Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Meus caros, este é o primeiro tópico que faço aqui no fórum. Caso esteja na seção errada ("coados e afins"), ou se for inadequada por outro motivo (redundância etc), desde já peço desculpas.

 

Comprei recentemente aquela Presse (antiga Impress), da marca Bobble. Para quem ainda não conhece o equipamento, eu diria, basicamente, que se trata de uma prensa francesa com algumas modificações, dentre as quais o filtro é a principal mudança. Digo principal no que diz respeito ao resultado da extração, uma vez que as demais alterações têm outros objetivos (como tornar o equipamento mais conveniente para viagens). 

 

Reparei que muitas pessoas aqui do fórum já comentaram sobre a Presse, mas não vi nenhum tópico específico sobre ela, por isso criei este tópico para trocarmos figurinhas sobre este método (ou mesmo para chegarmos à conclusão de que ela é uma prensa francesa como qualquer outra hehe).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma, Ricardo. 

Eu utilizo no trabalho e acho muito bacana.

Um ponto negativo, pra mim, é ser de metal, que acaba de alguma forma interferindo no sabor.

Outra coisa, se tomar direto nela tem que deixar esfriar uns 20 minutos, pois ela não perde a temperatura...acho que se cria meio que um vácuo entre a parede do filtro e a parede do copo.

Uma coisa que me irritava, mas acabei descobrindo por acaso, é que o filtro é rosqueável, dessa forma fica mais fácil fazer a higienização.

Eu tenho outras duas prensas francesas pequenas que usava no trabalho, mas a Presse tem uma vantagem.....ela é meio camuflada, aí o pessoal do trabalho não "serra" mais o meu café.....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Pierre.

 

Não sabia que ela segurava a temperatura por tanto tempo assim.. queimei a língua 2 vezes tentando beber o café direto nela. rs

 

Sobre o filtro, ótima dica! Agora vai ficar bem mais fácil de lavar.

 

Vc usa a Presse +- como uma prensa francesa mesmo (moagem grossa e tempo de extração mais longo)? Fiz alguns experimentos com moagem mais fina e tempo de extração menor, porém nenhum que mereça nota. Inclusive tentei usá-la com um filtro de papel de Aeropress, mas dessa forma não consegui empurrar o êmbolo até o final.

 

Por enquanto, os melhores cafés que tirei foram no esquema da prensa francesa:

- moagem grossa (2v + 40 no Bravo Mini)

- extração 4 minutos

- Além disso, caso interesse: A proporção de pó/água que usei é de 1:15 ou 1:16; temperatura da água: 90-91ºC; fiz turbulência com a pá da Aeropress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ricardorg disse:

Salve, Pierre.

 

Não sabia que ela segurava a temperatura por tanto tempo assim.. queimei a língua 2 vezes tentando beber o café direto nela. rs

 

Sobre o filtro, ótima dica! Agora vai ficar bem mais fácil de lavar.

 

Vc usa a Presse +- como uma prensa francesa mesmo (moagem grossa e tempo de extração mais longo)? Fiz alguns experimentos com moagem mais fina e tempo de extração menor, porém nenhum que mereça nota. Inclusive tentei usá-la com um filtro de papel de Aeropress, mas dessa forma não consegui empurrar o êmbolo até o final.

 

Por enquanto, os melhores cafés que tirei foram no esquema da prensa francesa:

- moagem grossa (2v + 40 no Bravo Mini)

- extração 4 minutos

- Além disso, caso interesse: A proporção de pó/água que usei é de 1:15 ou 1:16; temperatura da água: 90-91ºC; fiz turbulência com a pá da Aeropress.

Eu uso como prensa mesmo.

Uns 13 clicks no Hario mini, uns 4 minutos de infusão e o ratio q uso é 1:12. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...