Ir para conteúdo

Moedor para iniciantes/ sim, já li muito no forum, mas dúvidas persistem


Postagens recomendadas

Olá, segue meu primeiro post -- e pergunta aqui no fórum . 

Já li muito no fórum sobre moedores, mas confesso que ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre minha demanda. 

Busco um moedor que me atenda tanto para tirar um expresso (Gaggia baby), como para coado e French press. O custo-benefício é muito importante pra mim. Na verdade, procuro algo bem em conta. 

Atualmente, uso uma moedor elétrico do Mr. Coffee que comprei faz uns bons anos. Depois de ler muito aqui no fórum, acho que a razão de não conseguir tirar uma bom expresso -- aliás, da irregularidade para tirar um bom shot -- pode residir no fato de não conseguir uma granulação ideal. 

Sendo mais específico, vi que os elétricos bons são muito caros no Brasil -- talvez compro fora mais adiante. Daí pensei em um moedor manual Botini -- MOINHO PARA CAFÉ B03
COD.: 000899 -- e queria consultar o pessoal aqui. 

1) vou conseguir ter uma boa granulação para expresso? 

2) a regulagem é estável? 

3) funcionará bem para French press e para coado? 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se a grana que tem pra investir é a de um Bottini então o melhor custo beneficio vai ser ele mesmo.

Porem bom moinho para os 3 métodos dos que eu conheço só o Bravo Mini ( 1350,00 ) - O bottini vai ter muitos finos no pó para french. Se você não ligar de tomar um café mais velho no coado, pode peneiras e separar os finos para fazer no coado. Espresso ele deve dar conta também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No preço do Botini tem muita opção não... com um pouco mais, aproveitando que está em Sampa, eu ficaria de olho no OLX, que sempre aparece uns moinhos usados de cafeteria por uns R$500... dando preferência pra um que não tenha muita retenção e que seja fácil modificar pra tirar o dosador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pinheiro.f vc conhece o moinho Hario Mini-Slim? É um dos moinhos manuais "de entrada" mais mencionados quando se busca um equipamento com alguma consistência na granulometria. Não se compara ao Bravo que o @Allexlimaa2 mencionou. Tenho o Bravo e já tive o Hario Mini, realmente a diferença é grande, mas o preço também.

 

Apesar disso, ao passar de um moedor elétrico de lâminas para um de mós (como o Hario) vc já teria um grande salto em qualidade, além de ser capaz de fazer desde moagens mais grossas (prensa francesa) até mais finas (espresso). Ele está na faixa de 200 a 250 pratas, se não me engano. Sugiro que fique de olho nos classificados do fórum, pode aparecer alguém vendendo um usado.

 

Um moinho semelhante ao Hario muito conhecido é o Porlex Mini. Nunca usei um, mas sua estrutura (e o formato/tamanho das mós) é igual ao Hario Mini. Imagino que esteja na mesma faixa de preço.

 

Sobre o moinho Botini, seria legal vc dar seu testemunho aqui no fórum caso vc compre, pois fiquei curioso sobre ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allexlimaa2 obrigado pela dica. Tinha lido bastante sobre o Bravo Mini por aqui, mas foge do meu orçamento por agora. @Fogo ruivo, no caso das minhas pretensões de gasto, era algo para não passar de R$ 200,00.... mas se valer a pena pagar um pouco mais, posso considerar. @Luis Paulo vou ficar de olho sim. Por falar nisso, vi um elétrico da Cuisinart. Estou desconfiado do preço e acho que não tinha visto boas avaliações sobre ele aqui no fórum. @ricardorg, valeu pela dica. Acho que pode ser realmente uma boa até arrumar algo melhor. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pinheiro.f, dá pra pegar um porlex genérico baratinho também e ir guardando dinheiro pra um elétrico melhorzinho.

As mós são bem parecidas com as do Hario: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986133632-moedor-de-cafe-manual-inox-e-lminas-cermica-3091-_JM

Já vou adiantar que moer pra espresso nesses baratos manuais tipo Hario é um saco e demora uns 3-4min pra encher um filtro duplo. Se for moer muito pra espresso eu iria de Botini mesmo nessa faixa de preço aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pinheiro.f, Talvez vc não tenha visto esta discussão, que foi num tópico de moedor para Oster Primalatte II, mas acho que lá tem diversas referências que podem ser úteis para sua decisão:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, pinheiro.f disse:

@Luis Paulo, mesmo o Hario Skerton? Vi por 200 e alguma coisa .... demora esse tanto pra tirar um shot? 

O Skerton só tem mais espaço pros grãos e pó, mas as mós são as mesmas, então precisa da mesma quantidade de voltas e tempo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia só recomendo os Hario manual só pra quem tá começando mesmo, pelo preço, pq tenho achado o resultado deles muito desigual, devido aquele "jogo" que fazem quando giram. Pro espresso talvez seja melhor do que coados, pois para mais grosso saem partículas de tudo que é tamanho

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pinheiro.f eu já estive no seu lugar, na sua indecisão. Dizem que na internet nada de se cria, tudo se copia ... mas como é feito ficar copiando meu proprio post, vou mandar o link ...

 

Agora que você já leu meu post, posso me despedir e desejar uma boa compra no Botini ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2018 at 00:11, pinheiro.f disse:

@Allexlimaa2 obrigado pela dica. Tinha lido bastante sobre o Bravo Mini por aqui, mas foge do meu orçamento por agora. @Fogo ruivo, no caso das minhas pretensões de gasto, era algo para não passar de R$ 200,00.... mas se valer a pena pagar um pouco mais, posso considerar. @Luis Paulo vou ficar de olho sim. Por falar nisso, vi um elétrico da Cuisinart. Estou desconfiado do preço e acho que não tinha visto boas avaliações sobre ele aqui no fórum. @ricardorg, valeu pela dica. Acho que pode ser realmente uma boa até arrumar algo melhor. Abraços!

Nem pense em entrar nesse Cuisinart que ele é de lâminas e vai te fazer sofrer pra acertar no espresso.

Vai de Botini B03 que consegue espressos estáveis. Eu só uso ele hoje e meus espressos saem sempre do mesmo jeito ( só tem que acertar na regulagem da moagem até estabilizar ).

Com o Botini só vai precisar de um café que produza boa crema, de preferência grãos de torra média com menos de 30 dias que tem mais chance de sucesso ( nas lojinhas do Rei do Mate vendem um bom café em grão na faixa de 68 reais o quilo ).

E não esqueça de usar uma tampinha plástica transparente para evitar que salpique algum fragmento dos grãos nos olhos ao moer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Gente, brigadíssimo pelos toques... demorei pra burro pra responder, pois ocupado .... e nas pesquisas sobre moinho manual. 

Final das contas, peguei o Hario Skerton mesmo. Tava com preço bom na Brasil Espresso: 230 se retirando no local. 

Aparentemente funcionando bem. Mas vou lá no clube das máquinas gaggia pra tirar umas dúvidas com o pessoal, pois não consigo tirar um tipo de espresso que gosto. Daí não sei se é granulação, máquina, filtro, quantidade de café que coloco no filtro..  ou mesmo o tipo de café... 

abraços a todos e obrigado pela atenção e dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...