Ir para conteúdo

PROFITEC PRO 500 PID - Vale a pena?


Muniz

Postagens recomendadas

Vamos ao primeiro tópico... 

Bem, já ando por essas bandas faz alguns anos, mas sempre observando e aprendendo muito, o conteúdo do CDC é muito bom!

Mas agora que as coisas estão ficando sérias, venho pedir ajuda dos universitários na escolha de uma máquina a ser adquirida na Europa no ano que vem. Após algumas pesquisas iniciais cheguei na PROFITEC PRO 500 PID, pelo que observei é uma máquina bem construída e com bom custo/benefício, sendo encontrada por valores pouco abaixo dos 1500 euros que é o meu limite máximo dessa empreitada.

Agora vamos as perguntas:

1 - quais os prós & contras dessa máquina?

2 - dentro do valor máximo estipulado, qual melhor máquina prosumer/hx posso adquirir?

 

Desde já, agradeço a opinião de todos pois serão muito úteis na minha decisão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, difícil escolher por você, ainda mais sem saber requisitos seus.

Se estiver decidido pelo grupo E61, por exemplo, as opções diminuem. A Profitec parece bacana pelo preço, caldeira de inox de 2L, trocador de calor, e PID facilita mudar a pressão da caldeira (através da temperatura), mas se pesquisou direitinho sabe que esse padrão, e61 com termo sifão, requer expurgo antes da extração, é depende da configuração da empresa (tamanho do trocador, posição em que entra água fria, isto é, se tem injetor ou não, e restritores no circuito).

Esse grupo tem toda fama por ser termicamente estável, ter pré infusão (faz mais diferença para as bombas rotativas) e ter revolucionado as máquinas de café lá na década de 60. Pra uma cafeteria movimentada faz sentido, um expurgo longo mesmo só se estiver parada, depois é café atrás de café. Em casa precisamos disso?

Há um projeto ou outro mais esperto, caldeiras pequenas sobre o grupo, termoblocos, PID, tudo pra satisfazer o usuário doméstico. Mas esse filão E61 e "prosumer" é tão forte (e imagino eu, impulsionado pelo mercado americano, sempre sem noção) que várias marcas fazem máquinas assim...

Veja que não condeno o E61 não! Só é bom saber do que se trata e do longo tempo de aquecimento e outras características.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A profitec e ECM são praticamente a mesma máquina, até como as peças estão dispostas praticamente da mesma forma internamente. A única diferença é o acabamento, não que o acabamento das profitec seja ruim, mas as ECM possuem um polimento melhor.

Se vc quiser uma máquina com esse visual meio retrô e grupo e61, acho a profitec uma excelente opção. Se eu fosse comprar uma máquina hoje, compraria a profitec feliz da vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por 1350, a Lelit Elisabeth oferece PID, pre infusão e é um dual boiler.


Até dei uma olhada em máquinas desse modelo, mas a opção ficou com as E61 / prosumer. Atualmente tenho uma Breville Infuser e estou barganhando com a patroa um espaço na sala para a nova máquina.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, difícil escolher por você, ainda mais sem saber requisitos seus.
Se estiver decidido pelo grupo E61, por exemplo, as opções diminuem. A Profitec parece bacana pelo preço, caldeira de inox de 2L, trocador de calor, e PID facilita mudar a pressão da caldeira (através da temperatura), mas se pesquisou direitinho sabe que esse padrão, e61 com termo sifão, requer expurgo antes da extração, é depende da configuração da empresa (tamanho do trocador, posição em que entra água fria, isto é, se tem injetor ou não, e restritores no circuito).
Esse grupo tem toda fama por ser termicamente estável, ter pré infusão (faz mais diferença para as bombas rotativas) e ter revolucionado as máquinas de café lá na década de 60. Pra uma cafeteria movimentada faz sentido, um expurgo longo mesmo só se estiver parada, depois é café atrás de café. Em casa precisamos disso?
Há um projeto ou outro mais esperto, caldeiras pequenas sobre o grupo, termoblocos, PID, tudo pra satisfazer o usuário doméstico. Mas esse filão E61 e "prosumer" é tão forte (e imagino eu, impulsionado pelo mercado americano, sempre sem noção) que várias marcas fazem máquinas assim...
Veja que não condeno o E61 não! Só é bom saber do que se trata e do longo tempo de aquecimento e outras características.


Obrigado pelas considerações, mas E61/prosumer é algo que estou procurando no momento pois o objetivo é ficar no meio da sala, esse estilo de máquina me atenderia e não criaria problema com a patroa. [emoji51]
Os comentários/ avaliações me levaram a procurar informações sobre a Profitec que me surpreendeu com sua montagem e equipamentos utilizados, lembrando muito as ECM.
Quanto a escolha, procuro uma máquina bem construída, com aquecimento rápido, boa vaporização e estabilidade; mas que não passem dos 1500 euros incluindo o IVA.

As máquinas que observei até o momento foram:
Bezerra Mágica PID;
Bezerra Mítica. (Era a escola anterior);
Rocket Apartamento;
Quick Mill Andreja Premium;
Quick Mill Anita;
QM 67 PID
ECM Barista;
La Pavoni Celini;
Profitec PRO300;
Profitec PRO500 PID.

Qual seria o melhor custo/benefício?
Teria alguma outra a ser considerada?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A profitec e ECM são praticamente a mesma máquina, até como as peças estão dispostas praticamente da mesma forma internamente. A única diferença é o acabamento, não que o acabamento das profitec seja ruim, mas as ECM possuem um polimento melhor.
Se vc quiser uma máquina com esse visual meio retrô e grupo e61, acho a profitec uma excelente opção. Se eu fosse comprar uma máquina hoje, compraria a profitec feliz da vida


Realmente, elas tem uma construção diferenciada, me surpreendi quando passei a comparar equipamentos internos e montagens das máquinas, tudo muito organizado e com peças Tops.
IMG_6514.jpgIMG_6511.jpgIMG_6512.jpgIMG_6513.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Muniz, de cabeça, da sua lista, sei que a QM 67 PID é uma Dual Boiler, que na minha opinião faz mais sentido ter PID do que uma HX... se for no mesmo preço, tecnicamente, seria a máquina mais interessante pra quem quer E61 e não quer ficar fazendo flushes, mantendo a boa qualidade das extrações e a possibilidade de vaporização simultânea/imediatamente subsequente.

A espanhola Expobar Brewtus é outra Dual Boiler interessantíssima, com PID, que usa duas caldeiras originalmente HX de maneira criativa para uma caldeira preaquecer a água da outra. Quando brinquei com a Brewtus IV, anos atrás, achei menos "sólida" do que minha ECM Technika (a Expobar parece flexionar ao manipular), mas muito mais fácil de usar e acertar extração e vaporização. No showroom parecia menos polida do que as ECM, Bezzera e Profitec, as 3 mais brilhantes que já vi em termos de acabamento, mas ainda assim belíssima. E por conta de diversos fatores de padronização de componentes (por exemplo, usa a mesma caldeira em TODOS modelos), acaba custando menos que as outras Dual Boilers...

Francamente, escolhi uma HX com pressostato e E61 por querer uma bem manual e a curva térmica dessa tecnologia de mais de meio século. Não vi muita vantagem no PID, mas isso é peculiaridade minha...

Tenho uma Breville Dual Boiler também, faz anos, e depois de inúmeros problemas consegui torná-la confiável (com peças das versões mais recentes e alguns upgrades com componentes comerciais), e o sistema de PID triplo (um em cada caldeira e o terceiro na cabeça de grupo) é super estável, mas tem cafés que ficam melhores na HX com uma curva mais pronunciada de variação térmica. Daí é gosto, eu aprecio ter as duas opções na bancada, e quando der quero trocar a Breville por uma Dual Boiler com PID e perfil de pressão programável, como a Vesuvius ou a Andreja Premium Pressure Profiler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=8530]Muniz[/mention], de cabeça, da sua lista, sei que a QM 67 PID é uma Dual Boiler, que na minha opinião faz mais sentido ter PID do que uma HX... se for no mesmo preço, tecnicamente, seria a máquina mais interessante pra quem quer E61 e não quer ficar fazendo flushes, mantendo a boa qualidade das extrações e a possibilidade de vaporização simultânea/imediatamente subsequente.
A espanhola Expobar Brewtus é outra Dual Boiler interessantíssima, com PID, que usa duas caldeiras originalmente HX de maneira criativa para uma caldeira preaquecer a água da outra. Quando brinquei com a Brewtus IV, anos atrás, achei menos "sólida" do que minha ECM Technika (a Expobar parece flexionar ao manipular), mas muito mais fácil de usar e acertar extração e vaporização. No showroom parecia menos polida do que as ECM, Bezzera e Profitec, as 3 mais brilhantes que já vi em termos de acabamento, mas ainda assim belíssima. E por conta de diversos fatores de padronização de componentes (por exemplo, usa a mesma caldeira em TODOS modelos), acaba custando menos que as outras Dual Boilers...
Francamente, escolhi uma HX com pressostato e E61 por querer uma bem manual e a curva térmica dessa tecnologia de mais de meio século. Não vi muita vantagem no PID, mas isso é peculiaridade minha...
Tenho uma Breville Dual Boiler também, faz anos, e depois de inúmeros problemas consegui torná-la confiável (com peças das versões mais recentes e alguns upgrades com componentes comerciais), e o sistema de PID triplo (um em cada caldeira e o terceiro na cabeça de grupo) é super estável, mas tem cafés que ficam melhores na HX com uma curva mais pronunciada de variação térmica. Daí é gosto, eu aprecio ter as duas opções na bancada, e quando der quero trocar a Breville por uma Dual Boiler com PID e perfil de pressão programável, como a Vesuvius ou a Andreja Premium Pressure Profiler. 



Existem máquinas dos sonhos, mas os sonhos não podem nos custar um Rim ou o casamento [emoji23]
Dessas que você falou, posso até encontrar a QM 67 por até 1500, mas teria que encontrar alguma promoção. O valor me limita nas outras duas, já aumentei o valor para poder contemplar algumas das máquinas citadas, mas passar do limite prudencial está fora dos meus planos.
Encontrar uma prosumer dual por até 1500 euros é algo muito difícil, principalmente se levarmos em consideração os componentes utilizados na construção da máquina.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Muniz disse:

Existem máquinas dos sonhos, mas os sonhos não podem nos custar um Rim ou o casamento emoji23.png
Dessas que você falou, posso até encontrar a QM 67 por até 1500, mas teria que encontrar alguma promoção. O valor me limita nas outras duas, já aumentei o valor para poder contemplar algumas das máquinas citadas, mas passar do limite prudencial está fora dos meus planos.
Encontrar uma prosumer dual por até 1500 euros é algo muito difícil, principalmente se levarmos em consideração os componentes utilizados na construção da máquina.

 

 

Brewtus IV por 1149 Euros na https://espresso-machines.nu/expobar-brewtus-4-espresso ou por 1180 Libras na https://www.coffeeitalia.co.uk/expobar-leva-2-boiler-vibration.html

Por isso mencionei as Expobar... mais dentro do orçamento, pra Dual Boiler com PID e bomba vibratória....

QM 67 PID por 1310 euros na https://www.elektros.it/by/en/macchina-da-caffe-quick-mill-qm67-pid.html e a máquina é maravilhosa.

Não me parece difícil de encaixar no seu orçamento de 1500... ;)

E pra quem vai usar tanque, mesmo que não tenha pré-infusão fixa por PWM como nas ECM (acho que agora as Expobar e QM também tem esse recurso de fábrica - 8s de p.i. com aprox. 3 a 6 BAR), a curva de pressão desse tipo de bomba já oferece uma progressão mais suave do que as bombas rotativas...

PS: já comprei da Elektros e foi tudo OK. As outras eu achei pelo Google, nunca comprei deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que são todas parecidas, algumas com caldeira em inox, a Bezzera hoje reveste a caldeira com algo que parece níquel químico, e por aí vai. Quickmill e Lelit costumam ser mais em conta.

Maior parte das peças que os fabricantes usam são próximas ou as mesmas, eletrônica da Gicar, se for pressostato é um simples Mater ou um Sirai monstro que faz "clequi" bem alto, solenóides Parker ou CEME etc. O que muda é a montagem, talvez qualidade nos detalhes do chassi, carcaça, e a caldeira.

Talvez meio do caminho sejam as Bezzera.

A Lelit tem o modelo Bianca, que traz alguma inovação, controle de pressão (com alguma limitação pelo que li por aí) no grupo. Mas acho que encontrará na faixa de 1900 euros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^ isso que o Márcio disse... tudo bem parecido. Uma ou outra marca fazem uma "graça" am algum aspecto, mas nada de "cair o queixo" sem gastar uma boa grana extra. Nos 1500 Euros, é escolher uma DB mais barata ou uma HX mediana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2018 at 04:34, Cabral disse:

^^ isso que o Márcio disse... tudo bem parecido. Uma ou outra marca fazem uma "graça" am algum aspecto, mas nada de "cair o queixo" sem gastar uma boa grana extra. Nos 1500 Euros, é escolher uma DB mais barata ou uma HX mediana.

Meu problema está bem aí.

Como vou acabar pegando sem assistência nacional, pegar uma DB "inferior" pode acabar saindo mais caro em virtude da confiabilidade da montagem e dos equipamentos utilizados. No caso de dar bronca vai ser uma bela dor de cabeça...  Observei acima que o amigo teve oportunidade de testar a Brewtus, por acaso foi na Itália? estou procurando informações onde encontro uma loja física, mas a maioria das citadas ou são em outros países ou são apenas On Line.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2018 at 19:29, Carneiro disse:

Acho que são todas parecidas, algumas com caldeira em inox, a Bezzera hoje reveste a caldeira com algo que parece níquel químico, e por aí vai. Quickmill e Lelit costumam ser mais em conta.

Maior parte das peças que os fabricantes usam são próximas ou as mesmas, eletrônica da Gicar, se for pressostato é um simples Mater ou um Sirai monstro que faz "clequi" bem alto, solenóides Parker ou CEME etc. O que muda é a montagem, talvez qualidade nos detalhes do chassi, carcaça, e a caldeira.

Talvez meio do caminho sejam as Bezzera.

A Lelit tem o modelo Bianca, que traz alguma inovação, controle de pressão (com alguma limitação pelo que li por aí) no grupo. Mas acho que encontrará na faixa de 1900 euros...

Mas a Bianca já fica fora da curva $$$   

Estou com a meta de 1.500 euros para o valor cheio, contando o IVA. Assim minha conta lá ficaria nos 1.200 euros pegando o desconto do Tax Free.

Outra DB que citei acima, a QM 76, também já ficaria fora da curva pois até o presente não encontrei abaixo dos 1599,00 euros. 

Quanto as Bezerra, a melhor que poderia pegar seria a Mítica por 1.420 euros com IVA incluso, sendo mais interessante pegar a Profitec por 40 euros a mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou avaliando tudo que foi postado, agradeço por todas as considerações, mas é uma escolha difícil e vou ter que fazer algumas opções e manter a limitação do $$$  ou não conseguirei chegar a lugar algum. No momento estou procurando onde possa realizar a compra presencialmente, a maioria das lojas são apenas On Line, manusear as máquinas seria o ideal para decidir... O ideal seria ver pessoalmente as máquinas, mas ainda não encontrei uma loja física que proporcione isso na Itália. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 11/17/2018 at 00:49, Muniz disse:

Estou avaliando tudo que foi postado, agradeço por todas as considerações, mas é uma escolha difícil e vou ter que fazer algumas opções e manter a limitação do $$$  ou não conseguirei chegar a lugar algum. No momento estou procurando onde possa realizar a compra presencialmente, a maioria das lojas são apenas On Line, manusear as máquinas seria o ideal para decidir... O ideal seria ver pessoalmente as máquinas, mas ainda não encontrei uma loja física que proporcione isso na Itália. 

Relendo threads antigas aqui hehe

E aí Muniz, qual foi a escolha no final das contas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...