Ir para conteúdo

Cafeteira italiana


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal, recentemente ganhei de presente uma Bialetti de aço com volume de 6 xícaras. Nunca havia provado o café de uma stovetop antes ! adorei o resultado na chávena, achei que produz uma bebida com complexidade trazendo características de um espresso ; outras vantagens dela são : sua praticidade, fácil limpeza, rápidez no preparo e não ser exigente com moagem do café, produzindo bons cafés mesmo quando usando cafés já moídos de supermercado ( porém cafés de certa qualidade, não digo bons, mas aceitáveis assim como o pilão safra especial, astro bourbom, segafredo ( um de saco preto que é uma mistura de arábica com rubusta,entre outos ). Vi que existe uma cafeteira da Bialetti que é igual a moka express, mas possui uma válvula que apenas "libera" o café quando atinge uma determinada pressão produzindo um tipo de espresso com um pouco de crema ( + ou - a mesma quantidade que se conseguiria com um sache ESE ), alguém possui uma e sabe onde tem para vender ?

 

Gostei muito da cafeteira italiana principalmente pela sua praticidade, e mesmo que for utilizada por pessoas que não são entendidas no assunto ainda conseguem produzir um café aceitavel.

 

Abraços ;-)

 

Obs : deixem suas impresões sobre este método de preparo, marcas, modelos etc ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lima, a minha se chama Bia 2, é uma Bialetti de 2 doses. Tenho há uns 10 anos, mas agora tenho usado pouco

 

Você usa sua moka em fogo baixo? As menores em particular tem a tendência de queimar a pontinha do cabo, a minha está queimada e a de um amigo (de 4 doses creio) era bem queimada. Isto acontece mesmo no fogo brando, mas menos do que se usasse em fogo alto. Algumas pessoas usam aquela chapinha redonda sobre a chama do fogão para evitar isto.

 

Seu café saiu bom? Algumas pessoas reclamam de café queimado nelas.

 

Você usa o método de colocar um pouquinho de água fria na parte de cima?

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lima, a minha se chama Bia 2, é uma Bialetti de 2 doses. Tenho há uns 10 anos, mas agora tenho usado pouco

 

Você usa em fogo baixo? As menores em particular tem a tendência de queimar a pontinha do cabo, a minha está queimada e a de um amigo (de 4 doses creio) era bem queimada. Isto acontece mesmo no fogo brando, mas menos do que se usasse em fogo alto.

 

Seu café saiu bom? Algumas pessoas reclamam de café queimado nelas.

 

Você usa o método de colocar um pouquinho de água fria na parte de cima?

 

Um abraço

 

Meu café está saindo muito bom, e não está queimado, e acho que na moka de 6 doses não há o problema de queimar o cabo pois ela tem "altura" o suficiente para não encostar no fogo.

 

Obs : estou usando o método de colocar um pouco de água fria na camera, acho que evita que o café fique amargo, mas mesmo se não colocar água o café não fica queimado ; apenas fica com um amargor mais pronunciado e café sai bem melhor deixando o fogo baixo desde o começo, aquela história de deixar o fogo alto e abaixá-lo quando começar a sair o café, na minha opnião estraga o café . Vou ver se ainda esta semana posto um vídeo no meu canal do youtube

 

Valeu, abraços ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre faço no fogo baixo mesmo, para minimizar o problema de queimar o cabo. É uma bichinha bem prática mesmo.

 

Um abraço

 

PS: Lima, edita sua mensagem da resposta e coloca os comentários numa mensagem só, facilita a leitura e evita múltiplos posts, às vezes alguém pode sem querer ler só sua última mensagem e perder alguma informação importante que está na mensagem anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que usa a válvula para aumentar a pressão se chama Brikka. Não gostei muito e doei para um amigo.

 

A potência do fogo nas cafeteiras italianas é muito importante - segunda característica essencial após o café e moagem.

 

Como fica ar e água na câmara de baixo, a pressão interna pode superar a pressão atmosférica antes da água chegar a temperatura de ebulição. Só que se o fogo for muito alto, provavelmente o café vai sair frio, ou seja, a pressão sobe o suficiente mas a água ainda não está numa faixa ideal. Se o fogo for muito baixo, a temperatura da água vai ficar próxima demais a de ebulição.

 

A moagem não deve exercer muita restrição, mas se for mais fina, mesmo sem apertar o pó, pode aumentar um pouco a pressão necessária para a água subir e passar. Provavelmente a água começará a subir logo que passar a pressão atmosférica mas como o bolo exercerá uma restrição, demorará mais alguns segundos para a pressão subir mais e forçar a água.

 

Acho que as maiores são mais fáceis de usar e acertar que as pequenas.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É simples!

  • Pó um pouco mais grosso que para coado, encher o filtro e nivelar sem apertar.
  • Água logo abaixo da válvula.
  • Fogo baixo. Se sair muito amargo/quente, tentar novamente aumentando levemente o fogo. Repetir até acertar. Ou o contrário, fogo alto e se sair azedo/frio, diminuir até acertar.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra forma que se pode testar é colocar a água já quente no compartimento e levar a cafeteira ao fogo. Vi em um post quando pesquisava o assunto um tempo atrás no forum antigo que recomendavam já colocá-la aquecida, abrevia o tempo de extração.

 

Gosto muito deste método, é muito prático e rápido. Apesar de gostar do café expresso sempre acabo fazendo extração neste método principalmente quando estou com pressa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Illy tem uma seção no seu site sobre café feito em moka. Lá eles também recomendam cortar o final, para não prejudicar o sabor.

Inclusive um tempo depois de ter lido isso vi que eles lançaram um café moído especialmente p/ moka, e em parceria com a Bialetti a Cuor di Moka, que é uma moka que corta o fim automaticamente.

 

Na minha moka eu fiz foi o seguinte: Tirei um café até o fim (sem cortar), marquei de leve na parede interna o nível que ficou de café (com um faca, risquei mesmo). Aí nos cafés seguintes quando estava chegando perto da marca eu colocava a moka em cima de uma pedra fria. Deste modo cortava o final. Tive que testar umas 3 ou 4 vezes para saber certinho quão "perto" chegar, mas depois não errei mais.

 

Ah, um detalhe - eu evito passar toda a água pois o final sempre vai estar muito quente e já será vapor. Então normalmente depois de sair um certo volume eu já tiro do fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Anita, desculpe a minha ignorância, mas vi você falando sobre uma "chapinha redonda" que coloca sobre a chama no fogão pra evitar que queime o cabo da cafeteira, mas não sei que chapinha é essa. Você sabe como/onde posso encontrar?

 

Comprei uma Bialetti de 1 xícara, estou esperando chegar, mas já queria comprar essa chapinha pra evitar que queime o cabo da minha cafeteira.

 

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Joe, não sei explicar muito bem nem se aquilo tem nome, mas ele funciona como um redutor da chama. Na Itália, onde originalmente a moka foi projetada, eles usam pouco fogão a gás, usa-se muito fogões elétricos, que se parecem com esta chapa, ou os mais endinheirados usam estes novos de vidro, outro sistema. Por isto os cabos lá não se queimam. :)

 

A coisinha parece um daqueles descansos de panela, que se usa à mesa para protegê-la do calor. É toda de metal, uma espécie de sanduíche: redonda, tem a chapa de cima lisa. E a camada de baixo que fica sob o fogo tem pequenos furinhos.

 

É algo muito antigo e um lugar que costuma ter é nas feiras livres, naquela barraca que vende as panelas e demais tranqueiras de cozinha. Mas mesmo esta barraca está sumindo das feiras.

 

Tem que talvez garimpar em lojas que vendem artigos de cozinha. Mas tem que ser naquelas que vendem do abridor de latas e picador de alho às baixelas. Em lojas de shopping duvido haver.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joe, deve ter vários modelos. O que descrevi é do arco da velha e era da minha vó, ligeiramente diferente deste por ter as duas camadas.

 

Mas considerando que na foto está em uso com uma italiana, suponho que seja para isto mesmo.

 

Na foto deixaram ferver o café... Além da lambança pra limpar, o café deve estar horrível....

 

Se achar na net compre logo. Até porque a gente nem sabe explicar do que se trata. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi a lambança da foto mesmo! kkkkkkkk...

 

Encontrei no eBay! Se interessar pra mais alguém, segue link: http://www.ebay.com/itm/281007649407?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

 

Na própria descrição diz: "Perfect for stove top coffee makers (espresso style)", então é isso mesmo!

 

Anita, muito obrigado novamente! Salvou o cabo da minha futura Moka! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é essa não. A daqui custa R$2,00 em qualquer loja de 1,99 e é super fácil de achar.

E muito útil para requentar comida e cozinhar sem que queime ou cole comida no fundo da panela.

Chamam também (porque imita um) de banho Maria, e tem o tamanho do fundo de uma panela média.

Tem dois modelos que utilizo.

O primeiro são duas chapas redondas, com furinhos desencontrados, com espaço no meio e um cabo para segurar.

O segundo, mais antigo e ainda mais eficiente, é um circulo de asbesto coberto de um lado com alumínio.

Nos fogões elétricos e só colocar no fogo baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Conheço como trenpe de fogão. Nunca entendi o por que deste nome.

Há em várias formas. Para fogões a gás são como o da 1ª foto.

Os redondos costumam ser para fogões a lenha e alguns tem uma pequena peça circular central (redutor) que pode ser retirada para permitir que a chama da lenha chegue ao fundo da panela.

É comum encontrar em lojas de material para fogão. Aqui no Rio há uma na rua Buenos Aires, no Centro, próximo a rua Uruguaiana.

 

Algo parecido com a descrição dada pela Ana seria o espalhador da 2ª imagem.

 

 

mini-tremp-para-fogoes-vasilias-pequenas_MLB-F-212466008_5111.jpg

 

espalhador-gigante-menor-fogo-indd114-a16-ferro-fund_MLB-O-184545338_4563.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Com tantas informações, enriquecemos cada vez mais nossas fontes de pesquisa! Quem precisar futuramente, já encontrarão as boas dicas por aqui!

 

Acabei comprando pelo eBay mesmo, não sei se eu encontraria tão fácil por aqui (moro em Ribeirão Preto, terra do café :D ). Acredito que a do eBay também servirá bem para o propósito. Na própria embalagem do produto, tem uma foto dele sendo utilizado justamente com uma Moka Bialetti! :)

 

375878825_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joe, esse anel é muito útil quando o espaço vazado da grade do fogão, na área sobre o queimador, é maior do que o fundo da panela/dispositivo a ser usado. No caso, se o fundo da Moka for menor que o espaço da grade, o que acontece no fogão daqui de casa, por exemplo. No meu caso, basta encaixar a grade de outro jeito que resolve.

 

O que a Anita e o pessoal estão sugerindo é algo que não seja tão vazado, uma superfície metálica que deixe passar calor ou que divirja o fogo concentrado em focos menores e de menor altura, para não queimar o cabo da moka e ajudar a espalhar o calor. Quando li, associei a descrição mais nessa linha da foto...

 

Eu mesmo usava, no começo, uma daquelas "chapas" de fazer fritura no fogão, simulando uma chapa de lanchonete. Ela pode ser virada e usada com grill de um lado e como chapa do outro. Mas como é espessa, de ferro fundido, demora demais pra aquecer e começar a fazer o café. Adaptando minha grade e reduzindo a chama em uma das bocas pequenas do fogão, resolvi meu problema com minha Nuova Moka 3.

 

Abraços e Carpe Coffea!

1298753760_1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso isso isso isso.

 

O que eu conhecia de minha avozinha era isto, mas era redondo. Não está mais na família.

 

Hoje em dia talvez se use mais o outro do ebay e que foi citado pelo Alex. Mas ele me parece ser mesmo na linha de ampliar a área da grelha pra cafeteira não despencar em cima da boca. Eu mesma não uso, minha Bia é pequena, mas fica justinha em cima. Mas a pontinha do cabo está tostadinha. Mesmo só usando chama no mínimo.

 

A da nonna não era de ferro, minha lembrança é que era bem leve.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Então acho que eu comprei errado! Por sorte, o vendedor também tem esse item (provavelmente é o mesmo que a Anita falou, é redondo):

 

http://www.ebay.com.au/itm/Kitchen-Craft-21cm-Simmer-Ring-Wooden-Handle-/270685723060?pt=UK_HomeGarden_Kitchen_Cookware_GL&hash=item3f062059b4#ht_3530wt_952

 

Como ele ainda não enviou, acredito que ele topará a troca!

Obrigado! Não entendo nada dessas coisas de cozinha! :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joe, creio serem coisas distintas, então o primeiro não está exatamente errado. Ele não dissipará o calor como faz este segundo, que fica como uma interface entre a chama e a italiana. Alta tecnologia. :)

 

O nosso parecia este, mas não tinha cabo.

 

Ele vai poupar o cabo de plástico e com a chama mínima também vai dar uma abrandada no calor. Com os modelos menores isto é bem útil. E se precisar sempre se pode aumentar a chama e a chapinha redistribui este calor. Tem que testar como o Márcio sugere acima até chegar no seu ponto ideal.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Joe, pede algo lá fora que realmente não tenha por aqui (pois não sei se consegue cancelar) e tente as lojinhas. Eu particularmente nunca havia visto nelas, então nem recomendei.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, sua descrição foi bem clara, foi fácil dar uma busca no Google pelas imagens e achar um anúncio com aquela foto que postei.

 

Como o próprio Joe disse, itens de cozinha não são a especialidade dele, e eu já gosto de todo tipo de gadget. ;)

 

Bom, se o Joe presa por sua reputação, cancelar coisas no eBay geralmente resulta em avaliação ruim ou pagamento das tarifas/despesas geradas pra evitar "má fama".

 

Como já comprou, trocar talvez seja viável, mas cancelar é difícil sem sofrer as consequências.

 

Se olhar o link da imagem que postei, é de uma loja que vende aquela peça online por 15 reais. Depois do que o Bernardo falou de ser "duas pratas", achei caro naquela loja, por isso não recomendei o link.

 

Mas se tem na feira e nas lojinhas "de cacarecos" por aqui, por apenas 2 reais, vale uma procurada, hein? Depois dá pra vender a importada no site local de leilões pra reaver o investimento, porque sempre tem usuário que prefere comprar o importado numa embalagem bonita. :D

 

Abraco e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também adoro um gagdet, seja eletrônico ou de cozinha. Achei que cancelar daria negativação, por isto sugeri algo mais útil. Lá tem termômetro, por exemplo, que sempre será posto em uso ou será fácil de vender.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente cancelar vai dar mais trabalho, mas tá valendo como aprendizado! Da próxima vez eu largo de ser afobado e procuro direito antes! :D

Mas de qualquer forma, sem a ajuda de vocês, eu não saberia nem o que procurar!

 

Obrigado pelas dicas!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

E ai pessoal:

 

Voltando ao assunto da Brikka, acabei de ganhar uma e me animei com alguns videos que vi. Quero usar o melhor grão possível (tô de olho no grão da Frans Café que tomei essa semana e adorei). Com a ajuda de vocês resolvi que vou comprar uma Gaggia Baby Twin e um bom moinho. Por isso queria saber qual a moagem mais adequada para que eu possa moer o grão que tanto gostei e usar na minha Bia Brikka.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...