Ir para conteúdo

Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

8 minutes ago, Henrique - RJ said:

Mas no site dessa marca não fala NADA sobre esse grão, nem origem, nem peneira, nem torra ...

Tudo bem....

Ainda assim, eu sugiro povar...

Veja, não está no nível destes melhores cafés a que temos acesso por aqui, mas foi o que eu mais gostei daqueles do pão de açucar. e suspeito que esteja brigando bem com o café do Rei do Mate (que nunca provei).

Hoje, se acaba o café aqui de casa, e eu preciso comprar um na hora, é esse que eu procuro.

No fim das contas, só achei que pode ser uma boa alternativa pro Henrique.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Uma coisa percebi nos grãos deste novo pacote

Não está fazendo tanta espuma quanto os do pacote anterior.

Nem moendo com o mimoso e nem com o de lâminas.

Agora, sempre achei este café que compro bastante ácido.

É o Café do Centro que compro em lojinhas do Rei do Mate como já sabem.

É o café melhorzinho que consigo comprar fácil. Se eu quiser algo melhor já tenho que pagar mais e até sofrer com a entrega dos Correios.

Possivelmente os grãos são de torra mais clara ou o café é mais velho ou simplesmente o café não tem um perfil legal para espresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Paulo Gomes disse:

Tudo bem....

Ainda assim, eu sugiro povar...

Veja, não está no nível destes melhores cafés a que temos acesso por aqui, mas foi o que eu mais gostei daqueles do pão de açucar. e suspeito que esteja brigando bem com o café do Rei do Mate (que nunca provei).

Hoje, se acaba o café aqui de casa, e eu preciso comprar um na hora, é esse que eu procuro.

No fim das contas, só achei que pode ser uma boa alternativa pro Henrique.

 

 

3 horas atrás, Flaze disse:

Possivelmente os grãos são de torra mais clara ou o café é mais velho ou simplesmente o café não tem um perfil legal para espresso. 

E olhem que nunca percebi qualquer sabor de iodoformio neste Café do Centro, nem peneira diferente e aparentemente parece ser sempre de mesma coloração mas acho que é difícil diferenciar esses tons de torra a não ser que seja da torra escura para a clara. Mas já vi nestes grãos vários defeitos principalmente ao chegar no final do pacote.

Já consumi um tal de Danza em uma delicatessen no Shopping Barra Square e que tinha um bom sabor mas quando comprei o pacote foi uma decepção que tive que jogar fora ( parecia café de botequim ).

Consumi vários do Suplicy mas na época só conseguia perceber os tons cítricos ( todos eram bem detalhados quanto á origem, torra etc ). Hoje faria os testes novamente porque naquele tempo ainda estava tentando aprender a fazer os espressos na Britânia BRCE2 com o moedor de lâminas. O difícil é aturar o serviço dos Correios.

--------------------------------------

EDIT

Acabei de fazer mais um espresso e a espuma voltou com mais intensidade.

Acho que são variações nos grãos já que se trata de um blend isto é, mistura. Então, de um espresso para outro pode haver variação dependendo da porção dos grãos moídos. Também pode ser alguma variação na compressão com o tamper de plástico ( desta vez pude perceber uma ligeira diferença com a anterior no modo de apertar o pó no filtro de 7g ).

A coisa é bem sensível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que o tamper de plástico não deve fazer diferença com filtro pressurizado.

Peço aos mais entendidos que me corrijam se eu estiver errado, mas pelo que entendi, o tamper é  pra compactar, a fim de garantir que o café resista à passagem da água,  e assim resultando na pressão. Dessa forma o café é "lavado" em condições muito especificas que caracterizam o expresso. O filtro pressurizado já provoca a pressão de forma mais direta. Assim, você tem o fluxo de água correto com muito mais facilidade, se aproximando de boa parte daquelas condições.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2018 at 10:18, kell_albuquerque disse:

Pelo que dizem, esse tamper de plástico é mais pra alinhar o café do que compactar, considerando justamente o filtro ser pressurizado.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
 

Não não, esse tamper de plástico compacta sim. Você enche o filtro de pó de café até o topo e depois aplica esse tamper que o nível dele passa a ficar pela metade do filtro.

E tem que compactar com ele e com técnica senão o espresso fica ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moedor de lâminas aqui está deixando o pó +pó do que o Botini B03 ou mimoso que o deixa -pó.

Deve ser por isso que o pó do de lâminas chega a gerar espresso com sabor chocolate por ele ficar um pouco mais forte com apenas 7g ( filtro pequeno ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...