Ir para conteúdo

Outros porta filtros para café coado


Harry

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou voltando ao forum depois de mais de um mês planejando a cafeteria que vamos abrir aqui em São Roque. Ainda estamos em obras e comprando toda a sorte de equipamentos, esperando conseguir abrir ainda este ano. :) 

Mas vamos ao assunto do tópico: Estou buscando maneiras diferentes e simpáticas (aos olhos dos clientes) de servir cafés coados na hora, diretamente na xícara.

Cogitei alguns porta-filtros de papel da Hario (como o V60-01) mas o custo é bastante alto por unidade e para a quantidade de cafés que esperamos servir (São Roque é uma instância turística proxima a São Paulo e aos finais de semana fica MUITO movimentado) acreditamos ter que adquirir pelo menos 10 desses, o que aumenta o investimento consideravelmente.

Enfim, minha ideia seria a utilização de um filtro de papel (tamanho V60-01) dentro de um funil de vidro (tipo aqueles usados em laboratórios) para manter o filtro de papel seguro e não exposto, este funil seria acoplado a um suporte de madeira para dar sustentação e estabilidade ao funil além de possibilitar o prazer visual aos clientes. Lendo alguns relatos aqui no forum sobre o Koar e formas de extração similares, acho que pode ser uma ideia interessante.

O que vocês acham?

E vocês? Utilizam porta-filtros diferentes/adaptados em suas cafeterias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução barata pode ser a de usar os coadores de pano pequeninhos em suportezinhos de metal, o "coador egoísta". Galera curte, é rapidão, baratinho, e o resultado na xícara é legal. Acho mais difícil "acertar" a mão com coadores maiores, mas nos pequenininhos geralmente o sabor fica legal, pela minha experiência.

Até porque adaptar um outro tipo de suporte deve mudar bastante o sabor e vai exigir apurar técnica, avaliar os resultados, reprodutibilidade, etc., pois as diferenças que observamos entre V60, Melitta, Kono, etc. não são pequenas... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de usar o filtro de V60 em um cone de vidro é que ele não tem as ranhuras que fazem o filtro não grudar nas paredes , o que causa obstrução do fluxo de água.

Você já pensou em comprar uns filtros de V60 pelo Aliexpress?? Tem vários modelos: plástico, acrílico, vidro, cerâmica. O valor é bem menor. Não são originais, mas dá para ir começando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Joao e Helder, obrigado pelas respostas. 

Joao,

A ideia é não usar filtros de pano pois a higienização é bastante "chata". Estamos optando por filtros de papel por agilizar os processos da cafeteria e reduzir quaisquer possibilidades de problemas com a vigilancia sanitaria :) 

 

Helder

Você tem toda razão, as ranhuras internas dos porta-filtros são importantes para uma extração de melhor qualidade.

Não tinha pensado em adquirir no aliexpress! Vou buscar as opções deles.

Muito obrigado pela ideia!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harry, saiba que importar pode se tornar uma dor de cabeça caso os produtos atrasem (mais do que os 3 meses regulares) ou sejam extraviados.

Entre em contato com a Flavors, eles são os únicos importadores da Hario, no Brasil,e os valores são mais acessíveis que encontrado nas lojas.

  Ps: O antedimento não é bom, os preços não são os mesmo que amazon, ali express, etc. Porem é o melhor que você encontra no Brasil

   Ps2: Eles tem pedido minimo, chegou a ser R$600,00, hoje não sei quanto é. Em ultimo caso, chame amigos para fechar o valor de compra.

Não conheço outro porta filtro que seja tão bom quanto a Hario V60 para os padrões de cafeteria. Tem um custo beneficio acessível, inferior apenas a melitta e filtro de pano, que obtêm um resultado na xícara muito inferior, o porta filtro de acrílico não quebra, filtros são fáceis de encontrar.

Porem pode se ter problemas com consistência entre xícaras nos horários de movimento, cafeterias no Brasil e mundo afora estão utilizando Batch Brewers (cafeteiras que produzem em alta quantidade) para melhorar nesse aspecto, também considere passar o café no balcão, ao invés de fazer na mesa do cliente, agiliza o serviço e melhora na padronização. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Harry disse:

Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou voltando ao forum depois de mais de um mês planejando a cafeteria que vamos abrir aqui em São Roque. Ainda estamos em obras e comprando toda a sorte de equipamentos, esperando conseguir abrir ainda este ano. :) 

Mas vamos ao assunto do tópico: Estou buscando maneiras diferentes e simpáticas (aos olhos dos clientes) de servir cafés coados na hora, diretamente na xícara.

Cogitei alguns porta-filtros de papel da Hario (como o V60-01) mas o custo é bastante alto por unidade e para a quantidade de cafés que esperamos servir (São Roque é uma instância turística proxima a São Paulo e aos finais de semana fica MUITO movimentado) acreditamos ter que adquirir pelo menos 10 desses, o que aumenta o investimento consideravelmente.

Enfim, minha ideia seria a utilização de um filtro de papel (tamanho V60-01) dentro de um funil de vidro (tipo aqueles usados em laboratórios) para manter o filtro de papel seguro e não exposto, este funil seria acoplado a um suporte de madeira para dar sustentação e estabilidade ao funil além de possibilitar o prazer visual aos clientes. Lendo alguns relatos aqui no forum sobre o Koar e formas de extração similares, acho que pode ser uma ideia interessante.

O que vocês acham?

E vocês? Utilizam porta-filtros diferentes/adaptados em suas cafeterias?

Saindo do café e indo pra marketing: Seu público REALMENTE notará valor agregado nesse novo método? (Entendo que quer oferecer o melhor na ponta)

 

Público segmentado para amantes de café: Segue em frente que o que você investir terá retorno (e sinceramente numa Hario de acrílico, nao demorará muito). Quanto ao papel, em grande quantidade custará R$0.40 na 01 e 0.45 na 02, acredito fielmente que a diferença pra um método mais comercial aí vai trazer um retorno bom.

Público de outros segmentos: Talvez o Melittão funcione muito mais. Corre o risco do seu público já achar muito bom ter um café mais fresquinho e o método não agregue valor o suficiente que cubra o investimento envolvido

Atingir os dois públicos com certo equilíbrio (respeitando a teoria 80/20, onde 80% do seu retorno vem de 20% dos clientes): Entregue as duas opções

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Harry disse:

acreditamos ter que adquirir pelo menos 10 desses

10 suportes de filtro é bastante coisa, teria algum momento que vc usaria todos ao mesmo tempo?

Você precisa saber como vai ser em média sua demanda, lembrando que uma extração na v60 dura 3-4 min.

outro detalhe, vidro + correria não da muito certo, se vc está extraindo 5 v60 ao mesmo tempo e uma cai e quebra, vc tem que parar tudo para limpar o vidro, a de acrílico tem menor custo e vai gerar o mesmo resultado. 

18 minutos atrás, Levi Lourenço disse:

Lendo alguns relatos aqui no forum sobre o Koar e formas de extração similares, acho que pode ser uma ideia interessante.

o koar se não me engano custa uns 150 reais ou mais, um suporte v60 01 para cnpj custa uns 20-25.

como o colega disse ali em cima, manda um email para a flavors, ultima cotação que fiz estavam nessa faixa de preço que disse, ou se tiver tempo, compra no ebay e espera chegar, sai mais barato ainda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Muito obrigado pelas respostas! Cêis não sabem o quanto eu fico feliz com essa troca de experiências <3 

@Matheus Krauze Googlei sobre revendas de V60 e a Flavors não tinha aparecido no resultado, vou cotar com eles! Conversei com minha esposa (e sócia) e acabamos por achar melhor filtrar o café no balcão e levar ele já extraído ao cliente, como você disse. Isso reduzirá riscos de queda/quebra/sujeira entre os clientes, pelo menos até encontrarmos um garçom que manje MUITO de andar com a bandeja e de "passar" o café na mesa.

@Levi Lourenço Vamos servir cafés especiais, então acreditamos que será um diferencial aqui na região. Estamos contando com dois métodos de extração para início dos trabalhos, mas cogitamos inserir outros métodos dependendo da procura e do tipo de clientes que aparecerão. Talvez 10 peças seja muito, vou fazer umas contas e projeções e "colocar o pé no chão" pra reduzir e comprar mais peças apenas se houver procura por esse método de extração.

@João Vitor Ribeiro Li uma reportagem sobre o Koar dizendo que o preço por peça era de aproximadamente R$ 85, mas o frete atualmente está tão absurdo que "importar" de Pernambuco deixaria o produto bem mais caro que um Hario aqui no sudeste. Tentei comprar no ebay mas fica mais de R$ 100 um unico Hario, já que o dolar atualmente tá batendo na casa dos R$ 4.

Visitamos a FISPAL mês passado e conversamos com a revenda da Bunn, mas resolvemos esperar um pouco pra adquirir o produto deles pois não sabemos se a procura será tão grande.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...