Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Ruston tinha um pouco de crema sim, só que já tinha tomado então í na xícara já estava meio que no final... estava razoável, a extração do Léo estava muito superior, eu não gosto dessas xícaras muito grandes para café espresso, só coados que acho que fica legal.

Gil e suas histórias da juventude, um sarro :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post do Roger. Preciso ir visitar o Léo!

 

Só um reparo - Por volta de 1960 havia uma loja de café espresso em S.Paulo, numa rua entre Av. S. João e Pça da República (acho que Timbiras), diversas máquinas manuais. O nome que me ocorre é Bon Giovani.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa se você mora em Curitiba Jorge não perca a chance, vai lá experimentar!!  Vc tem razão, creio  que é a gaggia mais antiga mas é uma belíssima máquina, o Márcio deixou ela novinha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto é uma Gaggia de 1975 de alavanca, mas não sei o modelo, o Márcio sabe rs, foi ele quem restaurou sim, se não me engano essa máquina era do Paul da Libermaq e não sei como o Márcio teve coragem de passar pra frente, máquina lindona :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post do Roger. Preciso ir visitar o Léo!

 

Só um reparo - Por volta de 1960 havia uma loja de café espresso em S.Paulo, numa rua entre Av. S. João e Pça da República (acho que Timbiras), diversas máquinas manuais. O nome que me ocorre é Bon Giovani.

 

Essas maquinas manuais estão no Brasil bem antes dos anos 60 , esse anuncio saiu no Globo do Rio em 10 de maio de 1956 a imagem é de uma gaggia 2 grupos manual , tambem nos classificados dessa epoca aparecem restaurantes no Rio procurando pessoas que soubessem operar uma gaggia manual.

Durantes os anos 50 e 60 tem muitos anuncios de Gaggias e Victoria Arduino ,  a partir do final dos anos 60 esses anuncios desaparecem.

Com certeza em SP essas maquinas chegaram antes.

 

post-2113-0-51036600-1394415257_thumb.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bacana este anúncio Carlos Eduardo... onde será que essas máquinas antigas foram parar hein?? será que não estão em  dispensas de senhores de idade, jogadas, pegando poeira?? hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei , eu pessoalmente só vi uma maquina de espresso aqui no Rio no final dos anos 80 inicio dos 90 , mas , os anuncios demonstram que elas existiam por essas bandas nos anos 50. 

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levantei os dados e ví que a Gaggia abriu a empresa em julho de 1954 em São Paulo, agora uma empresa que fazia a manutenção em Gaggias na época existe até hoje, é a CAFECREM que fica no Ipiranga. Quem sabe lá tenha alguma coisa, se não tiver diria que seria um potencial comprador para a máquina do Marcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas maquinas manuais estão no Brasil bem antes dos anos 60 , esse anuncio saiu no Globo do Rio em 10 de maio de 1956

 

Eu não lembro da data - lembro que um tio meu (italiano) me levou nesta lugar, que era novidade. 1956 ou um pouco antes é possível.

 

Interessante que pelo anúncio o escritório da Gaggia era bem próximo da cafeteria. Show Room?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como todo mundo achava que maquinas de espresso só chegaram no Brasil nos anos 70 , esses anuncios do Globo foram uma surpresa , fui olhar o acervo do Jornal do Brasil e era a mesma coisa , muitos anuncios de Gaggia ,  Victoria Arduino e uma materia datada de 1960 no que seria um suplemento cultural do JB , onde o autor fala que a moda do "café espumante" e que o café de coador havia desaparecido dos bares do Centro e zona sul.

Aparentemente o espresso era muuuuuuito difundido no Rio e SP por volta de 1960 , impressionante como tudo sumiu rapido , em 1977 eu fui  a Italia e fiquei surpeendido em ver uma maquina de espresso , não conhecia aquilo , no Brasil daquela epoca só existia café coado.

 

Os anuncios são de 1955 e a matéria como falei é de 1960 :

 

Se fosse hoje eles estariam procurando um barista :

 

post-2113-0-65973200-1394475175_thumb.jpg

 

Vitorio Arduino

 

post-2113-0-97686000-1394475247_thumb.jpg

 

Mais Gaggia 

 

post-2113-0-79549300-1394475310_thumb.jpg

 

E a materia 

 

post-2113-0-69177600-1394475365_thumb.jpg

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do anuncio em fazer 2 xícaras em apenas 1 segundo... putz, até nessa época já existiam "trolladores" hahahahahaha

Mas voltando ao assunto de cafeterias, a do Léo o interessante é que além da cafeteria ser bem peculiar, meio hipster, la dentro cabe apenas 4 pessoas e lá fora mais umas 4 pois só vi uma mesa la fora, além de servir nessa máquina clássica, antiga, o café dele para dar os 50ml e os clientes não reclamarem, ele coloca 20 g de pó com um café muito bom ao preço de 3,00 reais se não me engano, sei que foi tomado 4 espressos lá e mais um feito na clover que é 180ml de líquido e o total foi de 16 reais apenas, e olha que os espressos foram tirado com o grão que ele vai levar para o campeonato que veio de Pernambuco e fora fermentado por 48hrs, ou seja, uma pena não ter uma cafeteria similar por aqui, pois é um preço muito legal e constantemente ele coloca grãos diferentes para experimentação, microlotes, etc. Pessoal de CWB vale a pena ir lá conhecer. Saiu no Estadão no final de fevereiro uma reportagem sobre a cafeteria, quem quiser conferir: 

http://estadao.br.msn.com/cultura/tome-um-caf%C3%A9-sem-aula-sobre-caf%C3%A9

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não repassei, tá emprestada... Alguém quer pagar 10 mil?

 

Era do Paul da Marzocco, ele trouxe na mudança. Havia começado nas não tinha tempo, fiz um rolo dessa e da Faema President também que ele tinha pra fazer e como parte restaureg a Velox dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo assim né pra quem gosta nunca é demais, achei bem bonita a máquina, grande pra se ter em casa porém não tão exagerada quanto algumas comerciais, sabe dizer qdos litros é a caldeira Victor? E como é o aquecimento inicial dessa máquina, se é lento ou fica na faixa dos 40 minutos também? Mas então né, queria tanto provar um café em uma GS/3 kkkkk  abraçosss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alô pessoal do CdC. Meu primeiro post não podia ser em outro tópico, né? Então, voltando ao assunto cafeterias em Curitiba (até pq eu não quero levar bronca de ninguém), que estiver em Curitiba ou quiser vir visitar a capital paranaense, fique muito a vontade para me visitar. O Rause é de vcs (tbm)!

 

Abraço!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Juca, seja muito bem vindo ao clube dos cafeinados rss

A Rause é um local que quero muito visitar, estava no meu roteiro mas na segunda-feira do carnaval estava fechada, mas ainda irei visitar com certeza, você tem algum vínculo com a Rause, trabalha lá? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Acabei de ler de bobeira esse offtopic excelente sobre máquinas antigas de alavanca. Dá um certo ânimo e desânimo ao mesmo tempo pensar em 500 bares com máquinas de alavanca em São Paulo. Onde estarão essas máquinas? Uma meia dúzia estão na casa do Márcio, mas e o resto?

Algum moderador bem que podia fazer um rapa nesses comentários offtopic e criar ou mover para um tópico apropriado. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Ontem reunião de família no Lucca.

Regada com o blend cerrado mineiro e norte do Paraná.

Muito redondo.

Também comi um Penne a mediterrânea acompanhado de um vinho chileno.

Atendimento meio lento, mas casa cheia.

Aproveitei pra comprar um chapadão de ferro e um Fazenda Santa Cecília.

Ambos do Cerrado Mineiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lucca é tudo de bom. Sempre que vou a Curitiba passo lá e tomo um cafezinho e trago outros para casa rsrsrs.

Já passei ótimos momentos nessa cafeteria e a frequento desde o tempo em que eles ficavam também no centro da cidade, perto das Lojas Americanas.

Surpreendeu-me, no entanto, as cápsulas que eles estão fazendo para utilizar na Nespresso. Tomei duas: Sul de Minas e Espírito Santo e não não gostei de nenhuma. Predomina um gosto de plástico, mato verde, sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...