Ir para conteúdo

Moedor KitchenAid Onyx


RafaelSG

Postagens recomendadas

Alguém tem conhecimento se é bom ou pelo menos vale a pena o moedor KitchenAid Onyx? Não tenho moedor elétrico e pelo preço parece que seria um bom modelo de entrada, até porque sou iniciante no mundo dos cafés. Pelo menos no preço ela é igual a Breville e se trata de uma marca renomada em utensilios de cozinha (não no mundo dos cafés) e não tem o costume de produzir itens de muito baixa qualidade. Alguém poderia ajudar? Faço espresso na Electrolux Chef Crema e vi algumas pessoas dizendo que não seria bom pra espresso. Porque não seria? Será que apenas estão repetindo algo que alguém um dia disse (e sequer foi isso que se disse), mas sem ter experiência efetiva? Agradeço desde já toda contribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabaram de falar dele num tópico de brequi fraudi:

Promoção de moedor Kitchenaid

E nas sequência falamos da qualidade pra espresso e opções de modificações (adaptador e mós 58mm do Mazzer mini manual originais ou da SSP).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carneiro disse:

Acabaram de falar dele num tópico de brequi fraudi:

Promoção de moedor Kitchenaid

E nas sequência falamos da qualidade pra espresso e opções de modificações (adaptador e mós 58mm do Mazzer mini manual originais ou da SSP).

Muito obrigado pela rápida resposta. A questão é que para um iniciante e desconhecedor como eu já está sendo meio assustador o alto (para um noob) o investimento de R$ 700,00 na KitchenAid. Será que eu teria paladar para reconhecer a diferença do que Breville pode proporcionar? Será que eu saberia configurar e entender o ponto certo como o Cabral relatou no post? Se um dia eu tentar revender, será que há mercado pra isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, vc verá que aqui no CDC (e em qualquer lugar de bestas metidos a baristas como nós) é consenso que o moedor é tudo. Em outras palavras, vale mais a pena investir em um bom moedor do que em cafeteira ou outras tralhas. Dito isso, com sua pouca experiência, vai sentir diferença na xícara entre Breville e KitchenAid? Pouco provável. E para vc ter um parâmetro, desde que ambos funcionem a contento, duvido que eu sentisse grandes diferenças, e olha que estou no vício há alguns anos.

Se vc tem certeza que quer mesmo entrar nesse poço sem fundo que é o mundo do café, invista o máximo que pode, no melhor moedor possível. Se vc ainda não tem certeza, gaste pouco. Tipo em um Hario Mini, manual. Por 200 pilas (e alguns gramas de suor a cada café) lhe proporcionará um espresso no mínimo bom (muitos gramas de suor) e um coado no mínimo honesto (poucos gramas de suor). Mas resolve. E se realmente quiser deixar a brincadeira séria, aí pense em investir no mínimo umas 1000 rúpias em um moedor bom.

E a respeito de como achar o ponto certo, é estupidamente simples. Vc experimenta, vai fazendo café e vai bebendo, e uma hora vc acha o ponto. Método 100% sem erro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 horas atrás, LUW disse:

Rafael, vc verá que aqui no CDC (e em qualquer lugar de bestas metidos a baristas como nós) é consenso que o moedor é tudo. Em outras palavras, vale mais a pena investir em um bom moedor do que em cafeteira ou outras tralhas. Dito isso, com sua pouca experiência, vai sentir diferença na xícara entre Breville e KitchenAid? Pouco provável. E para vc ter um parâmetro, desde que ambos funcionem a contento, duvido que eu sentisse grandes diferenças, e olha que estou no vício há alguns anos.

Se vc tem certeza que quer mesmo entrar nesse poço sem fundo que é o mundo do café, invista o máximo que pode, no melhor moedor possível. Se vc ainda não tem certeza, gaste pouco. Tipo em um Hario Mini, manual. Por 200 pilas (e alguns gramas de suor a cada café) lhe proporcionará um espresso no mínimo bom (muitos gramas de suor) e um coado no mínimo honesto (poucos gramas de suor). Mas resolve. E se realmente quiser deixar a brincadeira séria, aí pense em investir no mínimo umas 1000 rúpias em um moedor bom.

E a respeito de como achar o ponto certo, é estupidamente simples. Vc experimenta, vai fazendo café e vai bebendo, e uma hora vc acha o ponto. Método 100% sem erro.

Obrigado novamente pela disposição em responder. Mas se é o moedor que faz diferença, como que tal diferença não é possível de sentir na xícara? A diferença é em não entupir a cafeteira ou algo do gênero? Pelo que entendi da resposta, a Kitchenaid não atinge uma gramatura tal que a Breville atinge (mais fina).

O Cabral deu o seguinte relato: "O "Tramontina" tem 60 níveis de ajuste, sendo mais da metade pra espresso. O KitchenAid tem 15, e como veio de fábrica nenhuma deu certo no espresso... no mais fino o café não segurou 9 BAR nem com 24,5g no filtro duplo da ECM. Já meu Breville, com 10 ou 11 "cliques" partindo do "0", quase todos cafés "engasgam" a ECM na dosagem normal de 18g a 20g."

No que isso influencia na xícara? No que isso influencia em geral?

Obrigado desde já pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso significa que vai conseguir fazer café espresso com a Breville, mas não conseguirá com a KitchenAid (sem modificações), se usar filtro/portafiltro sem pressurização (sem furinho ou restritor após a peneira que é o fundo do filtro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Carneiro disse:

Isso significa que vai conseguir fazer café espresso com a Breville, mas não conseguirá com a KitchenAid (sem modificações), se usar filtro/portafiltro sem pressurização (sem furinho ou restritor após a peneira que é o fundo do filtro).

Mas se não usar filtro/portafiltro sem pressurização eu conseguiria fazer um espresso honesto com a KitchenAid? Como dito, tenho uma Chefcrema da Electrolux e não pretendo fazer qualquer modificação nela ou na KitchenAid, porque não sou bom com objetos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RafaelSG disse:

 

Mas se não usar filtro/portafiltro sem pressurização eu conseguiria fazer um espresso honesto com a KitchenAid? Como dito, tenho uma Chefcrema da Electrolux e não pretendo fazer qualquer modificação nela ou na KitchenAid, porque não sou bom com objetos técnicos.

Acho que consegue, porém tem que regular ela. Ela não vem de fábrica regulada para expresso. Tem videos no youtube da própria empresa ensinando. É bem fácil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RafaelSG disse:

Obrigado novamente pela disposição em responder. Mas se é o moedor que faz diferença, como que tal diferença não é possível de sentir na xícara? A diferença é em não entupir a cafeteira ou algo do gênero? Pelo que entendi da resposta, a Kitchenaid não atinge uma gramatura tal que a Breville atinge (mais fina).

Rafael, por isso que coloquei "desde que ambos funcionem a contento". Com o Breville é só tirar da caixa e botar para funcionar, com o KitchenAid vc vai ter de mexer nele. Mas uma vez que ambos estejam regulados para o seu grão e a sua máquina, a diferença de sabor na xícara seria basicamente imperceptível. O que vai variar entre eles é basicamente a facilidade de uso e a gama de regulagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LUW disse:

Rafael, por isso que coloquei "desde que ambos funcionem a contento". Com o Breville é só tirar da caixa e botar para funcionar, com o KitchenAid vc vai ter de mexer nele. Mas uma vez que ambos estejam regulados para o seu grão e a sua máquina, a diferença de sabor na xícara seria basicamente imperceptível. O que vai variar entre eles é basicamente a facilidade de uso e a gama de regulagens.

Mas minha pergunta é no sentido de não mexer no KitchenAid. Qual a diferença na xícara entre as duas máquinas se eu não mexer na KitchenAid? E se não há diferença na xícara, a diferença está onde?

Há algum grupo de Whatsapp do fórum para dialogar mais rapidamente? Meus dois boletos vencem hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelSG, você tem algum parente chamado Henrique aqui no CdC?

Mas, numa nota mais séria, como sua máquina de espresso usa um sistema pressurizado para tornar possível fazer "espresso" com café pré moído vendido em supermercado, a moagem do KitchenAid daria conta de preparar a bebida. Contudo, os mós originais não tem um bom desenho para essa modalidade de bebida, pois geram muita variação de tamanho nas partículas. as partículas muito pequenas vão encharcar e saturar durante o processo da extração, deixando sair não apenas o "gosto bom" do café, mas também os elementos indesejáveis que deixar o café adstringente e muitas vezes com mais gosto de queimado e cinzas. As partículas "grandes demais" não são completamente aproveitadas, liberando apenas parte de seus conteúdos e contribuindo para deixar o café aguado e sem-graça. Além disso, quando em excesso, partículas grandes demais facilitam canalizações, que são caminhos para a água pressurizada sair do filtro sem participar da extração, deixando a coisa ainda mais aguada.

Um moedor bom é aquele em que as partículas sejam uniformes o bastante para que, na média, extraia-se o melhor do café de maneira previsível e regular. Em termos dessa característica, o Breville by Tramontina, como vem de fábrica, vai te oferecer cafés com melhor sabor consistentemente, pois sua moagem oferece alta repetibilidade e uniformidade de moagem adequada para se conseguir bons resultados no espresso (e também nos métodos de moagem mais grossa).

Além disso, se você decidir comprar um filtro não-pressurizado para sua máquina, ou "despressurizar" o seu, o KitchenAid não mais será adequado, mas o Breville sim. Se comprar o KA agora, vai ter cafés piores do que o que teria com o Breville (mais amargos, adstringentes e/ou com gosto de queimado/cinzas). E no futuro, quando refinar o paladar, estará fadado a perder dinheiro trocando de moedor, pois o KA valerá menos do que novo, e você gastará num Breville ou outro modelo de qualquer maneira...

Mas, a escolha é sua. O dinheiro é seu. Se quiser "seguir o bolso", siga. Só não reclame aqui futuramente, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cabral disse:

@RafaelSG, você tem algum parente chamado Henrique aqui no CdC?

Mas, numa nota mais séria, como sua máquina de espresso usa um sistema pressurizado para tornar possível fazer "espresso" com café pré moído vendido em supermercado, a moagem do KitchenAid daria conta de preparar a bebida. Contudo, os mós originais não tem um bom desenho para essa modalidade de bebida, pois geram muita variação de tamanho nas partículas. as partículas muito pequenas vão encharcar e saturar durante o processo da extração, deixando sair não apenas o "gosto bom" do café, mas também os elementos indesejáveis que deixar o café adstringente e muitas vezes com mais gosto de queimado e cinzas. As partículas "grandes demais" não são completamente aproveitadas, liberando apenas parte de seus conteúdos e contribuindo para deixar o café aguado e sem-graça. Além disso, quando em excesso, partículas grandes demais facilitam canalizações, que são caminhos para a água pressurizada sair do filtro sem participar da extração, deixando a coisa ainda mais aguada.

Um moedor bom é aquele em que as partículas sejam uniformes o bastante para que, na média, extraia-se o melhor do café de maneira previsível e regular. Em termos dessa característica, o Breville by Tramontina, como vem de fábrica, vai te oferecer cafés com melhor sabor consistentemente, pois sua moagem oferece alta repetibilidade e uniformidade de moagem adequada para se conseguir bons resultados no espresso (e também nos métodos de moagem mais grossa).

Além disso, se você decidir comprar um filtro não-pressurizado para sua máquina, ou "despressurizar" o seu, o KitchenAid não mais será adequado, mas o Breville sim. Se comprar o KA agora, vai ter cafés piores do que o que teria com o Breville (mais amargos, adstringentes e/ou com gosto de queimado/cinzas). E no futuro, quando refinar o paladar, estará fadado a perder dinheiro trocando de moedor, pois o KA valerá menos do que novo, e você gastará num Breville ou outro modelo de qualquer maneira...

Mas, a escolha é sua. O dinheiro é seu. Se quiser "seguir o bolso", siga. Só não reclame aqui futuramente, por favor.

Boa noite. Não tenho primo com este nome, não.

Grato pela explicação, pq quero aprender e não seguir dogmas. 

Já havia lido e entendido que a uniformidade da moagem que gera qualidade. Queria entender como se chega/chegou a isso na comparação das máquinas. Só pela experiência pessoal ou tem testes que revistas especializadas fazem e tal? É absolutamente certo que a moagem da Breville é mais uniforme? Se fosse colocar em percentual, qual o nível da diferença. Breville 90 e KitchenAid 60?vou ficaria 90 a 85, p. Ex? 

Bom, com relação a diferença de preço: é que está grande por causa da Black Friday. Peguei a Kitchenaid por 660 e a Breville por 1280. O dobro praticamente.

Qual a diferença de tirar o filtro de pressão ou despressurizar? Tem vantagens?

Para espresso a moagem seria a menor possível e a KitchenAid fica limitada a uma que ainda é mais grossa que o necessário ou é "só" a questão da uniformidade da moagem?

Pensando no tempo que era iniciante, a KitchenAid não iria te satisfazer?

Grande abraço e obrigado mesmo pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se navegou no fórum deve ter visto sobre filtro pressurizado dessas domésticas. São filtros com restritores após o bolo de café, normalmente de um a três furinhos só embaixo do filtro. Há restrição após o bolo e a pressão na saída é alta, o bolo não pode ser restritivo demais. Ou seja, foi feito para cafés mal moídos ou previamente moídos (que perdeu maior parte do CO2 que é essencial para formar a restrição do bolo no espresso).

Filtro normal, como nas comerciais e domésticas decentes, requerem um bolo restritivo. Café com torras de até uns 30 dias, normalmente, e moagem adequada. Tanto na faixa de granulometria mais fina quanto na qualidade, se variar demais não adianta. Aí que o KitchenAid falha, se não modificar a calibragem mínima ou, melhor ainda, trocar as mós pelas do Mazzer Mini.

A maioria que se dispõe a responder é entusiasta, passou por todas as etapas e por isso sugere já investir no moedor. Pois essa história de que não vai querer melhorar, acredite, é bem arriscada!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Carneiro disse:

A maioria que se dispõe a responder é entusiasta, passou por todas as etapas e por isso sugere já investir no moedor. Pois essa história de que não vai querer melhorar, acredite, é bem arriscada!

Rafael, isso que o Márcio escreveu é fato. Se vc começar a realmente se interessar por café, esse KitchenAid vai se tornar um gargalo importante, e rapidinho. Portanto, se realmente for se aprofundar, tem de começar com um moedor de entrada BOM, tipo o Breville ou o Encore da Baratza (e se puder pagar mais um pouco, o Bravo Mini, que já não é mais só de entrada).

Agora, vamos ser práticos: a impressão que tenho é que vc não está muito certo se quer entrar de cabeça nesse poço sem fundo. Se é o caso, está muito certo em querer gastar pouco. Então porque não compra um moinho manual BOM? Eu tenho um Hario Mini (~200 sestércios) e para espresso mói MUITO bem. A desvantagem é que sua a camisa, pois leva 30 a 40 segundos para moer 15 g para espresso. Mas mói e bem - usei MUITO com a minha Aram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LUW disse:

Rafael, isso que o Márcio escreveu é fato. Se vc começar a realmente se interessar por café, esse KitchenAid vai se tornar um gargalo importante, e rapidinho. Portanto, se realmente for se aprofundar, tem de começar com um moedor de entrada BOM, tipo o Breville ou o Encore da Baratza (e se puder pagar mais um pouco, o Bravo Mini, que já não é mais só de entrada).

Agora, vamos ser práticos: a impressão que tenho é que vc não está muito certo se quer entrar de cabeça nesse poço sem fundo. Se é o caso, está muito certo em querer gastar pouco. Então porque não compra um moinho manual BOM? Eu tenho um Hario Mini (~200 sestércios) e para espresso mói MUITO bem. A desvantagem é que sua a camisa, pois leva 30 a 40 segundos para moer 15 g para espresso. Mas mói e bem - usei MUITO com a minha Aram.

Já mandei trazer de fora, mas ainda não chegou e, sabe como é, pode nem chegar. Como as elétricas mais básicas (Breville e KitchenAid) entraram na promoção por causa da Black Friday, resolvi dar uma olhada. A questão é que o Hario Mini seria praticamente só pra espresso individual, enquanto as elétricas permitiram tomar um bom café de outras formas e pra mais pessoas, né?

Queria entender o grau da diferença no espresso, porque é o que mais gosto. Mas acho que você entendeu bem que ainda não sei se entrarei de cabeça e nem sei se tenho paladar para tanto (sou meio ogro quanto ao paladar: como de tudo e não sou nenhum pouco fresco com comida ou coisas do gênero). Claro que quero coisas decentes, mas não sou papilas douradas, não. Nesse sentido que foi minha pergunta: p.ex, entendo que quem tem um paladar tão apurado como vocês talvez até evitasse tomar o café feito na KitchenAid, mas se fosse colocar em nota (de 0 a 10), p.ex, qual seria a diferença dos cafés, na xícara? Breville 6,0 e KitchenAid 4,0? Ou Breville eu tomo (7) e KitchenAid eu nem tomo (nota 0)? Ou Breville 9,0 e KitchenAid 3,0? Gosto de colocar em números para ter parâmetros mais objetivos.

Grato a todos novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 28/11/2018 at 13:16, LUW disse:

Agora, vamos ser práticos: a impressão que tenho é que vc não está muito certo se quer entrar de cabeça nesse poço sem fundo

Luw, pelo jeito já fui pego. Vejo que você é de Campo Largo. Há algum lugar em Curitiba que sirva um café nessas condições detalhistas de vocês para eu ver o que significa tomar um café bom?? Quais grãos e onde você tem comprado? Quanto o Baratza Encore é superior ao Breville (se fosse para dar notas)? Também gostaria de saber o que o Ronaldo acima perguntou: fazendo a adaptação do Mazzer Mini na KitchenAid, a moagem não ficaria superior a muitos moedores bem mais caros? Alguém sabe quanto custaria tal adaptação? Pq o moedor em si tá barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora aqui em casa :D? Lucca certamente para espresso e talvez para coado (não sou parâmetro, pois gosto de coado feito "do meu jeito", e em cafeteria sempre acho que tem alguma coisa que poderia ser melhor). Para espresso ainda tem a Rause e o Barista Bar (e Santidade aqui em Pô Largo das Cavernas), mas não sei como estão em coados. O coado no Santidade todo mundo adora, mas sendo chato sempre acho que poderia ser melhor. Quanto a comprar café, vai na Lucca que não tem erro. Se for nos dias de torra (quase sempre na quinta e as vezes na segunda e terça) se tiver tudo tranquilo vc consegue até papear com a Geórgia enquanto torra. Tem também uma loja nova no Mercado Municipal (não é o Café do Mercado - lá indico apenas para inimigos) que também tem café em grão, de vários lugares - tem até do Mário Zardo, que adoro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como colocar na tua ordem de preferência? Esse Barista Bar tem um aqui perto de casa. Vou lá conhecer...Se um dia vier pros lados do Juvevê, me dê um toque e venha tomar um café (vc faz) aqui, em agradecimento ao auxílio. Mas vai ter que se contentar com Breville + Chef Crema, hahahaha. Valeu!
ps. sabe algum video no youtube que ajude a ensinar todos os detalhes que se deve ter em conta para um bom coado?

 

Em 28/11/2018 at 13:16, LUW disse:

Agora, vamos ser práticos: a impressão que tenho é que vc não está muito certo se quer entrar de cabeça nesse poço sem fundo

Luw, pelo jeito já fui pego. Vejo que você é de Campo Largo. Há algum lugar em Curitiba que sirva um café nessas condições detalhistas de vocês para eu ver o que significa tomar um café bom?? Quais grãos e onde você tem comprado? Quanto o Baratza Encore é superior ao Breville (se fosse para dar notas)? Também gostaria de saber o que o Ronaldo acima perguntou: fazendo a adaptação do Mazzer Mini na KitchenAid, a moagem não ficaria superior a muitos moedores bem mais caros? Alguém sabe quanto custaria tal adaptação? Pq o moedor em si tá barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor de café é tudo nesse negócio. O Breville é da linha "entusiasta" o mais básico e com o melhor custo benefício. Pra quem esta começando ele é a melhor entrada. Ter que trocar as engrenagens internas do KA para conseguir uma moagem melhor vai aumentar o custo final do que ia ser mais barato. Não vale a pena. Investir num moedor parrudo e profissional pra fazer 10 cafés por dia tb não vale a pena na minha humilde opinião. Se o cara tem dinheiro sobrando pra isso...   é outra história. Esse é um degrau que pra vc sentir diferença vai rolar um bom tempo e quando digo isso é uns anos ai...  Quando vc resolver fazer isso, se resolver, é mais fácil vender o Breville do que esse KA ai.

Este é o ponto que vc não deve economizar...  O TAL MOEDOR...

No começo, moer o café usando bons moedores manuais é legal. É um ritual...  Depois enjoa...  ai vc quer o elétrico. Eu tinha moedores manuais, vendi tudo e fiquei só com o Breville.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o espresso do Leo (do Barista Bar), na época que ele tirava era nota 10. Agora como ele fica pouco por lá, vai depender da mão do peão na frente da máquina. Duvido que vá tomar café ruim, mas talvez não tome o top que o lugar pode oferecer. O legal é que talvez vá ver em ação uma La Marzocco Leva, se é que ele já instalou.

Em termos de espresso, eu colocaria Barista Bar ((Léo), Rause e então Lucca. Faz tempo que não vou na Rause, então sei como está. Na Lucca sempre é bom, fora que lá vc compra café em grão, sempre de café bom à excelente. Ah, e tem também a Super Nova, no outro lado do Shopping Novo Batel em relação à Lucca (uma quadra da Lucca). Lá o espresso é sempre bom e o papo excelente, especialmente se estiver o Luís (o dono).

Quanto à moedor, eu comprei o Encore porque na época era o único que tinha nesse nível. Hoje em dia, entre o Breville e o Encore, não sei qual eu pegaria, acho que vai depender do preço. Qualquer um dos dois lhe oferece tudo que precisa para coado, e para espresso (pelo menos no caso do Encore), quebra um galhão. Nunca usei o Breville para espresso, por isso nesse método não sei dizer.

E de novo, como aprender: fazendo e bebendo ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra registrar, um dos melhores espessos que eu já tomei foi um café da variedade Sumatra moído num Hario Mini pelo Leo Moço, na época que ele tinha uma loja no centro de Curitiba.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que isso significa? Que o Hario Mini até pode fazer um espresso fantástico, mas não que sempre faça.

Usei o Hario Mini por um bom tempo e espresso era difícil. Pré infusão pode ajudar, pois aí mói mais fino e faz longa pré infusão, se puder. Mudou 1 ponto e já começa a complicar.

Se era a minha máquina que ele emprestou, tinha pré infusão pelo tempo em que a alavanca estivesse baixada e provavelmente o Moço usava doses de 24g - não é bem uma configuração comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ponto seria que, por 1/3 do preço do KitchenAid que é um moedor duvidoso, daria pra comprar um moedor de entrada razoável.

 

Aquela Gaggia azul de alavanca era sua? Tomei ótimos espressos tirados dela. No caso não era ela não.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...