Ir para conteúdo

Café espresso mais cremoso


Postagens recomendadas

Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Leandro!

Cara podem ser vários fatores:
1. Qual a data da torra do café (quanto mais recente melhor a crema, o ideal é até 30 dias), outro detalhe é o tipo da torra (pra espresso o ideal é torra média e não muito clara)
2. Regulagem do moinho (aqui é pura experimentação), você tem que partir de uma faixa recomendável para espresso no seu moinho, e ir afinando ou engrossando pra ver o resultado, outro detalhe aqui é se o café não está pegando umidade no moinho, o que costuma ocorrer com o tempo, por isso é bom não encher muito o moinho
3. A compactação deve estar regular, não tanto a força (o suficiente para virar o portafiltro de ponta cabeça e o café não cair), mas principalmente se está nivelado por igual
4. Limpa e seca bem o porta filtro antes de moer

A ordem de verificação é de cima pra baixo.

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por aí mesmo que o Marcão. Eu partiria em primeiro lugar para a data da torra e o tipo de torra. 

Outra coisa a ser olhada é a própria máquina, se ela tá entregando pressão suficiente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2018 at 01:06, LeandroOliveira disse:

Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado!

Experimenta outro café que pode ser do tipo dele.

Também pode ser a torra ( o ideal é torra média ou escura ) ou a moagem muito grossa ou muito fina.

Eu tenho dificuldade de obter mais crema e já troquei até de café pra testar.

Tenho que continuar com os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2018 at 01:06, LeandroOliveira disse:

Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado!

Acabei de matar a charada aqui.

Fiz um teste com café já moído de padaria aqui só que no filtro duplo ( 14gr ) e espumou ( espuma e crema ) muito ( no filtro simples ou 7gr espuma pouco ).

Com um café gourmet ( grão arábica ), torra média, espuma bem pouco tanto no filtro duplo quanto no simples.

Acho que o café já moído de padaria ou supermercado é do tipo robusta ( qualidade inferior ) e vem sempre em torra escura. Por ser robusta e torra escura acaba produzindo muito mais espuma acredito eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...