Ir para conteúdo

Operação despressurização de filtros - Cafeteira C-08 Mondial


Postagens recomendadas

Comprei dois filtros despressurizados de 51mm no AliExpress, para uso na Mondial C08, por cerca de 5 dólares cada, mesmo modelo que tem no Ebay. Funcionou perfeitamente. Também comprei um Tamper no mesmo site e estou bastante satisfeito.

 

Não se paga frete, então não vejo porque pagar para um torneiro despressurizar o filtro original.

 

Em tempo, e me desculpem falar o óbvio: a mesma moagem e pressão no tamper utilizados para extrair um bom café num filtro pressurizado, se aplicados em um filtro despressurizado, resulta em um café com jeito de coado.

 

É moer bem mais fino e aplicar a pressão correta. Mas o resultado é outro, vale muito a pena.

Olá Lelinho, poderia passar o link do filtro e do tamper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, comprei esse filtro no AliExpress para minha C08:

https://www.aliexpress.com/item/New-Arrival-Durable-Quality-Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32703461554.html?spm=2114.13010608.0.58.zOeKBL

 

Vamos ver se vai servir.

Vai demorar muito pra chegar, mas o original aqui na autorizada era R$ 35,00 mais o custo de modificação do mesmo, acho que vale a pena arriscar.

Quando chegar eu falo se deu certo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Também comprei e já recebi, em 30 dias. :o

 

Se servir de ajuda, vou logo adiantando que não vai servir "perfeitamente" — ou pelo menos o meu não serviu. Ficou alto, passando uns 3mm (mais ou menos), o bastante pra não encaixar no PF.

 

A solução é remover — temporariamente ou definitivamente — a peça plastica que fica no interior do PF (que divide o café para duas xícaras). Basta remover o único parafuso existente.

 

Sob a peça, existe uma liga que serve apenas para aumentar sua altura. Experimente remover a liga e depois recoloque a peça plastica. Isso já é suficiente para o filtro encaixar um pouco melhor, talvez com uma pequena folga de, mais ou menos, 1mm. Eu optei por fazer isso.

 

Se remover a peça plastica definitivamente o PF vai ficar muito feio :lol: mas pode ser que você não ache. Nesse caso, o filtro vai encaixar perfeitamente, sem nenhuma folga.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus, obrigado pela dica!

 

Essa liga que tem no PF é de metal? Como seria removida?

Quando chegar em casa vou analisar!

 

Vc me desanimou agora rss o jeito é comprar um na assistência ténica e cortar rs ou fazer um PF naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa liga que tem no PF é de metal? Como seria removida?

A liga é uma borracha mesmo, tipo um pequeno elástico de dinheiro.

 

Pra remover é só tirar o único parafuso que tem em baixo do cachimbo (ou Porta Filtro), dá uma olhada.

 

Quando soltar o parafuso a peça plastica vai sair e você verá a liga. Como eu disse antes, ela só serve pra dar altura a peça plastica, para o PF encaixar melhor na cafeteira.

 

 

o jeito é comprar um na assistência ténica e cortar rs ou fazer um PF naked.

 

Cortar o filtro ou fazer o PF naked só você pra analisar. Claro que, se quiser cortar, o ideal é fazer isso noutro filtro então talvez precise comprar um na assistência técnica. Agora, cortar o PF é muito risco envolvido, e você nem sabe se vai gostar do resultado final.

 

Inicialmente, eu acho "cortar" um trabalho desnecessário. Além do que, você vai gastar bem mais.

 

No meu caso, eu prefiro que o café caia em 2 xícaras mesmo, por isso eu tirei só a liga plastica e continuei com a peça plastica. Dá pra usar assim sem problemas.

 

 

Você acha que vale a pena cancelar o pedido?

kkkkkk, aí é muito pessoal pra eu opinar. Eu gostei do filtro, mas é lógico q não foi projetado para essa cafeteira.

 

É mais seguro você pegar experiência nesse filtro (sem estragar seu PF ou filtro original) e só depois analisar o que é melhor, afinal cada caso é um caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, comprei esse filtro no AliExpress para minha C08:

https://www.aliexpress.com/item/New-Arrival-Durable-Quality-Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32703461554.html?spm=2114.13010608.0.58.zOeKBL

 

Vamos ver se vai servir.

Vai demorar muito pra chegar, mas o original aqui na autorizada era R$ 35,00 mais o custo de modificação do mesmo, acho que vale a pena arriscar.

Quando chegar eu falo se deu certo.

Amigo, o filtro que eu comprei foi esse mesmo. A informação que o Matheus deu sobre a altura procede, aqui eu acho que não chegou a 3mm de diferença, tanto que parece haver uma sobra ínfima na altura mas encaixou perfeitamente. Deixa chegar e experimenta, pode ser que funcione tão bem como o meu funcionou.

 

Depois que consegui chegar no ponto ideal de moagem, o expresso ficou muito bom. E olha que eu uso um moedor Hario Slim. Agora estou tomando um microlote Suplicy, com uma torra que me pareceu média-clara, um café muito ao meu gosto, e o resultado está sendo simplesmente inacreditável: crema incrível, corpo excelente, um café com início, meio e fim. Sinceramente já bebi muito expresso pior em muita cafeteria de shopping. E isso com o conjunto Mondial / Hario / Filtro e tamper chinês/ grão premiado. Ou seja, dá sim pra gastar pouco e ter um ótimo café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou tomando um microlote Suplicy, com uma torra que me pareceu média-clara, um café muito ao meu gosto, e o resultado está sendo simplesmente inacreditável: crema incrível, corpo excelente, um café com início, meio e fim.

 

Fantástico, parabéns!

 

Um dia chegarei a esse nível mas já imagino o sofrimento e desperdício que vai ser :rolleyes:

 

Curiosidade, a pressão da máquina (15 bar) atrapalhou muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico, parabéns!

 

Um dia chegarei a esse nível mas já imagino o sofrimento e desperdício que vai ser :rolleyes:

 

Curiosidade, a pressão da máquina (15 bar) atrapalhou muito?

Olha, pressão da bomba sempre há, pode ser até menor que 15 bar, mas a pré-pressão faz parte, não acredito que a diferença esteja aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou esperar chegar, vai demorar um pouco e espero até lá ter um moedor elétrico, tenho um Hario Mini e já está sofrido moer pra filtro pressurizado rs.

 

Vc moe em qual click? Eu vário entre 5 e 6, dependendo do grão, levo em média 3 minutos pra moer [emoji13]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei e já recebi, em 30 dias. :o

 

 

 Quando você comprou? comprei 1 também, mas até o momento nada, mais de 30 dias já.

 

Coisas que comprei no ali dias dps ja chegaram e nada do filtro.. o seu tinha rastreio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou esperar chegar, vai demorar um pouco e espero até lá ter um moedor elétrico, tenho um Hario Mini e já está sofrido moer pra filtro pressurizado rs.

 

Vc moe em qual click? Eu vário entre 5 e 6, dependendo do grão, levo em média 3 minutos pra moer [emoji13]

Eu acabei não verificando qual é o click que estou usando. Eu tinha aqui um saco de grão Starbucks, que de tão ruim e torrado só serve pra teste (rsrsrsrs), e fui moendo e afinando. Sempre prensando da forma correta, porque treinei pra pesar as tais 30 libras. Quando cheguei em um click no qual o café praticamente não passou (uns 20 ml por xícara (duplo) em 45 segundos), voltei apenas um click e ficou perfeito. 25-30 segundos, e ficou ótimo. Mas eu devo levar uns 3 minutos também.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você comprou? o seu tinha rastreio?

 

Veja aí:

 

post-7274-0-93047200-1474235284_thumb.png

 

Comprei dia 01/08 mas paguei só dia 03 ou 04, chegou aqui dia 09/09.

 

Com rastreio, certinho, inclusive só vi que chegou por causa do rastreio.

 

Maaaaas, no mesmo dia eu comprei um pitcher e até agora nenhum sinal do paradeiro dele. Só sei que foi enviado. (segundo o vendedor, kkkkkkk)

 

Cara, essa demora é normal, tanto que o Ali dá um prazo de 60 dias, mas alguns chegam antes.

 

Não vejo motivos pra se preocupar não.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, comprei esse filtro no AliExpress para minha C08:

https://www.aliexpress.com/item/New-Arrival-Durable-Quality-Siver-Stainless-steel-Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket/32703461554.html?spm=2114.13010608.0.58.zOeKBL

 

Vamos ver se vai servir.

Vai demorar muito pra chegar, mas o original aqui na autorizada era R$ 35,00 mais o custo de modificação do mesmo, acho que vale a pena arriscar.

Quando chegar eu falo se deu certo.

 

Algsavi, tudo bem?

 

Tenho uma OEMP50 da Oster e gostaria de saber se o filtro supracitado seria compatível com minha cafeteira?

 

Estou afim de adquirir, porém com esta duvida cruel.

 

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algsavi, tudo bem?

 

Tenho uma OEMP50 da Oster e gostaria de saber se o filtro supracitado seria compatível com minha cafeteira?

 

Estou afim de adquirir, porém com esta duvida cruel.

 

Obrigado! :)

Julio, no anúncio tem as medidas do filtro, compare com o seu, na oster prima latte serve porém precisa desmontar a parte de baixo do porta filtro.. É provável sirva no seu PF tb..

 

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Júlio, uma vez vi uma oster e o PF dela era exatamente igual a da C-08.

 

O meu chegou ontem, o gosto do café muda bastante, fica bem melhor eu percebi.

 

Só tem esse problema, tem que tirar a parte plástica do PF e o meu tamper não encaixou bem.

 

Eu indicaria vc comprar um filtro original e cortar o fundo dele, a diferença de valor é pouca e vai encaixar perfeitamente, uma vez liguei na autorizada da Mondial e o filtro custava R$ 30,00 esse no AliExpress custou R$ 15,00. Sinceramente? Não vale a pena comprar esse no AliExpress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia pessoal

 

Tenho uma Mondial C-08 e um hario skerton , e comparando que videos que vi de extração de espresso, o que estou extraindo fica muito aquém

 

Já fiz de tudo aqui , mexi no grau de moagem , apertei mais e menos , fiz o flush antes da extração, troquei o grão, e não consigo tirar um café com a crema nem proximo dos que vi em em video, até consigo uma crema bem rala, o sabor está bom, mas a crema não consigo mesmo.

 

Estou extraindo 30 gramas de cafe de 9 gramas de pó, em um filtro duplo despressurizado com media de 30 segundos de extração.

 

 

Com a sua experiência, vc acha que não consigo devido a limitação da minha c-08 ou é há algo que eu possa fazer  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge Abambres, você não relatou a data de torra, que é muito importante para definição de melhor crema!!! Seu tamper e original de fabrica?

 

Estou usando café da marca Aryani torra clara , data da torra foi 24/10/2016  , e o Tamper é de plástico , da maquina mesmo.

 

Uma coisa que percebi tbm , é que no nível de moagem que o café fica bom , se eu apertar muito com o tamper , a agua não passa. Então ou eu aperto menos ou eu volto um click na regulagem da moagem e deixo um pouco mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal

 

Tenho uma Mondial C-08 e um hario skerton , e comparando que videos que vi de extração de espresso, o que estou extraindo fica muito aquém

 

Já fiz de tudo aqui , mexi no grau de moagem , apertei mais e menos , fiz o flush antes da extração, troquei o grão, e não consigo tirar um café com a crema nem proximo dos que vi em em video, até consigo uma crema bem rala, o sabor está bom, mas a crema não consigo mesmo.

 

Estou extraindo 30 gramas de cafe de 9 gramas de pó, em um filtro duplo despressurizado com media de 30 segundos de extração.

 

 

Com a sua experiência, vc acha que não consigo devido a limitação da minha c-08 ou é há algo que eu possa fazer ?

Jorge, não conheço o grão, mas a qualidade dele influi. O tamper ser de aço ajuda também.

 

Mas eu que uso a Mondial C08 com o Hario Slim, filtro despressurizado duplo, e tamper de aço, vou dar minha humilde opinião sem receio de falar bobagem. Tente extrair dois espressos com umas 15 gramas de pó. A crema se forma um pouco mais no final da extração do que no início, e o fato de estar usando menos pó para um único expresso em um filtro duplo pode estar influindo na pressão interna. Se você extrair dois expressos com mais pó, certamente vai ter que mexer na moagem/prensa.

 

Se for testar isso, depois dá um feedback pra galera aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge Abambres, eu vou me arriscar da dar uma opinião, apesar de meu moinho ser diferente do seu, sendo assim o que eu faço será diferente do seu!

O tamper não é muito adequado e você sabe disso, mas use esse até poder comprar um outro, como eu fiz!! Procure aqui o J. Crispim, ele vende!!

Tente usar as variáveis mudando uma por vez para conseguir um melhor raciocino!! Eu obtive exito moendo em um determinado grau, preservando as outras e anotando a reação da extração, até conseguir o ponto ideal da granulometria! Assim que eu descobri a granulometria do meu moinho, parti para 14/50 gramas (Pó e liquido) ajustando tudo no tempo de 25 a 30 segundos para agradar o meu paladar!!! Assim eu partir para 14/28 gramas (Pó e liquido) em 25 segundos, resultando um uma crema admirável, firme e duradoura!! Isso para o meu paladar, lógico!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Boa tarde galera,

Desculpa reativar o post, mas gostaria de ver imagens do café extraído em uma C08 despressurizada.

Eu estou procurando por um moedor primeiramente, mas gostaria de despressurizar minha máquina para melhorar a extração, pois as informações encontradas no fórum são de que o expresso irá melhorar drasticamente com a despressurização.

Por isso gostaria de analisar a viabilidade X qualidade, pois além de extrair um expresso melhor, tenho o interesse em fazer alguns latte art, mas para isso preciso de uma crema densa e de qualidade.

Vocês acreditam que a despressurização irá melhorar a crema?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar um filtro não pressurizado / despressurizado vai melhorar os cafés sem dúvidas, mas acho melhor comprar um filtro não pressurizado no Aliexpres e um tamper se não quiser gastar muito com tamper no brasil,demora 1 mês em média para chegar, nesse tempo você pesquisa moedores e decide qual vai ser melhor para o seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Em um filtro despressurizado ("normal" digamos assim) a parte de baixo é cheia de pequenos furos, e a pressão na hora de extrair o café é definida pelo próprio bolo de café, em função da quantidade e granulometria do café, grau de compactação etc. 

Já no filtro dito "pressurizado", existe um único furinho na parte de baixo do filtro, e na verdade é esse furo que define a pressão no bolo café, ou pelo menos influencia bastante.

Então no filtro pressurizado fica mais fácil tirar o espresso, mas não fica a mesma coisa que o no filtro normal bem feito.

Eu tenho uma cafeteira de entrada, parecida com essa, comprei um filtro despressurizado no aliexpress e acho que vale a pena, dá pra brincar bastante até fazer um upgrade.

Ah, tem explicações melhores, com foto e tudo, mas não to achando nenhum link agora, e basicamente é isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal,

Relacionado a despressurização dos filtros da C08 -  segui a dica aqui e há uns 15 dias já comprei um no AliEx com um tamper de inox pra acompanhar - porém estava pensando num PF Naked. Considerando que não quero modificar o PF original, tem algum modelo Naked compatível pra comprar já na medida dela? Ou é mais fácil comprar um idêntico e tentar modificar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, 

Se alguém tiver interesse. 

Eu despressurizei o meu filtro duplo original da mondial c-08 e o porta filtro, original também, transformei para naked 

Porém o meu moinhonda cadence, não é suficiente para acertar a granulometria para esse tipo de extração. 

Então, estou disponibilizando-os para venda. 

Sou de Novo Hamburgo-RS 

Pode me chamar pelo whats 51 99636-0106

 

Obrigado

622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg

 

 

Em 01/10/2017 at 17:51, soul105 disse:

Pessoal,

Relacionado a despressurização dos filtros da C08 -  segui a dica aqui e há uns 15 dias já comprei um no AliEx com um tamper de inox pra acompanhar - porém estava pensando num PF Naked. Considerando que não quero modificar o PF original, tem algum modelo Naked compatível pra comprar já na medida dela? Ou é mais fácil comprar um idêntico e tentar modificar?

Tenho o PF original naked

se tiver interesse 

whats 51 99636-0106

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Pessoal, 
Se alguém tiver interesse. 
Eu despressurizei o meu filtro duplo original da mondial c-08 e o porta filtro, original também, transformei para naked 
Porém o meu moinhonda cadence, não é suficiente para acertar a granulometria para esse tipo de extração. 
Então, estou disponibilizando-os para venda. 
Sou de Novo Hamburgo-RS 
Pode me chamar pelo whats 51 99636-0106
 
Obrigado
622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg622B6458-B818-4F5E-AA64-D8553B03E76B.thumb.jpeg.8953b1ca92837383f3924628ab91d8aa.jpeg
 
 
Tenho o PF original naked
se tiver interesse 
whats 51 99636-0106
Estou tentando tb qual é a granolometria correta fina médio grossa

Enviado de meu SM-A920F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...