Ir para conteúdo

Filtro da Ariete Roma


Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal!

Sou iniciante no grupo. Adquiri recentemente uma Cafeteira Usada Ariete Roma. Inicialmente estava com o moedor travado. Consegui consertar. Bastou apenas uma limpeza. Agora estou com outro problema. O filtro está entupido. Tenho que adquirir um filtro e porta filtro novo. Alguém pode me informar aonde eu compro? Existe algum padrão? Estas peças tem compatibilidade com alguma outra marca? Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robson de Souza Dal Col, só confirme se é a Aríete Roma ou a Aríete Roma Deluxe (com termômetro), pois só posso falar da Deluxe. Não tenho como afirmar que minhas experiências se aplicariam ao modelo sem termômetro.

Feita a ressalva, acho pouco provável que precise realmente trocar o Porta-Filtro, salvo quebra ou desgaste excessivo.

Em geral, precisa é trocar a gaxeta de grupo, um anel de borracha que fica na cabeça de grupo da máquina, fazendo a vedação na borda do filtro quando se encaixa o PF. Se não me engano, uma gaxeta padrão E61 fica OK, mas recomendo remover a sua e comprar uma igual. Se achar uma de silicone da Cafelat na medida certa, fica melhor do que a original de borracha preta.

Sobre o filtro pressurizado, dá pra desentupir, mas precisa ter paciência e o detergente certo. Cafiza da Urnex, JoeGlo da Pallo, CoffeeLav da Solint Química (nacional) ou o detergente vendido pela Tramontina para limpeza das máquinas Breville by Tramontina que estão importando. Esse último tem no Walmart e em outros supermercados, o que facilita pra achar.

Fazendo uma solução concentrada de um desses detergentes em uma pequena panela com um pouco de água filtrada, basta colocar o filtro imerso com a borda para baixo e deixar ferver por um tempo, até soltar a sujeira  e desentupir. Basta ir mexendo levemente o filtro, levantando-o um pouco pela borda e deixando "cair", pra gerar movimento e soltar a sujeira aos poucos. Nunca vi  um filtro resistir a mais de 20 minutos desse tratamento de fervura sem desentupir. Depois repita o processo duas ou três vezes com água pura, sempre trocando a cada iteração, até enxaguar bem. Depois monte no PF com a máquina já quente e deixe passar uns 200ml de água do grupo, sem café, pra tirar qualquer resíduo.

Aliás, essa máquina possui válvula de 3 vias, requerendo que seja feito backflush com Cafiza periodicamente para limpar por dentro. Para isso vai precisar de um filtro cego ou tampar adequadamente um dos filtros que vieram com a máquina.

Se você já resolveou um problema com o moedor, recomendo usar a busca para localizar o método de regular esse moedor para ficar compatível com filtros não-presusrizados (profissionais), algo simples e fácil. 10 anos atrás ou postei isso no Clube, e antes disso o Márcio Carneiro já tinha postado a mesma coisa (e eu achei que tava descobrindo a América na época... hehehe), basta procurar pelo google que deve achar.

Se conseguir mudar a regulagem, filtros profissionais de 58mm com borda estreita funcionam perfeitamente nessa máquina. Os da Gaggia tão diretamente intercambiáveis. E o café pode ficar excelente.

Para comprar Coffeelav, filtro "cego", gaxeta de grupo E61 e filtros de 58mm profissionais em diversas medidas e opções pode começar procurando tanto a Café Cozinha e Cia quanto a Imeltron, entre muitas outras lojas/empresas. Aliás, a Imeltron foi a empresa que importou e distribuiu as Ariete Roma Deluxe originalmente do Brasil, anos atrás, e os técnicos de lá devem ter os manuais e poderiam fazer uma revisão para você, caso ache necessário.

Olhe nos classificados aqui do fórum que há pessoas e empresas no CdC vendendo componentes  e peças de manutenção.

Sugiro também que busque por termos como "backflush", "descalcificação", "filtros não-pressurizados", "filtros despressurizados" (modificados) e até mesmo "Aríete Roma", pois muitos de nós já tivemos uma e há diversas postagens sobre essa máquina.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...