Ir para conteúdo

Como servir café dentro de um consultório?


ozp

Postagens recomendadas

Olá. Eu gostaria de saber qual a melhor forma de servir café dentro de um consultório. 

Sou psicólogo e estou mudando para um outro estabelecimento. Nesse novo local será inviável ir até a cozinha para beber café. Terei de fazer dentro da minha sala de atendimento. Também servir os clientes dentro da minha sala. Então não pode ser nem algo demorado e nem com sujeira. 

Eu tenho em casa uma maquina britânia expresso 15B. Não uso muito pois ela demora muito para esquentar. Mesmo em casa se for servir mais do que 2 xícaras já fica inviável. 

Vi que talvez as melhores formas é usando sachê ou cápsula. Porém parece que o valor da cápsula é muito caro. 

A quantidade de xícaras que serão servidas por dia será talvez no máximo 5 xícaras.  

O mais importante é que seja algo rápido. Para não esperar muito a máquina esquentar entre um café e outro. 

Eu também vou beber, mas a princípio o café do dia a dia vou beber na cozinha. 

Abraços 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontra-se Super-automáticas em bom estado e "revisadas" na faixa de 1 a 1,6 mil. Novas, fora de oferta, começa na faixa de 3 mil. Em oferta, já vi a algumas a preço de usada. Jura, Gaggia e Saeco são as marcas melhor avaliadas. Não posso comentar sobre as outras marcas, nem contra nem a favor.

Cápsulas, a despeito de serem menos populares no Brasil, prefiro o sistema Caffitally ao Nespresso. Mínimo de 8g de pó por cápsula contra 5g (ou 5,5g) nas Nespresso tornam a comparação quase desleal. Particularmente, prefiro os cafés das edições "Especiais" da Três, que são Single Origin e de lote identificado. Saem entre 1,50 e 2 reais por cápsula. Os "normais" saem entre 1,10 e 1,70 a capsula, dependendo da oferta - vende nos supermercados, tanto as normais quanto as especiais, e na loja online pode sair muito, muito barato nas promoções, que até dão máquina de brinde... Vale olhar.

A Nespresso tem a vantagem da variedade e a limitação de só vender capsulas originais online ou nas butiques próprias, mas com 5g de pó, extrair um "espresso brasileiro" de 50ml faz uma razão de 10:1, o que é um coado, não um espresso. Mesmo programando para 30ml ainda fica 6:1, mais aguado que o espresso clássico de aproximadamente 4:1 italiano (7g de pó para 30g de café extraido). Vale notar que, aqui no clube, costuma-se apreciar a razão 3:1 como sendo a "normal" e algo entre 2:1 e 1:1 como Risttreto.

Algumas marcas lançaram cápsulas de alumínio para a Nespresso, o que elimina aquele gosto e cheiro de "borracha queimada" do café de cápsula, mas o café que usam dentro costuma ser pior que os da Três e os originais da Nestlé. Se as notas de "burnt rubber" forem um problema, só indo de Nespresso...

Sugiro fortemente considerar também os sachês de espresso do tipo ESE, que costumam ser compatíveis com algumas máquinas de entrada com grupo de 58mm (costuma vir um filtro dedicado para tal sistema). Máquinas dedicadas para espresso-sachet dão resultados muito melhores do que usar adaptações, muitas são bastante acessíveis e o custo por dose é menos proibitivo para um ambiente comercial. Uma caixa com 25 sachês ESE costuma variar de 15 a 25 reais, dependendo da marca e do café. Caixas com 150 sachês de café Gourmet ficam na faixa de 60 a 90 reais, e os Especiais ficam entre 80 e 130 reais nessa quantidade. Só a economia costuma cobrir, em pouco tempo, a diferença entre uma máquina de cápsulas e uma de sachê. Há muitas lojas online e ótimas ofertas no ML e no OLX, tanto de máquinas quanto de cápsulas.

Boa caçada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu com certeza iria na capsula. Mais eficiente, prático, não tem trabalho nenhum quanto a limpeza e manutenção da máquina... e ainda corre o risco do seu cliente já conhecer o café que voce serve por ter em casa.
E olha que tenho Nespresso e uma super automatica! Se quiser conversar, só chamar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cabral disse:

Encontra-se Super-automáticas em bom estado e "revisadas" na faixa de 1 a 1,6 mil. Novas, fora de oferta, começa na faixa de 3 mil. Em oferta, já vi a algumas a preço de usada. Jura, Gaggia e Saeco são as marcas melhor avaliadas. Não posso comentar sobre as outras marcas, nem contra nem a favor.

Cápsulas, a despeito de serem menos populares no Brasil, prefiro o sistema Caffitally ao Nespresso. Mínimo de 8g de pó por cápsula contra 5g (ou 5,5g) nas Nespresso tornam a comparação quase desleal. Particularmente, prefiro os cafés das edições "Especiais" da Três, que são Single Origin e de lote identificado. Saem entre 1,50 e 2 reais por cápsula. Os "normais" saem entre 1,10 e 1,70 a capsula, dependendo da oferta - vende nos supermercados, tanto as normais quanto as especiais, e na loja online pode sair muito, muito barato nas promoções, que até dão máquina de brinde... Vale olhar.

A Nespresso tem a vantagem da variedade e a limitação de só vender capsulas originais online ou nas butiques próprias, mas com 5g de pó, extrair um "espresso brasileiro" de 50ml faz uma razão de 10:1, o que é um coado, não um espresso. Mesmo programando para 30ml ainda fica 6:1, mais aguado que o espresso clássico de aproximadamente 4:1 italiano (7g de pó para 30g de café extraido). Vale notar que, aqui no clube, costuma-se apreciar a razão 3:1 como sendo a "normal" e algo entre 2:1 e 1:1 como Risttreto.

Algumas marcas lançaram cápsulas de alumínio para a Nespresso, o que elimina aquele gosto e cheiro de "borracha queimada" do café de cápsula, mas o café que usam dentro costuma ser pior que os da Três e os originais da Nestlé. Se as notas de "burnt rubber" forem um problema, só indo de Nespresso...

Sugiro fortemente considerar também os sachês de espresso do tipo ESE, que costumam ser compatíveis com algumas máquinas de entrada com grupo de 58mm (costuma vir um filtro dedicado para tal sistema). Máquinas dedicadas para espresso-sachet dão resultados muito melhores do que usar adaptações, muitas são bastante acessíveis e o custo por dose é menos proibitivo para um ambiente comercial. Uma caixa com 25 sachês ESE costuma variar de 15 a 25 reais, dependendo da marca e do café. Caixas com 150 sachês de café Gourmet ficam na faixa de 60 a 90 reais, e os Especiais ficam entre 80 e 130 reais nessa quantidade. Só a economia costuma cobrir, em pouco tempo, a diferença entre uma máquina de cápsulas e uma de sachê. Há muitas lojas online e ótimas ofertas no ML e no OLX, tanto de máquinas quanto de cápsulas.

Boa caçada.

Concordo com tudo, afinal nenhuma capsula é de fato um espresso, porém acho que não deveríamos entrar em tal mérito técnico se a ideia é apenas oferecer um café para clientes e visitas. 
Nespresso oferece um produto de ótimo sabor, qualidade, acessibilidade e praticidade a apenas um click. Existe uma enorme gama de capsulas genericas, o que facilita ainda mais o acesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ozp disse:

Obrigado pelas informações.

Acho que o esquema será capsula nespresso mesmo. 

Agora, qual cafeteira comprar? Se compra apenas a "nespresso" ou existem de outras marcas compatíveis? 

 

A maquina tem que ser nespresso. Nao existe ´´generica´´, não que eu saiba.
Agora quanto ao café voce tem uma gama imensa de preços/qualidades desde a nespresso até mercados como Dia, Carrefour, Pao de Acucar...
Agora entrará blackfriday, alguma Loja venderá a um otimo preço a máquina (ex. submarino, magazine, ricardo eletro...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outras marcas, não sei se no Brasil. A Breville tem a Creatista e Creatista Plus, mas são caras. A Colonna tem uma Dualit e tinha uma mais "profissa", que acho que saiu do site. E por aí vai.

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...