Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
JoaoW

"Não gosto mais" de espresso

Recommended Posts

Rafael Wagner    167

Fogo, desculpe pegar o bonde andando, mas vc trabalha com café/cafeteria?

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Fogo ruivo    702

Rafa, entra no tópico terra de Minas cafés artesanais.

Vendo café, além do hobby

Joele    29

João, pelo que se vê aqui nos comentários, ficou claro que a questão é qualidade mesmo e não método.

Eu mesmo já tomei cafés excelentes em todos os métodos e porcaria em todos.
Um dos meus cafés  inesquecíveis e que me fez perseverar no mundo dos cafés não convencionais, foi tirado na prensa francesa com grãos do Cafe Expresso Brasil. (O grão e a moagem estavam no ponto perfeitos).
No Japão hoje predomina a maquina automática de coado, e sai um café de ótima qualidade p tomar de manhã depois vc sai do hotel . (os japoneses estão montando grandes centros de compra no Brasil para pegarem os melhores grãos e usaram a tecnologia para desenvolver a maquina perfeita p coar café).
Na Etiópia eles torram café em panelas, em cima de fogueiras feitas na calçada da rua, sem qualquer ciência. E mesmo assim, depois, com a La Pavoni do hotel, eu tomava um espresso excelente. (lá os grãos devem ter DNA puro).
O problema mesmo é oque disseram acima, no Brasil parecem que estão se especializando em fazer espresso porcaria nos bares, restaurantes e cafeterias.

• Like 1

JoaoW    206

Duro dos "espressos porcaria" é a o efeito "máquina do tempo": frequentemente quando tomo um, fico desejando poder voltar no tempo e não ter tomado nada, acho que ficaria melhor rs

• Like 2
  • Haha 2

Em 15/06/2018 at 11:49, JoaoW disse:

Duro dos "espressos porcaria" é a o efeito "máquina do tempo": frequentemente quando tomo um, fico desejando poder voltar no tempo e não ter tomado nada, acho que ficaria melhor rs

Não estaria caindo no erro de tomar um espresso após o outro em poucas horas ?

Quando faço isso, o sabor do meu espresso não fica nada bom.

Yan Vianna    9
Em 31/05/2018 at 17:57, postenga disse:

Comigo acontece ao contrário. Quanto mais eu tomo café em outros métodos (frenchpress, V60, Coado etc) mais eu prefiro o expresso. O único método que eu curto fora o expresso é a moka. Uso de vez enquando uma bialetti brika que curto bastante.

São métodos que o paladar é bem próximo o resultado final, mais "forte", comprei a moka por ter lido que era o mais próximo do expresso que é o método que mais gosto. 

Mas na minha opinião vão melhor com torra média-escuros.

As torras claras ficam melhores com outros métodos com French Press ou V60.

Eu gosto bastante do expresso, pois fica mais amargo e concentrado. Os outros métodos me vem algo do chá preto inglês (que tomo também) algo mais diluído e florado, algo mais café "fraco". Acho que são experiências diferentes e momentos diferentes. Geralmente prefiro expresso de manhã e depois do almoço, a tarde geralmente to mais cansado e quero tomar algo mais "longo" olhando a vida passar pela janela e por isso tomo outros métodos, seja moka ou V60.

Eu uso uma super-automática e apesar de ser sub-extraido, principalmente o duplo, o gosto agrada bastante meu paladar (destreinado), não tem uma crema magnífica, mas fica muito superior ao Dolce Gusto/Nespresso e você tem possibilidades de outros grãos e é incrível como os cafés mudam de um grão para o outro quando você vai alternando.

Acho que o expresso perfeito é difícil de achar, pois maioria das cafeterias usa grãos velhos muito mais de 2 mês de torra e isso dá muita diferença, eu percebo como muda a crema do grão de 1 semana de torra para quando ele já tá com 1 mês (já que na automática o restante das variáveis fica iguais). Aqui no fórum todo mundo já indica o filtro despressurizado, mas se você usa o pressurizado você também consegue um expresso tomavel (não perfeito, mas decente), com uma variável a menos

5 horas atrás, Yan Vianna disse:

São métodos que o paladar é bem próximo o resultado final, mais "forte", comprei a moka por ter lido que era o mais próximo do expresso que é o método que mais gosto. 

Mas na minha opinião vão melhor com torra média-escuros.

As torras claras ficam melhores com outros métodos com French Press ou V60.

Eu gosto bastante do expresso, pois fica mais amargo e concentrado. Os outros métodos me vem algo do chá preto inglês (que tomo também) algo mais diluído e florado, algo mais café "fraco". Acho que são experiências diferentes e momentos diferentes. Geralmente prefiro expresso de manhã e depois do almoço, a tarde geralmente to mais cansado e quero tomar algo mais "longo" olhando a vida passar pela janela e por isso tomo outros métodos, seja moka ou V60.

Eu uso uma super-automática e apesar de ser sub-extraido, principalmente o duplo, o gosto agrada bastante meu paladar (destreinado), não tem uma crema magnífica, mas fica muito superior ao Dolce Gusto/Nespresso e você tem possibilidades de outros grãos e é incrível como os cafés mudam de um grão para o outro quando você vai alternando.

Acho que o expresso perfeito é difícil de achar, pois maioria das cafeterias usa grãos velhos muito mais de 2 mês de torra e isso dá muita diferença, eu percebo como muda a crema do grão de 1 semana de torra para quando ele já tá com 1 mês (já que na automática o restante das variáveis fica iguais). Aqui no fórum todo mundo já indica o filtro despressurizado, mas se você usa o pressurizado você também consegue um expresso tomavel (não perfeito, mas decente), com uma variável a menos

Estava começando a desconfiar que essas outras formas de preparo davam em cafés menos intensos.

A experiência que tive até agora com filtro despressurizado não foi nada boa. Para mim, despressurizou, deixou de ser espresso ( passou a ser mais um desses outros modos de obtenção da bebida: coado, fp, moka etc ).