Ir para conteúdo

Limpeza com detergente


LUW

Postagens recomendadas

Uma dúvida. Comprei um potão de Coffeelav (não achei outro) para limpar periodicamente o grupo da minha cafeteira. Pelas instruções da máquina, para a limpeza com detergente, eu deveria usar "uma colher ou uma pastilha" de detergente, mas não especifica quanto (peso). No rótulo do pote do Coffeelav diz que é para usar de 10 a 20 g. Por via das dúvidas usei 10 g, mas faz um monte de espuma, e depois levou vários flushes para limpar :blink:.

É assim mesmo, devo usar os 10 g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um colher de cafe?!? :o Virge mary, então 10 g é demais pra caramba a beça.

Quer dizer que aquele pote vai durar meio milênio fazendo uma limpeza por semana... Ou devo limpar mais frequentemente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos,

 

@LUW, não sei se é do seu conhecimento, mas, já li algumas vezes que o grupo e61 de alavanca pode apresentar problemas com o uso de detergentes. Apenas para exemplo: https://www.home-barista.com/repairs/squeaky-e61-t44790.html

Então, fica esperto aí na tua máquina, faz um uso bem moderado.

A minha não é grupo e61, muito menos de alavanca, eu limpo uma vez por mês com o detergente kay coffee, da ecolab.

 

Forte abraço,

 

Edugurjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3g para fazer backflush

6g em um litro de água para deixar de molho o pf, filtros, etc

Não prejudica o grupo e sim a lubrificação, tanto que a minha desmontei o grupo inteiro para limpar e fazer uma nova lubrificação com molykote 111

Para uso caseiro no máximo uma vez por mês esta ótimo, quando usa no dia-a-dia faz o backflush apenas com água depois da extração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho feito backflush toda noite, após o último uso. Vou espaçar bem o uso de detergente.

@RogerioD, de quanto em quanto tempo é bom lubrificar? Difícil de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, quando encontrei o Coffeelav pela primeira vez eu fiz uns testes e concluí que com 5 gramas desse produto eu conseguia o mesmo efeito de 2g de Cafiza, que acho o suficiente pra limpar o E61 do meu setup e também o grupo da Breville Dual Boiler.

Aquelas colherinhas na ponta oposta à escova da Pallo, que a maioria das outras marcas copia, foi feita para medir a dose exata de JoeGlo necessária pra fazer limpeza num E61 com eficiência. Se usar aquele tanto de Cafiza (que é muito mais denso) passa bem dos 2-3 gramas recomendados pelo fabricante. Pra mim 3g de Cafiza já faz espuma demais quando o grupo tem poucas partículas, uso 2g e fica ótimo, mas meu setup ajuda a não sujar.

O lance é deixar os tempos de "molho", que também são bons pra esfriar a bomba Ulka durante a limpeza...

Tenho preferido fazer o backflush (só com água) ao final de cada sessão de extrações, evitando assim que o resíduo de café seque demais no interior do grupo. Isso eu recomendo fortemente. Li essa dica do Carneiro anos atrás, pensei a respeito e concluí que valia a pena adotar tal rotina. Vale muito.

Aliás, aquelas dicas que deram sobre deixar o bolo secar com o PF no grupo pra esperar "secar" o mesmo é péssima pra manter a máquina limpa internamente... prefiro escovar a cabeça do grupo entre extrações a ter de ficar usando cafiza regularmente e desmontando o grupo uma ou duas vezes por ano.

Depois que coloquei o chuveiro de 35u da IMS, só faço limpeza com Cafisa a cada 3 a 4 meses, mais ou menos. Com o chuveiro original ou com o de 200u da IMS, eu precisava fazer a cada 30 a 40 dias. Pra não ter de ficar desmontando e lubrificando (só fiz uma vez, daí mudei pro 35u) preferi tomar esses cuidados. É que com o chuveiro de tela fininha, não volta pó quase nenhum pra dentro do grupo, fica virtualmente limpo só com backflushes de água finalizando as sessões.

Mas isso sou eu, com minhas manias de buscar eficiência... as dicas do RogerioD representam minha rotina inicial com a ECM e fica bom.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De ontem para hoje li bastante sobre isso. Por tudo que li, cheguei a algumas conclusões:

  1. É melhor usar detergente de menos. Tanto em quantidade na hora da limpeza como na frequência de uso. No Home Barista é bem fácil achar gente reclamando que a alavanca ficou mais rígida ou com rangido após o uso de detergente. Inclusive, tem quem pregue que depois de usar o detergente é necessário lubrificar o came que aciona a válvula de água dentro do grupo (não sei qual o nome correto, se é came mesmo).
  2. De modo geral, backflush só com água vai bem. Para mim faz muito sentido após o uso diário, fazer backflush, pois vc limpa o grosso de pó de café e de óleos, tanto da tela como por dentro do grupo. Mas li várias pessoas no HB dizendo que se feito de forma muito frequente obrigatoriamente é necessário uma maior frequência na lubrificação do grupo, especialmente do came. No meu entendimento, backflush é apenas fazer circular água sem café, portanto tanto backflush como puxar um shot vão remover a mesma quantidade de graxa.
  3. Deixar o PF encaixado no grupo aumenta a sujeira na tela. O negócio é puxar o shot, tirar o PF e e dar um flush assim que possível, para que o óleo não seque.

Depois que usei o Caffeelav não parece que houve alguma piora na operação da alavanca. Ela está com um pequeno rangido mas pelo o que me lembro ela já tinha antes, bem pouquinho, então não sei se piorou. O que está acontecendo de uns tempos para cá é que quando levanto a alavanca "de soco", para começar a extração, o painel da frente da máquina estala. Sabe aquele estalo que ocorre quando vc aperta uma placa de metal fino? Não é o interruptor da bomba no painel, pois esse está bem macio quando aperto sem usar a alavanca. Não posso ter certeza, mas parece que isso começou depois do Coffeelav.

Para tirar a teima (e genuína curiosidade), quero desmontar a alavanca e lubrificar. O @RogerioD sugeriu o uso de Molykotte 111, o que também foi sugerido no HB. Eu não tenho, vou ter de comprar, mas fiquei com uma dúvida: não seria melhor usar graxa de grau alimentício? Essa eu tenho, por causa da Aram :blink:, e tenho quase certeza que vai lubrificar, mas não sei o quanto que dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, viniesp disse:

Aproveitando, @Cabral, o que vc usa para lubrificar qnd vc desmonta o grupo da sua ECM? Vc comprou aqui no brasil ou lá fora?

Opa!

Uso o Molykote 111, como o Rogério sugeriu. Inclusive, @LUW, acho que é a melhor graxa de grau alimentício em termos de confiabilidade e permanência em uso pra usar com água fervente. Os O´Rings costumam ainda ter resíduo de graxa quando abro pra limpar, a despeito das lavagens com detergente. O problema é que, bem onde precisa lubrificar, o detergente tira a graxa do lugar e fica seco.

Comprei um tubo de 4oz (~120g) faz anos, na Amazon, e trouxe na mala na volta de uma viagem. Não devo precisar comprar outra até o fim da vida, salvo essa estragar, pois usa pouco de cada vez. Recomendo comprar daqueles sachês de 3g ou 6g no Ebay, de algum vendedor que mande por "carta"... vi alguém sugerir isso num tópico e parece que dá certo. Tinha na Orphan Espresso também, mas pra mandar só isso sai caro. Na Imeltron (assistência Gaggia em Campinas, SP) tinha umas bisnaguinhas de 5 gramas de "Lubrificante Gaggia", mas na letra miúda tava escrito "Dow Corning 111" que é a mesma graxa (Molykote é a marca de graxas da Dow Corning). Pode-se ligar lá e ver se ainda tem e quanto sai, na época que precisei achei caro...

Acho que uso perto de 2g por ano dando manutenção nas 2 máquinas e ainda lubrificando as gaxetas dos meus relógios (outra mania minha) quando troco bateria ou quando abro pra manutenção ou limpeza dos automáticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luw, tem uma fabrica no Rio de Janeiro chamada Renoma que representa e vende o Molykote 111 aqui no Brasil. Faz tempo que comprei e até na época informei ao pessoal aqui do CdC no tópico das máquinas ECM, conforme link abaixo:

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dureza achar aqui na RBC o tal do Molykote 111 da Sra. Dow Corning :(. Fui em tudo quanto é loja de Pô Largo das Cavernas e achei tudo que é tipo de Molykote, menos o 111. Segundo as lojas, "Talvez vc encontre em CWB". Para evitar a viagem, apelei para as interwebs e nenhuma loja nacional tem. Mandei e-mail para a Renoma e até agora não me responderam. Aí achei no ML, mas bem salgado: 120 sestércios o tubo de 150 g mais  40 sestércios (de SP!) de frete. Acabei pedindo esse mesmo, pois não queria esperar até dezembro para receber se comprasse no eBay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc anda muito afobado com a máquina Luw :lol:, comprando muita coisa antecipadamente com a máquina zerada, pra vc ter idéia demorei 4 anos para lubrificar o grupo da minha, não há necessidade, deixa pra comprar quando estiver mais próximo de fazer essa manutenção ou quando for em uma viagem pra fora, a minha comprei nos EUA em viagem tbm.

@Cabraltambém gosto de relógios, devo ter uns 15, entre uns suíços da Tissot e outros que são oriundos da alemanha, inglaterra e comprados aqui mais simples tipo casio, orient, prefiro os automáticos também porém tenho smartwatch, é um outro hobby que estacionei devido ao custo, os automáticos mesmo não usando demanda de manutenção, ainda quero comprar um omega seamaster planet ocean um com detalhes em laranja que acho bonito, mas isso é futuramente $$$ rsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LUW disse:

Dureza achar aqui na RBC o tal do Molykote 111 da Sra. Dow Corning :(. Fui em tudo quanto é loja de Pô Largo das Cavernas e achei tudo que é tipo de Molykote, menos o 111. Segundo as lojas, "Talvez vc encontre em CWB". Para evitar a viagem, apelei para as interwebs e nenhuma loja nacional tem. Mandei e-mail para a Renoma e até agora não me responderam. Aí achei no ML, mas bem salgado: 120 sestércios o tubo de 150 g mais  40 sestércios (de SP!) de frete. Acabei pedindo esse mesmo, pois não queria esperar até dezembro para receber se comprasse no eBay.

@Luw, o Molykote 111 na versão 150 gramas é vendido pela Renoma que é a distribuidora oficial no Brasil localizada no Rio de Janeiro. Costumo utilizar na ECM e até recentemente utilizei no Tamper Bravo. Ela é de grau alimentício e de muito boa qualidade.

O contato foi efetuado através de e-mail e a pessoa responsável pelo setor comercial à época chamava-se Rodrigo. Segue o e-mail de contato:

comercial1@renoma.com.br

O pessoal é bem sério e educado e o produto foi enviado imediatamente após a confirmação do pagamento que se deu por depósito bancário (que eu lembre na época era a única forma de pagamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RogerioD disse:

Acho que vc anda muito afobado com a máquina Luw :lol:@Cabral, comprando muita coisa antecipadamente com a máquina zerada, pra vc ter idéia demorei 4 anos para lubrificar o grupo da minha, não há necessidade, deixa pra comprar quando estiver mais próximo de fazer essa manutenção ou quando for em uma viagem pra fora, a minha comprei nos EUA em viagem tbm.

Sabe aquela história do cara prevenido que foi passar pela ponte e a ponte caiu? Então, eu só teria passado pela ponte depois de ter comprado um kit de ferramentas para a balança.

3 horas atrás, Murilo Lins disse:

@Luw, o Molykote 111 na versão 150 gramas é vendido pela Renoma que é a distribuidora oficial no Brasil localizada no Rio de Janeiro. Costumo utilizar na ECM e até recentemente utilizei no Tamper Bravo. Ela é de grau alimentício e de muito boa qualidade.

O contato foi efetuado através de e-mail e a pessoa responsável pelo setor comercial à época chamava-se Rodrigo. Segue o e-mail de contato:

comercial1@renoma.com.br

O pessoal é bem sério e educado e o produto foi enviado imediatamente após a confirmação do pagamento que se deu por depósito bancário (que eu lembre na época era a única forma de pagamento).

Mandei e-mail para a página deles, mas não recebi resposta (ainda não veio), mas não sei onde foi o erro. De qualquer forma, já comprei o do ML mesmo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alavanca lubrificada! B)

Chegou hoje o meu tubo de graxa Molykote 111. Pelo tamanho do tubo, fiz as contas e vou ter graxa suficiente até o ano de 2127, ou quiça 2129 se eu economizar um pouquinho. Desmontar a alavanca foi moleza, levei mais tempo procurando a minha chave ajustável grande (que nem usei, a peqeuna foi suficiente) do que no serviço. Passei graxa nos cames superior e inferior e no eixo da alavanca. Achei que tudo estava BEM seco, a ponto que os cames estavam marcados. Depois de lubrificar, o rangido despareceu e aquele estalo que eu tinha descrito também.

Ou esse tal de Caffeelav é muito forte pra caramba a beça ou essas partes não estavam bem lubrificadas de fábrica :huh:. Posso estar redondamente enganado, mas acho que foi o segundo caso. De qualquer forma, situação resolvida, mas agora é mais certeza ainda que vou ser bem parcimonioso no uso de detergente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

E a saga continua...

Semana passada usei detergente de novo (3 g). A título de teste, não desmontei e lubrifiquei o grupo em seguida, para ver como se portava. Já deu uma semana de uso, com 2-3 shots por dia, e a alavanca continua rangendo. Tinha lido em algum lugar que depois de algum tempo o o óleo do próprio café seria suficiente para lubrificar, mas que nada. Ou seja, é só usar detergente que a lubrificação vai pro espaço e começa a rangeção na alavanca :angry:.

Um saco isso, porque desmontar a alavanca é bem fácil, mas é bem chato encaixar ela de volta no lugar por causa dos cames e a mola da válvula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luw, comigo funciona assim se não lubrificar o próprio óleo do café vai lubrificando com o tempo.  Pode ser também a remontagem da alavanca desde a última vez que você lubrificou ou o anel oring gasto, uma vez aconteceu comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é Murilo, todas as peças estão novinhas. O barulho de ranger vem do came esfregando na válvula. É só colocar um tiquinho de Molykote ali que para na hora. Vou deixar assim até o começo do mês, quando vou usar detergente de novo. Aí é desmontar e lubrificar, fazer o quê... O barulho não é problema, não é nada que dê arrepaus no piu, mas se está rangendo está desgastando (desnecessariamente), então tem de ser evitado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...