Ir para conteúdo

ECM Barista & Eu


LUW

Postagens recomendadas

Valeu, obrigado @Cabral!

Veio sim uma mangueira, essa aqui:

44057146975_3288daa952_o.jpg

E esse filtro vai dentro do reservatório de água ou dentro da máquina, por baixo da "caixa" onde vai o reservatório?

43157243770_3d88b752a7_o.jpg

Eu uso apenas água de poço na Barista, e não água da rede. Mesmo assim é bom usar o filtro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E lembram da pobre tia véia? Ontem achei uma caixa de correio de alumínio em desuso e com um Dremel e uma morsa, diminuí um pouco a aflição da pobre mulher:

43157245170_2d6f2280e5_o.jpg

Na verdade o objetivo primordial desse equipamento é para manter a balança seca, mas de brinde também poupa um pouco a aflição da criatura do paninho.

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Cabral disse:

PS: o tubo tem uns 40~45 cm e pluga naquele "pitoco" de aço na válvula da base do reservatório, e o filtro fica imerso dentro da água, de pé... tem a base perfurada e um suporte em X moldado na base, pra poder ficar de pé. (link pra WLL acima e imagens abaixo)

@LUW, quando escrevi que fica imerso dentro da água, de pé, tava me referindo ao interior do tanque, achei que tinha sido claro por conta da imersão... mas vejo que não fui. :huh:

O filtro vai, sim, dentro do tanque. É o simples do simples... facinho de instalar e trocar.

Sugeri o da ECM porque achei a diferença de preço pequena na época, mas o da Bezerra é o mesmo, só muda a embalagem. E tem uns um pouquinho mais baixos, outros mais largos... todos servem. É só comprar apenas o anti-calcificação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Cabral! Perdão, não tinha notado o detalhe de "filtro de imersão". Mas me diga uma coisa, mesmo usando água de poço é necessário? Sei que obvaimente depende da composição da água em questão, mas dá para se ter uma ideia? E outra coisa, o filtro ocupa muito espaço dentro do tanque? Quero dizer, compromete muito a capacidade?

E por último, se acha esses filtros no eBay? O problema de comprar de loja é que é taxação certa se vier com "embalagem de loja".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não tem do que se desculpar @LUW, eu deveria ter sido mais explícito.

O volume é mais ou menos um "porlex" encolhido uns 30%... creio que cause um deslocamento de uns 250 ml de água, menos de 10% do volume do tanque, mas é bom lembrar que ele se enche de água e parte do volume não é "perdido", pois há água passando por ele. Francamente, mesmo que utilizasse 1/3 do volume eu ainda recomendaria sem hesitar, o troço é "porreta".

E, sobre o poço, não faço ideia. Água muda de região pra região, vc precisaria descobrir a taxa de cálcio da sua. Alguém do CdC RJ deve saber... Uso água filtrada duas vezes na minha casa. Tenho um "melt-blown" de cavalete da Aqualimp (retentor de partículas) na rede de alimentação da casa e um filtro IBBL FR600 compatível com os módulos C+3 e CZ+7... tô usando o C+3 no momento porque não achei o CZ+7 na época da última troca, então eu teoricamente nem precisaria me preocupar com calcificação com o CZ+7, mas como tenho filtro de resina retentora de cálcio tanto na Breville quanto na ECM, posso usar o C+3 tranquilo... Daí é escolha sua...

Sim, já vi no Ebay uns que servem, mas nunca comprei. Nos Ebays europeus tem das grandes marcas, todos mais ou menos iguais (ECM, Bezzera, Rocket, Expobar etc) e compatíveis com qualquer máquina que tem o "pitoco" na válvula do tanque. Tem uns filtros retentores de cálcio "de passagem" pras máquinas ligadas na rede hídrica, o formato é meio parecido nas fotos, mas são bem maiores e não servem (entrada e saída com rosca ou engates específicos, e requerem pressão positiva na entrada), então cuidado pra não comprar algo incompatível. Em geral, o elemento filtrante recebe o nome genérico de "resina trocadora de íons" (do inglês, ion-exchange resin) e dá pra ver a diferença nos filtros da Breville, nos quais há um particulado grosso de um material âmbar nos de resina e apenas um material preto (supostamente carvão ativado) noutros filtros "compatíveis". Já comprei no Ebay e quebrei a cara, era anúncio de original Breville (que é de resina) e o cara mandou desses de carvão, alternativo no último...

Sobre os ECM, meu primeiro par veio da WLL e o que tenho aqui pra próxima troca veio da Amazon... em ambos casos eles foram pra minha USAbox antes de alguma viagem minha e depois vieram na mala, então não esquentei de procurar outra fonte.

Boa caçada!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, utilizo água de poço artesiano de boa qualidade aqui no meu prédio, mas, como @Cabral, também faço uso do filtro CZ+7 em um purificador da IBBL para consumo doméstico. Já para a máquina de espresso utilizo pré filtro e filtro da Pentair, uma vez que abasteço a máquina com água através de uma ligação direta na rede hídrica. Como já tive alguns problemas com a oscilação da temperatura de extração, que só se resolveu quando fiz uma descalcificação preventiva, não descuido mais nesse quesito mantendo sempre um bom sistema de filtração de apoio.

No pouco tempo em que usei o modo reservatório da máquina  não coloquei o filtro de imersão no tanque, mas não teria dúvida em utilizá-lo para o caso de voltar o seu uso algum dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria ficar MUITO incomodado se algo acontecesse por desleixo da minha parte. Sendo assim, vou correr atrás então, obrigado! :ph34r:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39525187265_19fd8907a3_b.jpg

 

@LUW, esse é o sistema de filtragem que utilizo. O pré filtro encontra-se por trás do filtro e não está meio encoberto na foto, mas, no seu caso, como não vai fazer ligação direta na rede hídrica, o filtro da ECM indicado por Cabral seria mais do que suficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caspita, se eu mostrasse essa foto para a minha CES e dissesse que a máquina precisasse de tudo isso eu ainda estaria manivelando a Aram... :blink:

Folgo em saber que no meu caso um filtro de imersão dentro dá máquina resolve :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Cabral disse:

Opa, não tem do que se desculpar @LUW, eu deveria ter sido mais explícito.

O volume é mais ou menos um "porlex" encolhido uns 30%... creio que cause um deslocamento de uns 250 ml de água, menos de 10% do volume do tanque, mas é bom lembrar que ele se enche de água e parte do volume não é "perdido", pois há água passando por ele. Francamente, mesmo que utilizasse 1/3 do volume eu ainda recomendaria sem exitar, o troço é "porreta".

E, sobre o poço, não faço ideia. Água muda de região pra região, vc precisaria descobrir a taxa de cálcio da sua. Alguém do CdC RJ deve saber... Uso água filtrada duas vezes na minha casa. Tenho um "melt-blown" de cavalete da Aqualimp (retentor de partículas) na rede de alimentação da casa e um filtro IBBL FR600 compatível com os módulos C+3 e CZ+7... tô usando o C+3 no momento porque não achei o CZ+7 na época da última troca, então eu teoricamente nem precisaria me preocupar com calcificação com o CZ+7, mas como tenho filtro de resina retentora de cálcio tanto na Breville quanto na ECM, posso usar o C+3 tranquilo... Daí é escolha sua...

Sim, já vi no Ebay uns que servem, mas nunca comprei. Nos Ebays europeus tem das grandes marcas, todos mais ou menos iguais (ECM, Bezzera, Rocket, Expobar etc) e compatíveis com qualquer máquina que tem o "pitoco" na válvula do tanque. Tem uns filtros retentores de cálcio "de passagem" pras máquinas ligadas na rede hídrica, o formato é meio parecido nas fotos, mas são bem maiores e não servem (entrada e saída com rosca ou engates específicos, e requerem pressão positiva na entrada), então cuidado pra não comprar algo incompatível. Em geral, o elemento filtrante recebe o nome genérico de "resina trocadora de íons" (do inglês, ion-exchange resin) e dá pra ver a diferença nos filtros da Breville, nos quais há um particulado grosso de um material âmbar nos de resina e apenas um material preto (supostamente carvão ativado) noutros filtros "compatíveis". Já comprei no Ebay e quebrei a cara, era anúncio de original Breville (que é de resina) e o cara mandou desses de carvão, alternativo no último...

Sobre os ECM, meu primeiro par veio da WLL e o que tenho aqui pra próxima troca veio da Amazon... em ambos casos eles foram pra minha USAbox antes de alguma viagem minha e depois vieram na mala, então não esquentei de procurar outra fonte.

Boa caçada!

Se importaria de postar uma foto do filtro instalado no tanque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5bb18b8febf20_FIltroimerso.jpg.b11eaa49014bc151a6af41fe6485e32c.jpg

Taí @Neto_SC...

Dá pra ver o nível da água no alto, tem um pedaço da mangueira saindo pra fora da água... Tá bem de perto pq a máquina fica no balcão, e o armário de cima impede o afastamento do celular... Aliás, obrigado por pedir a foto, estou vendo um limosinho no canto do tanque, preciso tirar pra limpar antes da próxima enchida de tanque...

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cabral disse:

5bb18b8febf20_FIltroimerso.jpg.b11eaa49014bc151a6af41fe6485e32c.jpg

Taí @Neto_SC...

Dá pra ver o nível da água no alto, tem um pedaço da mangueira saindo pra fora da água... Tá bem de perto pq a máquina fica no balcão, e o armário de cima impede o afastamento do celular... Aliás, obrigado por pedir a foto, estou vendo um limosinho no canto do tanque, preciso tirar pra limpar antes da próxima enchida de tanque...

@Cabral, a título de curiosidade, o filtro da ECM fica em pé e solto no tanque sem nada por prendê-lo no reservatório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, @Murilo Lins.

Fica solto. Nem precisaria prender. Pode até deixar deitado, mas há o risco de entrar ar se o nível da água chegar na altura do diâmetro da base. De pé, o filtro pega água abaixo do nível do "pitoco", é a melhor posição possível pra ficar mais seguro de nunca entrar ar. E o troço é pesado o bastante pra ficar estável na água. Se a máquina mexer suficientemente pro filtro tombar, vai derramar água pela borda do tanque se tiver mais de meio... e o sensor de nível da caldeira já teria pirado bem antes... E a com a mangueira plugada, o filtro "tenta" ficar de pé, o treco é bem bolado.

Cê já teve ou tem aquário em casa? Tem vários acessórios que são feitos pra ficarem soltos dentro da água. Devem ter seguido o mesmo princípio.

Bizarro mesmo são as máquinas que usam uma mangueira solta pra pegar água do tanque e outra pra devolver o excesso da OPV... Sempre achei isso uma "gambiarra oficializada" por comodidade... tem até máquina "top" de sua categoria que opera assim, como é o caso da Rancilio Silvia. Ah! A Rancilio recomenda o uso de um filtro desse tipo na Sílvia e tem até fotos de como instalar, é o mesmo sistema, só que basta espetar a mangueira coletora, porque não tem a válvula com "pitoco" no fundo.

Aliás, se procurar "rancilio silvia water softener" acha um monte de filtros que serve na ECM...

Esse "genérico" tá no Ebay:

s-l300.jpg

Na Espresso Planet o mesmo filtro da ECM/Bezzera é vendido como se fosse pra Silvia.

Tem outro modelo parecido lá na Drury.

Na Barista Warehouse tem mais um genérico...

É só ver de onde é mais viável trazer.

PS: para quem não notou, os sublinhados/destacados acima são links... tem gente me mandando MP pedindo os links que já estão nas mensagens. :rolleyes:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cabral disse:

Aliás, se procurar "rancilio silvia water softener" acha um monte de filtros que serve na ECM...

Esse "genérico" tá no Ebay:

s-l300.jpg

Cabral, pedi esse daí do eBay. Olhei nos outros links que vc postou e pelo eBay o frete saia mais em conta. O saco é agora esperar 40 dias para entrega... :wacko:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 10/1/2018 at 05:36, Cabral disse:

s-l300.jpg

Chegou ontem meu filtro, bem esse aqui da foto do Cabral. Instalei porém ele deixou a água levemente amarelo-alaranjada, tanto do reservatório ("vaza" pela grade de admissão) como a água indo pelo tubo à máquina. Experimentei a água trocentas e doze vezes mas não cosnegui sentir gosto diferente.

Mas é isso mesmo? Apesar de não sentir gosto tenho sérios pudores com água que não tem cor de água pura :wacko:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @LUW...

O original não tinge a água, não... mas sai particulado no processo de preparação pré-instalação.

Você leu as recomendações de uso? Passar água filtrada por ele durante 10 minutos e depois deixar imerso em água filtrada por 24 horas, depois passar mais 10 minutos de água corrente, pra retirar os particulados da resina e estabilizar o material?

E, ao montar, tomar o cuidado de que tudo esteja cheio de água, filtro e mangueira, para não entrar ar no sistema.

Depois nos conte como fez e como ficou....

Aliás, essa resina pode ser trocada depois que você tem esses recipientes e um pouco de manha (pra abrir cortando a cola, sem quebrar, e depois colar de novo com material adequado pra imersão em água potável). É a mesma resina descalcificadora utilizada numa das etapas dos filtros de osmose reversa. Tenho alguns desses alternativos já comprados, e mantive um par dos originais pra ver se depois dá certo começar a encher em casa. Mas deverei peneirar pra já montar sem esse particulado chato e tornar a preparação mais "suave".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah-ha! Tá explicado...

Não veio instruções, então não sabia que era preciso "lavar" o filtro antes. Desconfiei, pois hoje a água está mais clara. Intuitivamente tinha montado submerso para não entrar ar no sistema, mas realmente não enxaguei. Vou enxaguar tudo e remontar.

Os filtros que comprei são reutilizáveis, e veio também 1,2 kg da resina em pó. Aliás, nunca vi heroína, mas se me dissessem que isso é heroína eu acreditaria. O inglês do vendedor não era exatamente de alto nível, e pela descrição entendi que estava comprando 3 filtros selados, mas que ele também tinha refil para vender. O fato é que vieram 3 filtros (reutilizáveis) cheios e mais uma almofada de 1,2 kg de brown sugar, portanto tenho material para MUITO espresso  :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem estiver curioso sobre o tal do filtro:

44925230294_8ee8017025_o.jpg

30709313707_e63371d471_o.jpg

A resina é esse granulado cor de mel aí, e é só levantar que a tampa do filtro sai - só está encaixado na pressão, não colado. No fundo do filtro, por onde sai a água para a máquina, tem um papel filtro (ou algo parecido). O terceiro já está na máquina.

E como sei que está no hora de trocar? Muda de cor ou tenho de prestar atenção no tempo de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras sugerem trocar por tempo... Os "saches" da Breville Dual Boiler, que usam a mesma resina, mudam de cor, escurecem e ficam acinzentados. A recomendação nesse caso é trocar a cada 150 espressos (a máquina avisa quando deu o volume de água), mas com a água pouquíssimo calcária da minha região os sachês só começam a escurecer lá pelo quarto ou quinto aviso da máquina... Abrindo os sachês, notei que pouco mais da metade tinha "mudado", então essa virou minha referência.

E, francamente, não sei se mudar de cor é normal, se é o cloro descolorando o treco, se é adesão de cálcio ou o que for... não achei nada consistente a respeito disso na web, só gente chutando (como eu) e outros trocando com data marcada. Se tiver alguém no Clube que manja disso, por favor, dê as dicas.

Na HX eu gasto muito mais água do que na Dual Boiler, em termos de "total de água por espresso extraído", mas o filtro é pelo menos 10x maior que o da Breville. Como a ECM recomenda trocar a cada 2 meses, dada minha experiência com a Breville, abri o primeiro (que é bem colado, quebrou quando tentei desencaixar) ao completar 6 meses (de Março a Setembro de 2015). Julgo que tinha mudado a cor de menos de 1/4 da resina, talvez 1/5. Aquele eu perdi, então coloquei o segundo em uso.

Esse segundo ficou até Novembro do ano passado, 26 meses. Quando abri (esse eu cortei com a Dremel e guardei a carcaça), tinha mudado mais de 2/3, talvez 3/4 da resina, mas tive a impressão de um acinzentamento geral. Coloquei o limite pra mim mesmo de trocar o próximo entre 18 e 24 meses. O atual vai completar 1 ano nesse Novembro, então só vou trocar ano que vem. Por enquanto, só usei originais da ECM, comprados na Wholle Latte Love.

Agora é observar a reação por aí. Água de poço, sem tratamento, pode ter diferenças, sei lá.

Como diria o CaÊ, estou carteando feio, mas tá dando certo... quando abri pra lubrificar, não tinha sinais de acúmulo de cálcio nas partes do E61 que ficam encharcadas o tempo todo.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah!

Aquele "papel" perto do biquinho onde vai a mangueira é um filtro de retenção de partículas, ele impede que entre resina ou outras sujeiras maiores na máquina. Não é "Papel", é TnT (Tecido não-Tecido), que o pessoal aqui chama de "intertela". Essas intertelas de filtragem de água tem porosidade específica, mas dá pra comprar um refil de filtro de "cavalete" da Aqualimp, abrir e recortar pra usar na "carcaça velha" quando for trocar a resina... Deve dar pra fazer uns 20 filtros desse dos nossos com um refil.

Não sei se vc abriu sua Barista, mas tem um filtrinho com uma tela dessas plugado entre o bico do suporte do tanque e a bomba Ulka. Parece uma miniatura de um filtro de combustível automotivo, mas bem translúcido, pra dar pra ver se tem impurezas. O meu tá na hora de trocar. Felizmente, é o mesmo que se usa em algumas Superauto e custa uma merreca, um da Saeco, do mesmo tamanho, sai uns 10~15 merréis ma autorizada.

E essa resina me lembrou os tempos de moleque, de comprar "cola de madeira" em tabletes (parecia rapadura) e ter de triturar antes de derreter pra fazer "cortante" pra passar na linha dos pipas...

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que enxaguei bem (e ter ficado de molho dentro do tanque da máquina :wacko:), não mudou mais a cor da água, então acho que deu certo. Mas putchia vida, se dá para usar pelo menos um ano cada carga de resina, eu tenho resina suficiente para litros de espresso... Só vou ter de achar o tal filtro de TnT. Ainda não abri a minha - apesar de estar MUITO curioso, não encontrei motivo justificável para abrir. Mas agora talvez eu precise abrir para inspecionar esse outro filtro...:P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... o filtrinho interno na minha já ficou amarelado por conta do primeiro filtro, pois achei que estavam exagerando nas instruções de preparação e só lavei por uns minutos, deixei de molho duas horas, enxaguei rapidinho e instalei. Não tingiu a água, mas o filtro interno ficou amarelaço... Como tive de trocar algumas peças da minha, danificadas no transporte pro Brasil, e depois do Rio pra Sampa, que chegaram em momentos distintos, tive de abri-la várias vezes.

Sem falar que, pra poder mandar via Serviço Postal, em vez de Courier, o Alex manda as máquinas mais pesadas desmontadas, então a minha precisou ser montada depois de chegar... logo, vi os vários estágios desse filtrinho interno e sei que agora tem um nível de amarelamento que começou a tingir a saída, indicando que o mesmo está saturado.

Acabei de fazer uma inspeção interna porque mês passado a bomba da minha "miou", começou a perder pressão no meio da extração. Originalmente européia, veio com uma bomba de 50Hz, que funcionava bem no limite na rede de 60Hz. Comprei o modelo em 60Hz com as mesmas especificações, direto da autorizada Ulka, e ficou fantástica. Minha ECM nunca funcionou tão bem...

PS: a ECM manda as bombas vibratórias instaladas com umas "patas" de plástico com aletas amortecedoras de borracha, que é o suporte mais barato da Ulka... Comprei as patas mais caras, inteirinhas em borracha vulcanizada, e a máquina ficou mais silenciosa. Pena que mesmo num modelo top, como a Technika IV Profi, a ECM mande as mesmas "patas" da ECM Casa, que é a de entrada. Meio "sem-noção" da parte deles, na minha opinião. As patas de plástico com aletas custam U$8,90 o par, as de borracha custaram U$11,90. No varejo são só 3 dólares de diferença numa máquina desse preço, e os caras mandam o mais barato, que é mais barulhento e frágil (foi uma das coisas que quebrou na minha, no transporte)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de barulho, esta sendo minha primeira máquina em casa, não tenho nenhum parâmetro. Porém acho ela MUITO silenciosa - quando a bomba liga (esporádico e é rapinho sempre, coisa de uns 5 segundos) faz quase o mesmo barulho de moer café no BM. Então aqui eu só mexeria se realmente algo quebrasse.

Quanto àquele filtrinho antes da bomba, onde acho ele para comprar? Ainda não abri para ver, mas caso esteja amarelo, prefiro trocar já.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erm... a bomba não liga na hora da extração? Só em horários esporádicos? :P

Essas "ligadas" são os momentos de preencher a caldeira. Na minha, é sempre após ligar quando vaporizei na sessão anterior, ou após vaporizar bastante... E, é claro, após tirar água quente.

O ruído durante a extração diminuiu muito, ficou bem mais silenciosa do que antes com as patas de borracha. Mas não comprei por isso, fiquei foi com bronca da fragilidade das "patas" com base de plástico... só isso. Vagabundo demais. Pode ser que a sua já tenha até vindo com borracha, quando abrir, por favor, confirme isso conosco.

Vi preço numa autorizada Saeco... como eu já disse, usa em muitas superauto. Tem um colega do CdC que anunciou ser fornecedor peças não faz muito tempo, lá nos classificados, e esse filtrinho tá no catálogo dele também. Vale olhar e comparar...

PS: aqui está o link... ainda não comprei, mas o Ricardo foi muito atencioso com minhas consultas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, obviamente que liga na extração, mas o barulho é bem baixinho, como falei, quase menos do que eu manivelando o BM. Depois vou fazer um vídeo para mostrar o barulho.

Obrigado, vou mandar uma mensagem para o Ricardo.

PS: Como peço por esse filtro, apenas por "filtrinho entre a bomba e o tanque"?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ontem a noite usei detergente de novo. Mas bem menos dessa vez, coisa de 3 g. Back flushes, flushes - procedimento normal, sem nada a relatar. Mas logo nos primeiiros flushes a alavanca começou a ranger :mellow:. Limpei tudo e desliguei a máquina. Hoje de manhã, com ela fria, desmontei a alavanca para ver. Dito e feito: os cames estavam completamente secos, sem graxa nenhuma. Obviamente que uma certa lubrificação acabaria ocorrendo com os óleos do próprio café, mas não acho que seja o suficiente. Lubrifiquei com Molykote e o rangido sumiu na hora.

Portanto, não sei se dá para usar detergente com abandono, ou pelo menos sem lubrificar partes móveis depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 1 year later...

Uma coisa boa de ter de desmontar a cafeteira para resolver um probleminha foi a oportunidade de fazer uns nudes com a máquina :D

50165363228_b224103fa6_b.jpg

50166157207_5695518109_b.jpg

50166157262_bcac073561_b.jpg

50165900681_94bb0232dc_b.jpg

50165363078_885e15faf4_b.jpg

50165900306_7dbb6a7e2b_b.jpg

50165900246_74fd29cc5e_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...