Ir para conteúdo

Café frio


Postagens recomendadas

Prezado...

Desculpe, mas é dificil, por conta do aspecto subjetivo,  pois eu não sei se :

- a sua cafeteira está com defeito, aquecendo pouco a água; ou

- você é daqueles que gostam de um café "pelando de quente"...

Enfim... a minha primalatte não entrega um café "pelando", É quente o suficiente para não ser confortável beber tudo de um gole só. Mas tb eu acho que quente demais não é o ideal para um expresso.

A principio, a primalatte não oferee ao usuário controle de temperatura.

Boa sorte.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, você consegue medir a temperatura da bebida na xícara com algum termômetro de espeto? É como disseram, pode ser apenas algo subjetivo ou realmente um defeito. 

Caso seja subjetivo, sugiro voce pré aquecer sua xícara no microondas com água dentro. Daí depois basta jogar a água fora e preparar seu café na mesma hora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta dar um flush antes de fazer a primeira xícara. Quando eu usava a minha aqui o primeiro café (e os últimos de uma sequência mais longa) ficavam mais frios do que o habitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2018 at 17:42, luizperdigao disse:

Boa tarde!

sou apreciador novato de expressos.

recentemente, adquiri uma cafeteira primalatte, e não estou satisfeito com a temperatura do café entregue.  Gostaria de saber se é normal ou se tem como aumentar a temperatura. 

Muito obrigado pelo retorno ! 

Aqui uso a Britânia BRCE2 que é parecida com a Mondial C-08 e o espresso sempre sai um pouco mais quente que morno se não preaquecer a xícara e o cachimbo com água quente.

O espresso mais quente para mim não fica nada bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilando as informações, tenta fazer o flush (passar um pouco de água antes de colocar o porta filtro com pó) e já aproveite para medir essa temperatura. Depois faça seu café na xícara quente, deve melhorar, xícaras grossas frias "roubam" muitos graus do Café...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Passo a mesma situação com uma philco 20 bar, café sai morno. É mais frio que uma cafeteira elétrica de filtro, aquelas que custam uns R$100.

E olhe que moro em região que essa época do ano varia de 25° a 32°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeteira de 100 reais tem uma resistência que mantém o café e jarra quentes, a água passa por um filtro de papel e peças plásticas, que não roubam tanto calor quanto um filtro e portafiltro metálicos.

Já numa máquina de espresso, tem que deixar o portafiltro aquecendo no grupo por uns 10 min, escaldar a xícara aproveitando o flush inicial que também ajuda a não deixar a xícara roubar o calor do café, e finalmente, máquinas caseiras tem termostato que variam uns 10 graus, por exemplo, acionando a resistência quando chega a 85 graus e desligando quando chega a 95. Como você nunca sabe se está tirando a 85 ou 95, existem técnicas pra eliminar a dúvida. Na minha Poemia, o flush serve pra esquentar a xícara e portafiltro, quando apaga a luz é porque chegou nos 85 graus e acionou a resistência, ela vai ligar novamente em aproximadamente 95 graus. Depois de 10 segundos de luz acesa, ainda coloco uns 5 segundos no modo vaporização e ela aquece um pouco mais. O café sai numa temperatura perfeita pra mim. Mas o principal objetivo dessa técnica é melhorar o sabor, e dependendo do grão tento temperaturas mais ou menos elevadas, principalmente porque uso torras mais claras e tende a ficar ácido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, regisassao disse:

Cafeteira de 100 reais tem uma resistência que mantém o café e jarra quentes, a água passa por um filtro de papel e peças plásticas, que não roubam tanto calor quanto um filtro e portafiltro metálicos.

Já numa máquina de espresso, tem que deixar o portafiltro aquecendo no grupo por uns 10 min, escaldar a xícara aproveitando o flush inicial que também ajuda a não deixar a xícara roubar o calor do café, e finalmente, máquinas caseiras tem termostato que variam uns 10 graus, por exemplo, acionando a resistência quando chega a 85 graus e desligando quando chega a 95. Como você nunca sabe se está tirando a 85 ou 95, existem técnicas pra eliminar a dúvida. Na minha Poemia, o flush serve pra esquentar a xícara e portafiltro, quando apaga a luz é porque chegou nos 85 graus e acionou a resistência, ela vai ligar novamente em aproximadamente 95 graus. Depois de 10 segundos de luz acesa, ainda coloco uns 5 segundos no modo vaporização e ela aquece um pouco mais. O café sai numa temperatura perfeita pra mim. Mas o principal objetivo dessa técnica é melhorar o sabor, e dependendo do grão tento temperaturas mais ou menos elevadas, principalmente porque uso torras mais claras e tende a ficar ácido.

As vezes gosto de um café morno, pra quando quero beber mais rápido. Mas na maioria das vezes gosto dele pelando, só pra assoprar e bicar. Esse a philco 20 bar não faz - a não ser que ela veio de fábrica com problema no termostato.

Eu faço assim:

1 - ligo a máquina e espero a luz verde acender;

2 - quando a luz verde acende ainda deixo um tempinho a mais, depois ligo o vaporizador, então a luz na mesma hora apaga e então espero ela acender novamente para desligar o vaporizador;

3 - vaporizador desligado eu faço o flush acionando a saída do café, é como esquento o copo;

4 - encaixo o cachimbo, coloco a xícara embaixo e passo o café,

Obs.:

*Nunca aqueci o cachimbo, mas não imagino que vá alcançar meu objetivo de café pelando com isso.

**A chapa que fica em cima da máquina, que dizem ser um diferencial, alcança apenas 38°, nem a xícara consegue esquentar.

***E mesmo com isso tudo, o café continua com baixas temperaturas (morno!). 

****Já falei aqui com a Ponto Frio, eles vão trocar a máquina pra ver se ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do passo 2, a água deve estar bem quente, mais de 100 graus devido a pressão na caldeira. Porém, ao dar o flush, entra água fria na caldeira, a temperatura cai. Essas caldeiras de máquinas domésticas são muito pequenas, a temperatura deve cair muito.

Faz um teste aí: depois do flush do passo 3, coloca no modo vaporização novamente, espera a luz acender, e aí muda pro modo extração é tira o café. Deveria sair bem quente neste caso, a não ser que esteja extraindo tipo 100 ml.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2021 at 00:15, regisassao disse:

Depois do passo 2, a água deve estar bem quente, mais de 100 graus devido a pressão na caldeira. Porém, ao dar o flush, entra água fria na caldeira, a temperatura cai. Essas caldeiras de máquinas domésticas são muito pequenas, a temperatura deve cair muito.

Faz um teste aí: depois do flush do passo 3, coloca no modo vaporização novamente, espera a luz acender, e aí muda pro modo extração é tira o café. Deveria sair bem quente neste caso, a não ser que esteja extraindo tipo 100 ml.

 

Obg pelas dicas!! Então depois do flush, ligo o vaporizador e depois passo o café com a função do vaporizador ligada? Dessa forma o vapor não vai passar pelo café não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, depois de deixar alguns segundos no modo vaporização, gira pro modo extração. O objetivo de colocar no modo vaporização é atingir temperaturas mais altas. Mas no modo vaporização, a água não sai pelo chuveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, regisassao disse:

Não, depois de deixar alguns segundos no modo vaporização, gira pro modo extração. O objetivo de colocar no modo vaporização é atingir temperaturas mais altas. Mas no modo vaporização, a água não sai pelo chuveiro.

Se eu consegui te entender bem, dessa forma vai sair vapor na hora que eu ligar a saída do café.

 É assim que eu faço o flush inclusive: ligo a máquina > a água aquece > ligo o vaporizador > a água aquece mais > desligo o vaporizador > ligo o café e assim sai o vapor pelo lugar do café, esse é o flush. Se eu ligar novamente o vapor, depois desligar e passar o café, vai sair vapor em cima do pó. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu acho estranho é sair vapor em cima do pó. O vapor na minha máquina só sai pelo bico de vaporização. Na caldeira, a água do chuveiro sai por baixo. O vapor sai pelo topo da caldeira. Então, não tem como sair vapor por baixo. A minha sequência é:

1 - Ligo a máquina

2 - Led acende indicando que está pronta para extrai café, mas deixo esquentando grupo e cachimbo por uns 10 min enquanto vou fazendo outras coisas. A luz acende e apaga várias vezes. Quando vou efetivamente extrair um espresso, espero a luz acender e vou pro passo 3 abaixo.

3 - Giro no modo café (flush) tirando água pelo chuveiro até o led apagar (indicando que a temperatura caiu abaixo de 85 graus). Uso essa água do flush pra aquecer a xícara.

4 - Quando o led acende de novo, coloco no modo vaporização por 5-10s (o tempo depende do café, tempo maior para torras mais claras / cafés mais ácidos), para a água aquecer um pouco além dos 95 graus.

5 - Desligo a vaporização e coloco no modo café. Não sai vapor pelo chuveiro, somente água, tento tirar 34g de café em 25-30s para 17g de pó.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, regisassao disse:

O que eu acho estranho é sair vapor em cima do pó. O vapor na minha máquina só sai pelo bico de vaporização. Na caldeira, a água do chuveiro sai por baixo. O vapor sai pelo topo da caldeira. Então, não tem como sair vapor por baixo. A minha sequência é:

1 - Ligo a máquina

2 - Led acende indicando que está pronta para extrai café, mas deixo esquentando grupo e cachimbo por uns 10 min enquanto vou fazendo outras coisas. A luz acende e apaga várias vezes. Quando vou efetivamente extrair um espresso, espero a luz acender e vou pro passo 3 abaixo.

3 - Giro no modo café (flush) tirando água pelo chuveiro até o led apagar (indicando que a temperatura caiu abaixo de 85 graus). Uso essa água do flush pra aquecer a xícara.

4 - Quando o led acende de novo, coloco no modo vaporização por 5-10s (o tempo depende do café, tempo maior para torras mais claras / cafés mais ácidos), para a água aquecer um pouco além dos 95 graus.

5 - Desligo a vaporização e coloco no modo café. Não sai vapor pelo chuveiro, somente água, tento tirar 34g de café em 25-30s para 17g de pó.

Hummm, será que é só na philco 20 bar? Aqui se eu ligo o vaporizador por mais de 10s e depois volto pra passar o café, sai vapor e água por uns 2s pela parte de baixo, quando acaba o vapor fica só a água.

Mas assim, ao longo dessa conversa fui pegando os aprendizados daqui e assim consegui aumentar a temperatura do café. Tipo, agora o café sai na temperatura de forma que preciso beber devagar - antes eu conseguia beber continuamente se quisesse e qualquer ventilação externa deixava frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que esteja formando vapor no espaço entre a saída da caldeira e o chuveiro, pois muitas vezes a água fica pingando após as extrações é aquele espaço vazio pode ficar com “bolhas” onde o vapor ficaria armazenado.  Mas seria tão pouco que acho esquisito sair vapor no modo de extração de espresso. Talvez as partes metálicas causando uma calefação (passagem rápida do estado líquido para o gasoso, como um pingo d’água em ferro quente)?

Eu olhei também umas fotos da caldeira e me parece ser como qualquer outra, com saída de água por baixo e de vapor por cima (fisicamente nem faria sentido o inverso). 
Você pode procurar aqui no fórum um tópico sobre a Philco 20 bar e perguntar aos demais usuários se eles tem o mesmo problema.

Mas fico feliz que pelo menos tenha conseguido aumentar a temperatura do café e esteja chegando a algo mais do seu gosto.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, regisassao disse:

Pode ser que esteja formando vapor no espaço entre a saída da caldeira e o chuveiro, pois muitas vezes a água fica pingando após as extrações é aquele espaço vazio pode ficar com “bolhas” onde o vapor ficaria armazenado.  Mas seria tão pouco que acho esquisito sair vapor no modo de extração de espresso. Talvez as partes metálicas causando uma calefação (passagem rápida do estado líquido para o gasoso, como um pingo d’água em ferro quente)?

Eu olhei também umas fotos da caldeira e me parece ser como qualquer outra, com saída de água por baixo e de vapor por cima (fisicamente nem faria sentido o inverso). 
Você pode procurar aqui no fórum um tópico sobre a Philco 20 bar e perguntar aos demais usuários se eles tem o mesmo problema.

Mas fico feliz que pelo menos tenha conseguido aumentar a temperatura do café e esteja chegando a algo mais do seu gosto.

Abs!

Nos 15min desse vídeo mostra exatamente o que eu falei.

https://youtu.be/qrneVi9zGBc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que ela deixa esquentar tanto que essa água ao passar pelo metal quente sofre calefação. Sabe quando joga uma gota de água numa chapa quente? Além disso, a água dentro da caldeira está pressurizada e chega a 130 graus dependendo do modelo. Como o termostato tem uma faixa de 10 graus (algumas 5) de intervalo, presumo que a de vaporização desligue por volta de 120 graus. Com a água já saindo a 120-130 graus e em contato com metais próximos a essa temperatura, ela evapora quase instantaneamente.

Mas por isso mesmo, eu só deixo no modo vaporização por 5-10 segundos. O termostato do café desliga a uns 95 graus, o da vaporização fica pouco tempo ligado para passar de 95, mas sem chegar a 130. Eu chutaria que essa água chega a uns 100 graus quando estou desligando a vaporização e iniciando a extração.

Infelizmente a minha Poemia está fora de combate no momento, senão, eu testava pra ver se sai vapor do chuveiro. Mas a minha sugestão seria não deixar no modo vaporização por tanto tempo. Esse flush para tirar o vapor também adiciona água fria na caldeira novamente, Então, você fica esquentando e esfriando a água da caldeira o tempo todo, fica difícil de controlar o processo. E água quente demais acaba queimando o pó e gerando amargor.

Procure uns posts também sobre como “surfar” a temperatura na máquina. No fundo é isso que você está fazendo. Mas tem diversos posts aqui ensinando como fazer e ter algum controle, até pra ter uma melhor repetibilidade.

Eu estou prestes a abandonar esses esquemas com a instalação de um PID. Se der certo, o PID vai controlar a temperatura com mais ou menos 1 ou 2 graus de erro, ao invés dos 10 do termostato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...