Ir para conteúdo

ECM Barista & Eu


LUW

Postagens recomendadas

ECM BARISTA & EU

 

65A2NfWqrg1y-w34EFURQicts2tpWh650vYFLIQmZa7geHBzc8pvuHVaXSJPX1S3ZuYXdHbURLJlSDnuOf7QPj1fjcUQp_1sqZwjzRAitg-wH6hESw0_tSUdnJuPCiAbIPpnsFD0

 

Depois de muitos anos, finalmente tenho uma máquina de espresso em casa!

 

Já namorava a ECM faz uns quatro anos, mais ou menos. Quando comecei com a idéia de ter uma máquina profissa, o plano original era ter uma Classika PID. Há uns três anos atrás estava tudo pronto para a máquina sair, suados caraminguás na mão e tudo mais. Mas então uma maldita chuva de pedras me obrigou a reavaliar minhas prioridades. Com isso, a sonhada máquina de espresso voltou para o fim da fila…

 

QwvsFkFK4D02wQPw1SBJRjqi-ofqR9X0U2oXSSOSZsdbjncTHqeV7mA9kq5RdXhfcs7Hap0rPLrWXZWuSFW9SWBWiiwtfncPzBN4zXfaWCfXTkPwhAX3yMDDTEDK06sWa_6B4QPz

 

Felizmente esse ano as coisas melhoraram e consegui firmar uma parceria com a minha Comandante Executiva Suprema (CES). Verdade, sou apenas meio-dono da máquina. E como obtive essa parceria, foi possível fazer um upgrade de Classika PID para Barista. E com PF naked logo de cara!

 

ACESSÓRIOS

QaK_U208BiutnjPI0LoqX0GCsZvH2x6MSkg-_c5s3FRXBbuOpg-0YcSHt3nTFSiORI_806shgxKGnI5mvzjQ0c8CIiofQWVwrvOEJmXf44aEPIlXIiXoCUlrmB4mXi5xZaAtO-1-

 

A Barista vem com dois PF, de um e dois bicos, e três filtros, um simples, um duplo e um cego. Eu pedi também um PF naked que veio com um filtro grande (dá para fazer um balde de espresso). A máquina veio também com essa escovinha e um tamper de plástico a princípio sem-vergonha mas 100% eficaz. O manual é meio simplório, mas não levem isso muito em consideração pois a máquina é simples e eu sou daqueles que gosta de manual tipo bíblia. Para terem uma idéia, eu li o manual três vezes. Antes da máquina chegar.

 

ACABAMENTO

IpHs0nS9ZICxY58ZTxdJCpy8tV0PF6RoDuDCO0PWm7yDI-NvPFRlaFdS-J9_vtLmrFU5abJMS0ha_qNHW_ijfJIoSSfXV74gy8DHEGKzVwl19llYpxT9qWleJI9N0ECQWS2VIGUx

 

Talvez essa seja a maior característica da ECM. A máquina é sólida. É um tanque de guerra de tão sólida. O chassis dela é inteiriço e todo de aço, o que contribui para seus 23 kg. A impressão que tenho é que é aparelho para toda a vida, mesmo não sendo exatamente cuidadoso no seu uso. E eu particularmente gosto MUITO de qualquer aparelho ou ferramenta que é feito para durar.

 

Em termos de tamanho é bem compacta, com 33,5 × 44,5 × 40 cm, portanto não é um monstro devorador de espaço na bancada. E por causa do acabamento, ela impõe presença.

 

NX1OtYKrt8PWb1hM7fKTKEXb3vLYDTB_GHyw25bYwU0RU87tZJVxz7kAmo5d89dkSl2NgmXYXYHtXdzxTx246ANkaLuj5f10WAbT_KN_l4wHQljHgZkn2FcdKQsHbaMwiADGh7tq

 

O acabamento da máquina é impecável. Toda cromada, ela chama a atenção, tanto pela beleza como pela fabricação. É “bem feita”, com esmero e tudo caprichado. Para quem não conhece máquinas de espresso acha que é “máquina de cafeteria”, como já me falaram.

 

ZNnW3tABaVW8NFIeE2bgEu48Sj1JMXhecUhOy-51seRMK7CV8U3PTPpR6p2qkF4PYDgyO7nUexbuaQu3J0JEzrfqVXrsCHJdM8qy9cDNjml3Sf4zlezxTclaL-KNDO6MfHBT1wTv

 

A drip tray é BEM grande, e muito importante, bem fácil de pôr e tirar. Dá para fazer muito café com flushes sem se preocupar. Li um review no Home Barista de alguém reclamando que na sua Classika PID a grade e/ou a drip tray estavam causando lambança. Na minha Barista não tem sujeira, o que acontece é apenas um pouco de respingos de água (e às vezes até de café) na frente da travessa e no bico de expurgo.

 

OPERAÇÃO

Não vou entrar em detalhes sobre como tirar um shot nela pois esse texto não é um tutorial sobre a máquina, apenas um review dos pontos que considero importante. Mas como falei antes, é uma máquina de operação simples, e qualquer um com um mínimo de conhecimento sobre espresso e café (e com um bom moinho!) faz miséria nela. Obviamente que tem alguns limites, mas 9 entre 10 usuários conseguiria tirar um espresso MUITO bom com ela. Vou citar o exemplo da minha esposa e CES. Apesar de gostar muito de café, não é nem um pouco curiosa/estudiosa/metida-a-barista-besta como seu singelo esposo. Mesmo assim, com o moinho previamente acertado (e o Super Megmaster Tamper Dinamométrico do Gil), tirou um shot excelente esses dias.

 

 

 

E além de operação simples, é rápida. Desligada e fria (à temperatura ambiente de uns ~20ºC) até estar com a caldeira em 1 bar e grupo pelando, leva apenas de 20 a 25 minutos. E se uso de manhã cedo, quando ligo de novo na hora do almoço, leva apenas uns 10 a 15 minutos para estar pronta. Seria por causa da caldeira de cobre (2,1 l)?

 

GcuQUJLKlX2hwEeSja3c5jTVcKdtyKsXEdS1FinSrQuKgMENYT8SuwJxjR3xBGOjLPNF2yk9ELVXapmT4r4YD5erLizGFLr3VepLxDkLP7SX41l7AsCBvaSCUGerfch-Xw_MWWk3

 

O tanque de água, com seus 3 litros de capacidade, tem volume suficiente para quase exigir um refil semanal apenas. E olha que estou fazendo café como um cafeicômano nessa última semana. E isso sem dó de fazer flushes entre shots e para limpar o grupo.

 

VAPORIZAÇÃO

Punk. Faz MUITO vapor. Por enquanto só experimentei mesmo, não posso dizer que usei, pois ainda estou 100% focado em aprender a parte do café. Contudo, nos poucos testes que fiz, a Barista produz bastante pressão e volume de vapor. Até me lembra o que vejo na GB5 da La Marzocco. Obviamente que aqui o fôlego será bem mais curto, mas para aerar uns dois pitchers de leite (= 4 a 5 cappuccinos) dá e sobra.

 

r4w2EEQzAvIlAu0ih-Qq_JuEbJ-csdLnG2xG0t96iX7QBEkNdkqC04WauOM0PD-Xey85-XSX5dllkiBDZ5yvKRxFpvap_ucxgMYOFj-2mEKhdlD5sy0WdpUCGop-vTfYZWZhiA8R

 

O QUE EU MUDARIA

Falta um cronômetro. Antes achava que era desnecessário, mas um cronômetro embutido como o que vem na Classika PID iria MUITO bem. Não é fundamental mas seria um algo a mais que ajuda no controle das extrações. Vou comprar um (modelo de garbo e elegância, obviamente) para deixar na bancada, mas adoraria um automático instalado na máquina.

 

j-i-jcfNfSdH29o6BOeNtCzr3IbKxdrEko30XaXsOlSNzcZi4PA3YigCD76lzkQSefcNcIqK8ERFipHnZaDcSE_WMCjdoCuCqxQj9hB8_cFPFBYxczhVFv50hT6zEyxo12pLBuPt

 

Algo que talvez valha a pena pensar em um upgrade é o chuveiro. Pelas fotos que vi de outras marcas, tenho a impressão que poderia haver uma melhor distribuição da água. Como a troca da tela é muito simples e (acredito que) a tela de chuveiro não é muito cara, estou considerando encomendar uma. Porém, não esqueçam que essa é a minha primeira e única máquina, portanto talvez isso seja desnecessário.

 

PID eu sinceramente acho que não faz falta, pois termicamente é bem estável. Obviamente que alguém com paladar mais apurado vai notar diferença dos pouquíssimos graus de flutuação, mas acho que para 98% da população de entusiastas isso não faz falta.

 

Termômetro no grupo acho que também é desnecessário. Até pensei em comprar um, pois parece ser bem fácil de instalar, mas tendo em vista a qualidade dos shots que a Barista oferece, acho que não precisa. Fora que deixa a máquina mais feia (garbo e elegância, sempre) portanto isso está fora dos meus planos por enquanto.

 

POST SCRIPTUM

Estou muito satisfeito com a máquina. Tipo porco na lama em dia de sol, sabe como? Escolhi a ECM obviamente por causa do preço e disponibilidade, mas qualidade e acabamento era a condição sine qua non. Pelas dezenas de fotos, reviews e filmes que vi das máquinas da ECM, já sabia o que esperar, mas sinceramente me espantei quando chegou. O acabamento dela não é o que eu esperaria encontrar em uma máquina muitas vezes classificada como “de entrada” lá fora. Comparado com máquinas no padrão GB5 e GS/3 da La Marzocco, a Barista não fica atrás, nem um pouco.

 

Fora a parte de engenharia, também estou muito satisfeito com o resultado na xícara. Ainda estou literalmente aprendendo a usar, mas é comum eu tirar shots excelentes. Notei, contudo, que para tirar shot excelente não é só ligar, pôr café e levantar a alavanca. A excelência exige um certo ajuste e experimentação na hora. Mas o que importa é que se você tiver um pouquinho de conhecimento do que está fazendo vai tirar shots nota 90 no mínimo, 100% das vezes.

 

E não posso me furtar de comentar isso. Acredito que a maioria dos casais, quando faz aniversário de casamento, vão viajar, ou pelo menos jantar fora em um restaurante de garbo e elegância. Já eu e minha esposa, que comemoramos 18 anos de casado agora dia 23/09, ao invés da viagem, compramos uma máquina de espresso. E almoçamos em casa, com as crianças :rolleyes:.

  • Curtir 22
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente relato,  entre viagem e máquina, também ficaria com a máquina, viagem passa rápido, cansa e depois de um mês já não se lembra quase nada... já a máquina, daqui 30 anos ela vai estar aí e funcionando heheheheheh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo equipamento.

Vou perguntar algo e se achar invasivo ou impertinente, te entendo, não precisa responder...

Poderia dizer quanto custa essa belezura e , de forma resumida, o processo de aquisição (se foi importadora, site do exterior com courrier, representante da marca).

Acho que em breve quero me dar um presente desse tipo, e queria ter uma ideia desse processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RogerioD, e olha que a minha esposa trocar viagem por qualquer coisa é fato RARO.

@decom obrigado!

@Solano, saiba vc que a Barista completa o BM muito bem:lol:

@Pierre Luna, comprei com o nosso @Alexandre Velloso da Café Expresso Brasil. Entre em contato com ele que ele lhe passa os detalhes.

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, postenga disse:

Parabéns @Luw . Bela máquina. Curta bem seus cafés e esqueça a manivela.

Jamé! Sem manivela não môo café :D.

9 horas atrás, Vitorats disse:

Luw, muito legal seu relato! Parabéns pela excelente máquina!

Obrigado!

1 hora atrás, Allexlimaa2 disse:

Sensacional LUW !!! Parabéns ! Dá pra perceber que esse relato bem como o do Bravo Mini foram feitos a partir do âmago  :) 

Feliz por você !

Isso, relato raiz :P. Mas é que não dá para não se entusiasmar. Foi o mesmo com o BM e o tamper do @Gilberto, não tem como não ser loquaz, pois quando o trem é bão, é bão.

E aliás, me obrigo a fazer um adendo aqui - na verdade deveria ter feito no post original. A Barista, e acredito piamente que isso vale para TODA máquina padrão, só vai entregar espresso padrão se for usado um moinho padrão. Nem com a vaca tossindo, espirrando e ou/flatulando que eu conseguiria os mesmos resultados usando meu Encore. Não tem como escapar disso, se quiser café bom, independente do método, moinho bom é OBRIGATÓRIO. E atualmente acho que não existe outro moinho que faça isso por menos do que o valor do BM.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po bem legal seu relato Luw 

 

Só vou discordar do último post. Um encore com a regulagem extra fina você conseguiria sim! O encore só não tem os steps no nível do Mini, lembro do 5 pro 6 no encore ir do choque a cachoeira, teria que compensar com outros fatores, mas pra um grão torrado pra espresso conseguiria sim hehehe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Gilberto disse:

Huhuuuuu, que bacana. LUW vou te dizer , esta sua máquina é muito legal, eu gosto assim, larga, fininha não é minha praia.

Obrigado Gil! E realmente, uma das coisas que pesou entre ela e a Classika foi a largura, pois a Barista é um pouquinho mais larga. Para quem tem pouco espaço pode ser desvantagem, mas eu prefiro a máquina mais larga.

37 minutos atrás, Ruben disse:

Só vou discordar do último post. Um encore com a regulagem extra fina você conseguiria sim! O encore só não tem os steps no nível do Mini, lembro do 5 pro 6 no encore ir do choque a cachoeira, teria que compensar com outros fatores, mas pra um grão torrado pra espresso conseguiria sim hehehe 

Então talvez vc tenha mais habilidade que eu. Tentei uma vez por curiosidade com o Encore (regulado internamente para fino) e o resultado não foi o que chamaria de excelente. Fora o prazer depois para para limpar o pó retido (de 18 g reteve quase 1 g). Encore é bom, diria até MUITO bom, mas não para espresso. Funciona sim, mas é um quebra-galho.

38 minutos atrás, Murilo Lins disse:

Parabéns @Luw, mas um para a família do Clube das Máquinas ECM. Poderoso esse equipamento.

Obrigado Murilo! É realmente uma baita máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, LUW disse:

Então talvez vc tenha mais habilidade que eu. Tentei uma vez por curiosidade com o Encore (regulado internamente para fino) e o resultado não foi o que chamaria de excelente. Fora o prazer depois para para limpar o pó retido (de 18 g reteve quase 1 g). Encore é bom, diria até MUITO bom, mas não para espresso. Funciona sim, mas é um quebra-galho.

Salve Luciano,

Deixe-me dar um pitaco sobre o Encore. Esse moinho é sim capaz de moer em granulometrias apropriadas para espressos com muita eficiência. Todavia, demanda uma alteração na geometria das mós que, conforme protocolo da Baratza, fazemos para os Encore que vendemos. A denominamos "Moagem Extra Fina". Com essa modificação, a faixa de regulagem para espressos deixa de ser entre 3 e 1 e passa para a faixa 12 a 8. Na outra ponta, entre 36 e 38, faz-se a granulometria para prensa francesa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUWnem tenho mais habilidade, talvez experiência pois a Ecm é minha quarta máquina .. Eu tirei espressos excelentes usando o encore quando tinha as gaggias, eu sofria mais pela máquina do que o moedor. O moedor não dava conta com cafes torrados mais claros.

Mas não tô dizendo que o encore é perfeito, só comprei a causa do encore por ser um moedor que tenho e gosto e não precisa a vaca fazer tanta coisa pra tirar bom espresso com ele, tadinho dele e da vaca hehehehe 

Um salve pro @Alexandre Velloso

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!!!

 

 

eu adoro a minha mas confesso que só passei a acertar as extrações depois de comprar o bravo debut! Antes com o vario era só café jogado fora!,,

 

 

ps 21h aqui e me deu vontade de tomar um espresso hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba gente não queria virar o chato do fórum mas o Vario é excelente pra espresso. Ele tem 'vário's problemas mas um que ele não tem é a qualidade pra espresso. 

@mericlis eu tenho o debut e acho o melhor moedor que já usei pra espresso, mas se você só jogava cafe fora com o vario seu vario deveria estar com algum defeito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Encore está nessa regulagem extra-fina, pois tive de fazer isso para poder usar a Aram. E fiz muito espresso bom na Aram com o Encore, porém não sendo stepless a regulagem acaba ficando um pouquinho prejudicada. Mas o que me fez aposenta-lo de vez para espresso é a retenção estapafúrdia de pó. Na regulagem normal de fábrica (parafuso na posição do meio) isso não acontecia, portanto para moagem mais grossa (= de coado para cima) continuo achando que é um excelente moedor. Aliás, dos elétricos que conheço me parece ser o melhor.

Mas para espresso... De novo, funciona, mas é quebra-galho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e outra coisa que esqueci de falar sobre a Barista.

Não iria comentar sobre isso, mas como hoje no almoço escutei de novo, acho que é bom dizer. Mais uma vez minha esposa disse que pareço uma tia véia, "com o paninho na mão" :huh:. Em minha defesa, não é culpa minha que o cromado da máquina atrai impressões digitais e os respingos de água e vapor, ao secarem, deixam aquelas manchas de água. Sendo assim, é óbvio que tenho de ficar limpando para deixar a máquina sempre brilhando.

Sinceramente, apesar da minha CES gostar muito de café e ser coproprietária da máquina, ela não consegue perceber a importância do fator garbo & elegância na busca pela excelência de todo o processo -_-.

"Tia véia". É o fim da rosca...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tara por cromado e inox polido das máquinas de café tem essa desvantagem... :P

Tem inox (mas não é polido nem é 304) de geladeira e afins que recebe um verniz ou sei lá o quê que é eficiente em evitar manchas e afins. Não sei quão resistente isso seria a constantes respingos de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais uma para contar.

Ontem chegaram os pitchers que eu tinha encomendado e finalmente fui vaporizar leite. Boviamente que o primeiro cappuccino ficou uma desgraça em termos de aspecto. Consegui aerar bem, mas exagerei na espuma, então ficou mais um machiatto com bastante leite. Hoje de manhã o resultado foi BEM melhor, quase ficou aquela consistência de tinta PVC. Independente do meu sucesso (ou falta de) em conseguir leite aerado com consistência ideal para latte arte, a Barista vaporiza fácil leite. É MUITO rápido para aerar um pitcher com uns 350 ml de leite, portanto com um pouco de prática dá para fazer de machiatto a cappuccino sem esforço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LUW disse:

"O meu Encore está nessa regulagem extra-fina, "

"Na regulagem normal de fábrica (parafuso na posição do meio)"

Salve Luciano @LUW,

Sinto discordar, mas teu Encore não está modificado para "Moagem Extra Fina".

Essa modificação não se restringe a trocar a posição do micro parafuso, mas sim da alteração da geometria das mós, como citei anteriormente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LUW disse:

Ah, e outra coisa que esqueci de falar sobre a Barista.

Não iria comentar sobre isso, mas como hoje no almoço escutei de novo, acho que é bom dizer. Mais uma vez minha esposa disse que pareço uma tia véia, "com o paninho na mão" :huh:. Em minha defesa, não é culpa minha que o cromado da máquina atrai impressões digitais e os respingos de água e vapor, ao secarem, deixam aquelas manchas de água. Sendo assim, é óbvio que tenho de ficar limpando para deixar a máquina sempre brilhando.

Sinceramente, apesar da minha CES gostar muito de café e ser coproprietária da máquina, ela não consegue perceber a importância do fator garbo & elegância na busca pela excelência de todo o processo -_-.

"Tia véia". É o fim da rosca...

Putz!! Eu tenho TOC com coisas cromadas!! Sempre alisando e querendo manter brilhando. :D:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ruben disse:

Caramba gente não queria virar o chato do fórum mas o Vario é excelente pra espresso. Ele tem 'vário's problemas mas um que ele não tem é a qualidade pra espresso. 

@mericlis eu tenho o debut e acho o melhor moedor que já usei pra espresso, mas se você só jogava cafe fora com o vario seu vario deveria estar com algum defeito 

Acho que não era problemas mas sim a falta de previsibilidade dele, mesmo café mesma moagem dava resultados diferentes, não tinha previsibilidade, e por não ser stepless me causava muita dificuldade.

 

hoje só uso ele pra coados, pra espressos só o debut. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mericlis disse:

Acho que não era problemas mas sim a falta de previsibilidade dele, mesmo café mesma moagem dava resultados diferentes, não tinha previsibilidade, e por não ser stepless me causava muita dificuldade.

 

hoje só uso ele pra coados, pra espressos só o debut. 

Um dos problemas dele é quando vai dá moagem mais grossa prá mais fina, demora umas 3 doses pra ajustar então pode ser pelo revezamento que você fazia que isso acontecia... Eu já sabendo disso sempre que voltava do coado pro espresso nele aí ia pra um pouco mais fino do que usavam regularmente no espresso pra depois ajustar. Mas quando eu deixava ele só pro espresso não tinha erro ficava com vários tipos dê grãos na regulagem bem próxima era só sucesso outro dia mesmo tirei vários espressos seguidos pra um pessoal em casa aí não rolava debut, vario mandou bem lindamente. Ele não é stepless mas tem o passo micro que é um ajuste bem fino hehehe 

Mas aqui é o post do Luw e sua linda barista vou parar de tumultuar, desculpem e defender os moedores oprimidos 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, Parabéns,cara!

Fico contente que tenha optado pela ECM, e como gostas de bebidas com leite, a HX me parece a melhor pedida. Lindíssima essa Barista, hein?

Notei pelas suas fotos que o tubo de silicone para utilizar o filtro anti-calcificação não apareceu em nenhum lugar... recomendo fortemente a aquisição de um par de filtros e a utilização (com o tubo que não apareceu) desde o começo... Pela observação do tempo de reação dos filtros da Breville, (planejados pra dois meses ou 80 litros, o que ocorrer primeiro - duram 5~6 meses e 250 litros aqui em casa), achei que os da ECM iriam durar 12 a 14 meses cada. Troquei o primeiro com 12 meses e tinha usado apenas 1/3 da resina quando fiz autópsia nele. O atual tá em uso desde então, devo trocar em mais 5 ou 6 meses. Vale o investimento, sai uma merreca e evita transtornos futuros.

PS: o tubo tem uns 40~45 cm e pluga naquele "pitoco" de aço na válvula da base do reservatório, e o filtro fica imerso dentro da água, de pé... tem a base perfurada e um suporte em X moldado na base, pra poder ficar de pé. (link pra WLL acima e imagens abaixo)

 

Tubo (exemplo, esse é comprido):

Silicone-Rubber-Tube-for-Coffee-Maker.jp

 

Filtro da ECM (vem 2 na caixinha - usa 1 de cada vez)

ecm-kalkkisuodatin.jpg

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Alexandre Velloso disse:

Salve Luciano @LUW,

Sinto discordar, mas teu Encore não está modificado para "Moagem Extra Fina".

Essa modificação não se restringe a trocar a posição do micro parafuso, mas sim da alteração da geometria das mós, como citei anteriormente.

O que vc chama de „alteração de geometria“? Outras mós? Ou lixar, furar ou algo assim?

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...