Ir para conteúdo

Operação despressurização de filtros - Cafeteira C-08 Mondial


Postagens recomendadas

  • 5 weeks later...

Eu diria força média e moagem fina... Mas estes ajustes, só na hora mesmo para saber ao certo.. Tem que ir ajustando com base nos resultados. Não há receita de bolo: "É isto e isto e pronto! Vai sair perfeito..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Comprei um filtro despressurizado.

Não consigo mais tirar crema nenhuma kKk...

Dicas? Percebi grande diferença no gosto. Agora as características estão mais claras pra mim, no meu antigo filtro pressurizado o café parece que ficava sempre muito forte mas com as características mascaradas.

Tentei com compactação leve, crema nenhuma.

Compactação level hulk, uma crema sem graça.

Mas no fundo da xícara tinha pó, então a compactação está fina?

 

Filtros despressurizados é outro nível de exigência mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tarcisio, precisa ver como está a moagem. O filtro comercial exige mais precisão na moagem, não dá para ser uma moagem mais ou menos como o filtro com pressurizador aceita.

 

Você já tem um moinho?

 

O uso do tamper também precisará ser mais preciso agora.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia  :D

Tenho sim, hoje é um cadence simples de lâmina, mas tem um hario a caminho.

Tenho o tamper aqui do clube.

Sim, o café é novo.

 

Vou dar mais um lida por lá então...

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com moinho de lâmina é bem difícil conseguir uniformidade como para espresso ... e ainda mais para alguém sem bastante experiência ...

Podes tentar moendo até mais ou menos a consistência de sal ou açúcar e depois separar o pó fino numa peneira pequena, fina de cozinha.

Mas já vou avisando que não é facil, o sabor dificilmente será o ideal e ainda mais complicado desde que a sua maquina tampouco conta com recursos técnicos que possam ajudar ...

Serve para brincar um pouco, porém, para beber café, eu no seu lugar tomaria coado até chegar o Hario ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Consegui um filtro comercial tem alguns dias, depois de muitas brigas estou me dando bem com ele agora  :D

Mas, como já havia comprado um outro filtro original da minha máquina pra despressurizar, decidi ir adiante.

IMG_20140704_WA0000.jpg

 

Me surpreendi com a força da máquina, não achei que tivesse força o suficiente para empurrar a parte de dentro, ainda bem que deixei essa sobra aí, olhem como ficou após a primeira extração...

IMG_20140704_WA0006.jpg

 

Resultando em:

IMG_20140704_WA0002.jpg

 

Com a crema assim:

IMG_20140704_WA0004.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá pessoal, achei esses dois vídeos sobre a despressurização dos pf da delonghi: http://www.youtube.com/watch?v=DRoYCr3cBjI

 

Não sei se fica bom pois só encontrei esses vídeos após vender a minha ¬¬...mas se alguém aqui tiver uma delonghi e quiser testar...boa sorte :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, despressurizei o filtro da minha Mondial ontem. E o primeiro resultado foi... um café horrível :(

Usei o seleção do mário frutado, e ficou bem amargo (mais que com o filtro pressurizado), e a extração foi muito curta: 60ml em 10 segundos. Será que canalizou? Será que o café não está fino o suficiente? oO

Use o Hario Slim 5 clicks.

 

 

 

 

 

IMG_20141201_193925.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Wilson ! tudo bom?

 

Também tenho a c-08 e uso o filtro despressurizado. Com o frutado da Seleção do Mário gostei da proporção: 15 gramas de pó para 36 gramas de café, gosto é gosto, mas se você quiser experimentar, tá aí a receita  :). Uso o porlex no click 3, não sei como fica a moagem comparado com o hario. Caprichar no uso do tamper como a Anita escreveu, uma coisa que eu sempre faço é WDT (weiss distribution technique), tem tópicos legais sobre isso aqui no fórum.

 

Abraço !

 

obs: mundo pequeno, acabei de ver que você também é membro do aquaflux :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Parabéns Hagel! Interessante e muito bem feito (no bom sentido) pra quem gosta, por gostar, da brincadeira em si mesma. Como eu não tenho o dom, e nem o equipamento, o meu filtro levei num serralheiro; entre cortar, dar o acabamento e polir foram 20 a 25 segs e ele nem queria cobrar. Ficou quase perfeito! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Eu estou querendo testar o filtro despressurizado na C08, porém não quero alterar os originais. Onde consigo para comprar? pelo que li nos posts anteriores, o da Breville funciona muito bem, porém os links para o Ebay estão quebrados, são antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é  de 51mm, duplo, não-pressurizado.

 

No Ebay menciona Breville, Delonghi e outras. Vem da China e mandam pro Brasil. Só não sei se é compatível com a C08, olhe as medidas lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu vi num vídeo do youtube que é muito fácil despressurizar os filtros da c-08 e da phc19.. Se vc bater com o filtro (atenção! o filtro, não o porta filtro) de boca para baixo algumas vezes com certa força numa superfície lisa e forte como o granito da pia por exemplo, aquela tela furadinha (que na verdade é o filtro em si) vai se deslocando para a borda até sair completamente. Para facilitar o processo passe um pouquinho de detergente liguido ou sabão nas bordas internas antes das batidas que ajuda a deslizar. Por fim, com a telinha de metal furadinha já fora do local, basta aumentar o único furo existente na base da "panela" do filtro que a pressão que este pequeno furo gerava já não existirá mais. Depois com o auxílio de mais um pouco de lubrificante e jeito, é só recolocar a telinha de metal furadinha no lugar e realizar os testes... Torneiro nunca mais... Ah.. outra coisa, desse modo dá para limpar para sempre os filtros entupidos sem estresse..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Comprei dois filtros despressurizados de 51mm no AliExpress, para uso na Mondial C08, por cerca de 5 dólares cada, mesmo modelo que tem no Ebay. Funcionou perfeitamente. Também comprei um Tamper no mesmo site e estou bastante satisfeito.

 

Não se paga frete, então não vejo porque pagar para um torneiro despressurizar o filtro original.

 

Em tempo, e me desculpem falar o óbvio: a mesma moagem e pressão no tamper utilizados para extrair um bom café num filtro pressurizado, se aplicados em um filtro despressurizado, resulta em um café com jeito de coado.

 

É moer bem mais fino e aplicar a pressão correta. Mas o resultado é outro, vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...