Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta para a primeira Compra Coletiva de 2018


Igor

Postagens recomendadas

Em 20/09/2018 at 16:43, Allexlimaa2 disse:

Boa tarde amigos, @Fábio A. Castelli 

O Nosso evento será sábado agora no café MUMU ( os café acabaram de chegar \O/ a partir das 12:30.

Maiores informações aqui " 

Quem tiver colher de cupping leve-a :)  - ( OFF TOPIC - Teremos no mesmo dia lançamento com exclusividade em SP do café SUDAN RUMÊ com degustação e pacotinhos a venda ).

Qualquer coisa só chamar.

 

 

Queria ter ido, so entrei agora no forum haahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera de SP abraçou o evento. Foi massa demais, todos participativos, prestativos e bem compenetrados. Foi legal demais dividir essa tarde em busca da xícara perfeita!

2647402eb6f0df08916b9761ac6f4368.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal parabéns galera isso ai é muito alem da xicara perfeita, é um elo de pessoas do bem!!

 

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve amigos,

divulgação dos cafés estava prevista para hoje, mas precisamos de um tempinho a mais pra acertar uns detalhes.

Logo logo voltamos com notícias.  

Igor

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

os cafés já foram selecionados. Entretanto, falta a confirmação de um deles. O lote que provamos está em um campeonato e o produtor está enrolando para dar uma resposta, acredito que está esperando o resultado. Ele ficou de me dar um retorno sobre a disponibilidade e preço até amanhã. É o ultimo prazo que dei pra ele. 

Acredito que no mais tardar até sábado já divulgaremos os cafés e as novidades sobre as torras coletivas. 

Att,

Igor

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, vou compartilhar com vocês as últimas atualizações da CC. 

  • Seleção Coletiva 

De 21 a 23 de setembro aconteceu, em sete cidades distintas, a prova dos cafés candidatos a entrar da Compra Coletiva. Os membros dessas cidades se reuniram para provar os cafés pré-selecionados.

Foram mais de 50 amostras que coletamos e no fim separamos 10 cafés distintos para enviar para as cidades. Esses 10 cafés foram torrados aqui em BH, identificados com códigos, separados em 3 rodadas e enviados para as cidades por SEDEX ou JadLog Express. Como sempre, se faz necessário um grande esquema de logística para que todos recebam os cafés o mais fresco possível para realizar as provas. Felizmente deu tudo certo e todos receberam os cafés a tempo para as provas.  

As únicas informações que os cafés continham eram códigos (cada amostra tinha um) e um identificação sobre em qual rodada o café deveria ser provado. Montamos as rodadas por qualidade e preço. Os cafés da primeira rodada eram os mais baratos, até R$1100,00 a saca, já os cafés da segunda rodada começavam em R$1.200,00 a saca e os cafés da terceira rodada em R$1.500,00. 

Em cada rodada os membros que participaram da seleção deveriam escolher qual era o café favorito. Ao final da seleção, o responsável local ficou encarregado de somar os votos e passar pra gente o primeiro e o segundo colocado de cada rodada. Fizemos um sistema de pontuação para classificar os cafés. O primeiro de cada rodada ficou com 2 pontos e o segundo colocado ficou com 1 ponto. 

Para provar os cafés, cada cidade escolheu um método diferente. São Paulo, Campinas e Florianópolis fizeram cupping, Goiânia provou na French Press, no Rio de Janeiro a galera fez no v60, em Maceio na Aeropress e aqui em BH provamos nos Melittas 01. 

Montamos um álbum com algumas fotos para vocês: https://www.flickr.com/gp/124413837@N08/E4gkHC

  • Resultados

Passamos agora aos cafés e resultados. Inicialmente vamos compartilhar a lista dos cafés enviados.

45107854642_e877d6b375_b.jpg

Vejam que esta C.C. a Mantiqueira de Minas dominou um pouco. Isso se deve basicamente porque a região colhe precocemente em relação as outras, o que significa que já há cafés excepicionais disponíveis. 

Vamos aos resultados e classificação geral: 

44244682775_0b0b52b7cd_b.jpg

Nesta tabela temos a pontuação que cada café recebeu. Lembrado que 2 pontos significa que foi o café preferido da cidade e 1 ponto foi o segundo colocado por preferência. Quando ocorreu empate prezamos por pontuar os dois cafés. 

Nossa ideia inicial era pegar somente 4 cafés para a CC. Entretanto, após a vermos que disputa foi acirrada e que não houve unanimidade em nenhum café, decidimos colocar um 5 café na CC na tentativa de agradar a maioria,

  • Nossa Proposta: 

Propomos então a entrada dos seguinte cafés: 

  1. HJM - Faz. Furnas - Café do Rinaldo;
  2. YWO - Faz. Serrado - Café do Caio ;
  3. FHF - Faz. Cachambu - Café da Ucha;
  4. ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe;
  5. YHS - Faz. Vargem Alegre - Café do Cleverson.

Ao longo da semana vamos comentando mais sobre os cafés!!! 

  • Torra Coletiva

Temos 4 interessados em participar da Torra Coletiva dos cafés. Vamos passar alguns detalhes iniciais e vamos atualizando vocês assim que possível sobre novas informações.

Coffee Break Cafés Especiais - Maceió

O @tencelcal, responsável pela Coffee Break de Maceió manifestou interesse em adquirir com a gente 3 cafés diferentes para oferecer na modalidade torrado para a galera. Ele irá adquirir o café verde, torrar e vender já torrado pelo preço e disponibilidade a ser definido por eles. Os cafés que mostrou interesse foram: 

  1. FHF - Faz. Cachambu - Café da Ucha;
  2. ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe;
  3. YHS - Faz. Vargem Alegre - Café do Cleverson.

 

Leandro Marco - Campinas

O @Leandro Marco de Campinas também manifestou interessem em adquirir alguns café com a gente para oferecer torrado. Até o momento em dois cafés, um deles não irá entrar na Compra Coletiva, mas ele gostou e vai adquirir um pouco para ele de qualquer maneira. 

  1. HJM - Faz. Furnas - Café do Rinaldo;
  2. SUF - Café do Niquinho. 

 

ROAST Cafés - Belo Horizonte

A ROAST Cafés não vai ficar de fora e vai adquirir alguns cafés também para trabalhar na modalidade torrado. Preço e disponibilidade vão ser divulgados mais pra frente. Inicialmente os cafés: 

  1. YWO - Faz. Serrado - Café do Caio - Torra exclusiva para ESPRESSO;
  2. FHF - Faz. Cachambu - Café da Ucha;
  3. ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe;
  4. YHS - Faz. Vargem Alegre - Café do Cleverson.

 

Campo Místico Cafés - São Paulo 

O @Valmor do café Campo Místico vai entrar na brincadeira também, mas diferente dos outros interessados o Valmor se dispôs a torrar o café verde que a galera adquirir A ideia é que cada pessoa compre a quantidade que quiser diretamente com a CC e leve na torrefação dele em um dia préestabelecido para torrar o café lá. Ele deverá cobrar uma pequena quantia para cobrir os gastos com energia e gás, o valor ainda vai ser definido por ele. 

 

 

Bem, por enquanto é isso galera. Ao longo da semana vamos trazendo mais novidades para vocês e já vamos ir adiantando mais informações sobre os cafés. 

Grande abraço,

Equipe Compra Coletiva 

 

 

 

 

  • Curtir 10
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show!!!

Fora a quantidade já estabelecida, também estou pensando em pegar um pouco dos 2 primeiros colocados da 1ª rodada!!!

Vamos ficar no aguardo das compras e distribuição!

Abração, Igor e Luis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de reler umas 3 vezes (estou meio lento de raciocínio, ao que parece), cheguei à conclusão de que já informaram os cafés que vão para a CC verde. É isso mesmo?
FHF, ZLS E YHF


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HJM E YWO também Torres.

Os cinco citados por ele.

E realmente, vc está tomando muito café. Deixa a fiamma quieta um pouco.

São 5 opções.

Kkkkkk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Torres disse:

Depois de reler umas 3 vezes (estou meio lento de raciocínio, ao que parece), cheguei à conclusão de que já informaram os cafés que vão para a CC verde. É isso mesmo?
FHF, ZLS E YHF


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Salve Guilherme! Serão 5 cafés....

  1. HJM - Faz. Furnas - Café do Rinaldo;
  2. YWO - Faz. Serrado - Café do Caio ;
  3. FHF - Faz. Cachambu - Café da Ucha;
  4. ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe;
  5. YHS - Faz. Vargem Alegre - Café do Cleverson.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala pessoal!

Esse entao sera a seleção? Entendi certo mesmo?

 

Esse daqui é o pessoal do Fruto Mineiro?

  • ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe

Tomei um cafe deles este ano, estava muito bom, se forem eles neh.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, 

estamos vendo que está rolando uma certa confusão com as postagens. Vamos tentar esclarecer um pouco sobre o que está acontecendo.

Esta Compra Coletiva será somente de Cafés VERDES (cru), serão 5 cafés no total, conforme já divulgado. 

Algumas TORREFAÇÕES de membros do clube vão adquirir os mesmos cafés VERDES e irão oferecer esses cafés torrados ou o serviço de torra para os membros que tiverem interesse. A Compra Coletiva não terá participação alguma na torra dos cafés. A venda e disponibilidade desses cafés torrados, assim como do serviço de torra, será de responsabilidade de cada torrefação. 

O nosso cronograma atualizado é o seguinte: 

  • de 12/10 ~ 14/10 viagem para buscar uns cafés na região da Mantiqueira. 
  • de 14/10 ~ 19/10 - período para que os cafés restantes cheguem por transportadora.
  • 19/10 - ABERTURA OFICIAL DOS PEDIDOS DA 1ª COMPRA COLETIVA DE 2018;
  • A partir de 22/10 - Despacho dos pedidos.

Os pedidos deverão ser realizado em um site que vamos disponibilizar em breve.

Qualquer dúvida é só chamar pessoal.

Abraços e bons cafés

Equipe Compra Coletiva 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @Igor

Que alegria poder participar de mais uma compra coletiva! Admiro muito o trabalho de vocês.

Queria saber o seguinte:

Tem algum desses cafés que vocês considerem mais simples de torrar?

No sentido de se conseguir um perfil que vocês considerem adequado numa curva reta de aumento de temperatura, por exemplo.

É que eu tenho uma Air Fryer e tenho dificuldade de experimentar perfis diferentes.

Um abraço e muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2018 at 12:36, Miguel de Paula disse:

Esse daqui é o pessoal do Fruto Mineiro?

  • ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe

Tomei um cafe deles este ano, estava muito bom, se forem eles neh.

 

Isso mesmo Miguel, é do pessoal do Fruto Mineiro. 

 

1 hora atrás, Freedom Force disse:

Salve @Igor

Que alegria poder participar de mais uma compra coletiva! Admiro muito o trabalho de vocês.

Queria saber o seguinte:

Tem algum desses cafés que vocês considerem mais simples de torrar?

No sentido de se conseguir um perfil que vocês considerem adequado numa curva reta de aumento de temperatura, por exemplo.

É que eu tenho uma Air Fryer e tenho dificuldade de experimentar perfis diferentes.

Um abraço e muito obrigado.

Cara, o café da Ucha por se tratar de um fermentado pode ser um pouco difícil de torrar. Já os outros não devem apresentar muitas dificuldades. Entretanto é meio cedo ainda pra afirmar isso com convicção. A gente mesmo torrou esses cafés de uma a duas vezes no máximo até agora e focamos em fazer uma torra de prova somente. 

1 hora atrás, EduardoAlemao disse:

Opa, me tira uma dúvida Igor. Já que eu nao torro, vou ter que pegar do pessoal que vai torrar. Você falou que a Roast vai comprar uns para torrar. Sabe +/- quando a Roast vai ter esses cafés para venda?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

A ROAST Cafés vai aquirir um pouco de café junto a Compra Coletiva para torrar exclusivamente para os membros do fórum. Os cafés serão disponibilizados exclusivamente no site a partir do dia 29/10. Mais detalhes sobre a comercialização dos cafés torrados pela ROAST, assim como das outras torrefações, serão disponibilizados aos poucos por aqui.  

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Igor disse:

Salve pessoal, 

estamos vendo que está rolando uma certa confusão com as postagens. Vamos tentar esclarecer um pouco sobre o que está acontecendo.

Esta Compra Coletiva será somente de Cafés VERDES (cru), serão 5 cafés no total, conforme já divulgado. 

 

 

Fala Igor, tinha visto a mensagem sobre a escolha dos cafés no tapatalk. Só que o app cortou toda a informação a partir de montamos um album, retomando apenas com os cafés que vão ser torrados. Daí minha confusão. Agora que vi no pc, com todas as informações, tirei todas minhas dúvidas. Valeu e desculpe a confusão. Talvez o mesmo tenha ocorrido com outros membros que não tem acessado o fórum em browser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pude participar da prova aqui no Rio. Alguém escreveu alguma análise dos 5 cafés escolhidos? Sei que não é comum, mas nunca se sabe... Queria alguma orientação pra hora de escolher quais comprar.

Estão todos de parabéns, como sempre. Infelizmente era aniversário da minha mãe e aiinda tinha uma apresentação do meu filho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, 

Estamos na estrada desde sexta para buscar os cafés. Já estamos com três que vão entrar na Compra Coletiva e os outros dois vão chegar durante a semana por transportadora! 

Logo logo tem postagens sobre os cafés e sobre a viagem.

Estamos tão envolvidos no processo todo que nem postamos nada no instagram... Esquecemos... Como ainda estamos viajando e visitando fazendas, vamos tentar postar um pouquinho do que tá rolando por lá nos próximos dias. 

Grande abraço,

Igor

  • Curtir 7
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se aqui é o melhor local pra perguntar, mas como deve ser fácil a resposta, vai aqui mesmo!

Eu vou participar desta compra coletiva, os cafés serão verdes...a dúvida é. Qual o prazo de validade desse café? E qual a melhor forma de conserva-lo?

Pergunto isso, por que gosto de café, mas não bebo igual água.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, voltamos pra BH com o carro cheio e já tem vários cafés com a gente. Já outros dois cafés chegam durante a semana por transportadora.

Estamos preparando uma postagem para contar da viagem e em breve o Luís vai postar para vocês. Até lá deixo um imagem ilustrativa do trabalho que fizemos no fina de semana: 

43557057380_ff320ff58c.jpg

Saindo de Natércia com o carro que alugamos cheio!
 


E para ir aquecendo os motores, vamos compartilhar com vocês as informações dos cafés que vão entrar na Compra Coletiva aos poucos até o dia da abertura dos pedidos, que irá acontecer no dia 19 de outubro na parte da noite. 

Começamos com o café que é, certamente, um dos mais raros e distintos que já entrou nas nossas Compras Coletivas. 

1- Amostra FHF - Café da Ucha: 

Este é um café que estamos namorando faz tempo. Ano passado (2017) fizemos uma visita à fazenda da Carmem Lucia, conhecida como Ucha, em Três Pontas. Na época fomos recebidos por ela e ficamos encantados com o trabalho que ela realiza por lá. Foi, de longe, a fazenda mais organizada em termos de estrutura e de maquinário que já visitamos até hoje. Contamos um pouco sobre a visita aqui: 

 

Desde então estamos em contato com ela para pegar um café pra gente do Clube. Este ano ela mandou cinco amostras. Provamos todas e selecionamos, às cegas, a amostra que passou para a Seleção Coletiva nacional. 

A Ucha é uma das pioneiras do café especial no Brasil. Já faz muitos e muitos anos que produz café especial em sua propriedade. Inclusive ela é uma das poucas pessoas que conhecemos até hoje que relatou pra gente que 100% dos esforços que ela faz na propriedade dela é para produzir café especial. Se algo sai diferente disso é porque deu errado. Todo esforço e reconhecimento por seu trabalho a fez subir para o posto político mai alto dentro do café especial e hoje ela está como a presidenta da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). 

O café que escolhemos é da variedade Acaiá, uma preciosidade do Sul de Minas, e o processo de secagem do café é chamado de Black Honey. Pra quem nunca ouviu falar desse processo recomendamos a seguinte leitura: 

https://www.perfectdailygrind.com/2017/02/yellow-red-black-honey-processed-coffees-whats-difference/

Resumindo, o café é colhido e descascado a seco. Toda mucilagem presente no grão permanece junto ao café e daí o café vai para os terreiros suspensos para secar. O que define o Black Honey é que o processo de secagem dele é inteiramente na sombra. Isso propicia uma secagem beeeeem lenta. Esse processo é super trabalhoso e demorado e a chance de dar errado e do café sofrer uma fermentação não positiva é gigante. 

A combinação de variedade e processo de secagem faz deste café uma combinação única e rara. Aproveitem!! Segue resumo:

Fazenda Caxambu e Aracaçu
Três Pontas - MG
Altitude: 980m
Variedade: Acaiá
Processo: Black Honey
Produtor: Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha)
Valor Pago à Produtora: R$ 1.200,00 a saca

No aroma notas frutadas, puxando para frutas escuras e uma primeira indicação de seu processo de fermentação. Na xícara uma bebida complexa, muito doce, frutada e com uma finalização intensa e duradoura. 

  • Valor do kg do café VERDE: R$32,80.

 

Bem, por enquanto é isso. Amanhã voltamos para falar de outros dois cafés. 

Att,

Igor 

 

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...