procure por "sistemas de controle" no google. Talvez possamos dizer que o PID sempre vale apena se desconsiderarmos o fator financeiro (PID caro, termostato barato).

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, aproveitando a questão, que tb me interessa, me permitam levar mais para a prática?

(perdoem o questionário enorme, mesmo que somente parte das perguntas sejam respondidas, já ajuda pacas)

1 - Me parece que só faz sentido para cafeteiras a caldeira, estou certo?

2 - Pode-se considerar a instalação de um PID um procedimento fácil?

3 - existe algum PID genérico que seja aplicável à maioria das cafeteiras?

4 - qual o custo médio de um PID desses?

5 - existe algum tutorial que possa ser aplicado à maioria das cafeteiras?

6 - o sensor fica em contato com a água, ou do lado de fora da caldeira? isso faz diferença?

P.S. : Como eu realmente não encontrei, pergunto também se já existe algum tópico dedicado a modificações (genérico para cafeteiras) , sobre instalação de PID e/ou OPV? (se houver, agradeço e me desculpo por este questionário...)

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem entrar em dados técnicos, o PID serve para monitorar a temperatura instantaneamente e fazer ajustes para que ela fique proxima da temperatura alvo e desta não se distancie.

Olha só esse link aqui: 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar;

2 - Não é difícil, é desejável que você tenha em mãos o esquema elétrico da sua cafeteira para facilitar o trampo, senão você vai ter q decifrar o esquema elétrico. Lembrando que você estará mechendo com 127v ou 220v então todo cuidado é pouco rs, a instalação deve ser bem executada sem gambiarras, sem risco de choque elétrico ao manusear a maquina;

3 - PID é por si só uma solução genérica, é composto geralmente de um controlador PID, um sensor ou sonda de temperatura e um relê (de preferência do tipo SSR). De acordo com o PID você comprar ele poder ter alguns recursos a mais ou a menos, ou então aceitar tipos específicos de sensores de temperatura (PT100, etc..);

4 - Não te dizer ao certo, mas acredito que por uns 200 reais vc consiga um bom controlador PID, ai o rele de uns 40A ficaria mais uns 40 reais e a sonda PT100 acredito que na faixa de uns 20 reais, para  a instalação ficar com qualidade é interessante usar conectores ao invés de fita isolante por causa da humidade;

5 - Para cada cafeteira a instalação é de uma forma. Essa instalação seria identificar fios que acionam a resistencia e os fios de alimentação para fazer as conexões com o controlador PID. Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID;

6 - Tanto faz o sensor ficar em contato com a agua ou em contato com a carcaça exterior da caldeira esses parâmetros serão corrigidos ao calibrar o sistema. O ideal é que você reutilize o furo do termostato original ou faça alguma instalação sem gambiarra e sem grandes modificações no projeto;

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, @Machado tb sou leigo, mas se eu entendi bem o Igor:

Ao dizer que

>>>" Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar; "

e

>>>" Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID; "

e

>>>" Talvez possamos dizer que o PID sempre vale apena se desconsiderarmos o fator financeiro (PID caro, termostato barato)."

acho que vc pode exatamente substituir o termostato  do torrador  por um pid... só não me pergunta como ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser isso mesmo @Paulo Gomes, pesquisando um pouco mais no Google encontrei termostato on/off, que é o comum, mais barato inclusive e termostato pid, que auxilia no controle com menos variações da temperatura.

Estou construindo um torrador a partir de uma air freyer e essas informações são úteis.

Obrigado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...