Ir para conteúdo

É possível realizar pré infusão "na mão" (literalmente)?


Postagens recomendadas

Senhores, aos poucos estou ponderando sobre os varios aspectos da preparação de um café expresso. A idéia é discernir entre o que depende da tecnologia existente na cafeteira  e o que depende da minha técnica.

A pré infusão, pelo que entendi, trata-se de uma etapa antes da extração, na qual a cafeteira molha o café com pressão bem reduzida.

A pergunta é se, usando uma cafeteira que não tenha este recurso, eu consigo o mesmo benefício molhando o café já no filtro, antes de colocar o porta filtro na cafeteira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta... mas eu acho que não adianta muito pra granulometria e compactação padrão de espresso, já que a água não deve descer muito, ou pelo menos vai demorar muito pra ser absorvida por todo o bolo. Em máquinas que possuem o recurso, a pré-infusão é feita com pelo menos uns 2 BAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem acho difícil sem zoar o bolo. O Lucio del Piccolo, um colecionador apaixonado de mokas, postou uma receita de misturar água fria no café mas pra mudar o perfil de temperatura na cafeteira, e na moka não há necessidade de um bolo compactado e comportado.

O que pode fazer se não tiver válvula 3 vias é desligar e ligar a bomba algumas vezes pra tentar controlar o fluxo inicial. Faço isso com a Nespresso quando tenho que tomar :P.

Se tiver válvula de 3 vias teria que fazer ao menos uma modificação de desligar a bomba sem desligar a válvula. Ou já modifica com algo que controle a bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses dias testei na maquina da cafeteria (uma astoria pratic) testei ligar e desligar, sendo:

ligar esperar 2s e desligar ai esperar 2s e ligar de novo para a extração. Testei tbm com 3 e 4 seg. 

não senti diferença no sabor ou na extração, além de ser bem chato ter que ficar controlando esse tempo na mão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...