Ir para conteúdo

Temperatura ideal do Café na Mondial C-08


Postagens recomendadas

Pessoal, medi a temperatura do café logo após a extração na minha Mondial C-08. Ela chegou, no máximo a 75ºC. Gostaria de saber qual a temperatura ideal do café na xícara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente?

 

Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca medi a temperatura do café na xícara, mas 75º C não esta bom?

 

Eu também acho que 75 C está bom, pelo menos para minha lingua rsrsrsrs Penso que um flush para aquecer o grupo e a xícara deve aumentar a temperatura em uns 7 C pelo menos.

 

Pessoal, medi a temperatura do café logo após a extração na minha Mondial C-08. Ela chegou, no máximo a 75ºC. Gostaria de saber qual a temperatura ideal do café na xícara?

Além de pré-aquecer a xícara você também aqueceu o gupo ?

 

 

Menino Lima, editei, para evitar multiplos posts!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente?

 

Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria.

 

Abraços

Silvelandio,

 

Vc aqueceu a xícara com um flush de água quente?

 

Sua Mondial parece estar normal...deve ter perdido muito calor para a xícara fria.

 

Abraços

 

Colega Fogo, eu aqueço a xícara antes (com água quente), o porta filtro (com o filtro) fica aquecendo com o grupo.

Também tenho dúvidas quanto a temperatura da água quando sai da máquina, uma vez que o ideal (pelo que já li) é que a água passe pelo café a uns 89 a 91º (não é isso?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 88° a 95°C. Mas haverá troca de calor, então é normal o café sair de 80°C para baixo.

De 88° a 95°C. Mas haverá troca de calor, então é normal o café sair de 80°C para baixo.

 

Então, algumas vezes medi na xícara 67º, 72º e 69º. Mas como eu sei se a água está na temperatura ideal na máquina. Esperando 15 minutos ligada é o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parafraseando o Márcio: "Eu já disse isso aqui outras vezes", mas a temperatura da água depende, dentre outros fatores, da histerese do termostato.

 

Assim, considerando que a máquina já esteja aquecida, se recém tiver acabado um ciclo de caldeira (que corresponde à temperatura em que o termostato abre o circuito e desliga a resistência) a água estará próxima da temperatura máxima da sua máquina, e logo antes de iniciar um novo ciclo de caldeira (que corresponde à temperatura que o termostato fecha o circuito e ativa a resistência) a água deve estar próxima da temperatura mínima para a sua máquina.

 

Mesmo sabendo dessas coisas, pra saber a temperatura que a água sai efetivamente do grupo em condições de extração só com as ferramentas adequadas de medição. Eu já preparei um termofiltro caseiro, e vou fazer uns testes assim que o portafiltro pelado que o Fogo engenhou chegar. Se der certo, posto aqui o invento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabe, kkkkk! Sem um instrumento, só indo pelo gosto. Geralmente se a temperatura da água está muito alta para um dado café (isso varia conforme o tipo de grão e conforme a torra) ele tende a ficar amargo, se está muito fria tende a ficar azedo.

 

Observar como os ciclos de sua caldeira funcionam ajuda a ter uma idéia de como a sua máquina se comporta termicamente. Mas isso é só um pouco melhor que extrair aleatoriamente, em qualquer momento. Por isso que 15 minutos de aquecimento, isoladamente, sem correspondência com outras informações da máquina, não te dão idéia se a temperatura da água está adequada. Fria não deverá estar, mas saber em que ponto está orbitando ao redor da temperatura central do termostato é difícil saber. O certo é que os termostatos das máquinas de entrada muito comumente chegam a variar até próximo de 10 graus para mais e para menos da temperatura central, o que não é pouca coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como as maquinas domesticas tem caldeira pequena, em pouco tempo estara quente, creio que 15 min é bastante suficiente para maquinas domesticas.

no mais so ir brincando com a temperatura, surfando e percebendo as diferencas de extracoes conforme a temperatura.

So uma observacao: muitas vezes no manual vem dizendo que apos a luz acender ou apagar, como era o caso da ascaso, ja esta bom para fazer o cafe. Creio que nao seja a melhor opcao. é sempre bom esperar um bom tempo, pra maquina aquecer bem, ou seja por volta desses 15 min ou um pouco mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso que o Ruston falou. A maioria dos manuais é pífio e pouco confiável nesse quesito de temperatura de extração. Vá experimentando. E tente pesquisar sobre temperature surfing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura para beber o café tem de ser como máximo 60º, do contrario queimas a boca, agora se a temperatura de extração não for suficiente o café sairá ácido.

 

Então:

1. Quando tocas o portafiltro, aquecido no grupo, esta quente ?

2. Quando bebes o café, queimas a boca ou sai muito frio ?

3. O café fica ácido, amargo ou sai no ponto ?

4. Se esperas 30 minutos em vez de 15, qual a temperatura ?

5. Neste caso: fica mais de teu gosto ?

 

Com as informações de Marcio e Rodrigo tens todas as informações técnicas adicionais para fazer teu diagnóstico.

Somente você pode responder sobre o desempenho que esta tendo tua maquina, achas que esperando 15 minutos ligada já é suficiente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos colegas. As informações aqui postadas já me tiraram dúvidas. Creio que a minha cafeteira está atendendo a contento.

Valeu Ruston, Bernardo, Fabrício, Carneiro, Gilberto, R.Lima. E ao Rodrigoks (que achou muito engraçada as perguntas) também obrigado. As perguntas que fiz foi para confirmar as minhas impressões sobre a minha cafeteira. Apresento abaixo as minha conclusões/impressões. Lembrando também que recentemente despressurizei os filtros:

 

1- Após despressurizar os filtros tive que me esforçar bastante para conseguir um bom café para o meu gosto;

2- Seguindo os procedimentos recomendados pelos nobres colegas aqui deste forum a C-08 entrega um bom café espresso, desde o café tenha torra recente e a moagem seja adequada. Inclusive, o que eu faço fica superior aos cafés servidos nas cafeterias aqui de São Luis;

3- A temperatura em todo o processo está sendo satisfatória para extrair o café;

4- O moinho é o maior responsável pela qualidade do café extraído. Por isso, já encomendei o meu Rancilio Rocky;

5- A minha C-08 já está com 2 anos de uso e resiste bem ao tranco diário de 2 a 4 cafés (incluindo os capuccinos);

6- Uma deficiência da C-08 é que não vaporiza o leite de forma satisfatória. Mesmo seguindo as recomendações dos mais experientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Silvelândio, não achei engraçada a pergunta não, e nem estava ironizando. Era uma risada de quem já constatou que a vida de quem faz espresso não é tão fácil (pelo menos com máquinas de entrada), para o bem e para o mal.

 

Boa sorte nos teus experimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...