Ir para conteúdo

Moka / cafeteira italiana Bialetti Brikka


falajames

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal.

Tenho uma cafeteira italiana Bialetti Brikka já há alguns anos e passei a ter um problema que não identifiquei o motivo ainda. Se puderem me ajudar, agradeço!

O que esta acontecendo eh que a agua esta subindo, digamos, muito rapido e ocasionando vazamentos...pulando para fora mesmo do compartimento superior, sujando todo o fogao e ficando com sabor nao muito agradavel (o que resta).

Interessante observar que praticamente desde que comecou esse problema eu nao tenho acertado mais a mao no cafe neste metodo...o sabor nao esta ficando mais tao agradavel quanto antes!

Outra situacao que queria dizer eh que apesar do recomendado ser preencher todo o compartimento apropriado com cafe, eu sempre achei que era demais pra pouca agua (respeitando tambem o limite do compartimento inferior, que eh pouco acima da metade de sua altura). Dessa forma, geralmente preencho com tipo 65% da capacidade de pó de café, moído na hora na Tramontina Breville (entre nivel 50 e 40).

Mas, qualquer mudanca de variaveis que fiz ao longo do tempo nunca provocou esse vazamento. O que pode ser?

Ah atualmente vinha tentando esquentar a agua antes de colocar o funil com cafe e o compartimento superior. Ai coloco ambos e diminuo a chama do fogao...ao ferver tem vez que vaza, tem vez que nao!

Obrigado. abracos

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de consultar o site da Bialetti. Estranho que nao entendi as instrucoes 5 e 6, apesar de saber ingles. 

to use

  1. Fill the lower chamber with cold water just below the valve.
  2. Insert the funnel and fill it with ground espresso (do not tamp). Remove any coffee grounds on the edge of the funnel
  3. Tightly screw the upper part of the pot on to the base. Avoid using the handle for leverage.
  4. Select burner size to fit bottom of pot. For gas stovetop, make sure the flame is not larger than bottom of pot. The flame should not come around the sides of the pot.
  5. Place pot on the stovetop until the water boils and coffee begins to come out of the center post. There will be a gurgling sound during this process.
  6. After 2 to 3 minutes, a small amount of coffee will trickle out and then you will hear a puffing noise. The froth will form in 3-4 seconds.
  7. When the top of the pot is full of coffee, remove from stove.
  8. Before pouring coffee, stir it in the upper chamber with a small spoon to equalize all the different coffee layers for optimum flavor.

Como assim eu tiro do fogao quando a cafe fever e o cafe comecar a sair do centro (item 4)? Fora do fogao, depois de 2-3 minutos, o cafe vai voltar a sair e finalmente sair tudo (item 5)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, 5 e 6 meio que se interseccionam:

5 - "Coloque a moka no fogão até que água ferva e o café comece a sair da torre ao centro. Você ouvirá um som de borbulhar nesse processo".

6 - "Após 2 ou 3 minutos, uma pequena quantidade de café escapará e ouvirá, então, um sopro. A crema (espuma) se formará em 3-4 segundos".

Meio confuso, pois "até que a água ferva" você não enxerga... Na verdade, se a moagem não for muito fina, deve começar a sair café antes dos 2-3 minutos e pode ser que ouça barulho de ferver (eu não ouço). Pode ser que seja o mesmo que começa descrito no item 6, começa sair café, e depois faz pssss e aí forma espuma.

O item 4 só te diz pra botar em uma chama pequena, que não deve lamber pra fora do fundo da moka.

A sua é de 2 ou 4 xícaras?

Enfim, já escrevi como costumo usar a minha. Acho que usar menos pó e moagem grossa pode dar pouca restrição e aí a subida violenta de café faz espirrar. Tentaria afinar ou usar a dose cheia. Bom da Brikka é que, se quiser testar, dá pra empurrar a válvula pra cima, com uma colherinha, mas cuidado pra não se queimar. Aí você tem a subida do café como na moka normal. Só não dá pra tirar a válvula que se não o café voa, considerando que a saída da torre é vertical.

Às vezes as receitas não parecem muito intuitivas. Chama forte é boa pra elevar a temperatura da água num tempo curto e fazer com que ar + vapor empurrem a água até antes dela ferver. O bolo ser mais restritivo ajuda a trocar calor e não deixar o café tão quente. Claro que o final da extração sempre será mais quente. É possível tirar do fogo antes de terminar para não passar aquele final que é até vapor no café.

O Lucio del Piccolo, um italiano que coleciona e ama mokas, tem uma receita também de fazer uma lama de café com a água fria no filtro, e aí botar fogo, mas nunca testei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/29/2018 at 09:11, Carneiro disse:

Na verdade, 5 e 6 meio que se interseccionam:

5 - "Coloque a moka no fogão até que água ferva e o café comece a sair da torre ao centro. Você ouvirá um som de borbulhar nesse processo".

6 - "Após 2 ou 3 minutos, uma pequena quantidade de café escapará e ouvirá, então, um sopro. A crema (espuma) se formará em 3-4 segundos".

Meio confuso, pois "até que a água ferva" você não enxerga... Na verdade, se a moagem não for muito fina, deve começar a sair café antes dos 2-3 minutos e pode ser que ouça barulho de ferver (eu não ouço). Pode ser que seja o mesmo que começa descrito no item 6, começa sair café, e depois faz pssss e aí forma espuma.

O item 4 só te diz pra botar em uma chama pequena, que não deve lamber pra fora do fundo da moka.

A sua é de 2 ou 4 xícaras?

Enfim, já escrevi como costumo usar a minha. Acho que usar menos pó e moagem grossa pode dar pouca restrição e aí a subida violenta de café faz espirrar. Tentaria afinar ou usar a dose cheia. Bom da Brikka é que, se quiser testar, dá pra empurrar a válvula pra cima, com uma colherinha, mas cuidado pra não se queimar. Aí você tem a subida do café como na moka normal. Só não dá pra tirar a válvula que se não o café voa, considerando que a saída da torre é vertical.

Às vezes as receitas não parecem muito intuitivas. Chama forte é boa pra elevar a temperatura da água num tempo curto e fazer com que ar + vapor empurrem a água até antes dela ferver. O bolo ser mais restritivo ajuda a trocar calor e não deixar o café tão quente. Claro que o final da extração sempre será mais quente. É possível tirar do fogo antes de terminar para não passar aquele final que é até vapor no café.

O Lucio del Piccolo, um italiano que coleciona e ama mokas, tem uma receita também de fazer uma lama de café com a água fria no filtro, e aí botar fogo, mas nunca testei.

Na verdade eu acho que na etapa 5 a agua ainda nao ferveu...e portanto devemos manter no fogao ainda, certo?

A minha eh de 4 xicaras

vc deixa em fogo alto ou conforme instrucoes da Bialetti? Eu penso que talvez a chama baixa possa queimar o pó por ficar mt tempo em contato com o calor (e grande parte do tempo sem a umidade da agua). entao soa interessante essa dica do Lucio.

talvez seja bom, nesse sentido tambem, que a agua suba antes de ferver, se eh q isso eh possivel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a boca pequena, mas a chama é forte. Diminuo muito pouco só pra não "sobrar".

Chama baixa deve elevar mais a temperatura da água antes de subir. Como tem ar acima da válvula, essa mistura ar + vapor que se forma antes de chegar nos ~100C empurra a água. Mas claro que a temperatura estará próxima da de ebulição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...