Ir para conteúdo

V60 X MELITTA, NA PRÁTICA


Marco OPEC

Postagens recomendadas

Prezados, boa noite.

Sendo bem prático, como um iniciante que prepara o mesmo café numa V60 e num tradicional Melitta, vou encontrar alguma diferença 'notável' na xícara?

Se sim, qual ou quais diferenças? O que esperar de cada um deles?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Marco OPEC, bem-vindo ao fórum!

Eu defendo que não existem diferenças tão grandes assim entre os métodos, ainda mais comparando esses que são realmente parecidos. Simplificando, a principal diferença é que o Melitta vai extrair mais do café que o v60 caso todas as outras variáveis estejam fixas. Isso acontece porque o fluxo de água é mais lento no melitta o que faz com que a água passe mais tempo em contato com o pó de café, extraindo mais substâncias para a xícara. Extrair mais do café não é por si só algo bom ou ruim, basta você saber trabalhar o resultado final para ajustar ao seu gosto.

Hoje em dia a melitta melhorou muito os equipamentos de café dela. Fora a nova linha para cafés especiais, mesmo o porta-filtro tradicional foi repaginado com um fluxo de água maior e um material melhor (BPA free).

Se você está começando, foque seu dinheiro num bom moedor e em bons cafés. Poupe dinheiro no método!

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vitor, muito obrigado pela atenção e esclarecimentos.

Existem controvérsias nesse assunto e cada um puxa a xícara para o seu lado. As vezes a minha percepção passa pela leitura de IN/OUT... V60, sou in, Melitta, velha guarda. A questão física dos filtros, sendo um de base plana e o outro pontiagudo certamente influencia na passagem da água pelo pó, mas um resultado notadamente diferente do tipo que ressalta alguma das características sensoriais em detrimento de outras era minha dúvida.

Notei certa oleosidade no V60 que não observo no Melitta. Isso procede?

Abs, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter sabor diferente dependendo do filtro, pois são materiais diferentes e o controle de qualidade da Hario é ABSURDAMENTE melhor do que o da Melitta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana... e é correto afirmar que essa percepção é 'fruto de treino' ou um leigo já perceberia? Por exemplo, um iniciado nos especiais com 'pouca prática' (entusiasta), se fizer um Melitta e um V60, lado a lado, e provar as duas xícaras vai sentir diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria q vc já notou diferença (oleosidade)... O café possui óleos,  que fazem parte do paladar. 

Talvez o que fate seja saber o que procurar.

Outro dia eu fui numa cafeteria bem diferenciada, e pedi um Café na v60, mas que fosse especialmente doce.  Cara, E QUE CAFÉ!

Agora só cabe a mim aprender s escolher grãos, e a extrair,  mirando repetir aquele café. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco OPEC disse:

Bacana... e é correto afirmar que essa percepção é 'fruto de treino' ou um leigo já perceberia? Por exemplo, um iniciado nos especiais com 'pouca prática' (entusiasta), se fizer um Melitta e um V60, lado a lado, e provar as duas xícaras vai sentir diferença?

Sim, pois com o treino vc passa a procurar coisas específicas no sabor. Portanto, como o material do filtro é diferente, o mesmo café feito da mesma forma vai ter um sabor ligeiramente diferente se feito no V60 ou no Melittão (mas aqui me refiro apenas ao filtro per se, pois eu pelo menos acho que não sentiria diferença usando o mesmo filtro mas em PF diferentes). Porém essa diferença não necessariamente significa que um filtro vai deixar o café mais ou menos gostoso em relação ao outro, apenas diferente.

O que mata os filtros da Melitta é o péssimo controle de qualidade. Uso quase diariamente o Melitta 4 na Clever no trabalho, e a minha média é de pelo menos um filtro por caixa (de 20 filtros?) estar furado, ou seja, deixa passar pó. Com os da Hario, após uso de centenas, e só não vou dizer milhares pois talvez não tenha chegado no segundo milhar, nunca (NUNCA) tive um filtro furado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Marco OPEC disse:

Pois é, fiquei surpreso em ver algo que só via na prensa... O café que fiz, da Mantiqueira, me pareceu mais ácido na V60 em relação ao Melitta...

Isso que você percebeu é em parte a tradução do que eu falei sobre extrair mais ou menos o café. Cafés menos extraídos tem a tendência de ressaltarem mais a acidez e delicadezas sutis, cafés mais extraídos terão mais corpo e doçura. Ainda assim essas não são características dos métodos em si; é possível se obter um café mais ácido e leve no melitta também, basta ajustar moagem e técnica para tal.

Agora, o LUW lembrou bem: o filtro de papel é talvez o fator que você mais tenha que levar em consideração entre os dois métodos. Mesmo escaldando o filtro com água quente, muitas vezes já senti o sabor do papel melitta passar para o café, no v60 não acontece. Já comprei uma caixa de filtros que vieram especialmente "com gosto de papel", isso esbarra na qualidade do papel, como dito. Ainda outro fator com o filtro: sinto que o papel do melitta retém mais fines do café. Isso pode ajudar a deixar o café mais complexo e saboroso (se o café tiver complexidade para entregar).

Outro fator positivo do v60 é que é fácil aplicar a técnica Rao Spin, o que tenho usado bastante nos últimos meses e considero que gera uma extração mais homogênea. No melitta, ainda que dê pra ser feito, não gera o mesmo resultado. Mas isso é questão de refinar a técnica de preparo.

Para mim não existe uma resposta definitiva sobre qual é melhor. É preciso pesar todos os pontos e ver qual te agrada mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super aula, muito obrigado pelo tempo e paciência em esclarecer essas dúvidas tão básicas.

Ficou a dúvida sobre o que é Rao Spin... vou procurar aqui pelo forum!

Gracias, senhores!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho ótimos cafés aqui, é mais fácil o problema estar no operador que no café.

Na verdade, problemas com a extração eu não tenho enfrentado... meu questionamento é apenas curiosidade acerca de depoimentos que já ouvi de várias fontes. Nenhum deles categórico ou conclusivo.

Muito obrigado, Ma Leandrini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco OPEC disse:

Tenho ótimos cafés aqui, é mais fácil o problema estar no operador que no café.

Na verdade, problemas com a extração eu não tenho enfrentado... meu questionamento é apenas curiosidade acerca de depoimentos que já ouvi de várias fontes. Nenhum deles categórico ou conclusivo.

Muito obrigado, Ma Leandrini.

Então já é um otimo norte. EU particularmente acho que o que muda é a intensidade do corpo (mas dependendo do cafe usado é o amargor) pelo simples fato de Melitta ficar mais em contato com a agua que o v60. Isso consegue-se reverter com a moagem.
Questionei do café pq já pensei que usaria um melittão naquela moagem tradicional para comparar os metodos!rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Eu, particularmente, gosto do fluxo de extração do V60, se comparado ao Melitta. Me sinto mais livre para dominar técnicas 

Agora eu tenho interesse em usar o Melita de porcelana que é bem melhorado com relação aos sulcos e ao orifício de saída. A briga com o V60 deve ficar parelha se esse PF for utilizado na comparação.

Eu mantenho filtros Melitta em casa pela questão de economia. É muito barato o filtro de papel e dependendo do paladar de quem irá tomar o café, o gosto de papel é uma variável que nunca será notada. Hahaha

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vou aqui me expressar! Uso V60/01 dose única e também Melitta 100 também dose única! Fiz furos no Melitta tentando igualar o fluxo de saída do V60 com filtro e água fria! Cronometrei 150 Ml até ter vazões parecidas, furando o Melitta com broca e furadeira. Lógico que são diferentes os modelos e os filtros! Esse  café que estou usando não é pra fazer testes (cafézão) mas fiz umas quatro extrações com Santa Rita salada de frutas que comprei na SIC. Tentei não errar nas variáveis usando os dois filtros! V60 com mais óleos e uma acides um pouco mais presente! Corpo igual aos modelos testados e uma diferença minima na questão doçura para o Mellitta! 8,5 gramas de café moído no Encore/12, 135 Ml água no filtro a 90 graus! Xicara com 125 Ml de café! Finalizei as estraçoes em por volta dos 3 minutos! Pré infusão de 30 segundos com 20 Ml de água! Não foi tão idênticos entre os modelos em relação ao despejo da água, porem observei que o filtro V60/01 passa um mais rápido! Só para relatar, uso uma chaleirinha bico de ganso (filhote) que ajuda a não espalhar o pó dentro do filtro assim que despeja a água! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escaldar o filtro antes de colocar o pra ajuda muito a tirar a acidez da química do filtro do Melitta. Reitero tudo o que foi falado acima sobre o filtro numa palavra: repetibilidade. Às vezes o café pode ser bem decente mas de repente você pega uma caixa nova de filtro Melitta e ele entope com facilidade. Você percebe que com filtro da Hario você evita surpresas.

E quando não há receptibilidade, você tem que usar muito mais técnica para tirar um bom café. Até que uma hora enche o saco e você vai lá e compra coisa melhor. Mesmo história com a escadinha de compra de máquina espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Boa tarde..

Outro ponto pra discussão, além do fluxo de agua do suporte, seria o de usar o suporte do V60 com filtro da melitta dobrado.

 

Levando em conta que o dolar tá bem salgado desde que adquiri meu suporte da Hario, e que meus poucos filtros V60 acabaram rapidamente e ainda não consegui repor meu estoque, tenho usado os melitta dobrados no suporte da Hario. E vai continuar assim até que eu encontre uma promoção legal de filtros ou até que o dolar baixe.. rs

 

Eu percebi que mesmo com o filtro sendo mais "fechado", a vazão do suporte ainda é maior. 

Mas na minha pouca experiencia, ainda não consegui realizar testes com o mesmo café em ambos pra sentir as diferenças.. 

 

Levando em conta ainda que ambos os filtros são escaldados no inicio da extração, é muito perceptivel a diferença mudando apenas o filtro? ou até mesmo usando os similares chineses/japoneses?

 

OBS: Eu tenho certeza que já faltou filtro na casa de todo mundo, mas que ninguém assume aqui no forum que usa Melitta no Hario.. hahahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí @felipe.sartor , eu sempre usei filtros Melitta no V60, então não tenho parâmetro de comparação. Mas gosto muito do resultado. Na verdade eu já comprei o V60 pensando em nunca comprar o filtro, porque acho muito caro. 

Uma vez tomei um V60 com filtro Melitta (103 enfiado meio na louca) ali na casa do @Fogo ruivo junto com o @lipe_oa (moído no Bravo Mini) que estava o bicho. Foi aí que decidi olhar pro V60.

Novamente, não tenho comparação de preparar com o mesmo café etc., mas pelos V60 que já tomei em cafeterias, prefiro o que tomei no Fogo e os que faço aqui em casa... Então está valendo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também uso o filtro Melitta no v60
Como vocês dobram ele?
Eu faço duas dobras, uma na diagonal considerando os vértices um da abertura e um do fundo (isso é óbvio né?) deixando a parte da costura de fora e fazendo nova dobra só na costura.
Uso o Melitta 102 no v60 #1

Em tempo, junto com um amigo estou desenvolvendo um porta filtros baseado no v60 para usar os filtros Melitta sem ter que fazer as dobras, depois de tentativas e erros chegamos em um modelo mais parecido com o Koar, ainda não chegamos onde queremos na questão do fluxo, novas tentativas virão assim que arrumar tempo na impressora







5ee680bd1e06fada15de94b8052e78c3.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Seu Zé disse:

Também uso o filtro Melitta no v60
Como vocês dobram ele?
Eu faço duas dobras, uma na diagonal considerando os vértices um da abertura e um do fundo (isso é óbvio né?) deixando a parte da costura de fora e fazendo nova dobra só na costura.
Uso o Melitta 102 no v60 #1

Em tempo, junto com um amigo estou desenvolvendo um porta filtros baseado no v60 para usar os filtros Melitta sem ter que fazer as dobras, depois de tentativas e erros chegamos em um modelo mais parecido com o Koar, ainda não chegamos onde queremos na questão do fluxo, novas tentativas virão assim que arrumar tempo na impressora







5ee680bd1e06fada15de94b8052e78c3.jpg

Muito interessante. Se o projeto for para frente, por favor compartilhe conosco.

Sobre o fluxo: o que acha que pode ser? Já testou com diferentes filtros de papel estilo Melitta? Eu tenho 3 tipos de filtros aqui em casa que uso no suporte Melitta e Clever. Um da Melitta, outra da Santa Clara e um importado de uma marca japonesa. O da Melitta é o mais lento e o japonês é muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a ideia é testar só com o Melitta mesmo já que esse é o objetivo do porta filtro, usamos outros porta filtros com o filtro Melitta para controle apenas. Estamos parados nos testes por falta de tempo (e grãos também, rsrsrs)

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Seu Zé disse:

Também uso o filtro Melitta no v60
Como vocês dobram ele?
Eu faço duas dobras, uma na diagonal considerando os vértices um da abertura e um do fundo (isso é óbvio né?) deixando a parte da costura de fora e fazendo nova dobra só na costura.
Uso o Melitta 102 no v60 #1

Em tempo, junto com um amigo estou desenvolvendo um porta filtros baseado no v60 para usar os filtros Melitta sem ter que fazer as dobras, depois de tentativas e erros chegamos em um modelo mais parecido com o Koar, ainda não chegamos onde queremos na questão do fluxo, novas tentativas virão assim que arrumar tempo na impressora







 

 

@Seu Zé Eu faço uma dobra, do lado da costura, e um corte em cima. Fica perfeito.

 

1535499759_Semttulo.jpg.20f4e6d1255e2a44bf71f4dc3af18e06.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Seu Zé disse:

Então, a ideia é testar só com o Melitta mesmo já que esse é o objetivo do porta filtro, usamos outros porta filtros com o filtro Melitta para controle apenas. Estamos parados nos testes por falta de tempo (e grãos também, rsrsrs)

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Entendi. 

No caso, o filtros que falei também são filtros estilo Melitta, porém de outras marcas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seu Zé , pô você vê, a gente vai aprendendo mesmo nesse fórum. Eu pego o cafeteira elétrica n. 4 e dobro a costura do lado como se fosse usar no Melittão mesmo, mas não dobro a de baixo. E aí faço um dobra igualzinha do outro lado (ou seja, na prática, os dois lados ficam dobrados). Aí boto no V60 (#2), boto uma aguinha pra ficar coladinho, e fim.

Fiquei meio surpreso com as dobras e adaptações que os foristas mostraram neste tópico, aí fui olhar um pouco na net e achei uns hacks maneiros com o 103, meio na onda do que vocês estão fazendo. Não conhecia, achei bacana também, vou experimentar. Até porque nem sempre se acha o N. 4, mas o 103 é barbada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado há algum tempo filtros Melitta no próprio porta-filtro Melitta mesmo.

Sinceramente, não noto diferença significativa em relação aos V60.

Tem a questão do controle de qualidade sim, mas fica em segundo plano considerando a praticidade de comprar no mercado e a diferença de preço.

Agora vou testar o filtro Melitta no PF do V60, como os amigos aqui fazem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Freedom Force disse:

Eu tenho usado há algum tempo filtros Melitta no próprio porta-filtro Melitta mesmo.

Sinceramente, não noto diferença significativa em relação aos V60.

Tem a questão do controle de qualidade sim, mas fica em segundo plano considerando a praticidade de comprar no mercado e a diferença de preço.

Agora vou testar o filtro Melitta no PF do V60, como os amigos aqui fazem!

Não sou um conhecedor de métodos coados, pois há anos tenho preferido a praticidade da máquina de espresso. Entretanto, arriscarei compartilhar algumas impressões.

Uma vez tive a chance de comparar duas xícaras de café, preparadas pelo barista para esse propósito. Uma era V60. A outra não recordo direito se era Kalita Wave ou Clever. Mas lembro perfeitamente que, mesmo mantendo iguais a moagem do grão, o peso do grão e da água, as bebidas saíram significativamente diferentes. 

Agora, se usar Melitta ou V60 dá no mesmo, ainda não testei. Só possuo um porta filtro Melitta tamanho 100, de um modelo com o furo de aproximadamente 8mm, e um Bialetti de aço que parei de usar porque está meio entupido.

Acho que, se fizer cafés muito concentrados, a diferença pode diminuir, mesmo. Acaba com as sutilezas, o hábito do café fortão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...