Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Engraçado não ter esse tópico ainda no CDC , o Kopi e famoso pelo marketing e preços altos.

Um amigo chegou de Bali , semana passada e me trouxe 2 pacotes de 150g cada,  do Kopi Luwak , produzido e torrado em Sumatra.

Como o amigo entendia um pouco de café , ele sabia da importância da data da torra, ele conseguiu com torra de 29/4 :)

Um pacote eu já estou consumindo o outro vou levar amanhã para a reunião do CDC Rio e vamos fazer uma avaliação desse famoso Kopi.

27632474867_27f75c5c90_c.jpg

Já preparei alguns FP e espressos , a FP produziu crema de espresso.

27590813307_2d1a539907_c.jpg

O espresso deu uma extracao linda , quanto ao sabor , vou postar amanhã as impressões  do CDC Rio.

Mas já adianto que é  o cafe mais doce que eu já provei.

 http://forum.clubedocafe.net/topic/5501-cdc-rio-reunião/?do=findComment&comment=203641

 

  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, é bom lembrar que a denominação é usada simplesmente pra qualquer café cagado pela civeta... Mas tem vários fatores que podem resultar em bebidas totalmente diferentes:

- Região relativamente ampla, tem Kopi Luwak da Sumatra, Bali, Java, outras muitas ilhas da Indonésia... e deve rolar então vários micro climas

- Não precisa ser a mesma variedade de café, e pode ser cultivado ou silvestre

- Pode ser catado no meio dos pés de civeta selvagem - como originalmente era - o que significa que as sementes são dos frutos mais maduros que o bicho escolheu nos pés, ou pode ser de civeta trancada em gaiola e alimentada à força com qualidades e maturações variadas do fruto, o que tá ficando cada vez mais comum por conta da modinha

- Pode ser torrado profissionalmente por quem entende de café especial, ou pode ser torrado de maneira tradicional nas vilas dos produtores no panelão de ferro até virar carvão

Conclusão: não dá pra provar um Kopi Luwak achando que a bebida vai ser representativa dessa denominação.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2018 at 17:39, Luis Paulo disse:

Pessoal, é bom lembrar que a denominação é usada simplesmente pra qualquer café cagado pela civeta... Mas tem vários fatores que podem resultar em bebidas totalmente diferentes:

- Região relativamente ampla, tem Kopi Luwak da Sumatra, Bali, Java, outras muitas ilhas da Indonésia... e deve rolar então vários micro climas

- Não precisa ser a mesma variedade de café, e pode ser cultivado ou silvestre

- Pode ser catado no meio dos pés de civeta selvagem - como originalmente era - o que significa que as sementes são dos frutos mais maduros que o bicho escolheu nos pés, ou pode ser de civeta trancada em gaiola e alimentada à força com qualidades e maturações variadas do fruto, o que tá ficando cada vez mais comum por conta da modinha

- Pode ser torrado profissionalmente por quem entende de café especial, ou pode ser torrado de maneira tradicional nas vilas dos produtores no panelão de ferro até virar carvão

Conclusão: não dá pra provar um Kopi Luwak achando que a bebida vai ser representativa dessa denominação.

Já tomei ele com torra dentro dos 30 dias, torrado pela Sea Island Coffee (Região de Bali) foi tirado no espresso em uma cafeteria aqui em Campinas. Achei espetacular, mas lembro que paguei caro na xícara(foi feito reserva antecipada).

As lembranças que ficaram: Uma acidez ímpar, arremetendo algum ácido de natureza orgânica (não dá para explicar), bebida delicada, baixo corpo. Aroma: No início lembra casca de tangerina, depois uva e no fundo da xícara após esfriar, baunilha intenso !!

https://www.seaislandcoffee.com/wild-kopi-luwak-bali-coffee

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já tomei e não consegui torra muito recente, vale a pena pela exoticidade, mas se continuarem confinando os civetas utilizando de maus tratos do mesmo é melhor nem ter mais, com certeza o café é muito raro pela demanda e é famoso, custa caro, ai já viu né....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

Eu tomei um ontem, originado de Bali. Caríssimo. Mas como experiência foi muito válido. Foi sim o melhor café que já tomei na vida. Acidez ímpar, aroma caramelizado ao extremo. O sabor também é caramelizado. Notei um retrogosto persistente que me remeteu a frutas. No final da experiência achei o café muito além de meu paladar iniciante, ou seja, foi como andar numa Ferrari estando eu acostumando a andar de fusca ehehehhe . Mas me marcou muito tudo. Daqui a uns meses quando tiver me aprofundado mais no mundo do café ariscarei repetir a experiência.

Detalhe, esse café foi tomado em Fortaleza-CE. Numa loja de venda e assistência técnica de máquinas de expresso cujo o dono é da República Tcheca. Mas eles também servem expressos lá (não como foco principal). Eles também vender cafés especiais importados (Etiópia, indonésia, Quênia.. etc). O nome do estabelecimento chama-se Café Company. O dono me falou também que  está cogitando a possibilidade de fazer a torra de cafés importados lá mesmo e revender para o Brasil.

IMG_20180809_181939174.jpg

IMG_20180809_182023896 (1).jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 10/08/2018 at 12:30, Ram_Alen disse:

Eu tomei um ontem, originado de Bali. Caríssimo. Mas como experiência foi muito válido. Foi sim o melhor café que já tomei na vida. Acidez ímpar, aroma caramelizado ao extremo. O sabor também é caramelizado. Notei um retrogosto persistente que me remeteu a frutas. No final da experiência achei o café muito além de meu paladar iniciante, ou seja, foi como andar numa Ferrari estando eu acostumando a andar de fusca ehehehhe . Mas me marcou muito tudo. Daqui a uns meses quando tiver me aprofundado mais no mundo do café ariscarei repetir a experiência.

Detalhe, esse café foi tomado em Fortaleza-CE. Numa loja de venda e assistência técnica de máquinas de expresso cujo o dono é da República Tcheca. Mas eles também servem expressos lá (não como foco principal). Eles também vender cafés especiais importados (Etiópia, indonésia, Quênia.. etc). O nome do estabelecimento chama-se Café Company. O dono me falou também que  está cogitando a possibilidade de fazer a torra de cafés importados lá mesmo e revender para o Brasil.

IMG_20180809_181939174.jpg

IMG_20180809_182023896 (1).jpg

Sou de Fortaleza e sempre achei que ali sempre fosse loja de aluguel e manutenções de máquina, lendo agora o post, acabei de ligar pra lá. Vou essa semana lá saber quais cafés tem por lá...obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...