Ir para conteúdo

Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Senhores

Meu moedor de lâminas Cuisinart produz um pó de café que resulta em um espresso melhor que o do moedor mimoso e com filtro pequeno de 7g  pressurizado.

Sabiam ?

  • Haha 1
  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Senhores

Meu moedor de lâminas Cuisinart produz um pó de café que resulta em um espresso melhor que o do moedor mimoso e com filtro pequeno de 7g  pressurizado.

Sabiam ?

Olha a palavrinha chave aí: Pressurizado. Com filtro pressurizado dá para tirar um espresso razoável até socando café no pilão. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Flaze disse:

Olha a palavrinha chave aí: Pressurizado. Com filtro pressurizado dá para tirar um espresso razoável até socando café no pilão. 

Mas tinha gente aqui no fórum que teimou e teimou que filtro pressurizado prejudica a obtenção do espresso e eu estou mostrando o contrário.

Ontem cheguei a conseguir um espresso cremoso ( 40 ml ), com fundo de chocolate no sabor, com pó de moedor de lâminas e o filtro menor de 7g.

Acho que esse pessoal, se usou moedor de lâminas algum dia, não soube encontrar o ponto certo de como moer os grãos nesse tipo de aparelho. Eu levei anos para descobrir e isso tirando espresso todos os dias. Era difícil tirar um ótimo espresso, ou achava que era a máquina por ser a mais barata ( Mondial C-08 ), ou que era o moedor ( Cuisinart DCG-20N ), ou que era a qualidade dos grãos ( gourmet, arábica, peneira 17/18, torra média, Café do Centro da rede de lojas Rei do Mate ) ou esses elementos combinados. Por isso entrei aqui no fórum para saber como fazer. Cheguei a comprar o moedor mimoso ( Botini B03 ), conforme me orientaram, sem necessidade, que hoje está como reserva caso dê defeito no de lâminas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a sinceridade, mas Henrique faz um desserviço para o fórum. Se ele isoladamente consegue resultados bons com moedores de lâminas, bom para ele. Mas abrir um tópico desse só faz criar confusão na cabeça de um novato que entre no fórum procurando conhecimento consolidado.

A moderação poderia considerar excluir esse tópico e acompanhar mais de perto essas postagens dele. Já passou do ponto.

  • Curtir 7
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Senhores

Meu moedor de lâminas Cuisinart produz um pó de café que resulta em um espresso melhor que o do moedor mimoso e com filtro pequeno de 7g  pressurizado.

Sabiam ?

Eu já consegui tirar bons espressos com o meu finado moedor de lâminas da Cadence. O problema dele é a consistência: conseguia tirar um ou dois espressos bons, mas depois, mesmo repetindo o mesmo método/tempo, o espresso saía diferente. Moedores melhores (e, infelizmente, mais caros) não sofrem tanto desse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Senhores

Meu moedor de lâminas Cuisinart produz um pó de café que resulta em um espresso melhor que o do moedor mimoso e com filtro pequeno de 7g  pressurizado.

Sabiam ?

Ahahahahaah Henrique alguém ainda vai ter um ataque do coração com uma dessas. Mas até conseguir já devia estar aposentado, não?

 

AVISO:

Se alguém está considerando ter esse como moedor de entrada (e provavelmente ficou decepcionado quando muitos recomendaram os caros Krups e Bravo Mini, respeitando sua qualidade, sempre). É bom repensar, até porque o preço dele é igual ao do Hario Skerton. E se você acha que um moedor de lâmina da menos trabalho que ficar rodando um manual, é um completo engano, que lâmina é ficar chacoalhando aquilo e parar diversas vezes até conseguir algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei uns moedores de lâminas no passado recente, um Cuisinart lá que comprei achando que seria mais rápido que o Hario Slim (bem, mais rápido até é mesmo...) para fazer café para mais gente. Dando umas chacoalhadas é possível pegar uma moagem decente, mas mais para moagens finas, porque aí aperta um montão e fica tudo fino mesmo. Para espresso acho que não deve ser lá essas coisas, mas para algum preparo fino na Aeropress, até que ia. Para moagens mais grossas, as médias, em coados, aí é um terror, ficam vários fines junto com uns cacos gigantes. Fica muito ruim.

Para moagens médias recentemente comecei a usar mais o Handground (antes eu fazia quase tudo com moagens média-finas pra baixo), e fiquei surpreso, é bem consistente e dá um sabor muuuuito melhor. Eu era meio descrente no início de um dos mantras do forum, de que moedor é o coração de todo bom café, e hoje tive que rever isso. Especialmente para moagens mais grossas - em que o Hario Slim é ruinzinho. 

Então particularmente não recomendo esses moedores para nada coado, o café sai cada vez de um jeito, é decepcionante, e fica muito restrita a faixa "ok" de moagem. Aliás estou na casa dos meus sogros e eles têm um moedor desses, com alguns macetes consegui chegar num café maneiro na moka - mas ainda distante do que faço em casa - mas no Melittão fica ruim, ou subextraído ou passa do ponto. Acho que vale mais comprar um bom café já moído na granulometria média que usar esse tipo de moedor. Perde-se o frescor e tudo o mais e bla bla bla, mas ainda se sai ganhando, o sabor é mais consistente e os métodos "funcionam" melhor.

E o Henrique é legal, po. O cara até existe. Mas "aventuras de Henrique" seria uma boa.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2018 at 16:30, leogodoy disse:

Uma pena que esse moedor não vem com a função "busca no fórum" embutida, aí de repente você conseguia postar isso no tópico específico dele! 

Infelizmente nem tudo no mundo do café é tão perfeito quanto os grãos gourmet do Rei do Mate...

Ótima Caê, ué, não é o Caê! Brincadeira Leo, pareceu o Caê, hehehehehehe Ri, como rio dos posts dele, entre os melhores do Fórum! :)

Só seria bom ressalvar para os iniciantes que há controvérsias! Que o moedor de lâminas é inconsistente e que a chave para o sucesso é, além de conseguir chegar a determinado ponto, exatamente a consistência a repetibilidade desse ponto de moagem. Realmente ter esse tópico é meio contraditório e seria bom o novato realmente ler o o assunto todo para ver que não é esse tópico que está certo e todo o restante do CDC errado.

No mais, abraços a todos e bons cafés!!!

@Henrique - RJ ninguém falou que você está errado não, o problema é continuar repetindo os resultados sempre. Mais que isso, como diriam os entendidos, cada um é cada um, às vezes o que eu gosto você pode não gostar. A necessidade de buscar outras coisas é gerada pelo inconformismo ou pela insatisfação.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é possível tirar um bom espresso com moedor de lâminas. Mas eu duvido você conseguir tirar 3 ou 4 bons espressos seguidos devido a falta de consistência da moagem. E isso considerando filtro pressurizado, que até socando café no pilão dá para tirar um espresso. O Botini é um moedor de mós cônica, logo, a moagem será sempre mais consistente conforme a sua regulagem. Dito isso, eu tenho certeza absoluta que você simplesmente não encontrou o ponto de regulagem adequado do Botini para a sua cafeteira. 

 

@Henrique - RJ você já fez um espresso com filtro despressurizado? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Flaze disse:

Cara, é possível tirar um bom espresso com moedor de lâminas. Mas eu duvido você conseguir tirar 3 ou 4 bons espressos seguidos devido a falta de consistência da moagem. E isso considerando filtro pressurizado, que até socando café no pilão dá para tirar um espresso. O Botini é um moedor de mós cônica, logo, a moagem será sempre mais consistente conforme a sua regulagem. Dito isso, eu tenho certeza absoluta que você simplesmente não encontrou o ponto de regulagem adequado do Botini para a sua cafeteira. 

 

@Henrique - RJ você já fez um espresso com filtro despressurizado? 

Eu abri este tópico porque fiquei surpreso com a descoberta e admirado com a sensibilidade dessa máquina barata Mondial c-08.

Não duvide, tirei uns 4 espressos em duas moagens com o de lâminas ao longo de várias horas e sou capaz de repetir o feito pois sei qual o nível aproximado dos grãos no moedor de lâminas e por quantos segundos. Lógico que, se eu trocar de grãos de café, talvez tenha que descobrir um novo nível de grãos e de tempo de moagem ( pode ser mais ou menos de 20 segundos ) mas o grande segredo de dar certo é na hora de por o pó no filtro e compactá-lo ( aí é que está o pulo do gato ).

Eu até tentei de novo reajustar a granulometria do Botini para obter o mesmo resultado do de lâminas mas me arrependi e só me fez desperdiçar o pó de uns 4 ou 5 espressos.

Mas o meu espanto mesmo foi com a sensibilidade dessa máquina. Se você for estúpido com ela, ela é estúpida contigo e te devolve o troco. Incrível !!!

Mas vou continuar testando pois custa a acreditar depois de tantos anos malhando nessa coisa.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Eu abri este tópico porque fiquei surpreso com a descoberta e admirado com a sensibilidade dessa máquina barata Mondial c-08.

Não duvide, tirei uns 4 espressos em duas moagens com o de lâminas ao longo de várias horas e sou capaz de repetir o feito pois sei qual o nível aproximado dos grãos no moedor de lâminas e por quantos segundos. Lógico que, se eu trocar de grãos de café, talvez tenha que descobrir um novo nível de grãos e de tempo de moagem ( pode ser mais ou menos de 20 segundos ) mas o grande segredo de dar certo é na hora de por o pó no filtro e compactá-lo ( aí é que está o pulo do gato ).

Eu até tentei de novo reajustar a granulometria do Botini para obter o mesmo resultado do de lâminas mas me arrependi e só me fez desperdiçar o pó de uns 4 ou 5 espressos.

Mas o meu espanto mesmo foi com a sensibilidade dessa máquina. Se você for estúpido com ela, ela é estúpida contigo e te devolve o troco. Incrível !!!

Mas vou continuar testando pois custa a acreditar depois de tantos anos malhando nessa coisa.

Cara, então você está de parabéns! Sério, nenhum usuário aqui no fórum conseguiu simultâneas moagens constantes em um moedor de lâminas. Você precisa fazer um tutorial, pois chegam muitos novatos aqui no fórum quebrando a cabeça com esse tipo de moedor. Assim você ajudaria esses novatos. Ô @Henrique - RJ vá brincar com o seu Botini, pois pó para 4 ou 5 espressos é muito pouco, ainda mais considerando o filtro pequeno (aproximadamente 35g de café) e certamente quando você achar sweet spot vai ser melhor que o moedor de lâminas. . Quando eu comprei meu moedor Bravo Debut, gastei cerca de 2 quilos de café até achar o ajuste fino ideal para mim. Isso só para espresso, até achar a regulagem ideal para coados foi mais 1 quilo (lembrando que há variações de acordo com grão). 

Lembrando aos novatos que eventualmente acessarem esse tópico: moedor de lâminas só é suficiente (ainda assim inconstante na maioria das vezes) para filtro pressurizado. Não serve para filtros não-pressurizados ou despressurizados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Flaze disse:

Cara, então você está de parabéns! Sério, nenhum usuário aqui no fórum conseguiu simultâneas moagens constantes em um moedor de lâminas. Você precisa fazer um tutorial, pois chegam muitos novatos aqui no fórum quebrando a cabeça com esse tipo de moedor. Assim você ajudaria esses novatos. Ô @Henrique - RJ vá brincar com o seu Botini, pois pó para 4 ou 5 espressos é muito pouco, ainda mais considerando o filtro pequeno (aproximadamente 35g de café) e certamente quando você achar sweet spot vai ser melhor que o moedor de lâminas. . Quando eu comprei meu moedor Bravo Debut, gastei cerca de 2 quilos de café até achar o ajuste fino ideal para mim. Isso só para espresso, até achar a regulagem ideal para coados foi mais 1 quilo (lembrando que há variações de acordo com grão). 

Lembrando aos novatos que eventualmente acessarem esse tópico: moedor de lâminas só é suficiente (ainda assim inconstante na maioria das vezes) para filtro pressurizado. Não serve para filtros não-pressurizados ou despressurizados. 

Consegui voltar para a granulometria que estava no Botini e os bons espressos estão estáveis agora mas nenhum chegou ao chocolate que tirei com o moedor de lâminas nestes dias e isso com apenas 7g no filtro pequeno ( 35g no filtro pequeno é exagero, isso não tem nem no filtro grande ou duplo que dizem chegar a 14g ).

Mas pretendo confirmar essa experiência que tive com o moedor de lâminas quando abrir um novo pacote de grãos de café que comprei hoje. Como afirmei antes, a chave do bom espresso com esse moedor e a Mondial C-08 me parece ser a granulometria certa ( nem muita grosso e nem muito fino o pó ) que já é um desafio pois tem que combinar tempo de moagem em segundos com nível de grãos dentro do moedor, o modo como é colocado o pó no filtro e o modo como é compactado. Fora a granulometria, o resto é mais fácil se conseguir pois é praticamente um procedimento fixo, padrão, que se vê em vídeos.

Mas essa máquina C-08 e semelhantes é realmente muito sensível, qualquer deslize mínimo já dá diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, João Vitor Ribeiro disse:

parece até fanfic isso

Se vc gostou do resultado e conseguiu replicar, ótimo! se o sabor para vc está bom é o que importa.

Com o Botini está faltando sabor pois a aparência é bonita com a crema ( uma espuma espessa que consigo toda a hora ). Não sei o que é mas não vou ficar mexendo de novo na granulometria pois já vi que não dá certo nesse mimoso. Já tentei adoçar um pouco mais e um pouco menos e não deu resultado. O café é que não é.

Vou tentar de novo aquele jeito de moer, com o Botini, os grãos em níveis e velocidades diferentes misturando o pó pra ver como vai ficar o sabor que pelo menos fique gourmet ou amendoado ( chocolate, que é o verdadeiro espetáculo, acho que vai ser difícil ).

Essa coisa de misturar o pó de café resultante de dois modos diferentes de moer com o Botini é uma tentativa de reproduzir a moagem do moedor de lâminas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei que preaquecendo a xícara e o cachimbo o espresso sai muito quente e isso acaba com o sabor esculhambando o paladar. Tirei o espresso sem preaquecer ( o ambiente está mais quente aqui no Rio ) e ele ficou morno deixando o paladar mais aguçado e o sabor realçado mas ainda não parece um gourmet e muito menos chocolate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Lembrei que preaquecendo a xícara e o cachimbo o espresso sai muito quente e isso acaba com o sabor esculhambando o paladar. Tirei o espresso sem preaquecer ( o ambiente está mais quente aqui no Rio ) e ele ficou morno deixando o paladar mais aguçado e o sabor realçado mas ainda não parece um gourmet e muito menos chocolate.

Confirmado !!!

A temperatura parece de fato influenciar no sabor dos meus espressos obtidos a partir do pó do Botini ( o açúcar adicionado também, lógico ).

Mas ainda desconfio de que o pó do moedor de lâminas pode gerar um sabor mais intenso que irei confirmar logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura influência o café, independente do moedor. Normalmente, café mais frio tende a ter uma acidez maior. Quando eu tinha uma Oster eu sofria com isso, pois ela não atingia uma temperatura tão alta e para piorar, não tinha muita pressão, o que me obrigava a moer mais grosso. Então imagine que os meus cafés eram beeem ácidos, a ponto de ficar intragável cafés que possuem uma acidez naturalmente elevada. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Flaze disse:

Temperatura influência o café, independente do moedor. Normalmente, café mais frio tende a ter uma acidez maior. Quando eu tinha uma Oster eu sofria com isso, pois ela não atingia uma temperatura tão alta e para piorar, não tinha muita pressão, o que me obrigava a moer mais grosso. Então imagine que os meus cafés eram beeem ácidos, a ponto de ficar intragável cafés que possuem uma acidez naturalmente elevada. 

Para mim ficaram bom os espressos mornos ( sinto que ficam mais encorpados e isso já acontecia com a outra C-08 ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Flaze disse:

Temperatura influência o café, independente do moedor. Normalmente, café mais frio tende a ter uma acidez maior. Quando eu tinha uma Oster eu sofria com isso, pois ela não atingia uma temperatura tão alta e para piorar, não tinha muita pressão, o que me obrigava a moer mais grosso. Então imagine que os meus cafés eram beeem ácidos, a ponto de ficar intragável cafés que possuem uma acidez naturalmente elevada. 

Acidez acho que tenho aqui nos meus espressos quase sempre.

É bem ruim mesmo mas não sei se seria por causa da máquina ( talvez do tipo de café ).

Acho que o açúcar ajuda a quebrar essa acidez mas ele também tende a me criar uma irritação incomoda na garganta principalmente se acima de certa quantidade ( é outra coisa desagradável que percebo aqui ).

Pelo menos agora meus espressos saem com boa crema e olha que os tiro sempre com o filtro pequeno de 7g o que antes era impossível.

Essa nova situação estável me deixa mais livre para experimentar outros tipos de cafés em grãos ( talvez volte a comprar os cafés do Suplicy ou até venha a tentar com os do Mario aqui do Rio ) pois não erro mais na extração e assim o espresso tende a aproveitar tudo o que o grão oferecer, penso eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí pessoal.

Repeti aqui a façanha com o moedor de lâminas Cuisinart DCG-20N com grãos de café torrado de um novo pacote.

Está produzindo um ótimo espresso com crema semelhante ao mimoso e com apenas 7g  do filtro pequeno na cafeteira Mondial C-08.

O espresso agora está estável tanto com pó do moedor de lâminas Cuisinart DCG-20N quanto com o moedor Botini B03.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí. Vai domando seus equipamentos. Depois compre outros grãos para você ter um margem de parâmetro. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa percebi nos grãos deste novo pacote

Não está fazendo tanta espuma quanto os do pacote anterior.

Nem moendo com o mimoso e nem com o de lâminas.

Agora, sempre achei este café que compro bastante ácido.

É o Café do Centro que compro em lojinhas do Rei do Mate como já sabem.

É o café melhorzinho que consigo comprar fácil. Se eu quiser algo melhor já tenho que pagar mais e até sofrer com a entrega dos Correios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Henrique - RJ said:
 
 

É o Café do Centro que compro em lojinhas do Rei do Mate como já sabem.

É o café melhorzinho que consigo comprar fácil. Se eu quiser algo melhor já tenho que pagar mais e até sofrer com a entrega dos Correios.

Henrique...

Sugiro provar o cafe Toledo, que é vendido (em grãos) no pão de açucar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Paulo Gomes disse:

Henruique...

Sugiro provar o cafe Toledo, que é vendido (em grãos) no pão de açucar.

Tem no Carrefour em grãos

Mas no site dessa marca não fala NADA sobre esse grão, nem origem, nem peneira, nem torra ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...