Ir para conteúdo

máquina até 400 reais


Dani Lima

Postagens recomendadas

oi pessoal, sou novata por aqui, amante de café mas não profissional como alguns de vcs. Tenho uma máquina Nespresso mas não quero mais café de cápsula, pq li que a gente acaba tomando resíduos das cápsulas, e tb são caras. Queria comprar uma cafeteira expresso de pó, mas não sei qual compro, tem Philco 15 bar e Mondial C 08 por preços que regulam, por volta de 300 reais. Alguém saberia me dizer qual das duas é melhor? Mas não tenho moedor ainda.... Outra dúvida é se poderia comprar um moedor manual. Só eu tomo esse café aqui em casa, 2 x ao dia. Alguma dica da melhor máquina e do melhor moedor, com boa relação custo benefício aé 400 /500 reais tudo ? Grata !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi pessoal, sou novata por aqui, amante de café mas não profissional como alguns de vcs. Tenho uma máquina Nespresso mas não quero mais café de cápsula, pq li que a gente acaba tomando resíduos das cápsulas, e tb são caras. Queria comprar uma cafeteira expresso de pó, mas não sei qual compro, tem Philco 15 bar e Mondial C 08 por preços que regulam, por volta de 300 reais. Alguém saberia me dizer qual das duas é melhor? Mas não tenho moedor ainda.... Outra dúvida é se poderia comprar um moedor manual. Só eu tomo esse café aqui em casa, 2 x ao dia. Alguma dica da melhor máquina e do melhor moedor, com boa relação custo benefício aé 400 /500 reais tudo ? Grata !

Olá Dani!

 

Estou na mesma situação que vc.

Recomendo ver o tópico da Mondial por aqui.

 

As duas são iguais, a diferença são acessórios apenas.

A Mondial vem com 2 porta filtros, um para uma xícara e um para duas enquanto a Philco só tem 1 porta filtro pra 2 xícaras.

 

O termo "Pó" não é utilizado por aqui. Seria moído, e cada tipo de preparo acompanha uma moagem. O processo exige muitas etapas mas no final entrega um café melhor que o de cápsulas.

 

O moedor indicado para nós iniciantes é o Mimoso da Botini, um azul com estilo anos 20. Eu não gosto por que acho feio e grande demais então recomendaram um chinês de inox, é compacto vendido no ML pela metade do preço do Botini. Não é tão preciso como ele, mas quebra um galho. Ainda não comprei o meu, devo comprar até o fim de agosto.

 

Depois tem outros ups. Mas com a máquina e mesmo um café de mercado dá pra fazer algo melhor que de cafeteira de cápsulas. A técnica é mais importante que as ferramentas, seguido do café de qualidade e por fim os utensílios que facilitam a vida e dá um up no sabor final do preparo (balança, filtro despressurizado, tamper em inox, pote hermético pra conservar os grãos, etc). Alguns vão muito além torrando o próprio café em casa mas no caso dos iniciantes e que só querem sair do alto custo das cápsulas foge um pouco.

 

Link do tópico da Mondial: https://r.tapatalk.com/shareLink?url=http://forum.clubedocafe.net/topic/100-cafeteira-expresso-coffee-c-08-mondial/&share_tid=100&share_fid=154098&share_type=t

 

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sei que vai soar repetido e chato, mas invista os 400-500 em um bom moedor, quem sabe até no dobro do valor, ou um pouco mais, que lá no futuro poderá até ser bem usado no espresso.

Enquanto isso, prove os bons métodos de coado, prensa etc.

Quarde mais dinheiro pra uma máquina de espresso decente/razoável. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei com um da Cadence e não me arrependo. Custou R$70 na época, eu estava entrando no mundo dos cafés especiais e deu pra ter uma boa noção como tudo funciona, brincar com métodos diferentes, aprender as variáveis envolvidas...

Depois senti a necessidade de comprar outro moedor (melhor e, infelizmente, mas caro) para me aperfeiçoar mais. Foi um custo baixo e uma aposta para saber se eu realmente iria me aprofundar nesse mundo.

Não sei se começar logo com um moedor de caro (e esse buraco vai bem fundo, porque tem sempre um moedor melhor se você juntar "só mais um pouquinho" de dinheiro) é tão bom assim. Nem todo mundo que está começando a estudar sobre café vai continuar se aperfeiçoando. Muita gente só tem uma leve curiosidade, só quer fazer um cafezinho bom em casa, receber os amigos com um café "diferente"...

É como dizer que uma pessoa não pode ter um Gol como primeiro carro porque a Lamborghini  tem carros muito melhores e é melhor juntar dinheiro até conseguir comprar uma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às máquina de café espresso, concordo com a Philco e Mondial. Nenhuma das duas decepciona.

Corroboro em gênero e grau a questão do moedor. Eu sugiro começar com o Hario Slim manual. Com sorte você achará no ML por pouco mais de 200 reais. Você consegue moer fino e uniforme o suficiente pra ter um belo espresso. E de quebra, você aprenderá de fato a moer café, em qualquer método. A simplicidade desse moedor na minha opinião é a maior característica para entender a moagem de café. Sem falar que esse moedor é fantástico para impressionar qualquer visita :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda uma outra dica de moedor que a galera aqui recomendou é o Botini B03 manual. Comprei um, custou na casa dos 90 reais.

A desvantagem dele é que não é portátil. Você precisa acoplar em uma bancada ou algo do tipo. (na falta de uma, uso uma cadeira)

Uma coisa que eu li muita gente reclamar por aqui foi a demora dos hario pra moer pra espresso. O botini leva vantagem nisso. Ainda tô esperando meus cafés especiais chegarem, mas comprei um simples em grão no mercado só pra testar as regulagens e consegui moer 30g de café em menos de 1 minuto, fácil fácil, numa regulagem bem fina.

A galera costuma recomendar esse também pra quem vai fazer espresso.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Allan.
Para extrair um espresso razoável com uma semiautomática como a Mondial, é necessário moer os grãos de café com consistência de granulometria que nem todo moedor consegue e compactar adequadamente com um tamper.
Um grama de diferença na medida dos grãos já dá diferença no sabor. Há ainda outros detalhes, mas omiti aqui para simplificar a resposta.
A Nespresso foi feita para qualquer pessoa usar, colocando uma cápsula, apertando um botão e obtendo o Espresso. Todos esses detalhes da semiautomática já estão resolvidos na Nespresso.

Então, respondendo a sua pergunta, é possível obter cafés melhores com a Mondial. Desde que todos esses detalhes estejam solucionados e sejam utilizados cafés bons e frescos.

No entanto, observe que se esses detalhes não estiverem em ordem, não será possível obter cafés razoáveis com a Mondial.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Allan.
Para extrair um espresso razoável com uma semiautomática como a Mondial, é necessário moer os grãos de café com consistência de granulometria que nem todo moedor consegue e compactar adequadamente com um tamper.
Um grama de diferença na medida dos grãos já dá diferença no sabor. Há ainda outros detalhes, mas omiti aqui para simplificar a resposta.
A Nespresso foi feita para qualquer pessoa usar, colocando uma cápsula, apertando um botão e obtendo o Espresso. Todos esses detalhes da semiautomática já estão resolvidos na Nespresso.

Então, respondendo a sua pergunta, é possível obter cafés melhores com a Mondial. Desde que todos esses detalhes estejam solucionados e sejam utilizados cafés bons e frescos.

No entanto, observe que se esses detalhes não estiverem em ordem, a não será possível obter cafés razoáveis com a Mondial.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk


Fala logo a verdade: Vc precisa ser o Einstein do Café rsrsrs (mas eu me identifico mais com o Dr. Brown).

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, daniribbs said:

Sério? Não vendem máquinas de barista. Nesse site só encontrei vending machines e uma máquina de sachês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...