Ir para conteúdo

Compactação: o que estou fazendo errado?


LUW

Postagens recomendadas

@LUW... como ninguém falou sobre isso ainda, e prticamente que só para garantir eliminar uma variável, que tal experimentar uma vez deixar de lado o tamper dinamométrico , e fazer pressão consideravelmente maior durante a compactação? só pra ver no que dá.

Eu não tenho essa sua máquina, mas em casa além da moagem, eu também vou regulando (no sentimento) a pressão de compactação para cada café.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, é uma ideia, vou experimentar. Mas meu estoque de café está no fim, tenho de reabastecer antes de começar a fazer muitos testes :wacko:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, eu recomendo você usar apenas o filtro duplo. Algumas cafeterias também fazem o mesmo. Filtro individual é uma dor de cabeça, provavelmente pelo formato diferente, como você falou. 

Acho que existem dois modelos dessa tela E61 200 da IMS. A que eu comprei e uso é IMS E61 200NT: https://www.cafe-kultur.com/products/ims-e61-200-na-nano-quartz-competition-shower-screen-e61-group-ims-duschesieb-nano-quartz

De fato, ele acumula muito menos pó depois da extração. 

Pode ficar tranquilo que é mole instalar. Eu que sou medroso de mexer na ECM, consegui fazer sem problemas. Veja esse video da ECM como tirar a tela: 

@Paulo Gomes, eu não tenho, mas a ideia do tamper dinamométrico é justamente deixar a variável do tamper fixa Como que o Luw está investigando, eu também faria o teste sem ele, mas isso vai introduzir a variável de diferentes pressões a cada extração. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virgemary, @felipejack, mais mole que fazer café :P. Legal, obrigado! A tela que comprei é da IMS mas é um pouquinho diferente dessa sua.

Quanto ao tamper do @Gilberto, ele tem duas vantagens: força fixa e nivelamento. Com isso vc elimina a variável da compactação, pois será SEMPRE a mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é exatamente esta a questão.... @LUWrepete a mesma compactação que usava na cafeteira anterior...

Então pergunto, seria possível que esta cafeteira em especial possa se beneficiar de uma compactação mais forte? para mim seria o bastante um teste com maior pressão sobre o bolo, e ver em seguida como ele ficou após a extração.

Independente da qualidade do café extraido, se o bolo estiver mais compacto, pode apontar para a necessidade de estudar esta variável. Por outro lado, se não mudar o aspecto do bolo, então pode ser considerado que pressão de compactação não é uma variável que influencia no problema. @felipejack foi nesse sentido que eu expressei "eliminar uma variável ".

 

 

 

se o bolo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, a sugestão so @Paulo Gomes pode auxiliar no diagnóstico, mas sugiro proceder de outra maneira...

Um bolo mais coeso vai gerar um fluxo mais lento de água, diminuindo a probabilidade do furo aparecer, mas também vai aumentar a oportunidade de encontrar problemas de canalização... Além disso, a superfície do bolo vai começar mais afastada da tela e, se o problema for uma combinação de certos fatores (o fluxo desigual causaria o furo de bordas elevadas no bolo, que ao expandir tocaria a tela, que na atuação da válvula de 3 vias seria sugado pelo refluxo criando o furo e a sujeira ao final), maior pressão poderia resolver o problema.

Eu, particularmente, uso a mola mais forte que o Gil mandou fazer. Consigo regular entre 21Kg e 26Kg de pressão (medição diferencial, depois de subtrair a pressão contrária da mola externa pra obter a pressão no bolo - método apresentado pelo próprio Gil). A mola padrão varia entre 12Kg e 15Kg, mais ou menos. Prefiro mais pressão. Nunca notei variação da sujeira em função de usar um ou outra mola.

E não me lembro de ter esse furo no bolo, nem com uma, nem com outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou completamente sem café :unsure: (só vou conseguir mais amanhã), então não tive como experimentar esse parâmetro. Porém, nas primeiras vezes que usei a máquina, usando um tamper normal, puxando pela memória parece que fez um pouco menos de sujeira. Mas isso era na época que eu ainda estava experimentando com a quantidade de café, então não sei qual o parâmetro responsável. Outra coisa que notei é que se aperto duas vezes o tamper dinamométrico o aspecto do bolo parece ficar um pouco melhor, mas a sujeira na tela ainda ocorre. O que posso dizer que é o pior para a sujeira é usar o filtro single, esse sempre faz mais lambança na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto! @Cabral deu a profundidade de análise que eu não possuia... até então, por inexperiência eu estava limitado a levantar o questionamento. Mas é isso ai mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais experiências... :blink:

Munido de café, fui experimentar mexer na pressão de compactação. O que fiz foi moer um pouquinho mais grosso (de 1v+6 para 1v+8) e então soquei no tamper. Com moagem mais grossa e maior pressão na compactação, mantive as extrações em menos de 30 segundos e mesmo BR. Notei que houve uma leve melhora na sujeira na tela do chuveiro, e o bolo ficou, de modo geral, com um aspecto mais "liso" do que estava. Variei um pouco a massa de café, mas reduzindo de 18 para até 17 ou até 16 g a sujeira foi maior e o aspecto do bolo também ficou pior.

O que realmente melhorou foi o fluxo de café. O fluxo único e conciso (no PF naked, obviamente) surgiu bem mais rápido. Não se formou dois ou três fluxos que então coalesceram em um único como antes. Começou a gotejar e já formou um fluxo só, em seguida.

Com isso, me convenci que preciso pôr mais pressão na compactação. Usando o tamper dinamométrico do @Gilberto, o negócio é apertar com mais força, mesmo que ele tenha chegado no final do curso. Como ele tem a base alinhadora, mesmo exagerando na força, a compactação sempre sai nivelada. Vou conversar com o Gil para ver se ele não tem uma mola de maior resistência.

E o sabor? Bem, infelizmente não tenho paladar apurado o suficiente para notar diferença, pois já achava que eu estava tirando shots nota 10 antes. O que eu queria mesmo era tentar diminuir a sujeira no chuveiro. Contudo, confesso que por mais que isso seja seja apenas preciosismo de técnica, é mais satisfatório ver um mono fluxo quase instantâneo como está agora. Parece doce de leite escorrendo :rolleyes:.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gilberto disse:

@LUW, ouvi meu

nome , rsrsrsrs

Tenho mola mais dura , 2ª já envio .

Grande Tio Gil! :P Caso quiser aproveitar a viagem ao Curreio, pode mandar um Bravo Nano junto. Não vou achar ruim (mesmo!), é só passar a régua e mandar a conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...