Ir para conteúdo

Proteção de identidade/marca


Machado

Postagens recomendadas

Boa tarde!

Não sei se esse assunto já foi debatido, não encontrei tópico, então resolvi criar este.

Considerando que muitos estão iniciando negócios e desenvolvendo alguns projetos, indago sobre a necessidade de proteger a sua marca, identidade.

Pedindo permissão ao @Alex Lima, para usar como exemplo, que está desenvolvendo um interessante projeto "Torra Fresca Cafés", quais os cuidados/necessidade de proteger sua marca, seu nome fantasia/comercial, enfim.

O que vocês fazem em relação a isso?

Registram domínios na internet, fazem algum registro em cartório, fazenda pública, ou coisas assim?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um processo demorado, burocrático e tem um custo. E ainda adquirindo o registro no INPI, este não é um direito adquirido, e sim uma expectativa de direito: isso significa que qualquer pessoa pode impugnar o registro, desde que tenha prova de que utilizava tal marca e com a mesma finalidade em período anterior que você. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Machado, obrigado pela menção. Sem problemas.

No meu caso, eu fiz o registro de domínios online, simplesmente porque julguei mais importante. Hoje mesmo que alguem registre no INPI a minha marca, ela não conseguirá subir um site com o meu nome sem um processo. Então por enquanto só fiz isso, e isso já prova que sou o primeiro a utilizar publicamente esta marca. Eu vou para o INPI assim que tiver um logotipo definido aí registro marca e logo.

Para dominios online fiz na "godady" muito bom o atendimento e facil de trabalhar. Fiz registros .com e .com.br

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de registro de marcas é tranquilo (registro de patente sim é bem mais complexo). Porém é importante que se faça uma pesquisa antes para saber a existência de marcas iguais ou similares. Somente registrar um domínio de internet não garante muita coisa não. Existem diversos escritórios que trabalham com marcas e patentes, é importante utilizar um serviço destes e não fazer por conta própria pois eles trabalham com isto o dia todo e tem prática para analisar cada caso.

Não sei se é permitido aqui no fórum mas se precisarem posso recomendar um escritório de muita confiança que já registrou algumas marcas e também patentes para a empresa onde eu trabalho. E já presta serviço há muitos anos pra nós, são de muita confiança. Já adianto que não ganho nada com isto, seria apenas uma recomendação por bons serviços prestados mesmo. Porém fico no aguardo de algum moderador/admin do forum autorizar.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Allexlimaa2 disse:

Oi Machado, obrigado pela menção. Sem problemas.

No meu caso, eu fiz o registro de domínios online, simplesmente porque julguei mais importante. Hoje mesmo que alguem registre no INPI a minha marca, ela não conseguirá subir um site com o meu nome sem um processo. Então por enquanto só fiz isso, e isso já prova que sou o primeiro a utilizar publicamente esta marca. Eu vou para o INPI assim que tiver um logotipo definido aí registro marca e logo.

Para dominios online fiz na "godady" muito bom o atendimento e facil de trabalhar. Fiz registros .com e .com.br

Abraços.

E aí Alex.

Parabéns pelo teu projeto/negócio.

Já tá disponível também para registro a extensão .cafe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estão corretos, é bom preocupar com registro e é bom pensar para frente. Realmente o melhor é conversar com um escritório que trate do assunto - recomendo não procurarem despachantes! São terríveis!!! - e pensar se querem nome ou marca mista (nome e logotipo), se registrarem logotipo o ideal é que seja p&b, nada de cores para facilitar e simplificar.

O importante é que, mesmo que seja lento o processo, o INPI na qualidade de 'cartório' de marcas, patentes e design industrial põe a salvo o nome desde o depósito, caso seja garantido no final o direito ao que pediu. Ouso dizer que são raros as impugnações de registro nesses casos - relacionados a café, até pela pouca prática de registro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...