Ir para conteúdo

Minha Primeira Compra - O que fazer agora?


Postagens recomendadas

Olá, meu primeiro post!! Uhuu!!!

Quero agradecer muito todas as dicas e passei uns bons meses lendo muito no forum e passeando em diversos sites e canais (mais veemente o wholelattelove) para decidir o que fazer com minha paixão por café que cresceu muito nos últimos meses.

Aos marinheiros de primeira viagem neste forum: O que aprendi é que tudo se deve ponderar: Suas necessidades, qual seu nível de conhecimento e onde você quer chegar. Pra mim, gosto muito de variedade e por isso em vez de apostar numa maquina de expresso apostei em varios metodos e pretendo evoluir pra uma Gaggia Classic + um moedor de alta qualidade daqui mais um tempo.

 

O que comprei:

- Hario Slim

- Pressca

- Prensa francesa xingling (pra usar como cremeira)

- Moka Bialetti

- (Usarei o melitta pra coados mas pretendo logo comprar o hario v60, daqui uns 5 meses acho, nao vamos dar perolas aos porcos vulgo eu no momento, mas quero arrombar a melitta ahahaha)

- Cafés Mitsuo Nakao e do Centro (Paraná) 250g de cada

 

Bem, o que errei e o que acertei?! O que fazer de melhor na próxima vez que comprar algo do estilo? Quais upgrades fazer no futuro quando tiver mais experiência (especialmente de moedor)?

 

Sobre a Hario Slim: Quantos cliques usar pra cada método? Vi algo meio fora do padrao dependendo da fonte e queria ouvir de vocês.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Levi!

Acho que você começou legal.

Já considerou uma Aeropress? Vale muito a pena!

Também, vai acompanhando o fórum pra vc descobrir uns cafés melhores. Tem alguns tópicos sobre isso, e acompanhando logo você descobre várias opções.

Com relação aos ajustes do Hario Slim, realmente varia muito. Você vai ver que dependendo da dureza do grão, grau de torra, data da torra, etc. o pó sai diferente, e consequentemente o café também. E também depende muito do gosto pessoal, é claro.

Se você realmente gostar do hobby depois pode considerar um manual melhor, como o Bravo Mini ou Bravo Debut, ou partir para os elétricos, como o Breville ou MK Vario. São só exemplos porque a discussão sobre moedores é enorme!

Um abraço 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, @Levi Lourenço! Cara, sobre seleção de métodos, aproveita que tá em Sampa e rode nas várias boas cafeterias por aí experimentando vários métodos e escolhendo os que mais te agradam. Eu tenho várias coisas que comprei para experimentar mas acabaram virando decoração, kkkk. Isso vale principalmente pro espresso, já que é o método que sai mais caro, então vc tem que ter certeza que gosta. O principal agora é um moedor melhor, e não tenha expectativa de encontrar um que seja ótimo pra espresso e demais métodos simultaneamente. Um passarinho me falou que em breve tem um tópico saindo que pode te ajudar a escolher o moedor :P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Luis Paulo disse:

Bem vindo, @Levi Lourenço! Cara, sobre seleção de métodos, aproveita que tá em Sampa e rode nas várias boas cafeterias por aí experimentando vários métodos e escolhendo os que mais te agradam. Eu tenho várias coisas que comprei para experimentar mas acabaram virando decoração, kkkk. Isso vale principalmente pro espresso, já que é o método que sai mais caro, então vc tem que ter certeza que gosta. O principal agora é um moedor melhor, e não tenha expectativa de encontrar um que seja ótimo pra espresso e demais métodos simultaneamente. Um passarinho me falou que em breve tem um tópico saindo que pode te ajudar a escolher o moedor :P

É o que tenho feito, @Luis Paulo! Como trabalho na Vl. Olimpia tem varias cafeterias muito boas lá por perto e fui experimentando muita coisa, e gostei muito da Pressca em especial. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Luis Paulo disse:

Bem vindo, @Levi Lourenço! Cara, sobre seleção de métodos, aproveita que tá em Sampa e rode nas várias boas cafeterias por aí experimentando vários métodos e escolhendo os que mais te agradam. Eu tenho várias coisas que comprei para experimentar mas acabaram virando decoração, kkkk. Isso vale principalmente pro espresso, já que é o método que sai mais caro, então vc tem que ter certeza que gosta. O principal agora é um moedor melhor, e não tenha expectativa de encontrar um que seja ótimo pra espresso e demais métodos simultaneamente. Um passarinho me falou que em breve tem um tópico saindo que pode te ajudar a escolher o moedor :P

Paulo, tem um que fica bala para os dois métodos!! É o Bravo Mini!! Não demora tanto a moer, não é muito pesado (nem o equipamento nem para moer) e quem comprou adora! :) 

@Levi Lourenço comece sua poupança, seja para ele seja para outro moedor e, assim, quando for comprar não se aperta.

Minha experiência com o moedor Hario (tive um Skerton) foi usar, constatar um desalinhamento ou empenamento do eixo e devolver. Usei um porlex um tempinho. Mas já vi em algumas pastes do fórum o pessoal reclamando dele para coados pela inconsistência, vi receitas para espresso de algo como 5 a 7 cliques a depender do café, assim coados pode pelo menos dobrar o tamanho das partículas. Vai experimentando, um coadinho por vez até achar a melhor regulagem.

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mesquita disse:

Paulo, tem um que fica bala para os dois métodos!! É o Bravo Mini!! Não demora tanto a moer, não é muito pesado (nem o equipamento nem para moer) e quem comprou adora! :) 

@Levi Lourenço comece sua poupança, seja para ele seja para outro moedor e, assim, quando for comprar não se aperta.

Minha experiência com o moedor Hario (tive um Skerton) foi usar, constatar um desalinhamento ou empenamento do eixo e devolver. Usei um porlex um tempinho. Mas já vi em algumas pastes do fórum o pessoal reclamando dele para coados pela inconsistência, vi receitas para espresso de algo como 5 a 7 cliques a depender do café, assim coados pode pelo menos dobrar o tamanho das partículas. Vai experimentando, um coadinho por vez até achar a melhor regulagem.

Abraço!

Cheguei a ler há uns dias aquele tópico e achei a ideia legal, @Mesquita mas verei certinho já que agora efetivamente tenho a Slim, especialmente com a pressca, que quero fazer numa moagem mais grossa e percebi alguma inconsistência mesmo que deixou o sabor mais aguado no início (pode ser a temperatura da água?), apesar da acidez sair bem equilibrada, um amargor bem suave e um retrogosto incrível e bem longo, fiz com 14 cliques na Slim. Utilizei um do Centro torra média com 3min40seg de infusão e 30seg de pré-infusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Mesquita said:

@Levi Lourenço comece sua poupança, seja para ele seja para outro moedor e, assim, quando for comprar não se aperta.

@Mesquita, permita-me acrescentar uma sugestão complementar à sua para o @Levi Lourenço: quando estiver perto de comprar, acesse a seção de classificados desse fórum, o Mercado Livre e o OLX todos os dias. Essa prática foi essencial em duas compras que fiz: da máquina de espresso (foram 12 horas entre ver o anúncio e estar com a máquina em mãos) e moedor: primeira contato com o vendedor 10 minutos após a publicação do anúncio e negócio fechado menos de 24 horas depois :-)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

@Mesquita, permita-me acrescentar uma sugestão complementar à sua para o @Levi Lourenço: quando estiver perto de comprar, acesse a seção de classificados desse fórum, o Mercado Livre e o OLX todos os dias. Essa prática foi essencial em duas compras que fiz: da máquina de espresso (foram 12 horas entre ver o anúncio e estar com a máquina em mãos) e moedor: primeira contato com o vendedor 10 minutos após a publicação do anúncio e negócio fechado menos de 24 horas depois :-)

Boa! Exatamente, pesquise no Fórum e sites de classificados, é muito boa dica! Já vi venda de Bravo Mini aqui. Eu só me desfaria dos meus Bravos em ultimíssimo caso!!! hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, kell_albuquerque disse:

Levi, tem usado o Hario Slim pra coados e pra Moka?

Se sim, como tem saído a "velocidade" da moagem? Dá muito trabalho pra moer?

Forte abraço!

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
 

Não testei na Moka, mas pra coados usei 10 cliques com 2 colheres de sopa e foi entre 1 e 2 minutos acho, próxima vez vou cronometrar e te aviso.

13 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

@Mesquita, permita-me acrescentar uma sugestão complementar à sua para o @Levi Lourenço: quando estiver perto de comprar, acesse a seção de classificados desse fórum, o Mercado Livre e o OLX todos os dias. Essa prática foi essencial em duas compras que fiz: da máquina de espresso (foram 12 horas entre ver o anúncio e estar com a máquina em mãos) e moedor: primeira contato com o vendedor 10 minutos após a publicação do anúncio e negócio fechado menos de 24 horas depois :-)

Vou lembrar @Marcos Sampaio faz todo o sentido mesmo!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...