Ir para conteúdo

Bialetti color manchada externamente


Elton Medeiros

Postagens recomendadas

Olá,

sou novo no grupo e recentemente comprei uma bialetti color vermelha.  No entanto, deixei o café espirrar e manchar a parte externa da cafeteira. Como ela é colorida, achei melhor não limpar com palha de aço, mas não consigo tirar as manchas. Tem algum produto que tira isso?

6E7C6EC3-E58C-4F88-9701-2D5DFC359D23.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai resolver, mas eu tentaria deixar de molho em um dos detergentes de limpeza dedicados para café, comumente usados nas máquinas de espresso, como JoeGlo da Pallo, Cafiza da Urnex, Coffeelav da Solint Quimica (nacional) ou mesmo o detergente vendido pela Tramontina (tem no Extra e em outros supermercados) para limpar as máquinas Breville by Tramontina.

Lembrando que esses produtos reagem mal com alumínio exposto, fica escurecido e soltando óxido de alumínio, e mesmo quando dá pra estabilizar lavando com detergente normal, neutro, ainda assim fica escurecido e áspero, precisando dar polimento para voltar ao normal. Se por dentro da sua o alumínio for apenas polido, sem pintura, como a tampa e a parte interna do bico que aparecem na foto, não pode deixar nenhum desses produtos entrar em contato com o metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente como o Cabral mencionou, usei o Cafiza em uma moka minha e deixei de molho e me lasquei, ficou preta heheheheh

Não tem jeito com o tempo todas irão escurecer a parte onde não há pintura

Não utilizo com muita frequência a moka pois dizem que na gastronomia o alumínio não combina muito com saúde, se é  verdade eu não sei... rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Rogério, atualmente tem gente até dizendo que a terra é plana! E os latões, cobres e afins das nossas máquinas? Pesquise e filtro as fontes e decida por si! Eu uso a moka de alumínio mesmo, é legal pacas.

Acho que o fundo externo dessa pintada também é alumínio nu, talvez escureça. De repente pode tentar só limpar a tinta manchada com cuidado... Será que essa pintura é resina a pó? Normalmente tem alguma porosidade e mancha mesmo :mellow: Essas pinturas esmaltadas dariam mais conta, mas não sei se fazem em alumínio.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Márcio, vc não acredita que a terra é plana??? Andei até os confins e vi o espaço, se desse mais um paço iria cair hahahaha é cada coisa que esse povo fala e cada teoria.

Eu não deixo de usar, uso menos por não ser meu método preferido, mas acho super prático e quebra um galhão na hora que está com pressa 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado é que ganhei uma mokinha da Brinox de inox polido e não me acerto com ela... a mesma receita, na mesma boca do fogão, queima o café que na Bialetti de Alumínio fica OK... acho que a diferença na condutividade/retenção de calor é tão grande que eu teria que aprender de novo. Mais fácil continuar usando a Bialetti! :P Viva o óxido de alumínio!

@Elton Medeiros, falando sério, o lembrete do @Carneiro é importante... não lembrei que o fundo costuma ser alumínio exposto... de repente vale tentar fazer uma solução concentrada de um daqueles detergentes de café, com água fervente pra melhorar o efeito, e limpar cuidadosamente com um cotonete ou algo similar, pra não escorrer onde não deve. Vai ter de esfregar bastante.

Mas eu não me importaria com essa mancha. Nossos equipamentos vão ficando com cicatrizes das batalhas que travamos com eles em busca da melhor xícara possível... E se você quiser mesmo algo belo pra impressionar visitas, parta pra um Sifão (bolinha) da Hario ou similar. O café nem sempre fica bom, mas é show ver sendo preparado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Cabral, experimente já colocar água bem quente na parte debaixo, depois montando a moka. Melhora mil o café, realmente o calor das de inox é punk.

@Elton Medeiros eu usaria cera de carro, aquelas grand prix mesmo, cera limpadora.

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...