Ir para conteúdo

TROCO OU NÃO TROCO?


MaLeandrini

Postagens recomendadas

Boa noite amigos,

vou fazer um breve resumo da minha ´´experiência´´ em cafés e solicito a opinião de vocês.

Iniciei minha vida de cafés especiais com a descoberta há mais de 6 anos da Nespresso. Pra mim até hoje ela é o ápice da qualidade de um espresso em poucos e simples toques.

Com o tempo fui adquirindo novos metodos para extração, iniciei com um moedor e fui atras do Hario v60, fui para a prensa, anos depois o Aeropress, Kalita ... 

Por muito tempo fiquei entre coado (preferência) e o espresso apenas da Nespresso (1o. por falta de conhecimento, só conhecia maquinas tipo mondial da vida e osters... e acreditava nunca extrair um café de maneira DOMÉSTICA com a qualidade e maestria que a nespresso poderia oferecer.)

Até que de dois anos pra cá a nova menina dos olhos acabou caindo uma máquina de café espresso para usar em casa. Pesquisei muita coisa e obtive sempre pouco retorno, quase nunca se encontravam todas as opções para ver pessoalmente, onde apenas o Youtube seria o ´´visual´´. Acabei ficando entre as Jura x Gaggia anima, onde comprei recentemente apenas.

Minha escolha foi a Gaggia Anima Pannarello: design bonito, superautomática, prática, moedor imbutido... 

Mas como a gente sempre ta procurando sarna pra se coçar vai ai a pergunta: vale a pena mante-la ou troca-la por uma máquina manual? Tenho vontade, porém o preço e dimensões me afastam um pouco.

Qual a opinião de voces quanto a isso? Se for para trocar, quais modelos sugerem?

Agradeço o tempo de vcs, 

Magnum Leandrini

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc nunca terá um espresso de verdade com seus equipamentos ou superautomaticas..... 

O hobby requer equipamentos profissionais e muito estudo

Nespresso e superautomatica é pra quem não quer se dedicar na busca da xícara perfeita..... São cafés aceitáveis

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Fogo ruivo disse:

espresso de verdade

É possível só com os conhecimentos do fórum fazer um desse?

 

Se não, quais literaturas você recomenda fogo?

Na verdade eu quero fazer vários, só conseguir fazer um seria muito triste =P

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, haus disse:

É possível só com os conhecimentos do fórum fazer um desse?

Se não, quais literaturas você recomenda fogo?

Na verdade eu quero fazer vários, só conseguir fazer um seria muito triste =P

Abraços!

Tem muito material aqui, eu aprendi muito, mas a prática depois da leitura é essencial! Até você se acostumar com seus equipamentos, moagem, etc.

Agora, primeiro tens que ler os tópicos inteiros, apesar de longos, tem muita informação parcelada e as experiências erradas para você evitar, depois você pode complementar com algum curso de barista.

A realização de tirar um 'espresso de filme' é demais! :)

Abraço e bons expressos!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não por nada, mas Nespresso NÃO é espresso. É Nespresso. Como Moka também não é espresso, é Moka. São bebidas diferentes. Máquinas de cápsulas produzem uma bebida que realmente lembra espresso mas infelizmente não chega perto de um bom espresso. Tenho uma Nespresso U há vários anos e afirmo sem medo de errar que não faz espresso bom. É absolutamente incomparável o café que entrega quando se experimenta lada a lado com um espresso bem feito. A máquina não é das melhores para fazer espresso, mas mais importante de tudo, o café das cápsulas é ruim. Ruim MESMO. Caso não acredite, abra umas duas cápsulas e faça um coado com o café. É ruim, e café ruim não tem cafeteira que resolva. Se vc usar cápsulas recarregáveis com café bom, aí bem provavelmente o resultado será outro. Eu nunca usei, pois pelo menos na minha U, com as cápsulas não originais que usei, quase sempre dava algum problema, então só uso cápsula original.

Dito isso, achando que  café da Nespresso não é espresso e nem é bom, porque ainda uso? Simples: 50 segundos. Leva 50 segundos para eu ter uma bebida espresso-like em um sabor que se mantem com 100% de repetibilidade. A desgraçada é prática e rápida. E especialmente se tomar com leite, aí quase fica bom.

Portanto, se a questão é se vale trocar uma máquina (boa!) de cápsulas por uma boa cafeteira manual, eu diria que não vale. Eu manteria a máquina de cápsulas e compraria a cafeteira, pois NENHUM método de café é tão prático como uma Nespresso. Digo Nespresso pois os cafés da 3 Corações que experimentei (na máquina deles) eram horríveis, beeeem pior do que Nespresso, por isso para mim máquina de cápsula significa Nespresso e nenhuma outra.

Quando me perguntam qual é o melhor jeito de se tomar café bom em casa, SEMPRE digo que é coado. Isso porque o investimento é bem baixo e a curva de aprendizagem é curta e suave. "Mas e se eu quiser tomar espresso?" Bom, se quiser espresso BOM vai ter de gastar (bastante), ou então pense em uma Nespresso. Infelizmente, para se ter um espresso bom em casa, o investimento é alto* e a curva de aprendizagem é bem mais longa.

*: Fazendo as contas, o gasto mínimo seria quase uns R$ 2000,00, investindo em uma Aram e um Hario Mini (sim, longe do ideal, mas funciona).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...