Ir para conteúdo

Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

E também coca-cola, vinagre com bicarbonato de cálcio e pasta de dentes.

Nada disso removeu o calcário entranhado por dentro da caldeira da cafeteira espresso Britânia BRCE2 ( ou Mondial C-08 ).

Alguém teve alguma experiência bem sucedida ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O máximo que consegui foi soltar fragmentos do metal da caldeira ao aplicar cloro por 6 horas e a dissolver o metal cinza dela com pasta de dentes talvez pela ação do flúor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um bom descalcificador, não invente receitas.

Urnex tem algum que te sirva. Siga as instruções do envelope do Dezcal, por exemplo e voila... 3deb227344089156d1c06b1b80ac7f6e.jpg

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que eu faço, uso o ácido cítrico, muito mais barato que os produtos citados, da o mesmo resultado e ainda sobra muito para usar outras vezes.

Aqui tem um tópico sobre isso: 

nesse ano eu descalcifiquei minha quick com ele. Só vale lembrar de encher e extrair várias vezes a caldeira para retirar todo o ácido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu usei suco de limão puro ( ácido cítrico ) e a crosta branca dentro da caldeira não saiu.

As farmácias manipuladoras daqui não fabricam o ácido cítrico.

Acho que vocês estão pondo esse ácido cítrico com água nas máquinas achando que estão fazendo a limpeza interna e não estão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tentar café também, tem ácido cítrico. Mas não deve funcionar.

Lembre-se que descalcificar não é limpar. Teoricamente só precisa fazer se há calcificação exagerada.

O ácido removerá óxido superficial da caldeira. Em geral é cinza no alumínio, cobre e latão escurecem e ficam quase pretos. Claro que tem que tomar cuidado com a concentração e tempo de uso pata não atacar o metal. Por isso se deve lavar bem com água depois.

E, pelo amor, não confunda ácido cítrico anidro com limão. Em concentrações que se usa pra descalcificação, que seja apenas 5% em massa, se beber, deverá zoar seu estômago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tentar café também, tem ácido cítrico. Mas não deve funcionar.
Lembre-se que descalcificar não é limpar. Teoricamente só precisa fazer se há calcificação exagerada.
O ácido removerá óxido superficial da caldeira. Em geral é cinza no alumínio, cobre e latão escurecem e ficam quase pretos. Claro que tem que tomar cuidado com a concentração e tempo de uso pata não atacar o metal. Por isso se deve lavar bem com água depois.
E, pelo amor, não confunda ácido cítrico anidro com limão. Em concentrações que se usa pra descalcificação, que seja apenas 5% em massa, se beber, deverá zoar seu estômago.
Deduzi que era descalcificação por que ele fala de calcário no fundo, que deve ou deveria estar esbranquiçado. Mas vai saber como está lá dentro...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, também entendi que estamos falando de descalcificação.

Se o suco de limão chega a 5%, então deve funcionar, mas tem que deixar bastante tempo e idealmente esquentar. Então edito o que eu disse, melhor não beber ácido cítrico em concentrações mais altas :-P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Carneiro disse:

Sim, também entendi que estamos falando de descalcificação.

Se o suco de limão chega a 5%, então deve funcionar, mas tem que deixar bastante tempo e idealmente esquentar. Então edito o que eu disse, melhor não beber ácido cítrico em concentrações mais altas :-P

Mas eu deixei por 6 horas no suco de limão e não removeu absolutamente nada.

Será que se eu ferver o suco de limão, deixando evaporar bastante, consigo uma maior concentração desse ácido ?

Acho que esse ácido vai acabar reagindo com o metal da panela ao entrar em fervura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Faça do jeito certo.

Com ácido cítrico anidro eu fervo a água, faço a concentração que quero em um recipiente de vidro e coloco a peça. 

Se for fazer na máquina, basta diluir o ácido cítrico na água do tanque e dar flush, aquecer a máquina, aguardar e por aí vai.

Usar o suco de limão não é adequado. Ferramenta certa sempre da resultado melhor, mais rápido e mais eficiente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ácido cítrico puro vc acha em lojas de festa, parafinas e outras, ele é barato e rende muito, já que coloca bem pouco, mas vc pode colocar mais e aumentar a concentração.

Compra ele e faz com ele, agora, se for possível, mostra uma foto da sua caldeira, para a gente ver a calcificação.

Caso queira, tem os produtos citados acima próprios para descalcificação, eles são mais caros e dão os mesmo resultados do ácido cítrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou deixar no suco de limão puro por 24h pra ver no que dá.

Não encontrei esse ácido cítrico em nenhuma loja aqui por perto e desconfio que nem exista mais porque me disseram que hoje é proibido vender qualquer ácido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Acho que vou deixar no suco de limão puro por 24h pra ver no que dá.

Não encontrei esse ácido cítrico em nenhuma loja aqui por perto e desconfio que nem exista mais porque me disseram que hoje é proibido vender qualquer ácido.

até pq suco de limão é só água e ácido critrico, todas as outras substancias podem ser ignoradas.

sim, tive que fazer um contrabando de ácido cítrico para usar nas receitas da cafeteria, fui numa loja chamada "dallas festas" vendem confeitos e artigos para festas só para disfarçar o negócio de ácido cítrico.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei quase 24h no suco de limão e não limpou nada.

A foto abaixo que tirei da base da caldeira ainda com o calcário branco que não sai de jeito nenhum.

20180810_112904.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ferveria água, colocaria uns 15% de ácido cítrico em massa e se possível manteria aquecido o líquido. Cuidado com outros metais pois pode rolar tretas galvanicas, por isso uso recipiente de vidro.

Não sei se essa calcificação é tão preocupante. Pode tentar remover mecanicamente também, mas normalmente é muito difícil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carneiro disse:

Eu ferveria água, colocaria uns 15% de ácido cítrico em massa e se possível manteria aquecido o líquido. Cuidado com outros metais pois pode rolar tretas galvanicas, por isso uso recipiente de vidro.

Não sei se essa calcificação é tão preocupante. Pode tentar remover mecanicamente também, mas normalmente é muito difícil. 

Pois é, só sai raspando essa espécie de tinta branca que ficou, depois de eu já ter tirado os excessos ( crostas ).

Agora uma coisa preocupante, se eu aplicar sabão de coco com uma escovinha de escovar os dentes, as cerdas dessa escovinha ficam cinzas assim como a espuma do sabão.

Desconfio que andamos tomando espressos com esse metal cinza dissolvido no cafezinho.

Não é nada, não é nada mas já são mais de 8 anos tomando cafezinhos diariamente provavelmente com esse metal cinza dissolvido.

Acho que seria melhor voltar para o cafezinho de coador de pano ou de papel.

Esfreguei com a escovinha e água nessa base da caldeira e a mesma coisa, a água e as cerdas da escovinha ficam cinzas.

Não dá pra confiar em coisas feitas na China.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu poderia fazer é mandar uma amostra dessa água acinzentada para análise e assim saber que tipo de metal fica diluído nela para ter uma ideia dos danos para a saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que deveria parar de tomar espresso em casa...

É alumínio... Se há alguma mínima concentração desse alumínio na água limpa que passa na caldeira, não deve ser prejudicial.

Melhor gastar seu dinheiro com equipamentos, não chineses nem de alumínio nem de metal nem de plástico.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carneiro disse:

Também acho que deveria parar de tomar espresso em casa...

É alumínio... Se há alguma mínima concentração desse alumínio na água limpa que passa na caldeira, não deve ser prejudicial.

Melhor gastar seu dinheiro com equipamentos, não chineses nem de alumínio nem de metal nem de plástico.

Vi um vídeo em que diz que o alumínio é neurotóxico e que a tolerância é de 9 mg por 1Kg de peso corporal. Também mostrou que o alumínio, ao ser posto em contato com ácido, passa a soltar partículas/camadas e é o que parece que está acontecendo com essa caldeira talvez depois de ter usado cloro ativo nela por horas tentando remover o calcário.

Mas esfregando a escovinha com sabão de coco por fora da caldeira, onde não houve contato do cloro, a espuma do sabão também fica cinza. E se esfregar só com água da torneira, as cerdas da escovinha também ficam cinzas só que bem leve.

tá brabo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Deixei quase 24h no suco de limão e não limpou nada.

A foto abaixo que tirei da base da caldeira ainda com o calcário branco que não sai de jeito nenhum.

20180810_112904.jpg

 

Me lembrou muito a "oxidação" que ocorre nas Bialetti de alumínio, bem na câmara de pressão,principalmente por conta da água acinzentada e da espuma cinza. Li no site da Bialetti que você tirando essa crosta, estará diminuindo a espessura do metal e que a oxidação irá voltar do mesmo jeito, sendo isso uma característica do produto. Tem que ver se essa incrustacao é o mesmo lance que ocorre nas Bialettis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Carneiro disse:

Faça um exame de sangue e nos conte se está com níveis alarmantes de metais...

Vai ficar doido é se entrar nessa neura.

Amigão, quanto mais eu puder me alimentar só de produtos naturais, mais me sentirei seguro.

Já não fumo e não bebo e meu peso está dentro da faixa normal só me faltando um pouco de exercício físico e ainda assim tomo remédio que venho tentando reduzir e estou conseguindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...