Ir para conteúdo

Moedor Baratza Virtuoso parou de ligar do nada


tiagofvalerio

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal. Sou aqui do estado de São Paulo da cidade de Ribeirão preto e tenho um Baratza Virtuoso que simplesmente não quis ligar hoje de manhã para fazer o sagrado coado :/

Alguém conhece uma assistência técnica ou profissional que dê manutenção nesses moedores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O virtuoso e bem resistente , depois de ver tomada e mau contato em benjamim e etc.

Sobram 2 provaveis causas , a micro switch do hopper ou o fusivel térmico .

Nao precisa de assistencia para isso vc mesmo resolve.

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/2015/10/ElectricalCheck.pdf

Abrir ele é façil , esse video serve para o encore e o virtuoso.

https://www.youtube.com/watch?v=l0oxFolHbNA

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Carlos! Vou tentar dar uma olhadinha nele e resolver.

 

Sei que foge um pouco do tópico mas tenho um moedor Nemox Lux 500 que também não dá sinal de vida. Acha que também é fácil descobrir o que pode ser?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No nemox é  mais fácil  ainda pois ele não tem eletrônica , se o motor nao funciona , vc tem o interruptor da chave e depois o interruptor do dosador de café.

Se eles estiverem ok é o motor queimado , ele é bem simples e só mandar enrolar o motor de novo.

Se o motor funciona mas a mó não  roda é  a engrenagem  de nylon que quebrou.

Eu tenho um 150 , internamente são iguais , aqui no CDC eu mostro como trocar a engrenagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não abri o moedor Baratza ainda pois quando fui abrir fiz um último teste se estava ligando ou não e... Ele funcionou normalmente. Usei ele alguns dias e hoje de manhã novamente não funcionou :/

Não entendo como pode funcionar com intermitência. Vou tentar abrir mas estou morrendo de medo de danificar ele rs.

Bom, seja o que Deus quiser -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no antigo hoper do Vario era muito comum o desgaste do relevo de plástico do hoper que pressiona um botão ao fazer o encaixe, no Encore e Virtuoso até então não tinha visto ocorrer isso, mas apostaria que seja esse o problema.

No meu Vario resolvi colando uma fita adesiva sobre o relevo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o Virtuoso possui um botão frontal que aciona o moedor e um lateral que aciona, um timer. Os dois não acionam o moedor... Acha que ainda assim pode ser desgaste do mecanismo que liga o moedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não me recordo ao certo o funcionamento do Virtuoso, o meu atualmente fica na casa da minha namorada. mas vc já reparou que sem o hopper ele não liga, não é? por isso a hipótese de algum defeito no encaixe.

Dê uma olhada neste vídeo, principalmente a partir do 2:15 , talvez possa ajudar.



Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, obrigado pela ajuda. Consegui aqui fazer os testes e o que aconteceu foi:

 

Quando fiz os testes que o @carlos eduardo passou pelo link https://www.baratza.com/wp-content/uploads/2015/10/ElectricalCheck.pdf na parte que diz:

Citar

Manually rotate the center burr 90 degrees. Turn on the unit via the side switch. Plug the unit in for 10 seconds and then unplug. Repeat the procedure one more time if it still does not power up (for a full motor rotation of 180 degrees). We are testing to see if the motor has a bad pole with this procedure.

 O moedor ligou. Mas neste caso, se entendi lendo várias vezes o manual, não tem lá uma solução neste caso.

Então neste caso o motor está defeituoso? Deve ser trocado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de pensar em motor verifica se a micro switch do hopper não está com mau contato , by passa a chave e veja se o motor funciona.

Se for o um dos polos do motor , já era,  vc vai precisar comprar outro.

Como o motor custa 40 dólares nos EUA  eles não tentam reparar , trocam.

Se confirmar ser o motor vc pode levar ele nessas oficinas que fazem enrolamento de motores elétricos e tentar uma gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...