Ir para conteúdo

Dúvidas sobre cafeteira, café e filtro


Postagens recomendadas

Boa noite, sou novo aqui, adquiri uma Electrolux chefe crema ( preta), ela veio sem tamper e somente com um filtro duplo pressurizado. Testei café moída ( 3 corações e lor) ambos saem até bons mas com pouca crema. Comprei café em grãos , moi através do mimoso, porém , quando moi bem fino, a cafeteira demorou muito para extração e quando deixei um pouco mais granulado ele saiu ruim e sem crema alguma. O filtro possui dois furos , sendo que no original normalmente é somente um, o que posso fazer ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Nelson Koodi Shimamura. Seja bem vindo ao fórum. Sobre a regulagem da moagem, penso que está no caminho. É preciso encontrar o ponto médio entre chocar a máquina e a "cachoeira", o que não é tão fácil no Mimoso, mas possível. Um cronômetro e balança podem te ajudar muito na busca por esse ponto.

Você já olhou os tutoriais para café espresso do fórum e o tópico "Clube da Chef Crema"? Suas questões podem já estar respondidas por lá.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, agradeço a atenção, mas será que o segundo furo no filtro está influenciando a muita saída de água e pouca crema ? Vi que nos originais somente possui um furo. Será que posso soldar e tampar o segundo furo ? E será que continuo com os cafés prontos ou tento moer na mimoso até achar um ponto ? Pode ser algum defeito na máquina ? Só sei que sem o porta filtro até que sai bem a agua

1 hora atrás, Nelson Koodi Shimamura disse:

Boa noite, sou novo aqui, adquiri uma Electrolux chefe crema ( preta), ela veio sem tamper e somente com um filtro duplo pressurizado. Testei café moída ( 3 corações e lor) ambos saem até bons mas com pouca crema. Comprei café em grãos , moi através do mimoso, porém , quando moi bem fino, a cafeteira demorou muito para extração e quando deixei um pouco mais granulado ele saiu ruim e sem crema alguma. O filtro possui dois furos , sendo que no original normalmente é somente um, o que posso fazer ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Nelson Koodi Shimamura, o filtro pressurizado cria uma “falsa crema”;  na verdade mesmo que você tenha um processo de moagem perfeita, um café com torra recente, etc, se tiver um filtro pressurizado irá por tudo “café abaixo” (trocadilho ruim para café idem :lol:). Eu não tenho familiaridade com sua cafeteira, mas vou tomar por base que ela seja parecida com a oster ou a Gaggia. Se você está atrás da crema perfeita, providencie um porta filtro despressurizado. O único problema é que se n me engano o tamanho é 51mm (o mesmo da la Pavoni), e são duas aletas na Pavoni e na sua são 3. Cortar o original é complicado pois nada garante que vai funcionar e, para desfazer vc vai ter trabalho. Talvez o melhor caminho seja providenciar um porta filtro usado, levar em uma oficina e cortar o fundo (ver se não vai interferir no encaixe na cafeteira), e talvez comprar somente o filtro da Pavoni, caso o seu não funcionar.

Outra coisa é que se o café tiver mais de 30 dias, dificilmente vai fazer muita crema. Mas hoje em dia é fácil achar café com torra recente, basta comprar direto com torrefadores (veja os links aqui mesmo no fórum, na área de lojas online).

Vc vai ter muita diversão pela frente, boa sorte!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Nelson Koodi Shimamura disse:

Marcos, agradeço a atenção, mas será que o segundo furo no filtro está influenciando a muita saída de água e pouca crema ? Vi que nos originais somente possui um furo. Será que posso soldar e tampar o segundo furo ? E será que continuo com os cafés prontos ou tento moer na mimoso até achar um ponto ? Pode ser algum defeito na máquina ? Só sei que sem o porta filtro até que sai bem a agua

 

O ideal é um filtro despressurizado e um tamper de aço, com bons grão sua extração vai mudar de "água para vinho".

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah Nelson, apenas informando que é um caminho sem volta e sem fim, por isso pense muito bem antes de trilha-lo. É mais ou menos assim: vc vai começar aos poucos, providenciando uma balança para começar a pesar o café pois para ter repetibilidade você terá que saber qual a BR (brew ratio - concentração do café) está usando; um cronometro para verificar o tempo (o tempo influência o sabor), a granulometria que está usando (um moedor melhor do que você está usando). Somado a tudo isso, o adequado uso do tamper. Pode começar com o que veio, mas os de aço ou alumínio são melhores. 

Conforme vc domar cada processo, vai entender as limitações que vc enfrenta neste momento e poderá decidir se está satisfeito ou vai continuar atrás do espresso perfeito (lembrando que todos esses passos foram amplamente debatidos neste fórum, vale a pena a leitura).

Caso tudo isso virar uma paixão, sugiro cursos como os ministrados no SINDICAFE http://www.sindicafesp.com.br/cpc , ou no Coffeelab http://coffeelab.com.br/cursos/ entre muitos outros. Tem desde métodos de extração, moagem, até o para formação de baristas, torradores ou Q-graders (avaliadores de café). Na minha opinião vale muito a pena, dá até vontade de mudar de profissão rs

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, agradeço a atenção, mas será que o segundo furo no filtro está influenciando a muita saída de água e pouca crema ? Vi que nos originais somente possui um furo. Será que posso soldar e tampar o segundo furo ? E será que continuo com os cafés prontos ou tento moer na mimoso até achar um ponto ? Pode ser algum defeito na máquina ? Só sei que sem o porta filtro até que sai bem a agua

21 horas atrás, Nelson Koodi Shimamura disse:

Boa noite, sou novo aqui, adquiri uma Electrolux chefe crema ( preta), ela veio sem tamper e somente com um filtro duplo pressurizado. Testei café moída ( 3 corações e lor) ambos saem até bons mas com pouca crema. Comprei café em grãos , moi através do mimoso, porém , quando moi bem fino, a cafeteira demorou muito para extração e quando deixei um pouco mais granulado ele saiu ruim e sem crema alguma. O filtro possui dois furos , sendo que no original normalmente é somente um, o que posso fazer ? 

 

6 minutos atrás, Rodolfo M disse:

Ah Nelson, apenas informando que é um caminho sem volta e sem fim, por isso pense muito bem antes de trilha-lo. É mais ou menos assim: vc vai começar aos poucos, providenciando uma balança para começar a pesar o café pois para ter repetibilidade você terá que saber qual a BR (brew ratio - concentração do café) está usando; um cronometro para verificar o tempo (o tempo influência o sabor), a granulometria que está usando (um moedor melhor do que você está usando). Somado a tudo isso, o adequado uso do tamper. Pode começar com o que veio, mas os de aço ou alumínio são melhores. 

Conforme vc domar cada processo, vai entender as limitações que vc enfrenta neste momento e poderá decidir se está satisfeito ou vai continuar atrás do espresso perfeito (lembrando que todos esses passos foram amplamente debatidos neste fórum, vale a pena a leitura).

Caso tudo isso virar uma paixão, sugiro cursos como os ministrados no SINDICAFE http://www.sindicafesp.com.br/cpc , ou no Coffeelab http://coffeelab.com.br/cursos/ entre muitos outros. Tem desde métodos de extração, moagem, até o para formação de baristas, torradores ou Q-graders (avaliadores de café). Na minha opinião vale muito a pena, dá até vontade de mudar de profissão rs

 

 

Obrigado galera, estou gostando muito do grupo, li um bom tanto dos posts, e gostaria de saber se alguém tem link de filtro despressurizado pra minha máquina ( chef crema preta ) acho que é mesmo o de 51mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Nelson Koodi Shimamura. Eu não conheço a Chef Crema para poder te responder especificamente sobre os furos no filtro, mas como o @Rodolfo M falou, melhor procurar um filtro despressurizado. Eu comprei de 51 mm para a minha DeLonghi EC220 na NS Shop (https://nsshop.com.br/), mas tem que ver se ele serve na Chef Crema. Procure por "peneira cafeteira".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem no mercado livre o porta-filtro, na faixa dos 150 reais (mas n sei se compensa). Sobre tapar o furo, n acredito que resolva. N sei como é o porta-filtro pressurizado da Electrolux; da Oster tinha o filtro com um anteparo, onde ao invés de ver a peneira, havia apenas um furo de onde saia todo o café; já este café caia no porta-filtro que tinha um relevo esquisito (tipo caminho de rato) que desembocava em 2 furos. No caso da oster tinha que arrumar um filtro novo e um porta-filtro novo, no final achei muito mais fácil comprar uma Gaggia que já era original nesse padrão. Alguns amigos fizeram essa modificação na oster e conseguiram bons resultados, mas depois de um tempo todos acabaram migrando para máquinas de categoria superior.

Mas Nelson, tudo isso é divertido porém o mais importante é o gosto do café. A crema é bacana, porém ela não é imperativo para um bom café. Tá cheio de café ruim com crema e café bom sem. Na verdade a crema em si tem gosto ruim rs. Geralmente a crema indica uma torra mais recente e uma boa extração, mas o importante é o gosto do café. Para isso o foco deve ser outro. Antes de correr atrás dessas modificações, consiga um bom café. Sem um café bom, você não terá a mínima referência de onde ir ou o que melhorar. Depois estude metodologias de extração (espresso, coados, aeropress, etc), e veja quais lhe agrada.

E já aviso que a primeira aquisição para qualquer método é uma balança, tipo essa https://pt.aliexpress.com/item/Toolour-3000g-x-0-1g-LCD-Balan-a-de-Cozinha-Balan-as-Eletr-nicas-Equil-brio/32897531621.html?spm=a2g03.search0204.3.111.30e423daJ9RQKu&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_5724111_10065_10068_5724211_10547_10059_10548_5890011_5724311_10696_100031_5724011_10084_10083_10103_10618_5725011_5970011_10307_5990011_5910011_5724911_5980011,searchweb201603_56,ppcSwitch_5_ppcChannel&priceBeautifyAB=0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...