Ir para conteúdo

ECM Barista & Eu


LUW

Postagens recomendadas

Em 25/09/2018 at 13:20, LUW disse:

ECM BARISTA & EU

 

65A2NfWqrg1y-w34EFURQicts2tpWh650vYFLIQmZa7geHBzc8pvuHVaXSJPX1S3ZuYXdHbURLJlSDnuOf7QPj1fjcUQp_1sqZwjzRAitg-wH6hESw0_tSUdnJuPCiAbIPpnsFD0

 

Depois de muitos anos, finalmente tenho uma máquina de espresso em casa!

 

Já namorava a ECM faz uns quatro anos, mais ou menos. Quando comecei com a idéia de ter uma máquina profissa, o plano original era ter uma Classika PID. Há uns três anos atrás estava tudo pronto para a máquina sair, suados caraminguás na mão e tudo mais. Mas então uma maldita chuva de pedras me obrigou a reavaliar minhas prioridades. Com isso, a sonhada máquina de espresso voltou para o fim da fila…

 

QwvsFkFK4D02wQPw1SBJRjqi-ofqR9X0U2oXSSOSZsdbjncTHqeV7mA9kq5RdXhfcs7Hap0rPLrWXZWuSFW9SWBWiiwtfncPzBN4zXfaWCfXTkPwhAX3yMDDTEDK06sWa_6B4QPz

 

Felizmente esse ano as coisas melhoraram e consegui firmar uma parceria com a minha Comandante Executiva Suprema (CES). Verdade, sou apenas meio-dono da máquina. E como obtive essa parceria, foi possível fazer um upgrade de Classika PID para Barista. E com PF naked logo de cara!

 

ACESSÓRIOS

QaK_U208BiutnjPI0LoqX0GCsZvH2x6MSkg-_c5s3FRXBbuOpg-0YcSHt3nTFSiORI_806shgxKGnI5mvzjQ0c8CIiofQWVwrvOEJmXf44aEPIlXIiXoCUlrmB4mXi5xZaAtO-1-

 

A Barista vem com dois PF, de um e dois bicos, e três filtros, um simples, um duplo e um cego. Eu pedi também um PF naked que veio com um filtro grande (dá para fazer um balde de espresso). A máquina veio também com essa escovinha e um tamper de plástico a princípio sem-vergonha mas 100% eficaz. O manual é meio simplório, mas não levem isso muito em consideração pois a máquina é simples e eu sou daqueles que gosta de manual tipo bíblia. Para terem uma idéia, eu li o manual três vezes. Antes da máquina chegar.

 

ACABAMENTO

IpHs0nS9ZICxY58ZTxdJCpy8tV0PF6RoDuDCO0PWm7yDI-NvPFRlaFdS-J9_vtLmrFU5abJMS0ha_qNHW_ijfJIoSSfXV74gy8DHEGKzVwl19llYpxT9qWleJI9N0ECQWS2VIGUx

 

Talvez essa seja a maior característica da ECM. A máquina é sólida. É um tanque de guerra de tão sólida. O chassis dela é inteiriço e todo de aço, o que contribui para seus 23 kg. A impressão que tenho é que é aparelho para toda a vida, mesmo não sendo exatamente cuidadoso no seu uso. E eu particularmente gosto MUITO de qualquer aparelho ou ferramenta que é feito para durar.

 

Em termos de tamanho é bem compacta, com 33,5 × 44,5 × 40 cm, portanto não é um monstro devorador de espaço na bancada. E por causa do acabamento, ela impõe presença.

 

NX1OtYKrt8PWb1hM7fKTKEXb3vLYDTB_GHyw25bYwU0RU87tZJVxz7kAmo5d89dkSl2NgmXYXYHtXdzxTx246ANkaLuj5f10WAbT_KN_l4wHQljHgZkn2FcdKQsHbaMwiADGh7tq

 

O acabamento da máquina é impecável. Toda cromada, ela chama a atenção, tanto pela beleza como pela fabricação. É “bem feita”, com esmero e tudo caprichado. Para quem não conhece máquinas de espresso acha que é “máquina de cafeteria”, como já me falaram.

 

ZNnW3tABaVW8NFIeE2bgEu48Sj1JMXhecUhOy-51seRMK7CV8U3PTPpR6p2qkF4PYDgyO7nUexbuaQu3J0JEzrfqVXrsCHJdM8qy9cDNjml3Sf4zlezxTclaL-KNDO6MfHBT1wTv

 

A drip tray é BEM grande, e muito importante, bem fácil de pôr e tirar. Dá para fazer muito café com flushes sem se preocupar. Li um review no Home Barista de alguém reclamando que na sua Classika PID a grade e/ou a drip tray estavam causando lambança. Na minha Barista não tem sujeira, o que acontece é apenas um pouco de respingos de água (e às vezes até de café) na frente da travessa e no bico de expurgo.

 

OPERAÇÃO

Não vou entrar em detalhes sobre como tirar um shot nela pois esse texto não é um tutorial sobre a máquina, apenas um review dos pontos que considero importante. Mas como falei antes, é uma máquina de operação simples, e qualquer um com um mínimo de conhecimento sobre espresso e café (e com um bom moinho!) faz miséria nela. Obviamente que tem alguns limites, mas 9 entre 10 usuários conseguiria tirar um espresso MUITO bom com ela. Vou citar o exemplo da minha esposa e CES. Apesar de gostar muito de café, não é nem um pouco curiosa/estudiosa/metida-a-barista-besta como seu singelo esposo. Mesmo assim, com o moinho previamente acertado (e o Super Megmaster Tamper Dinamométrico do Gil), tirou um shot excelente esses dias.

 

 

 

E além de operação simples, é rápida. Desligada e fria (à temperatura ambiente de uns ~20ºC) até estar com a caldeira em 1 bar e grupo pelando, leva apenas de 20 a 25 minutos. E se uso de manhã cedo, quando ligo de novo na hora do almoço, leva apenas uns 10 a 15 minutos para estar pronta. Seria por causa da caldeira de cobre (2,1 l)?

 

GcuQUJLKlX2hwEeSja3c5jTVcKdtyKsXEdS1FinSrQuKgMENYT8SuwJxjR3xBGOjLPNF2yk9ELVXapmT4r4YD5erLizGFLr3VepLxDkLP7SX41l7AsCBvaSCUGerfch-Xw_MWWk3

 

O tanque de água, com seus 3 litros de capacidade, tem volume suficiente para quase exigir um refil semanal apenas. E olha que estou fazendo café como um cafeicômano nessa última semana. E isso sem dó de fazer flushes entre shots e para limpar o grupo.

 

VAPORIZAÇÃO

Punk. Faz MUITO vapor. Por enquanto só experimentei mesmo, não posso dizer que usei, pois ainda estou 100% focado em aprender a parte do café. Contudo, nos poucos testes que fiz, a Barista produz bastante pressão e volume de vapor. Até me lembra o que vejo na GB5 da La Marzocco. Obviamente que aqui o fôlego será bem mais curto, mas para aerar uns dois pitchers de leite (= 4 a 5 cappuccinos) dá e sobra.

 

r4w2EEQzAvIlAu0ih-Qq_JuEbJ-csdLnG2xG0t96iX7QBEkNdkqC04WauOM0PD-Xey85-XSX5dllkiBDZ5yvKRxFpvap_ucxgMYOFj-2mEKhdlD5sy0WdpUCGop-vTfYZWZhiA8R

 

O QUE EU MUDARIA

Falta um cronômetro. Antes achava que era desnecessário, mas um cronômetro embutido como o que vem na Classika PID iria MUITO bem. Não é fundamental mas seria um algo a mais que ajuda no controle das extrações. Vou comprar um (modelo de garbo e elegância, obviamente) para deixar na bancada, mas adoraria um automático instalado na máquina.

 

j-i-jcfNfSdH29o6BOeNtCzr3IbKxdrEko30XaXsOlSNzcZi4PA3YigCD76lzkQSefcNcIqK8ERFipHnZaDcSE_WMCjdoCuCqxQj9hB8_cFPFBYxczhVFv50hT6zEyxo12pLBuPt

 

Algo que talvez valha a pena pensar em um upgrade é o chuveiro. Pelas fotos que vi de outras marcas, tenho a impressão que poderia haver uma melhor distribuição da água. Como a troca da tela é muito simples e (acredito que) a tela de chuveiro não é muito cara, estou considerando encomendar uma. Porém, não esqueçam que essa é a minha primeira e única máquina, portanto talvez isso seja desnecessário.

 

PID eu sinceramente acho que não faz falta, pois termicamente é bem estável. Obviamente que alguém com paladar mais apurado vai notar diferença dos pouquíssimos graus de flutuação, mas acho que para 98% da população de entusiastas isso não faz falta.

 

Termômetro no grupo acho que também é desnecessário. Até pensei em comprar um, pois parece ser bem fácil de instalar, mas tendo em vista a qualidade dos shots que a Barista oferece, acho que não precisa. Fora que deixa a máquina mais feia (garbo e elegância, sempre) portanto isso está fora dos meus planos por enquanto.

 

POST SCRIPTUM

Estou muito satisfeito com a máquina. Tipo porco na lama em dia de sol, sabe como? Escolhi a ECM obviamente por causa do preço e disponibilidade, mas qualidade e acabamento era a condição sine qua non. Pelas dezenas de fotos, reviews e filmes que vi das máquinas da ECM, já sabia o que esperar, mas sinceramente me espantei quando chegou. O acabamento dela não é o que eu esperaria encontrar em uma máquina muitas vezes classificada como “de entrada” lá fora. Comparado com máquinas no padrão GB5 e GS/3 da La Marzocco, a Barista não fica atrás, nem um pouco.

 

Fora a parte de engenharia, também estou muito satisfeito com o resultado na xícara. Ainda estou literalmente aprendendo a usar, mas é comum eu tirar shots excelentes. Notei, contudo, que para tirar shot excelente não é só ligar, pôr café e levantar a alavanca. A excelência exige um certo ajuste e experimentação na hora. Mas o que importa é que se você tiver um pouquinho de conhecimento do que está fazendo vai tirar shots nota 90 no mínimo, 100% das vezes.

 

E não posso me furtar de comentar isso. Acredito que a maioria dos casais, quando faz aniversário de casamento, vão viajar, ou pelo menos jantar fora em um restaurante de garbo e elegância. Já eu e minha esposa, que comemoramos 18 anos de casado agora dia 23/09, ao invés da viagem, compramos uma máquina de espresso. E almoçamos em casa, com as crianças :rolleyes:.

Bom dia LUW, Eu estou pensando em adquirir uma ECM Classika PID e como vc ja tem uma ECM a um certo tempo vc poderia me falar se aqui no Brasil tem quem mexa com manutenção ECM ou outras marcas importadas e com respeito as peças caso precise será que demora muito pra chegar aqui? desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldinho, o primeiro problema que tive com a minha Barista foi mês passado, mas foi só um contato solto que eu mesmo resolvi (abri um tópico sobre isso). Em teoria, quem oficialmente traz ECM para o Brasil é o Alexandre Velloso, da Expresso Brasil. Porém o site dele parece que está sem atualização à meses, e várias pessoas comentaram dificuldades em entrar em contato com ele. Com isso, em termos de "apoio de fábrica", pode ser que a ECM esteja meio desprotegida. Contudo, o trem é um tanque de guerra de forte, sólido e muito bem feito - já sabia disso, mas fiquei impressionado quando abri a minha e constatei pessoalmente. Sendo sincero, acho que não tem muito o que estragar, a não ser que dê muito azar e queime/quebre algum componente elétrico ou eletrônico. caso aconteça, se você tem um mínimo de conhecimento e traquejo com ferramentas e tiver acesso à internete, acredito que seja possível consertar você mesmo sem muita dor de cabeça. O maior problema ao meu ver agora é achar essas máquinas para comprar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2020 at 08:53, LUW disse:

@Geraldinho, o primeiro problema que tive com a minha Barista foi mês passado, mas foi só um contato solto que eu mesmo resolvi (abri um tópico sobre isso). Em teoria, quem oficialmente traz ECM para o Brasil é o Alexandre Velloso, da Expresso Brasil. Porém o site dele parece que está sem atualização à meses, e várias pessoas comentaram dificuldades em entrar em contato com ele. Com isso, em termos de "apoio de fábrica", pode ser que a ECM esteja meio desprotegida. Contudo, o trem é um tanque de guerra de forte, sólido e muito bem feito - já sabia disso, mas fiquei impressionado quando abri a minha e constatei pessoalmente. Sendo sincero, acho que não tem muito o que estragar, a não ser que dê muito azar e queime/quebre algum componente elétrico ou eletrônico. caso aconteça, se você tem um mínimo de conhecimento e traquejo com ferramentas e tiver acesso à internete, acredito que seja possível consertar você mesmo sem muita dor de cabeça. O maior problema ao meu ver agora é achar essas máquinas para comprar por aqui.

@LUW Boa tarde! realmente o contato com o Alexandre Velloso está difícil ja mandei vários e-mails mas nada de resposta, mas legal! pelas suas informações fico mais confiante em comprar uma ECM, mas agora é tentar achar quem possa trazer aqui para o Brasil ou esperar um contato do Alexandre apesar que o Dólar e Euro estão de matar rsrs mas mesmo assim gostaria de uma cotação para uma Classika PID. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...