Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Fernando - 1268 Café

QG da 12 ou sobre quando o assunto também vira torra

Recommended Posts

Olá a todos

Ando bem sumido nos últimos tempos daqui (e de certa forma das redes sociais também, hehe) e um dos motivos tá no título: o "QG da 12"

Os foristas mais próximos já vem notado uma crescente no meu interesse em torra, nas trocas que realizo com produtores e outros mestres de torra também. No início do ano tive a péssima noticia de que meu mestre de torra não torraria mais, e o pânico: o que fazer?

Algumas idéias e possibilidades surgiram, mas nada concentro ou viável para o meu porte de empreendedor. Depois de muitas conversas (e a Anita me pentelhar), vi que a idéia do financiamento coletivo (apesar de um valor ambicioso) era real, possível e, muito além de atender a demanda de cafés da 1268, poderia ser um espaço para o aluguel de torrador por períodos, espaço para cursos e, principalmente, para a articulação entre pequenos empreendedores de toda a cadeia do café, desde pequenos produtores com dificuldades de escoar a produção de nanolotes, mestres de torra de recursos (e necessidade) para investir um montante alto numa torrefação e cafeterias terceira onda, que buscam cada vez mais um atendimento personalizado, rastreabilidade e ética na cadeia produtiva do café. Além disso, surge também como espaço que possa acolher demandas da comunidade de profissionais e entusiastas da área, como cursos, workshops, vivências e afins, sem ser tão carregado por um nome (como vemos o Wolff, Raposeiras, etc) e sim enquanto uma possibilidade de diálogo mais horizontal e fluída, com foco no impacto positivo pra toda a cadeia

Desse nicho de mercado/possibilidade de articulação no mundo de cafés, nasce no QG da 12, carregando no nome não só a referência a 1268, mas também a idéia de QG devido a liberdade e acolhimento que os foristas que frequentam a 1268 tem na cafeteria.

O QG surge por hora como tendo o principal produto que gere sustentabilidade ao negócio o aluguel do torrador por períodos mas, se sair do papel, vai ter muita coisa mais (se depender das pessoas que já acreditam e colam com o projeto, vai rolar)

Fica o link da iniciativa https://www.catarse.me/qgda12?ref=user_contributed&project_id=86417&project_user_id=1005278

Sintam-se a vontade para perguntar/discutir sobre aqui no tópico. Estarei esta semana na SIC pra quem quiser conversar sobre também.

 

:)

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bressa    73

Fernando, desejo que o projeto dê muito certo!

Estou na torcida...

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Seu Zé    183

Sucesso!

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×