Ir para conteúdo

Balança para espresso


LUW

Postagens recomendadas

Peoples, para quem usa balança, qual vocês estão usando? Eu comprei uma pequena no ML, bem decente, que pesa até 500 g com precisão de 0,01 g (a miserável pesa até água evaporando!). Cabe bem em cima da bandeja da minha cafeteira mas tem uma falha grave: não é a prova d'água. E mesmo usando aquele aparador anti-respingos que fiz, as vezes pinga café. Portanto, acredito que não vá durar muito, pois fatalmente vai acabar entrando água ou café lá dentro.

Claro que olhei a Acaia Lunar, mas com um sexy precinho de US$ 220,00 fica um tanto difícil comprar. Alguém tem algum modelo a indicar ou alguma gambiarra para isolar a balança da água e café?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é deste tipo. Não foi com este vendedor que eu comprei é só pra mostrar o modelo. Ela vem com duas proteções em acrílico que dá pra proteger a balança pra pesar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703481028-balanca-digital-eletronica-comercio-01g-ate-2000gr-preciso-_JM

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, comprei e uso frequentemente minha Hario no ebay. Para torná-la resistente ou mais resistente, passei 'papel contact' na face, onde estão as brechas entre visor e carcaça, e já tomou alguns banhos, sempre sem qualquer problema. Entre as boas é das menos caras. Precisão dela vai a partir de zero seis...

 

Em busca rápida eu achei essa no ebay:

 

https://www.ebay.com/itm/Hario-VST-2000B-V60-Drip-Coffee-Scale-Timer-Japan/151724003340?epid=2080239317&hash=item235374900c:g:W14AAOSw~gRVignH&thm=1000

 

Não está barata, mas não é uma acaia de preço.

 

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é deste tipo. Não foi com este vendedor que eu comprei é só pra mostrar o modelo.

 

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

 

 

Parece bem boa, baixinha, que importa muito. Boto fé que com minha gambiarra do filme plástico / contact transparente ficará 'à prova d'agua'.

@LUW Mande foto da sua, vai que dá para bolar algo..

 

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai, ai... Nunca vou chegar no nível de alguns aqui....

Mas, em compensação, essa xing-ling,  baratinha, além de dar conta do recado, por conta do próprio projeto se não virar de cabeça pra baixo, não entra água no mecanismo.

balanca-digital-precisao-culinaria-cozin

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se dá para ver, mas a parte dianteira toda esta coberta pelo contact. Ele foi aplicado desde a área sob a aba superior até o arremate na parte debaixo. Simplão. Como 'não tem mais por onde entrar água' qualquer banho rápido não a afeta.8fe0240d0282b59c8d6a1b035f4fdef2.jpg

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa era a que eu estava usando antes. 0,01 g de precisão, bem honesta, apesar de demorar uns segundos para "esquentar". O problema dela é que é muito pequena:

45171670492_4969cd74d4_b.jpg

A nova quer eu comprei no ML é essa:

45171669662_4020199c71_b.jpg

44310919535_6dd0c6db6f_b.jpg

45171668832_1c31cef093_b.jpg

EXCELENTE - precisa, rápida e tamanho perfeito. O único problema é não ser resistente ou muito menos à prova d'água. Está sempre borrifada de café, e as vezes, mesmo usando esse anteparo, pinga café por trás. Tentei colocar ela dentro de um saco tipo ziplock, bem frouxo, mas por ser tão precisa fica flutuando a pesagem. Experimentei com papel filme tipo Rolopack, bem frouxo também, mas não adianta, a pesagem flutua.

Eu tenho a Hario, só que ela tem um problema sério ao ser usada na cafeteira:

43409107690_314bdd71f1_b.jpg

É grande demais. Tenho ela já faz uns 4 anos, mas do final do ano passado para cá ela começou a resetar no meio do processo. Troquei pilha, fiz a gambiarra do papel alumínio nos terminais mas nada resolvia. E agora, para piorar as coisas, desde o mês passado não consigo mais ligar o cronômetro. Já estava bem descontente com ela, então há uns 2 meses pedi essa do AliX:

43409108500_9e9dd5f820_b.jpg

Chegou semana passada, e gostei bastante. Porém também é enorme, não cabe na bandeja, mas comprei mais para fazer coado.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, acho que vou ter de me conformar :mellow:. Exceto pela Hario, não são caras, portanto se estragar não vai ser um grande prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, LUW said:

Chegou semana passada, e gostei bastante. Porém também é enorme, não cabe na bandeja, mas comprei mais para fazer coado.

@LUW, você chegou a experimentar com a bandeja acrílica sobre a balança, como nas fotos abaixo? Talvez caiba na sua máquina se colocar "de lado".

Ip50sWY.jpg

JRCItoI.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, a balança não deve estar medindo a água evaporando... mas sim o calor é que está bagunçando a medida. Se esquentar o sensor, ele muda a calibragem. Precisa usar algum isolante térmico, e é aí que entra aquele tapete de silicone da Hario e da balança chinesa pra coados (também tenho uma da AliX, similar à sua)

Aquela básica "maiorzinha" do ML vem com 2 tampas, eu uso a grande por cima, como se fosse uma bandeja, onde coloco as xícaras/copinhos pra extração. Além de coletar quaisquer gotas/respingos, isola termicamente por algum tempo, suficiente pra não dar erro durante a extração. Fica do modo como o colega @Marcos Sampaio postou nas fotos, só que com a balança da sua segunda foto...

Aliás, porque você está colocando a tampa por baixo? Pra garantir que, se escorrer água, vai encharcar a balança? :D Você já tem um anteparo pra não molhar por baixo nem por trás... Eu nem uso isso, só descolei a bandeja metálica (soprador térmico) e protegi a balança toda por baixo com filme de PVC antes de colar a bandeja de volta. Quando tem de trocar pilhas ou quando o plástico fica melado demais, eu repito o processo. Tá durando bem, essa balança atual tá com uns 2 pra 3 anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Sampaio, essas balanças grandes não cabem por causa do bico de expurgo (saida da vávula de expurgo? não sei o termo correto) que desce por trás. Com a bandeja ou mesmo o anteparo elas ficam com um tanto para fora, e ferra a pesagem pois não ficam planas.

@Cabral, sendo sincero, eu li isso da água evaporando mas só testei quando ela chegou com a xícara diretamente em cima, não me toquei de colocar um anteparo. De modo geral eu sempre ponho algo entre a xícara/bule e a base de pesagem, justamente pelo medo do calor acabar danificando a balanca (para a Hario usava aquele coaster que vem junto na Clever). Para essa nova usa a bandeja pequena. A bandeja grande uso para guiardar debaixo da cafeteira, que fica melhor para puxar para fora. E pensei em isolar somente o corpo da balança, sem mexer na bandeja de pesagem, mas não sabia como remover a bandeja sem estragar.

Em 10/9/2018 at 18:54, Burny disse:

Brewista? Eu gosto muito da minha.

Burny, qual é essa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LUW disse:

@Marcos Sampaio, essas balanças grandes não cabem por causa do bico de expurgo (saida da vávula de expurgo? não sei o termo correto) que desce por trás. Com a bandeja ou mesmo o anteparo elas ficam com um tanto para fora, e ferra a pesagem pois não ficam planas.

@Cabral, sendo sincero, eu li isso da água evaporando mas só testei quando ela chegou com a xícara diretamente em cima, não me toquei de colocar um anteparo. De modo geral eu sempre ponho algo entre a xícara/bule e a base de pesagem, justamente pelo medo do calor acabar danificando a balanca (para a Hario usava aquele coaster que vem junto na Clever). Para essa nova usa a bandeja pequena. A bandeja grande uso para guiardar debaixo da cafeteira, que fica melhor para puxar para fora. E pensei em isolar somente o corpo da balança, sem mexer na bandeja de pesagem, mas não sabia como remover a bandeja sem estragar.

Burny, qual é essa?

Jovens, lhes digo: Dois últimos pitacos ...

1 - 'De vez em quando' (tipo a cada seis meses) usem um spray 'limpa contato' (exemplo esse do link ou esse do Mercado Livre) nas balanças de vocês. Faço isso em controles de garagem, balança e controle de vídeo game. Ele limpa e previne oxidação dos contatos, soldas, placas, etc.

2 - Sugiro mandar fazer em uma loja que trabalhe com acrílico uma bandeja que se adeque ao que você quer exatamente, eles cortam e dobram e não fica caro. Aqui perto de casa eu tenho uma assim, se quiser posso mandar fazer de acordo com sua especificação e despacho pc. Pode ser o tamanho da bandeja superior onde ficam as xícaras, por ex., isola, previne respingos, e tals.

Abrax, boa sexta na quinta pra vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Burny disse:

Brewista Smart Scale. Não tão chique como a Acaia, mas bem mais barata.

https://www.wholelattecoffee.com/2017/06/review-brewista-smart-scale-2/

Pode não ter o mesmo garbo e elegância da Acaia mas é a prova d'água e está em um preço quase decente. Vou ver, valeu.

@Mesquita, vc abre o compartimento de pilhas e simplesmente espirra lá dentro? E quanto às bandejas, as minhas todas vieram com bandejas, só que aquela prateada, mais sensível, é meio teimosa quando uso a bandeja - ela simplesmente não tara. E não é o peso, é a bandeja mesmo, pois se tento tarar algo até mais pesado mas sem a bandeja ela funciona na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sigo o Burny. Tenho uma Brewista Smart Scale II e estou plenamente satisfeito. Bem precisa, tem um excelente tempo de resposta e é sensível. O fato dela ser a prova d'água é bem legal, principalmente podendo ocorrer pontuais acidente (já derramei uma xícara de espresso nela...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou bem insatisfeito com a brewista porque não posso fazer cafés coados que demoro mais de 3 minutos que ela começa a endoidar pelo calor. Pro espresso e pesar café ela é muito muito precisa. Tive que pedir pra um amigo trazer importado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba @Ruben, você está usando o "tapete" de silicone que acompanha a balança e mesmo assim a sua está ficando instável em apenas 3 minutos? é isso? Porque nem a imitação chinesa da Brewista comprada na AliX desestabiliza em tão pouco tempo, usando o tapete de silicone... como é seu procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu criei um tópico até esse aqui 

Eu levo pro trabalho numa garrafa térmica fazendo café uns 800-850gr de água. Estou constantemente fazendo experiências e as vezes o café sai em 2, as vezes sai em 5 ou mais minutos.

Quando comprei a Brewista e fui fazer, com o tapete e ainda depois tentei botar a tampa de madeira da kruve pra fazer esse café todas as vezes pro fim eu me perdi com a medição variando muito e acabei botando mais água do que deveria. Posso tentar gastar algum café e tentar reproduzir e filmar, mas fiquei tão desanimado que nem uso a brewista pro coado do dia a dia, só pro espresso. Se for o meu mau uso me ajudem lá no tópico! Agradeço muito hehehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

A dúvida original nesse tópico não era essa, mas para evitar criar outro desnecessariamente, vou colocar uma dica de balança com timer baratinha aqui…

Recentemente comprei uma balança com timer no Aliexpress: https://a.aliexpress.com/_mq21Q6c

Meu interesse nela foi pelo tamanho, possuir timer, precisão de 0,1g, preço baixo (como eu tinha um cupom e estava comprando um moedor junto, a balança saiu por 60 reais), e meu uso é 99% para espresso.

Em termos de tamanho (é a preta), ela é pouco maior que a clássica chinesinha do Mercado Livre de 15 reais:

5E7F5BC7-6B09-4B0E-882D-1BDD875EAA0F.thumb.jpeg.de6009d136dbda60c4e22c0778c37034.jpeg

É mais alta que eu gostaria. Na Poemia, com portafiltro original, preciso tirar a bandeja para colocar balança e xícara. Talvez com um naked não precisasse. Ela tem cerca de 18 mm de altura. Já a chinesinha (prateada) cabe com bandeja e tudo, mas não tem timer.

O visor é muito bom, bem claro, e ainda tem indicador do nível da bateria.

Um contra é não ser a prova d’água, tem que improvisar alguma bandeja em cima caso queira proteger o interior:

D0752BCD-D9F1-4F4B-B864-70AB3841187A.thumb.jpeg.a2c0abd0610b1cf20d6d4fabe246c73e.jpeg

Em termos de precisão, foi melhor. Com 5 moedas de 10 centavos, deveria dar 24g e com 6 deveria dar 28,8g:

BACECBC8-272D-40A4-B635-9FB5F8B0A8BD.thumb.jpeg.e7ef90f943a4a90ca0500153e064f076.jpeg

8A7D6955-9617-4291-9795-633E08D68A0E.jpeg.f873275cfcf32df166ab1dfd16c15c71.jpeg

Como eu não peso toda xícara, uso apenas em testes, para mim resolve. Com a Poemia, por ter de remover a bandeja, acho que ainda prefiro a chinesinha de 15 reais sem timer e cronometrar no celular. Com outra máquina ou portafiltro, eu preferiria uma com timer. Mas para a maioria de vocês deve encaixar bem.

Para viagens, deve ser bem mais prática que as balanças da Timemore e similares, mas não ser a prova d’água pode ser um problema para alguns.

Não cheguei a fazer filtrados com ela, mas o tamanho pode ser um problema se quiser colocar uma jarra grande em cima. Depois faço um filtrado numa caneca e posto aqui pra saberem se dá certo, mas acredito que sim, e pode ser mesmo um quebra-galho para viajar mais leve.

Em relação ao preço, o anúncio acima está com valor de 120 reais. Quando comprei estava uns 100 reais, mas eu aproveitei um cupom e paguei 60 em dezembro/21. Já vi outros anúncios por uns 70-80 reais, mas é um modelo relativamente novo e ainda não tem dezenas de fornecedores pra puxar o preço pra baixo, acredito que é questão de meses…

Se quiserem ver um vídeo, o Our Coffee Shelter mostrou uma exatamente igual, apenas a marca era diferente: https://www.instagram.com/reel/CYCFYGkvPH4/?utm_medium=copy_link

A minha veio sem pilhas e sem a proteção verde do vídeo (que parece ser um EVA bem simples, talvez seja um silicone, mas não entendo muito). Se quiser, você pode recortar uma folha de EVA que é fácil e resolve.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 17/01/2022 at 10:30, regisassao disse:

Depois faço um filtrado numa caneca e posto aqui pra saberem se dá certo, mas acredito que sim, e pode ser mesmo um quebra-galho para viajar mais leve.

Tava devendo o feedback aqui… Fiz um filtrado na V60 n2, 200 ml, numa caneca de cerâmica, foi bem tranquilo.

Se for uma jarra maior, acredito que vai ser complicado, pois a base tende a ser maior que a bandeja da balança. Mas não cheguei a testar, nem tenho jarras aqui, pois não sou dos filtrados, meu lance é espresso mesmo. Só fiz o teste pra deixar a informação aqui, caso seja útil para alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...